Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A carreira no kart de algumas revelações do automobilismo Mundial PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 26 June 2020 23:15

Hoje em dia no automobilismo vários pilotos novos tem surgido tanto na F1 como Fórmula Indy e Fórmula E. Muitos destes pilotos tiveram carreiras vitoriosas no kart, outros não, mas todos iniciaram no kart, que foi a base  para chegar onde chegaram, abaixo citarei alguns e a trajetória deles.

 

Charles Leclerc, atual piloto da Ferrari na F1, com 2 vitórias, começou a correr em 2008 no Francês de Kart, categoria Mini, e no primeiro ano já foi vice campeão, com apenas 10 anos de idade. Correu de kart até 2013 obtendo muitos títulos e vitórias. Em 2010 teve seu primeiro título como campeão Monegasco de kart na categoria KF3. Em 2011 foi campeão do torneio Indoor Bercy de kart (que é disputado dentro de um estádio coberto de futebol, onde montaram uma pista de kart), sendo campeão da Copa do Mundo de Kart em Sarno, na Itália, no mesmo ano na categoria KF3.

 

No ano seguinte foi campeão de kart nos Estados Unidos, no torneio de Las Vegas de Kart na categoria KF2, foi campeão Europeu na mesma categoria. Em 2013 foi vice campeão mundial de kart na França, atrás de Max Verstappen, na categoria KZ1 e no mesmo ano foi sexto colocado no Europeu de kart na categoria KZ2, sendo campeão da Copa de Inverno de Kart no torneio South Garda Winter Cup, na Itália, na mesma categoria. Este foi seu último ano no kart, uma curiosidade: Leclerc começou a correr de kart no Kartódromo que pertence ao pai do falecido piloto de F1 Jules Bianchi na cidade Francesa de Brinoles e o pai dele o apadrinhou. Jules foi Coach dele no kart e até hoje Leclerc é grato aos dois por isto. Jules Bianchi era 8 anos mais velho que Leclerc.

 

George Russell, piloto da Williams na F1, vai para seu segundo ano na categoria. No kart ele começou a correr em 2006 aos 8 anos na Cadete no Britânico de Kart onde terminou em sexto lugar, nos anos seguintes continuou correndo nos mesmos campeonatos, onde teve vários títulos, no ano de 2009 ele conquistou no mesmo ano três títulos na categoria cadete: o Britânico, o Formula Kart Stars (disputado na Inglaterra) e do torneio MSK kart masters. Em 2010 Russell novamente teve Três títulos no kart em duas categorias, na Mini Max, onde foi campeão Britânico de novo, do Kart Stars e do Super One National Kart, neste último na categoria Rotax Max. No ano seguinte ele correu nos Estados Unidos sendo campeão do Skusa da categoria Tag Júnior, em 2012 foi campeão Europeu de  kart na categoria KF3,e também  campeão do torneio Europeu de Kart o Winter  Cup, na mesma categoria. No seu último ano correndo de kart em 2013 foi 19º colocado no Mundial de kart na categoria KF1 realizado no Bahrein.

 

Valteri Bottas, piloto da Mercedes na F1, com sete vitórias, tentando seu primeiro título mundial. Ele começou a correr de kart em 2001 no campeonato Finlandês na categoria cadete onde terminou em 11º lugar aos 12 anos de idade, no ano seguinte terminou em quinto lugar na ICA Júnior. Em 2003 foi quarto colocado no mesmo campeonato ICA Júnior e em 2004, correndo pela primeira vez num Campeonato Europeu de Kart, foi campeão na categoria ICA Júnior num kart com motor Parilla, neste mesmo ano foi campeão Finlandês de kart na mesma categoria. Em 2005 foi terceiro colocado na categoria ICA no Finlandês de Kart, sendo campeão do Torneio Escandinavo de Kart na categoria ICA. Em 2006 tornou-se campeão Europeu de Kart na categoria Formula A e Finlandês na mesma categoria, sendo campeão Mundial de kart na categoria FA, antes de seguir carreira nos monopostos.

