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Vamos Voltar ás Corridas! Sim... mas como? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 11 June 2020 20:10

Desde o dia 13 de março passado, estamos passando por uma situação atípica onde as atividades de competição foram suspensas por conta da pandemia do covid-19. A CBA que inicialmente suspendeu todas as corridas em território nacional atendendo a orientações do governo e de órgãos de saúde, entende que as corridas deverão voltar em algum momento, mas que será necessário um novo procedimento para todas as atividades que envolvem uma corrida de automóveis.

 

Por conta disso e reconhecendo a gravidade do momento, tanto para saúde como para a economia, a CBA tem se reunido com vários promotores e organizadores com o objetivo de criar um manual de Protocolos e Procedimentos, para que tenhamos uma volta de forma mais segura possível.

 

O primeiro ponto a ser observado, é respeitar todas as condições estabelecidas pela prefeitura ou administração pública local. A partir desta premissa, todos devemos seguir o protocolo elaborado pela CBA, que foi criado  pensando nas várias atividades decorrentes de um evento automobilístico, ou seja, além dos pilotos e equipes, teremos que criar procedimentos para equipes de resgate, de sinalização, equipe médica, seguranças, limpeza, alimentação e todas as outras atividades inerentes a um fim de semana de competição.

 

Os procedimentos básicos, como o distanciamento, uso de máscaras e higiene já é de conhecimento de todos e portanto mais fácil de aplicar, porém, nós da CBA já estamos pensando nas atividades específicas dentro do evento, a exemplo: procedimentos de resgate; comunicação prévia com hospitais da região que tenham áreas isoladas, sem pacientes de covid-19,  para atendimento de um eventual resgate de pista; brigadistas preparados para ficarem na área de pit lane para orientar e fiscalizar ações protocolares; espaços para atividades simples, porém com necessidade de distanciamento e higiene, como refeitório, secretaria de provas, ambulatórios e outros.

 

Quanto ao briefing dos Pilotos, caso não seja possível que tenhamos uma área onde os pilotos possam se sentar com distanciamento seguro, então faremos o briefing virtual com algum dos aplicativos existentes.

 

  Ates do coronavírus, as reuniões da CBA, seus diretores e provas e comissários eram assim. Agora, só online. 

 

Com relação aos oficiais de competição, Diretores de Provas, Comissários Desportivos e Técnicos, Vistoriadores, Chefes de Resgate, de Sinalização, estes serão sempre voluntários, respeitando-se aqueles que desejarem permanecer no isolamento voluntário e sempre teremos profissionais para substituição caso alguém que já esteja no evento se sinta mal ou seja interditado por desconfiança de contaminação durante o próprio evento. Por exemplo: - dentro do grupo de Comissários Técnicos, sempre teremos alguém com competência para substituir um Comissário Desportivo caso haja necessidade, entre os Comissários Desportivos, será escalado um Diretor para fazer parte do colegiado ou  teremos um Comissário com competência para substituir o Diretor de Provas em uma eventualidade e assim faremos para todas as atividades necessárias para uma competição automobilística.

 

Para que haja uma uniformidade nas ações dos eventos automobilísticos, a CBA criou o “PLANO ESTRATÉGICO DE RETORNO ÀS ATIVIDADES AUTOMOBILÍSTICAS NO BRASIL”, que é um protocolo de orientações sobre novo corona vírus (COVID-19). Este documento pretende facilitar e padronizar as atividades de todos os profissionais do automobilismo. Segue abaixo alguns itens deste protocolo:

 

1. Treinamento de todos os envolvidos com as atividades automobilísticas sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, considerando instruções sobre quais EPIs usar em cada situação, sua colocação, sinas de dano ou avaria dos EPIs, antes e durante o seu uso (resultando em perda de efetividade) e, finalmente, a sua retirada e descarte adequado e seguro. O material de treinamento deve ser de fácil compreensão e estar sempre disponível;

 

2. Promoção de educação e treinamento atualizados sobre os fatores de risco, comportamentos de proteção da COVID-19, cuidados e medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas pelos serviços de saúde, incluindo o manejo do paciente (poderá ser vídeo de treinamento ou panfletos em caso de impossibilidade);

 

3. Orientação aos colaboradores sobre a necessidade de adoção de medidas de higiene respiratória/etiqueta da tosse: se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel; utilizar lenço de papel descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos); evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; realizar a higiene das mãos com água e sabonete (40-60 segundos) ou preparação alcoólica a 70% (20-30 segundos);

 

4. Elaboração e disponibilização de forma escrita das normas e rotinas de procedimentos envolvidos na assistência aos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, tais como: fluxo dos pacientes dentro do serviço de saúde, procedimentos de colocação e retirada de EPIs, procedimentos de remoção e processamento de roupas/artigos e produtos utilizados na assistência, rotinas de limpeza e desinfecção de superfícies, rotinas para classificação e remoção dos resíduos, entre outros;

 

  Em alguns autódromos os comissários trabalham fechados em salas pequenas. Medidas de afastamento serão tomadas.

 

5. Disponibilização de informações sobre higiene das mãos em banheiros, recepções, salas de atendimento, locais de trânsito frequente, bem como emissão de comunicações sobre evitar abraços, beijos, apertos de mão, e manter distância de pelo menos 1,5 metro entre os todos os envolvidos na realização das atividades;

 

6. Todas as normas e procedimentos devem constar em qualquer contrato de trabalho, quer seja individual ou por empresa, incluído os documentos como ficha de inscrição ou ficha de avaliação médica;

 

7. O organizador deverá eleger fiscais, devidamente identificados através de jalecos, numa proporção de 1 (um) fiscal para cada 50 (cinquenta) pessoas presentes no local da atividade. o fiscal deverá ser treinado e se comprometer como responsável por orientar e garantir que as instruções sejam cumpridas por todos;

 

8. Intensificar as recomendações de higienização das mãos para a equipe de atendimento antes e depois do atendimento credenciamento;

 

  Mesmo em torres com mais espaço para a movimentação, novos procedimentos terão que ser adotados.

 

9. Treinar a equipe de limpeza para manter as superfícies de contatos constantemente higienizadas, tais como maçanetas, cadeiras, mesas, balcões corrimões, dentre outros;

 

10. Esclarecer aos colaboradores quais são os protocolos a serem seguidos em caso de suspeita e confirmação de caso de COVID-19 no estabelecimento, bem como as práticas adaptadas de primeiros socorros durante a pandemia;

 

11. Assinatura de termos de convivência e compromisso, conforme o caso, entre a Entidade Desportiva, Organizadores, Promotores, Pilotos, Mecânicos, Chefes de Equipe, Oficiais de Competição, firmados cadernos de encargos e contratos de seguros;

 

12. Disponibilizar espaço para que o Poder Público, caso queira, possa orientar e realizar ações de prevenção e proteção para enfrentamento da situação provocada pela circulação do Covid-19 (Novo Corona vírus);

 

13. Disponibilizar ao Poder Público pontos de coleta para doações de materiais ou realização de ações sociais relacionadas ao enfrentamento da situação provocada pela circulação do Covid-19 (Novo Coronavírus).

 

Se houver interesse em conhecer o documento completo, ele encontra-se no site da CBA ou no link abaixo:

https://www.cba.org.br/upload/modalidades/regulamentos/plano-estrategico-de-retorno-as-atividades-automobilisticas-no-brasil-cba-rev-05-.pdf

 

Se quisermos voltar a trabalhar deverá ser desta forma, pois como já é de conhecimento de todos a expectativa de voltarmos ao normal estará sempre condicionada a um “novo” normal.

 

É isso!

 

Abraços,

 

Sergio Berti