Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Abertura do WSK Euroseries 2020 em Sarno PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 25 July 2020 22:54

No dia 12 de julho em Sarno na Itália, começou a abertura do torneio de kart mais importante da Europa, o WSK Euroseries, disputado em 4 categorias: Ok; OK JR;  KZ2; e 60  Mini. Este campeonato e a etapa era para ter iniciado em março, mas devido ao Covid 19 foi adiado para julho, a boa noticia foi que tivemos brasileiros nas pistas – com bons resultados – e filhos de pilotos conhecidos buscando seguir a carreira dos pais.

 

Na categoria 60 Mini correram 46 pilotos, mas ao todo são 6 provas para definir quem vai para a final. O brasileiro nesta categoria foi Miguel Costa, correndo pela Sauber Karting Team, que contou com a presença entre os inscritos de Rene Lammers, filho mais novo do ex-piloto de F1, o Holandês  Jan Lammers, de 13 anos, que correu pela equipe Italiana Baby Race Academy. A disputa também contou com a equipe Pantano Racing Team (que é de propriedade do ex-piloto de F1, Giorgio Pantano, que além de sua participação na categoria. Também correu algumas provas na Indy Car pela Chip Ganassi). Pantano, que hoje investe na sua equipe e na formação de novos pilotos, tinha nesta categoria o holandês Thijs Keeren.

 

 

O campeão da primeira etapa foi o Japonês Kean Berta Nakamura, correndo pela equipe Italiana Team Drive Racing Kart, com chassi KR (ele reside na Inglaterra, ano passado foi campeão cadete do Britânico de  kart). Em segundo lugar ficou o holandês Dmitry Matveev, correndo pela equipe Italiana Energy Corse (ela constrói seu próprio chassi) e em terceiro chegou o polonês Jan Przyrowsky, pela equipe Italiana  Av Racing  correndo com chassi  Parolim. O Brasileiro Miguel Costa terminou em 20º Lugar. Rene Lammers em 22º lugar e o piloto da Pantano team em quinto lugar.

 

Na categoria Ok JR competiram 51 pilotos, entre os destaques um brasileiro de nome e sobrenome conhecido Emerson Fittipaldi Jr, o Emmo (filho do bicampeão mundial de F1 e campeão da Indy Car, Emerson Fittipaldi), que correu pela equipe tcheca KR Motorsport (uma das equipes com mais Karts na categoria). Emmo não foi o único “herdeiro” na categoria. Oscar Wurz, um dos filhos do ex-piloto de F1 Alexander Wurz, e Brando Badoer, filho do ex-piloto de F1 e de testes da Ferrari Luca Badoer.

 

 

Emmo não conseguiu ir para a final. Na pré-final ele, infelizmente, ele se envolveu em um acidente, quando foi tocado por outro competidor e os dois acabaram saindo da prova. Na final, o campeão da primeira prova foi o Italiano Andrea Alfo Spina, correndo pela equipe KR. Em segundo ficou o Tcheco Igor Sepil, correndo pela mesma equipe, e em terceiro ficou um dos melhores kartistas da atualidade, com vários títulos, o finlandês Tuukka Taponnen (piloto oficial da Tony kart). O filho de Luca Badoer, Brando, terminou na quarta colocação correndo também pela equipe KR, o filho de Alexander Wurz, Oscar, também não conseguiu se classificar para a final. O piloto da equipe Pantano, o francês Maceo Capietto, terminou em 11º lugar e nessa categoria, quem possui uma equipe, é o ex-campeão mundial de F1, Nico Rosberg. Seu piloto, o Norueguês Martinius Stenshorne, ficou em 32º lugar.

 

A categoria OK contou com 48 pilotos inscritos e, entre eles, 3 brasileiros: Ricardo  Gracia (seu pai é dono do kartódromo de Birigui), que correu pela equipe Tcheca  Praga Racing Team; Rafael Câmara, que correu pela equipe Italiana Forza Racing; e Matheus Alvarenga Morgatto, correndo pela equipe Italiana Parolin. O campeão da primeira etapa foi o Inglês Oliver Gray, correndo pela equipe Italiana Leclerc by lennox Racing (o piloto de F1 Charles Leclerc é sócio na equipe). O vice foi o Italiano Kim Andrea Antonelli, e em terceiro o piloto da equipe de Giorgio Pantano, o Finlandês Michael Juho  Valtanen.

 

 

Entre os brasileiros, Matheus Morgatto terminou em quinto lugar, Rafael Câmara em 29º lugar, Ricardo Gracia não conseguiu se classificar para a final. Enzo Trulli, filho do ex-piloto de F1 Jarno Trulli, terminou em oitavo lugar pela KR e o filho de Ricardo Patrese, Lorenzo Patrese, terminou em 26º lugar. Correndo pela mesma equipe, o piloto da equipe de Nico Rosberg, o Inglês Taylor Barnard terminou em sexto lugar e o outro piloto da equipe, o Holandês Laurens Van Hoepen, terminou em 17º.

 

 Na categoria KZ2 correram 30 pilotos, sem nenhum brasileiro. O campeão foi o Italiano Ricardo Longhi correndo pela equipe oficial da Birel. O vice foi o francês  Adrien Renaudin correndo pela equipe Francesa Sodikart e em terceiro ficou o Italiano Guiseppe Palomba, correndo pela Birel. Nessa categoria os dois pilotos da equipe de Charles Leclerc foram o sueco Viktor Gustafsson, que terminou em oitavo lugar, e o italiano Matteo Vigano, que terminou num 17º lugar.

 

 

A próxima etapa do WSK será dia 17 de setembro, em Lonato, na Itália, no kartódromo de South Garda. Um fato a destacar nessa etapa do campeonato foi o destaque da equipe tcheca de kart, a KR. Com pilotos nas 4 categorias, com todos se classificando bem. Além disso meus parabéns a iniciativa de Nico Rosberg, Charles Leclerc e Giorgio Pantano, que estão apoiando pilotos no kart, onde é o inicio no automobilismo.

 

Nota do Kart.

No dia 25 de julho foi realizada depois de 4 meses devido ao covid 19 a terceira etapa da Copa São Paulo Light de Kart e na próxima coluna falarei sobre ela.

 

Rodrigo Botana