 

Pedrinho Piquet, filho do ex-piloto de F1, Nelson Piquet, vai fazer em 2020 sua estreia na F2 após correr por dois anos na F3, não teve uma carreira muito longa no kartismo. Ele começou a correr no kart em 2011 na Copa Brasil de Kart onde foi vice campeão. Em 2012 foi oitavo no Sul brasileiro na categoria PJK/Júnior. Em 2013 saiu do Brasil para competir na Europa, onde participou do CiK FIA Kart Academy Trophy disputado em alguns países do continente. Pedrinho terminou em sétimo lugar, mas chegou a vencer uma das etapas, na Itália. No ano seguinte foi para os monopostos.

 

Nicholas Latifi, o piloto canadense que sagrou-se vice campeão da F2 em 2019, estreará na F1 este ano  na Wiliams. Sua carreira no kart começou em 2009, aos 14 anos, no Canadense de Kart na categoria Rotax JR onde terminou em 11º lugar, no ano seguinte foi vice campeão Canadense na mesma categoria. Em 2011 foi sétimo colocado no Rotax Max Challenge na categoria DD2 e oitavo colocado na mesma categoria no Florida Winter Tour. Em 2012 estreou nos monopostos na F3 Italiana, mas continuou correndo de kart simultaneamente sendo campeão do Florida Winter Tour na categoria Rotax DD2 e foi quarto colocado no mesmo campeonato na categoria Shifter.

 

Pato O’Ward, piloto mexicano que está correndo na Formula Indy na estreia da equipe McLaren, começou bem novo no kart com apenas 6 anos em 2005 na Copa  AKN Monterray no México, na categoria Puffo, onde foi terceiro colocado. Em 2007 teve 2 títulos no Kart, Campeão Mexicano de Kart na categoria 60 cilindradas e no Rotax Max Challenge México na categoria Micro Max, no ano seguinte conquistou o título Norte Americano de Rotax  na categoria Micro Max. Em 2009, outro título nos Estados Unidos no South West Regional na Mini Max, e na mesma categoria foi campeão no Rotax Max Challenge. Em 2010 foi campeão do Skusa (Norte Americano de kart) na TAG Cadet, em 2012 foi campeão do mesmo campeonato da categoria SS Júnior e em 2013 seu último ano no Kart foi nono colocado no mesmo campeonato e categoria, antes de ir para os monopostos.

 

Nick de Vries, piloto holandês que foi campeão da F2 ano passado e é empresariado por Toto Wolff, Chefe da equipe Mercedes na F1 e piloto reserva da equipe na F1, correndo na FE esse ano, começou no kart bem cedo, aos 9 anos, em 2004, no campeonato Belga de kart na categoria Mini onde terminou em 10º lugar. Em 2006 foi terceiro colocado no holandês de kart na categoria ICA Júnior. Em 2008 foi vice campeão do Bridgestone Cup Europe na KF3 e foi campeão na mesma categoria no WSK International Series. Ele conquistou o Alemão de Kart na categoria Junior e no ano seguinte foi bicampeão e ainda conquistou mais um título na mesma categoria no CiK FIA European. No mesmo ano também conquistou o terceiro título no WSK International Series na KF3. Em 2011 obteve o título do CiK FIA World Championship e também campeão do WSK  Euroseries na categoria KF1. No ano seguinte estreou nos monopostos. Uma curiosidade no Kart: De Vries  correu sempre usando o Chassi Zanardi (esse fábrica de chassi é de propriedade do piloto Alessandro Zanardi em sociedade com Dino Chiesa), com motor Parilla.

 

Oliver Askew, o norte americano, campeão da Indy Lights no ano passado (essa categoria é última no “Road to Indy”, antes da categoria principal), estreou na F-Indy este ano na equipe McLaren. Ele começou no kart em 2012 aos 14 anos, no Florida Winter Tour, com título na categoria Rotax Júnior. No ano seguinte foi quarto colocado no mesmo campeonato na categoria Rotax Sênior, em 2014 foi quarto colocado no Skusa Pro Tour na categoria S1, sendo campeão no Florida Winter Tour na categoria Rotax Sênior. No ano seguinte foi campeão do Campeonato BNL Karting Series (disputado nos Estados Unidos) na categoria Rotax Max Sênior e foi vice do Florida Winter Tour na Rotax Sênior. Em 2016 conquistou novamente o Florida Winter Tour na categoria Rotax DD2 e em 2017 estreou nos monopostos.

 

Rodrigo Botana