Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Igor Fraga - Campeão na Raça PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 16 February 2020 02:20

Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge!

 

Troquei os turnos neste final de semana aqui na siderúrgica porque não podia perder a decisão do Toyota Racing Series. Falar ou escrever depois de estar tudo consumado é fácil, mas assisti as três corridas e quem assistiu comigo, torceu e vibrou muito com Igor Fraga e, claro, também com Caio Collet, que é um grande piloto.

 

Pedi autorização para a minha chefe nos Estados Unidos, Catarina Soares, para fazer uma coisa extra, porque esse torneio foi um verdadeiro campeonato mundial de F3, muito mais duro do que a corrida de Macau. Na Nova Zelândia são 15 etapas em pistas muito difíceis e ainda tinha um piloto da casa, que as conhecia muito bem.

 

O Toyota Racing Series seguiu para Manfield com o campeonato em aberto e Igor Fraga a 8 pontos do piloto da casa, Liam Lawson, mas na qualificação da corrida 1 os dois concorrentes foram surpreendidos por Franco Colapinto. Igor Fraga teve que se contentar com o 2º lugar e viu o adversário direto ficar em 4°. Caio Collet, tentando se recuperar, ficou com o 6° tempo.

 

Dada a largada, Colapinto vacilou e segurou toda a fila atrás dele. Igor Fraga pulou na ponta, com Lawson em 2°. Caio Collet tomou a 5ª posição, mas já passou para 4° no completar da 1ª volta. Fraga foi abrindo vantagem até que na 4ª volta um acidente entre Henning Enqvist e Emiluen Denner colocou o safety car na pista. Considerando a demora na remoção dos carros e checagem da barreira de pneus, a direção de prova acionou a bandeira vermelha.

 

 

 

Foram mais de 15 minutos de paralisação até os carros começarem a se mover novamente. O carro de segurança fez 2 voltas até termos bandeira verde. Fraga relargou bem e Caio Collet manteve o 4° lugar e Lawson partia pra cima buscando a liderança, mas o mineirinho controlou a situação e abriu uma pequena vantagem e foi ampliando com Colapinto atacando Lawson. Collet era atacado por Saucy. Até o final, o top 5 continuou o mesmo e com isso Igor Fraga colou em Lawson na disputa do título.

 

A corrida 2, na manhã do domingo teve o  grid da segunda corrida, invertendo as oito primeiras posições, colocou na terceira fila os dois competidores pelo título, Lian Lawson, o piloto da casa, e Igor Fraga. Largando exatamente à frente de Lawson, na terceira fila, estava Caio Collet. Inverter 8 carros ao invés de 6 pode evitar que, em caso de terminar à frente, Lawson consiga abrir muitos pontos, apesar de que, ele acha pontos de ultrapassagem nos circuitos de seu país que outros não conseguem.

 

 

 

Dada a largada, Fraga e Lawson tocaram rodas algumas vezes, com o brasileiro mudando da linha externa para a interna e no final da primeira volta Fraga era o 6° e Lawson o 7°. Caio Collert também largou muito bem e assumiu a 4ª posição. Nas primeiras das 15 voltas da prova todos estavam juntos. Na terceira volta, Colapinto passou Collet enquanto Fraga segurava Lawson como podia.

 

Na volta 7 Fraga e Lawson passaram Collet depois que o piloto da Renault errou na tentativa de passar Lucas Petersson. Na volta seguinte, Fraga passou o sueco e colocou-o entre ele e Lawson, mas foi só por meia volta e Collet veio junto. Fraga, em 4°, escapou um pouco dos ataques de Lawson enquanto Collet atacava o piloto da casa. Nas voltas finais, apenas Colapinto avançou e a briga pelo título ficou ainda mais emocionante: quem chegar à frente na corrida 3 entre Fraga e Lawson iria conquistar o título. A diferença entre eles caiu para 2 pontos.

 

 

 

A qualificação para a corrida 3, que largou 4 horas após o fim da corrida 2, foi excelente para Igor Fraga e para o Brasil, que além de ter completando a primeira fila, empurrou Liam Lawson para a terceira posição. Para Fraga, era conseguir se manter à frente do neozelandês para conquistar o campeonato e 12 pontos para a superlicença. Não é possível que ninguém enxergue o talento desse moleque na Europa.

