Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Bandeira amarela para a Fórmula 1 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 24 June 2020 21:07

Caros Amigos, estamos a 10 dias do que será a largada da mais complicada temporada da história do campeonato mundial de Fórmula 1, em meio a uma pandemia e que, no continente europeu, tem mostrado números em declínio.

 

Não creio que sendo eu um profissional de uma área tão distante da área médica – mesmo sendo “um paciente em regime permanente” desde 2012 – tenha conhecimento para opinar sobre o que seriam atitudes seguras ou não seguras, corretas ou não corretas sobre como as pessoas devem proceder, mas é preciso cuidado.

 

Em uma semana todos estarão em Spielberg, na Áustria, e quando falo todos falo de uma quantidade de pessoas considerável. A Fórmula 1 determinou que as equipes deverão levar, no máximo, 40 profissionais para o autódromo. São 10 equipes, então teremos 400 profissionais das equipes. Mas temos o pessoal da Pirelli, que vai montar os pneus, fazer análises, verificações. Teremos o pessoal da infraestrutrura, o pessoal da transmissão das corridas e quando falo corridas, tem que falar da Fórmula 2 e Fórmula 3, que também vão correr no mesmo final de semana no Red Bull Ring. Eu duvido que teremos menos de 1500 pessoas dentro da área dos boxes, paddock e áreas adjacentes. Como controlar a propagação do vírus?

 

O alerta vem do que aconteceu nas últimas semanas da região dos Bálcãs, um área que estava com um nível baixíssimo de contaminação e que teve em um de seus maiores esportistas – talvez o maior – sendo o centro de uma ocorrência extremamente negativa para sua imagem como atleta, como formador de imagem e que certamente ainda terá consequências profissionais e comerciais.

 

O Servio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, organizador e principal atração do Adria Tour, torneio de tênis em caráter de exibição, confirmou na última terça-feira que testou positivo para a Covid-19. Ele foi o quarto jogador que participou da competição a contrair o novo coronavírus, seguindo os passos de Grigor Dimitrov, Borna Coric e Viktor Troicki, na competição que passou por algumas cidades do país, com jogos em Belgrado, na Sérvia, e Zadar, na Croácia.

 

As coisas não se limitaram as quadras de tênis. Foram realizados diversos eventos promocionais, com os tenistas jogando basquete, futebol e participando de festas. Além disso, o público foi liberado para assistir aos jogos e poucos fizeram uso de máscaras. Além do tenista, sua esposa, Jelena Djokovic, também confirmou estar portando o vírus da Covid-19. Seus dois filhos realizaram testes, mas tiveram resultado negativo.

 

Certamente o Grupo Liberty Media não vai trabalhar com tamanha inconsequência (assim todos esperamos) e deveremos observar nas imagens pessoas com máscaras, tentando ficar o mais distantes possível uma das outras, mas teremos momentos em que isso não será possível. Como não fazer a troca de pneus como ela é hoje, com uma multidão atacando o carro simultaneamente e trocando os quatro pneus em menos de 3 segundos? Talvez fosse até interessante usar o modelo da Fórmula 2 para essa temporada. Quem sabe alguém dá essa ideia?

 

Em todo caso, podemos dizer que o GP da Áustria está sob bandeira amarela e uma velocidade mais baixa, preventivamente, pode ser necessária... e nem assim, suficiente.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva