Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC México: Ogier vence e assume a liderança do campeonato PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 15 March 2020 08:02

Chegamos!

 

Na verdade, não fomos. Contamos com colaboradores para fazer a cobertura dos ralies for a da Europa e este ano temos esta situação agravada pelo Coronavírus aqui na Itália que tem deixado a todos muito preocupados.

 

Estamos vendo diversos eventos de automobilismo sendo cancelados e não apenas estes, mas muitos outros eventos esportivos. O Rally do México foi um dos poucos a passar praticamente ileso.

 

HISTÓRIA DO EVENTO

·         Realizado pela primeira vez em 1979, o rally mudou-se para León em 1998 e ingressou no WRC em 2004.

·         O rally de 2007 foi o mais curto da história do WRC, com uma distância total de menos de 850 km. Ainda incluía mais de 366 km de etapas e mais de 43% era competitivo.

·         Sébastien Loeb obteve seis vitórias consecutivas entre 2006 e 2012 (o rally estava ausente em 2009 devido à rotação entre locais de disputa).

 

CONDIÇÕES DE DESAFIO

·         A confiabilidade é testada ao máximo pela primeira vez em cascalho desde a visita à Espanha em outubro.

·         Temperaturas próximas a 30°C pressionam motores e transmissões.

·         A rota sobe ao ponto mais alto da temporada, a 2737m. Os motores lutam para respirar no ar e perdem 20% de energia.

·         Menos energia significa que os erros são punidos com mais severidade, pois a aceleração da velocidade máxima leva mais tempo.

·         Bueiros de concreto nas estradas podem causar grandes danos.

 

 

 

OS ESTÁGIOS

·         Começa na quinta-feira à noite com uma cerimônia de início colorida e dois testes pelas ruas da pitoresca Guanajuato.

·         Sexta-feira abrange estradas conhecidas pela cidade nos estádios de El Chocolate, Ortega e Las Minas, que são percorridas duas vezes. Um pequeno estágio no Bicentennial Park, uma corrida dupla no circuito de corridas de automóveis da cidade e uma etapa da rua em León elevam a contagem para 10.

·         A segunda etapa apresenta estradas igualmente desafiadoras nas montanhas ao norte e leste de León. Guanajuatito é acompanhado pelo retorno de Alfaro e Derramadero, o dia terminando com uma repetição do estágio de pista de corrida e uma etapa diferente da rua em Leon. É o dia mais longo do evento, com 133,78 km de ação plena.

·         O final de domingo compreende muitas estradas usadas de várias formas no início do fim de semana. Termina com o popular El Brinco Wolf Power Stage.

 

ESTÁGIO ICÔNICO

·         El Chocolate. O teste de 31,57 km da sexta-feira é o segundo mais longo do rali e chega a 2650 metros de tirar o fôlego, uma das maiores altitudes da temporada. Ele tem tudo - escaladas, descidas, grampos de cabelo, trechos rápidos, estradas estreitas e muitas curvas atraentes.

 

 

 

CONFIGURAÇÃO DO CARRO

·         Suspensão normal do cascalho - as estradas não são incomumente irregulares, mas tornam-se muito irregulares durante a segunda passagem.

·         Espere ver pneus compostos médios e duros, o último mais provável à tarde, quando os motoristas enfrentam temperaturas mais altas e estradas mais difíceis.

 

O QUE HÁ DE NOVO EM 2020

·         Valor duplo da cerimônia atmosférica de quinta-feira à noite em Guanajuato. O estágio de velocidade de abertura de 1,12 km pelas ruas da cidade será realizado duas vezes.

·         Voltando aos palcos no sábado em Alfaro e Derramadero. Nem foram conduzidos neste formato por vários anos.

·         Duas etapas de sexta-feira para os fãs - o Parque Bicentenario, no Parque Bicentenário de Guanajuato, perto de Silao, e um estágio de rua de 910 metros passando por alguns dos marcos mais famosos de León. Este será o estágio mais curto da história da WRC.

 

 

 

HIGHLIGHTS

·         Quinta à noite em Guanajuato é imperdível. A cor, as paisagens e os sons da cerimônia de abertura do lado de fora do museu Alhóndiga de Granaditas é uma experiência a ser saboreada e os palcos dos antigos túneis de mineração são únicos.