 

Dada a largada para a última e decisiva corrida, não poderia ser melhor para Igor Fraga, que tomou a ponta e Caio Collet manteve a segunda posição, mantendo Liam Lawson em 3°. Desesperado, Lawson partiu com tudo para cima de Collet e conseguiu passar na segunda volta. Aconteceu um acidente com Henning Enqvist algum tempo antes da ultrapassagem enquanto Collet e Lawson disputava a posição com o brasileiro e a direção de prova só acionou a bandeira amarela quando o piloto da casa tomou a posição.

 

 

 

A corrida seria longa. 35 voltas e a relargada foi dada faltando 30 voltas para o final. Fraga largou bem e segurou o ataque de Lawson que veio com tudo pra cima. Caio Collet segurou a 3ª posição e enquanto os dois líderes abriram um pouco, Caio Collet se afastou do 4° colocado. Pouco a pouco Igor Fraga foi ganhando alguma vantagem enquanto Caio Collet mantinha a mesma distância para Lawson. Era torcer para não ter mais bandeiras amarelas.

 

Faltando 23 voltas o francês Emilien Denner (ele de novo) rodou sozinho e saiu da pista. Bandeira amarela novamente. Fraga tinha 1,2s de vantagem. Bom para Lawson e também para Franco Colapinto, 4° colocado que colou em Caio Collet. A bandeira verde foi dada faltando 19 voltas para o final e Fraga foi fantástico na relargada, mas foi ainda na primeira curva que o holandês Tijmen van der Helm enfiou o carro na brita e pela terceira vez lá estava o safety car.

 

 

 

A relargada foi dada faltando 15 voltas para o final e Lawson foi para o tudo ou nada... e deu nada! Freando pra lá do Deus me livre ele perdeu a tomada e Igor Fraga ganhou uma boa vantagem. Enquanto isso Colapinto atacou Collet por uma volta inteira e tomou a 3ª posição, o que poderia ser ruim para Lawson e bom para Fraga que em 3 voltas já tinha 1s de vantagem.

 

Enquanto Igor Fraga abria pouco a pouco na liderança, Colapinto e Collet iam se aproximando de Lawson pouco a pouco. O piloto da casa estava mais perto do argentino do que para o brasileiro. O argentino ia fazendo volta mais rápida sobre volta mais rápida e Collet vinha junto.Faltando 5 voltas para o fim Lawson não mostrou resistência para Colapinto que tomou a 2ª posição. Uma chance seria o argentino alcançar o líder e complicar a corrida de Igor Fraga.

 

 

 

A quatro voltas do fim, a diferença era 2,161s. A três voltas, 2,142s. Fraga controlava bem a situação enquanto Caio Collet se aproximava de Liam Lawson para, quem sabe, um pódio sulamericano. Igor Fraga não deu chances e foi seguro até a bandeira quadriculada, conquistando o Toyota Racing Series de 2020 com autoridade e convidando os donos de equipe a abrir os olhos para o talento desse piloto fantástico. Caio Collet terminou na 4ª posição.

 

 

 

Depois da corrida foi só emoção. Fabricio Fraga, pai de Igor, que assistiu a corrida em um morrinho, sentado na grama, não conseguia segurar as lágrimas e junto com ele, Roberto Pupo Moreno, que correu em 1982 o TRS ajudava a encharcar o pit lane, abraçados, enquanto Igor dava entrevista para a Sky Sports e todos os membros da equipe de transmissão congratularam Igor pela vitória e pela performance ao longo do torneio.

 

 

 

No pódio, o brasileiro recebeu o troféu da corrida, depois o troféu do campeonato e por fim um troféu com a réplica do capacete de Chris Amon, um dos grandes pilotos formados nesta pequena ilha no atlântico sul, mas que todo verão, há muito tempo, faz um grande campeonato de automobilismo para jovens pilotos.

 

 

Valeu demais Igor!

 

Genilson Santos

 

Fotos do TRS e reproduções da transmissão via internet. 

Last Updated ( Friday, 21 February 2020 15:10 )