Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Prevenção x Pânico: escolha a primeira opção PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 16 March 2020 05:59

Olá leitores!

 

Confesso que com tantos cancelamentos de corridas mundo afora fiquei seriamente tentado a mandar como coluna uma imagem de máscara de proteção informando que “a coluna estava adiada por motivos de COVID-19”, mas acho pouco provável que esta demonstração de humor estilo Monty Python fosse compreendida, então deixei para lá... de qualquer forma, a recomendação da capa do “Guia do Mochileiro das Galáxias” continua valendo: “Não entre em pânico”.

 

Existem maneiras e maneiras de fazer as coisas. Definitivamente a maneira encontrada pela Fórmula 1 para cancelar o GP da Austrália entrou para os manuais na parte de como NÃO fazer a coisa... as solicitações para cancelar a prova já vinham desde o começo da semana (bem ou mal, a Austrália fica mais ou menos perto da China, foco da pandemia, até mesmo nos mapas dos terraplanistas), mas a categoria precisou esperar que pilotos fossem embora da Austrália (Kimi e Sebastian não esperaram a decisão oficial, anunciaram que não iriam correr e voltaram a seus países antes do anúncio), esperaram a McLaren anunciar que não correria pois um membro da equipe foi descoberto com a doença, para uma hora e meia antes do início do primeiro treino livre convocar a imprensa e anunciar o cancelamento... Fica difícil acreditar que a decisão não foi adiada o máximo possível para que os interesses comerciais prevalecessem. Enfim, sendo a Europa o grande foco atual da pandemia (que já está arrefecendo na China de origem) resta saber o que conseguirão fazer com o calendário.

 

Opinião absolutamente pessoal desse colunista: esta é uma “temporada tampão”, com as equipes de fato se concentrando nos projetos de 2021 com o novo regulamento. Não existisse a pandemia, tenderia a ser uma versão piorada da temporada de 2019. Cancela logo toda a temporada, e deixe as equipes se concentrarem em fazer direito os carros de 2021. Analisando friamente, pouco provável que existam condições sanitárias para voltar a ter aglomerações de pessoas antes do começo de junho... vão espremer o calendário como? OK, nas etapas no continente europeu até daria pra fazer um “esquema NASCAR” de uma corrida a cada final de semana desde que não façam coisas “intelectuais” como sair da França, ir pra Áustria, depois voltar pra Inglaterra e em seguida ir até a Hungria, quando o geograficamente correto seria Inglaterra – França – Áustria – Hungria. “Ah, mas Alexandre, o GP da França tem que ser antes da Inglaterra”... OK, França – Inglaterra – Áustria – Hungria, que seja. Não precisa ser muito inteligente para montar um calendário assim, basta saber olhar um mapa.

 

Falando em cancelamentos, a temporada da Indy só deve começar na etapa do circuito misto de Indianapolis, em 09/05, a NASCAR adiou (sem data definida ainda no site da categoria até o fechamento dessa coluna) as etapas de Atlanta e Miami, que seriam neste final de semana e no próximo, o WTCR acabou cancelando a etapa de abertura que seria em 25/26 de abril em Hungaroring, o WEC cancelou as 1000 Milhas de Sebring por conta da proibição de viagens originadas do continente europeu decretada pelo governo estadunidense (mas por enquanto ainda está em pé a prova de 6 Horas de Spa em 25/04), a IMSA cancelou as corridas de Saint Petersburg (que deveria ter ocorrido esse final de semana junto com a Indy) e do Alabama, e a prova de Long Beach está em negociações ainda. O Mundial de Motovelocidade deve ficar “de molho” até o começo de maio, com algumas sequências de 3 ou 4 corridas para acomodar todas as etapas previstas até o final de novembro, e no Mundial de Superbike a etapa do Qatar foi adiada (sem data ainda) e, a princípio, segundo o site da categoria, ainda está confirmada a etapa em Assen dia 19/04... essa aí eu confesso que não estou pondo fé, mas... por fim, o DTM cancelou os testes de pré temporada mas no site da categoria está marcada a primeira etapa para o final de semana de 24 a 26/04 em Zolder.

 

Bom, esse é o panorama nas categorias com campeonatos organizados. Perceberam que não mencionei o automobilismo tupiniquim, né? Pois é, em CNTP os calendários já são confusos e divulgados com atraso, com Coronavírus entramos na categoria SDS (Só Deus Sabe)... a etapa desse final de semana da Porsche Cup aconteceu normalmente em Interlagos com os portões fechados ao público, as outras categorias SDS como será.

 

Como podemos acompanhar com mais detalhes na coluna de nossos especialistas em rali, a etapa mexicana foi encerrada antecipadamente no sábado por conta das precauções com a pandemia, e quem ocupou o degrau mais alto foi Sébastien Ogier (Toyota Yaris), quase meio minuto à frente do segundo colocado Ott Tänak (Hyundai i20) e igualando a marca obtida por Sébastien Loeb de 6 vitórias em terras mexicanas. Grande alegria para o novato Temmu Suninen, que terminou em 3º com seu Ford Fiesta em boas condições... ao contrário de seu companheiro de equipe Esapekka Lappi, que teve um final de semana... quente. Seu carro pegou fogo na sexta feira, não apresentando condições de continuar na prova. Thierry Neuville (Hyundai i20) também não teve muito o que agradecer: com problemas no carro na sexta, teve que abandonar no primeiro dia, voltou no segundo com muita vontade de acelerar e vinha recuperando posições... até que o cancelamento das especiais do domingo acabaram com as chances dele pontuar, tendo que se contentar com um 13º lugar.

 

E como se não bastasse a grande quantidade de categorias que simplesmente cancelaram suas provas, ainda encontramos casos como o da Goiás Superbike, que teve sua corrida de abertura do campeonato em Goiânia, talvez a pista brasileira melhor adaptada a corridas de moto devido às suas grandes áreas de escape... e a tragédia fez questão de estar presente. A piloto Indiana “Indy” Muñoz, 29 anos de idade e com considerável experiência no esporte, foi jogada para o alto pela moto, e quando ela e a moto caíram no chão a moto caiu sobre a piloto. Levada ao hospital, acabou não resistindo aos ferimentos. Todas as condolências aos familiares, amigos e admiradores... é, não está fácil.

 

Até a próxima! (sem corridas, vou pensar no que vou escrever para os entreter, já que não tenho intenção de ficar discutindo politicagem do esporte...)

 

Alexandre Bianchini