Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite dependendo do horário que esteja lendo. Tudo bem com vocês? Eu sou Leandro Fausto, o novo colunista da IndyCar Series aqui no Nobres do Grid e irei lhes trazer as resenhas e resumos do que aconteceu de importante nas corridas da nossa querida categoria centenária. Sempre você verá referências da cultura pop (Memes, animes, mangá, HQ, Eurobeat... Capitão América curtiu) nos meus textos para não parecer engessado como textos internet de outros sítios e folhetins eletrônicos. Acompanho os yankees mais rápidos do planeta desde de 1993 e cresci com a geração brasileira de pilotos indo ao encontro dos mais fortes e assim tentando entrar para história como campeões do certame americano e quiçá na eternidade da maior corrida e espetáculo da Terra que são as 500 milhas de Indianápolis. Então, bora conferir comigo no replay! Devido o imbróglio da pandemia de covid-19, o campeonato que deveria ter começado nas ruas de St. Pete, começou recentemente após acordo das equipes e medidas sanitárias no oval desafiante de Texas e faremos aqui e agora um “Highlights” do campeonato até o momento e as expectativas do maior espetáculo do esporte a motor do mundo, a INDY 500. Texas: começamos o campeonato com a disputa acirrada do pole Newgarden e o Dixon nas primeiras voltas... Na volta 38 tivemos o primeiro acidente da temporada com a perda do controle de Alex Palou e Rinus Veekay. Após três dezenas de voltas temos um certo desequilíbrio de Rossi (coisa rara de ver) e que quase levou a sua retirada do certame. Dixon que já vinha voando baixo durante a prova, passa o garoto do Tennessee na volta 86. O nome da prova era Rosenqvst com sua caça ao neozelandês tirando milésimos no tráfego, mas... Ao tentar passar por fora na parte mais alta o Prefeito (Hinchcliff) como retardatário, se afoba e roda sozinho jogando fora a sua chance de mostrar serviço contra a víbora da Oceania. Com isso Scott Dixon vence a primeira do ano com Pagenaud na P2 e Newgarden na P3. Scott Dixon teve um início de temporada arrasador, venceu no Texas (acima) as 2 seguintes (Foto: IndyCar.com) Grande Prêmio de INDY: chegamos ao misto do templo Indiânico com a pole de “Bil da força”, vulgo Will Power. Na largada, uma senhora ultrapassagem (diga-se de “passagi”) de Dixon, que ultrapassa dois carros já de cara. Na volta 19, briga de McLaren (Askew e Pato) querendo assumir o protagonismo na corrida que momentaneamente foi vencido por Askew, mas na volta 36 bate perto da curva 1 do mítico oval acionando a bandeira amarela. Com isso a estratégia de dobradinha da Penske (Power e Newgarden) foi pro ralo.... Na volta 50, Dixon doutrinou o ritmo de corrida passando Graham Rahal e assumindo a ponta. Na volta 56 o motor Chevy da Penske de Will Power morre nos pits tirando completamente alguma chance de reação na prova. No fim das contas, nada tirou mais uma vitória do multicampeão Scott Dixon seguido por Graham Rahal e Simon Pagenaud na P3. Road América Corrida 1: agora é vez da Nurburgring Americana e sua rodada dupla! Newgarden faz novamente a pole position e largada quase tranquila para o garoto do Tennessee também vindo muita confusão nas disputas muitas atrás, bem característico das largadas em Elkhart Lake. Na volta 28 tivemos a lambança com mais uma vez do carro do Newgarden morrendo nos pits e com isto perde-se um tempo absurdo. Na mesma equipe, mas dessa vez com Will Power, o problema foi com o macaco hidráulico, mas não impediu de terminar na P2. E Dixon que largara na nona posição foi subindo caladinho as posições e sendo constante e eficiente desde sempre e pulou a frente para mais uma vitória. Destaque da corrida fica pelo ex- Super Formula Alex Palou e sua terceira posição. Olho nele! Road America Corrida 2: para a corrida 2 Pato faz a sua primeira pole com a McLaren seguido pelo Hertinha vulgo Colton Herta. Na largada uma treta forte: o caçador (Hunter Reay) passa direto e