·         O estágio do Autódromo de Leão no circuito de automobilismo da cidade é uma das melhores super especiais do ano. Mistura asfalto e cascalho, apresentando um grande salto e respingos de água. Realizado nas noites de sexta e sábado.

·         O novo salto de El Brinco, que é disputado duas vezes no sábado. Vai ser um biscoito!

·         Brilho do sol! Depois do inverno em Monte-Carlo e na Suécia, o contingente da WRC está mais do que feliz em receber alguns raios.

 

SHAKEDOWN

 

Elfyn Evans manteve sua performance impressionante, superando os tempos no shakedown do Rally Guanajuato México na quinta-feira à tarde. O galês, que lidera a classificação do Campeonato Mundial de Rally da FIA após a vitória na Suécia no mês passado, marcou o tempo de referência através da etapa de Llano Grande, com 5,51 km, em sua quarta e última corrida em um Toyota Yaris.

 

   Lider do campeonato, Elfyn Evans mostrou como "vestiu bem" o Toyota Yaris e foi o mais rápido no Shakedown.

 

Ele terminou o aquecimento antes do início desta noite, a 0.6s de distância do Hyundai i20 de Thierry Neuville. Sébastien Ogier, vencedor da rally cinco vezes, ficou em terceiro, um décimo de segundo atrás em outro Yaris. O finlandês Teemu Suninen foi o mais rápido no estágio de estrada de cascalho no seu Ford Fiesta, antes de Ott Tänak subir ao topo da classificação após a segunda passagem. O estoniano cortou anteriormente um pequeno tronco de árvore, que jogou seu i20 em meia rotação.

 

Após o retorno ao serviço em León, Ogier reduziu o melhor tempo ainda antes de o companheiro de equipe Evans enfrentar o francês. Enquanto Ogier decidiu que três corridas eram preparação suficiente, Evans saiu em quarto e estabeleceu o tempo mais rápido, com Neuville em segundo.

 

   Ott Tänak vem sendo cada vez mais rápido na sua nova equipe (a Hyundai) e seu i20, prometendo dar trabalho.

 

Kalle Rovanperä, dirigindo um terceiro Yaris, estava em quarto, a 1.2s atrás de Evans. Tänak e o companheiro de equipe Sordo completaram os seis primeiros. Gus Greensmith parou seu Fiesta no início da primeira corrida e o jovem britânico também cortou uma barreira na estrada em sua próxima tentativa.

 

Thierry Neuville foi o mais rápido em ambas as corridas nos espetaculares estágios de velocidade da noite de quinta-feira, com trechos subterrâneos, conquistando a liderança no Rally Guanajuato México. Dezenas de milhares de fãs apaixonados encheram as ruas coloridas de Guanajuato para ver os belgas abrirem uma vantagem de 1.1s sobre Elfyn Evans, líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA, depois de uma corrida dupla no teste de 1,12 km.

 

   Nas passagens subterrâneas de Guanajuato Thierry Neuville foi mais rápido que seus concorrentes para liderar a quinta-feira.

 

Estradas de paralelepípedos através de escorregadios túneis de mineração de prata não deixaram margem para erros, mas Neuville liderou os gráficos de tempo em 0.4s no primeiro passe e 0.7s no próximo em um Hyundai i20. Evans foi o segundo em ambas as ocasiões em um Toyota Yaris. Fazendo uma recuperação em relação ao seu início, Ott Tänak acelerou muito na segunda passagem, levando o estoniano do sétimo para o terceiro da noite para o dia 20. O campeão mundial seguiu Evans por 0.8s e tinha um décimo na mão sobre o Ford Fiesta de Teemu Suninen.

 

Dani Sordo foi o quinto em outro i20, a 2.3s do seu oponente direto. Sébastien Ogier, tentando marcar sua sexta vitória no México, completou os seis primeiros outros dois décimos atrás com seu Toyota Yaris. Os companheiros de equipe da M-Sport Ford, Gus Greensmith e Esapekka Lappi, “beijaram” uma parede no primeiro estágio e também terminaram a etapa seguinte com uma luz de aviso aparecendo no painel de seus Ford Fiesta.

 

   Defendendo a liderança do campeonato, Elfyn Evans vem se mostrando o mais eficiente dos pilotos da Toyota.

