Bom dia, boa tarde e boa noite. Tudo bem com vocês? A introdução será curta hoje, pois temos muitas coisas pra fala. Afinal estamos falando dos treinos das 500 Milhas de Indianápolis. Então vamos conferir comigo no replay e ficar de olho no lance na Corrida do Povo! Enquanto eu me preparava pra escrever e escolhendo os meus Eurobeat do Initial D, vi a notícia que TK reviu a sua “aposentadoria” e ainda vai tentar mais algumas INDY 500 (enquanto a idade não pesar) e que junto com Hélio Castroneves vão fazer uma frente para incentivar os “BR” a entrar na categoria com o seu “know how”. Voltando aos treinos da Meca da Velocidade, Helinho se classificou em P28 com tempo acumulado 2 minutos 37 segundos com velocidade média 228.373. A 1ª volta foi de 229 mph, a 2ª e 3ª de 228 mph e a 4ª de 227 mph. A equipe ainda tentou por o carro nos últimos minutos após os ajustes feitos, mas não foi suficiente para se classificar mais a frente. No domingo o resultado dos muitos ajustes surtiram efeito, colocando em ritmo de corrida, um ótimo P2 para Castroneves que, confirmando o que foi dito pelos comentaristas do NBC Sports, partirá para uma estratégia agressiva. E realmente alguns pontos confirmam a tese: como vai largar lá trás, o carro foi acertado e otimizado para o tráfego, tem uma ótima velocidade média e a equipe Penske conseguiu resolver o problema de potência no seu motor Chevrolet. Agora nada mais interessa: é correr como campeão e se livrar de acidentes e aí que entra a experiência do Tri campeão da Corrida Centenária para levar a 4ª Borg Warner pra casa. Com um carro muito acertado, Marco Andretti conseguiu a Pole Position para as 500 Milhas de Indianápolis. A Honda dominou os treinos com velocidades finais muito altas. Como Matheus Leist (Volta Matheus!) disse na transmissão do DAZN, os aero screen trouxeram um peso aproximadamente de 26 kg a mais para o carro e para compensar o peso e aumentar a performance dos carros no centenário oval, a INDY permitiu o aumento na pressão do turbo e os motores Honda acabaram se dando bem neste aumento da pressão que foi de 1.4 BAR (usada até 2019) para 1.5 BAR. Mas não é motivo de pânico para que os motores Chevy, que se bem acertado junto ao equipamento aerodinâmico tem ótima velocidade média vide o exemplo do Rinus Veekay. Agora iremos falar do TOP 10 e dos potenciais pilotos e o que esperar deles: Marco Andretti: tiramos onda com a cara dele semana passada, mas reconheço que voou baixo nos treinos e classificação. Agora é fazer tudo certinho pra finalmente tirar esta maldição dos Andretti. Uma dica: ficar de cara para o vento não ajuda nas primeiras 2/4 da prova; A diferença para Scott Dixon foi quase nada e o neozelandês cumprimentou o pole pelo feito no último domingo. Dixon: a víbora da Oceania vem forte pra arrancar a vitória do Relâmpago Marquinhos da Andretti. E uma coisa que notamos é Dixon mesmo forte, erra por besteira e por isto lhe falta algo nas 50 voltas finais; Sato: o Senpai chega empolgado com mais uma chance de levar o Bi campeonato da mítica corrida, mas se tiver chance pode surpreender até o líder campeonato... Mas têm corridas que ele tá com uma zica braba tipo na vez contra o Franchitti. Espero que não ter que dizer: “não Takuma!!! Não é assim!!!”; Rinus Veekay: o já citado piloto de cara conseguiu fazer frente a Honda e conseguiu colocar um equipamento da Chevy em P4. Sensacional! Como novato terá que fazer frente as cobras criadas do grid tanto a frente e atrás dele. Se manter as boas velocidades e se afastar das zicas/ acidentes, melhor; Hunter Reay: O caçador depois do Dixon é o mais ameaçador. Dá pra segurá-lo, mas passá-lo na disputa da vitória depois é um problema dificílimo. Hinchcliff: o prefeito gente boa de Hinchtown terá adversários bem difíceis a sua frente. Mas mostrou ao que veio depois de um ano conturbado após a sua “demissão” da McLaren. Vai ser ótimo vê-lo a frente da Corrida do Povo, mas terá que fazer o dever de casa: não errar na hora das disputas e não perder muito tempo nas ultrapassagens; Palou: o ex-Super Formula fez um ótimo treino classificatório no Brickyard e pretende emPALAR a concorrência (CAZALBÉ, contrata esse Mito! kkkk). Eu o esperava na frente do Veekay, mas aí fomos surpreendidos novamente. O piloto do Team Goh irá largar ao lado de Rahal e Rossi na terceira fila. Olho no lance que ele é “danadinho”, diria Téo José; Rahal: o grandalhão fez o que pode para estar a frente da nova sensação espanhola vindo do certame nipônico, mas se contentou o P8. Ele deve ser menos conservador em termos de pilotagem pois ele tem um bom equipamento em mãos; Rossi: o eterno vencedor centenário está em P9. O que podemos esperar é que vá pra cima com tudo após ficar atrás do Pagenaud no ano passado. Estilo agressivo e incisivo de pilotagem faz um forte candidato a levar o Bi da Capital da Velocidade; Herta: o garoto Hertinha fez o que pôde para estar mais a frente. Mas poderá ser incomodo para os grandes e pilotos prata da casa. Mais um que tem que prestar atenção na subida do pelotão. Rinus Veekay foi o único piloto com um motor Chevrolet que conseguiu se classificar entre os nove pilotos da "super pole". Seguindo pelas colocações da classificações agora temos os potenciais nomes a brigar pela garrafa de leite com pequenas frases. Como já foi dito anteriormente, o ganhador pode ser uma surpresa vindo de posições que nunca se espera: Newgraden: partindo de P13 tem o sonho de ter a coroa de oliveira em seu pescoço. Equipamento e vontade ele tem; Pato: o mexicano da McLaren em P15 tem também um bom equipamento. Tentará praticar a boa performance vista em Iowa; Carpenter: o carpinteiro em P16 terá que ser preciso em sua casa para finalmente estampar o seu rosto no maior troféu do mundo; Daly: o carro mais a frente da Foyt tem o desafio de ter ritmo suficiente para estar a frente de seus adversários e alcançar a vitória; Ferrucci: Olho nele, principalmente se tiver ! Tem que ser constante e não fazer nenhuma presepada para estar a frente do centenário oval; Pagenaud: ele relatou problemas de performance na sua Penske, mas ele é aguerrido e tem boa pilotagem para estar a frente; Alonso: vinha forte para estar no Top 5, mas após a sua batida o equipamento não é mais o mesmo. Será que pode se recuperar e se igualar a Graham Hill? Os cinco Rookies prometem incomodar os "medalhões" no grid das 500 Milhas de Indianápolis. Esta foi a última resenha antes da corrida. Encontre-me no Automobilismo e Motociclismo – AMB (facebook/AEMBR) ou Indypédia (facebook/Indypédia) para dúvidas ou se ficou faltando algo. Ótima corrida! PRA CIMA DELES HELINHO E KANAAN DO BRASIL! Um abraço, cuide-se bem e até mais. Leandro Fausto |