bate, Rahal bate após contato com a Ganassi de Rosenquivst e para completar Jack Harvey Roda. Bandeira amarela em todo circuito. Na relargada (volta 4) Pato continua na liderança e Power foi fazer rally na grama... Na volta 7, Palou (olho nele!) passa Herta por fora! A zica das falhas foi fazer um bico na Ganassi. Dessa vez o premiado foi Dixon na troca da sua roda traseira direita e nem a sorte campeão o ajudou. Quem diria!? E a zica desta vez visitou os boxes do Rosenquivst na volta 30. O macaco hidráulico foi acionado antes da hora fazendo o sueco perder bastante tempo nos boxes. Colton Herta ficou por ali no seu P5 e então temos um novo embate. Pato versus Rosenquivst. Este último tirou toda vantagem colocada pelo mexicano da McLaren até na volta 54 a duas para o final, o sueco passa o Pato mexicano e não foi fácil! Assim depois foi só administrar e se redimir da etapa texana conquistando a sua primeira vitória da categoria seguido pelo americano central e Alexander Rossi como terceiro colocado. Destaque da evolução da McLaren como equipe e seu equipamento. Iowa corrida 1: no oval da cidade do milho Conor Daly marca a sua primeira pole de sua carreira na Indy e no começo da corrida até segura de maneira heroica Newgarden, mas algumas voltas depois é ultrapassado ferozmente pela viatura da Penske. Ao anoitecer na volta 143, a roda se solta do carro de Will Power e por muito pouco atinge o seu Aero Screen. Um susto e tanto! E por falarmos da nova proteção, na volta 156 ele protegeu a cabeça do Rinus Veekay com total segurança na batida que fez Herta decolar na reta principal. Na volta 170, Mclaren demonstra a sua força agora nos ovais com a dobradinha de sua esquadra por 2 dezenas de voltas e também em algumas voltas atrás na escalada do pelotão com ótimas performances dos jovens Pato e Askew. Agora quem fez uma excelente corrida de recuperação foi Simon Pagenaud. Largou em último (sem tempo de classificação) e foi aos poucos superando os seus adversários e também as ótimas McLaren e assim vencendo seguido do sempre regular Dixon e o primeiro pódio de Oliver Askew. A Penske reagiu em Iowa dom as vitórias de Pagenaud (acima) e Newgarden (Foto: IndyCar.com) Iowa corrida 2: a segunda corria no oval do milharal não foi tão empolgante quanto a primeira e poucas movimentações acontecem. Pato fica até um bom tempo na liderança, porém o erro nos pits prejudicam e muito a sua corrida: não encaixaram direito a roda traseira. As 50 últimas voltas foram dominadas pelo Josef Newgraden até a bandeira quadriculada. Para completar o pódio, em segundo chegou Power e na P3 Graham Rahal. Neste fim de semana foi sabido que a etapa de Mid Ohio foi adiada para uma data futura ainda não definida por causa novamente da Covid 19. E agora minhas expectativas sobre a INDY 500: sobre a Penske, ela virá forte com 4 carros (Hélio Castroneves, Will Power, Josef Newgarden e Simon Pagenaud) sendo 3 ganhadores da mítica prova. Castroneves terá que se empenhar ao máximo para entrar definitivamente no panteão dos tetra campeões e colocar o seu nome na eternidade. E experiência ele tem de sobra. Ganassi tem boa chance com o trio Dixon/Ericsson/Rosenqvist e mesmo constante em outras pistas, a equipe as vezes decepciona no sagrado oval. Andretti mesmo tendo um quinteto digamos decente (Hunter Reay/Veach/Herta/Marco/Rossi) pode surpreender... A McLaren vem evoluindo bastante vamos ver se isso se converte na vitória de um dos jovens Patrício Ward ou Oliver Askew ou do experiente Fernando Alonso, mas ele sabe que na INDY é um abismo de diferença que na Fórmula 1 e pequenos detalhes fazem o resultado final. Esperamos que o Anthony Joseph Foyt vulgo A. J. tire o escorpião do bolso e dê um carro a altura do Tony Kanaan para levar mais um caneco pra casa em sua despedida. Caso tenha faltado algo, me contate no facebook do AMB (facebook.com/AEMBR) ou Indypédia (facebook/Indypédia). Bem, é isso. Um abraço e até mais, Leandro Fausto |