 

O piloto de dublê americano Ken Block, competindo em um Ford Escort Cosworth que remonta à década de 1990, passou por ambos os estágios com um motor que falhou. Depois de passar a noite na cidade anfitriã de León, os pilotos e navegadores iriam experimentar estradas de cascalho pela primeira vez em 2020, com duas passagens por três estágios fortemente agrupados nas montanhas perto de Guanajuato. Quatro curtos estágios favoritos dos fãs, incluindo um no coração histórico de León, também aparecem nos 132,86 km de ação.

 

A sexta-feira no México foi exatamente como se esperava, ao menos em termos da meteorologia, com bastante sol e calor. O que os competidores – ao menos alguns deles – é que seria um dia tão difícil. No fim do extenuante dia, aquele máxima da “sorte de campeão” sorriu para quem há muito não sorria. Sébastien Ogier terminou o dia com a liderança do Rally Guanajuato México com uma atuação de “passeio” nos desafiadores estágios da sexta-feira.

 

O piloto da Toyota Yaris assumiu o primeiro lugar depois de definir o tempo mais rápido no teste de velocidade Ortega de 17,24 km e conseguiu manter sua posição diante de uma forte concorrência. Ele chegou ao serviço de perna em Leon com uma vantagem de 9.7s sobre o piloto da M-Sport Ford, Teemu Suninen.

 

   Enquanto Elfyn Evans sofria "limpando as trinhas", Sébastien Ogier colhia os frutos e assumia a liderança.

 

Ott Tänak liderou brevemente o rally graças a uma investida corajosa na etapa inicial do El Chocolate. No entanto, sua sorte foi desfeita quando seu Hyundai i20 sofreu danos na suspensão do lado traseiro direito no estágio a seguir. O estoniano perdeu 45.9s para os líderes e terminou o ciclo da manhã em sétimo.

 

Thierry Neuville foi o terceiro em outro i20. Apesar de se esforçar muito, ele não conseguiu igualar os melhores tempos e se queixou de falta de aderência nas condições escaldantes. Ele ficou atrás de Ogier por 10.7s no final da manhã.

 

   Temmu Suninen veio mostrando um Fiesta muito forte no México e assumiu a segunda posição ao final do dia.

 

Na parte da tarde as condições eram escaldantes, Mas Ogier parecia estar no ar condicionado e com seu Toyota Yaris evitou o drama daqueles que o cercavam para encerrar a competição do primeiro dia inteiro com uma vantagem de 13.2s sobre o piloto da M-Sport Ford, Teemu Suninen. Elfyn Evans foi o terceiro, arrebatando a posição de Ott Tänak no estágio final do Street Stage León.

 

Ogier assumiu a liderança de Tänak no estágio de velocidade de abertura do El Chocolate na sexta-feira e liderou o restante do dia, aproveitando um erro pouco característico que levou o estoniano a forçar o Hyundai i20 até o final do estágio com danos na suspensão traseira.

 

   Diferente de Suninen, Esapekka Lappi terminou a sexta-feira com o carro em chamas. Um prejuízo no time e no campeonato.

 

O forte desempenho de Suninen nas complicadas estradas mexicanas foi ofuscado pelo dramático abandono de seu companheiro de equipe Esapekka Lappi, cujo Ford Fiesta ardeu em chamas imediatamente após a retomada do El Chocolate. Apesar dos melhores esforços das equipes de bombeiros, o carro ficou completamente queimado.

 

O líder do campeonato, Elfyn Evans, terminou a perna em terceiro com seu Toyota Yaris. Correndo pela primeira vez no cascalho, o galês lutou com baixos níveis de aderência e completou o dia 33.2s atrás do companheiro de equipe, Ogier. Apesar de ter perdido mais de 40s para os líderes durante o dia de abertura, Tänak mostrou verdadeira determinação em subir novamente na tabela de classificação. Um ousado percurso no estágio de velocidade Las Minas 2 viu o piloto do i20 subir quatro posições em um estágio. Apenas 0.2s separou ele e Evans no final do dia.

 

   Depois de sofrer uma avaria na suspensão no início do dia, Tänak recuperou parte do prejuízo ao longo do dia.

