Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Vale a pena ver de novo e o e-sport PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 30 March 2020 00:08

Olá leitores!

 

Mais uma semana de isolamento social para conter a progressão do COVID-19, mais uma semana sem corridas... e a crise de abstinência está começando a fazer efeito. Este sábado me peguei assistindo com atenção e prazer um VT de corrida da Fórmula E, categoria que está longe de ser minha favorita, até pelo ronco de furadeira dos carros. Acredito que alguns de vocês, meus leitores, também estejam sentindo algo parecido...

 

Após esse momento de síndrome de abstinência severa, não me contive, peguei o telefone e liguei para Pai Alex, cobrando o fato que no final do ano passado ele não previu nada daquilo... ele estava chateado, a bem da verdade, e foi sintético na resposta: “Mizinfio, as entidades de Luz que eu consulto conseguem prever um bocado de coisas, mas algumas coisas só lidando com as Forças das Trevas... e em respeito aos meus Guias das Luzes eu não faço isso. Esses lugares apinhados de gente, que qualquer coisa viva pode servir de fonte de proteína, acabam ficando obscurecidos do alcance das Forças da Luz, e de vez em quando algo importante fica de fora.” A voz estava meio embargada, ele desligou o telefone logo em seguida e eu não quis ligar novamente para continuar a conversa... enfim, acredito que a decepção seja generalizada.

 

Tentei acompanhar algumas transmissões ao vivo de pilotos da NASCAR em seus simuladores de última geração, mas... como disse semana passada, não é a mesma coisa. Confesso que fiquei com um pouco de inveja do simulador do Kyle Busch, 3 monitores fazendo as vezes de visão frontal e laterais, mais um em cima do monitor responsável pela visão frontal com a tabela de tempos e classificação dos outros competidores virtuais participantes. Para alguém que largou de jogos eletrônicos há quase 12 anos, talvez eu precise me acostumar mais com esse universo. Para terem ideia, quando eu ía comprar o PlayStation 3 minha filha nasceu, o tempo livre de jogos eletrônicos sumiu, e hoje esse é um meio no qual me sinto mais perdido que na cidade de Brasília sem mapa nem GPS. Sim, eu deveria me atualizar, mas como não consegui entrar em regime de home office no meu ganha pão ainda tenho que cumprir de segunda a sexta minha jornada de 8 horas de trabalho (mais uma de intervalo de almoço) e o tempo de deslocamento de casa até o local de trabalho, o que reduz um bocado o tempo e a disposição de sair fazendo pesquisa à noite chegando em casa cansado da jornada de trabalho.

 

A propósito, essa imagem que descrevi acima do Buschinho foi na corrida virtual organizada pela NASCAR apenas com pilotos que participam no grid de suas categorias “físicas”, chamada eNASCAR Pro Invitational Series, acompanhando a pista que deveria receber a corrida esse final de semana, o tradicional oval de 1,5 milha do Texas. Vitória decidida nos momentos finais, com Timmy Hill se impondo com a utilização de um “bump and run” sobre William Byron, que teve que se contentar com um 7º lugar... foi seguido por Ryan Preece em 2º, Garrett Smithley em 3º, Landon Cassill em 4º (pequena maldade, tinha que ser no virtual pro Cassill terminar no Top-5) e Alex Bowman em 5º lugar. Dos pilotos que costumam frequentar mais comumente o pelotão da frente das corridas, o melhor foi Kyle Larson (9º), seguido por Kurt Busch em 10º e Clint Bowyer em 11º.

 

E enquanto o Coronavírus não dá uma folga, o pessoal da Fórmula 1 vai se divertindo como pode. Lando Norris participou de uma dessas provas virtuais em Silverstone com os carros de turismo da Veloce Pro Series, categoria virtual cuja existência descobri esse final de semana... confesso que adoraria ver uma corrida daquelas “real”, pois os modelos utilizados parecem os da Supercar australiana, ou seja, as barcas Ford Falcon e Holden Commodore... resumindo, o Lando Norris faturou as duas baterias. Pietro Fittipaldi e Hélio Castroneves participaram, mas ambos se envolveram em acidentes na primeira bateria (23º e 24º lugares, pela ordem) e na segunda Pietro teve melhor participação e acabou em 12º. Helinho preferiu não participar da segunda.

 

O Mundial de Motovelocidade seguiu o mesmo caminho e organizou esse domingo o que foi chamado “#StayAtHomeGP” com 10 pilotos, no circuito de Mugello e utilizando o jogo MotoGP19. Claro que sendo uma corrida “virtual” a quantidade de toques foi muito maior que no mundo real, e nessas condições a vitória ficou com Alex Márquez, seguido por Pietro Bagnaia em 2º lugar e Maverick Viñalez em 3º. A repercussão foi positiva, afinal todos os fãs de esporte a motor estão em condições de síndrome de abstinência da “coisa real”...

 

Outra coisa que dá pra fazer é caçar na internet ou mesmo em alguns canais de TV por assinatura reprise de corridas do passado. Revi o clássico GP da França de 1979, corrida sonolenta em 4/5 de sua duração... e que teve um final alucinante por conta da famosa disputa entre Gilles Villeneuve e René Arnoux, que se fosse nos dias de hoje resultaria em uma enorme choradeira pelo rádio e o banimento sumário de ambos pelos “Deuses”, ops, comissários de prova... é, bons tempos do passado em que os pilotos podiam duelar sem os frustrados dos comissários ficarem enfiando seus longos narizes onde não são chamados. Vou tentar achar essa semana o GP de Mônaco de 1982, corrida com um dos finais mais improváveis e inesperados da história.

 

O site da WSBK está disponibilizando corridas do passado gratuitamente para ajudar as pessoas confinadas em suas casas a passar o tempo e não ficar tão saudosas do esporte a motor. O site da MotoGP está disponibilizando o seu conteúdo pago gratuitamente durante o confinamento, e algumas categorias de 4 rodas também estão tentando fazer conteúdo para os fãs. Enorme respeito por todas essas iniciativas.

 

E esse vírus está colocando o mundo de ponta cabeça... as 24 Horas de Le Mans foram adiadas para o final de semana de 19 e 20 de setembro, e as 500 Milhas de Indianapolis passaram do último domingo de maio para 23 de agosto... eu, sinceramente, espero que até lá a pandemia tenha virado apenas uma péssima lembrança do passado e uma lembrança para que, na hipótese de se alimentar de animais silvestres, por favor, os limpe MUITO bem antes de preparar e cozinhem/assem/fritem MUITO bem o alimento antes de comer.

 

Para terminar... continuem lavando MUITO bem as mãos, na medida do possível NÃO SAIAM de casa e não dêem ouvidos a políticos que não acreditam na Ciência ou que acham que a Economia é mais importante que a Saúde. Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini 
Last Updated ( Monday, 30 March 2020 06:23 )