 

O retorno de Tänak ao final do dia às melhores condições na disputa deveu-se em parte ao abandono do companheiro de equipe Thierry Neuville. O belga estava lutando entre os três primeiros quando seu i20 parou com problemas elétricos. Caso semelhante de Dani Sordo, que também sucumbiu a uma problema técnico, tornando um dia para esquecer a equipe sediada na Alemanha.

 

Kalle Rovanperä foi o quinto depois de um dia desafiador. Ele venceu um furo lento de pneu pela manhã de sexta-feira e ficou a apenas 2,3s de Tänak. Gus Greensmith evitou problemas para completar os seis primeiros no seu Fiesta. Quando as equipes retornaram ao parque de serviço de León, ele seguiu-se a Rovanperä por 41.1s. O Top 10 foi completado por pilotos do WRC2 e WRC3.

 

Depois de atingir praticamente todos os eventos do esporte a motor no mundo, os efeitos do coronavírus chegaram ao WRC no sábado e os s organizadores do Rally, com o apoio da FIA, equipes e Promotor do WRC, anunciaram sua decisão de encurtar o cronograma do evento diante das rápidas mudanças nas restrições de viagens relacionadas ao surto global de vírus COVID-19, encerrando o evento após o “Rock & Rally León”, que aconteceu no sábado à noite.

 

   O coronavírus chegou ao Rally do México. Com os cancelamentos de eventos pelo mundo, pararam a competição no sábado.

 

Depois de conquistar a liderança no estágio de velocidade de Ortega na manhã de sexta-feira, Sébastién Ogier manteve seu Toyota Yaris na estrada em condições escaldantes. Enquanto seus rivais enfrentaram problemas. O francês terminou o evento impondo uma sólida vantagem de 27.8s sobre o piloto da Hyundai i20, Ott Tänak. Ao fazê-lo, ele adicionou um sexto triunfo no México e seu primeiro na equipe Toyota Gazoo Racing.

 

Tänak só podia lamentar o que poderia ter sido. Se não houvesse tido danos na suspensão traseira, causados ​​por uma pequena excursão para fora da estrada na manhã de sexta-feira. Ele poderia ter se saído melhor e vencido esta etapa. Chegou a ficar mais de 40s atrás e descontou uma grande desvantagem. O estoniano fez um impressionante retorno para ultrapassar Teemu Suninen na etapa de Derramadero no sábado à tarde.

 

   Melhor para Sébastien Ogier, que teve a vitória antecipada e os pontos garantidos integralmente.

 

Suninen estava 10.1s atrás e ficou feliz em terminar no pódio, conquistando pontos valiosos no campeonato após um fim de semana difícil para a equipe M-Sport Ford. Seu companheiro de equipe, Esapekka Lappi, que abandonou a competição de maneira dramática quando seu Fiesta ficou em chamas na SS7.

 

Elfyn Evans ficou em quarto, 35.5s atrás do pódio em outro Yaris. O vencedor do Rally da Suécia não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes durante o fim de semana e ele foi a “vítima” da vez, largando na frente e tendo que fazer a “limpeza das estradas” na sexta-feira. Ele terminou 1m07.1s à frente do companheiro de equipe, Kalle Rovanperä, que ganhou uma experiência mais valiosa em sua estreia em estradas de cascalho no WRC.

 

   Em sua fantástica recuperação, Ott Tänak conseguiu avançar até o segundo lugar na classificação final.

 

Thierry Neuville teve um final de semana de alegrias e tristezas. Apesar de problemas mecânicos o obrigarem a sair de ação na sexta-feira, ele voltou à ação no sábado e conquistou cinco vitórias em especiais impressionantes no seu i20. Apesar de toda essa performance, devido ao abandono, ele deixa o México sem pontuar por ter ficado na 13ª posição na classificação geral.

 

Sem a realização do Power Stage e com os pontos sendo atribuídos integralmente, a combinação de resultados levou Sébastien Ogier a assumir a liderança do campeonato com 62 pontos, seguido de Elfyn Evans com 54, Thierry Neuville 42, Kalle Rovamperä 40 e Ott Tänak 38.

 

   Mesmo caindo para terceiro, Temmu Suninen estava feliz com o pódio conquistado.

 

No calendário a próxima etapa é a da Argentina, mas devido ao coronavírus esta etapa foi reagendada para novembro.

 

Arrivederci,

 

Redação Rally.it

 

  
Last Updated ( Sunday, 15 March 2020 17:48 )