Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Suécia: Evans simplesmente magistral PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 15 February 2020 23:15

Chegamos!

 

O Rally da Suécia é a clássica “etapa de inverno” do Mundial de Rally da FIA. Ele abrange dois países e se aventura profundamente nas florestas congeladas e remotas da Suécia e da Noruega. Os pneus com pregos proporcionam uma aderência notável na neve e no gelo. Paradoxalmente, é uma das rodadas mais rápidas da temporada.

 

Este ano ele ganhou uma importância vital para o atual campeão, Ott Tänak, depois do impressionante acidente e abandono no Rally de Monte Carlo. Mas haveria na edição deste ano um outro desafio – inesperado – para todos os competidores, sobre o qual falaremos mais adiante.

 

A História do Evento.

• Primeira corrida em 1950, quando foi chamado de “Rally do Sol da Meia Noite”, quando era realizado no verão. Tornou-se um evento de inverno em 1965.

• Ele fez parte do campeonato inaugural em 1973 e foi dominado por pilotos nórdicos, que venceram todos os anos até 2004, quando Sébastien Loeb quebrou esta escrita.

• Sébastien Ogier, Thiery Neuville e o vencedor de 2019, Ott Tänak, são os únicos outros ‘outsiders’ a vencer.

• Stig Blomqvist e Marcus Grönholm lideram a lista de honra com cinco vitórias cada.

 

 

 

Os Estágios.

• A ação começa com grandes performances  no espetacular estágio super especial da noite de quinta-feira na pista de trote de Karlstad.

• A perna transfronteiriça de sexta-feira apresenta dois locais na Noruega e dois na Suécia. O Finnskogen da Noruega faz um retorno bem-vindo, enquanto o Nyckelvattnet da Suécia aparece pela primeira vez. Hof-Finnskog e Torsby são mantidos a partir de 2019. Quatro estágios totalizam 63,68 km.

• O sábado segue uma programação idêntica na Noruega e na Suécia.

• Apenas duas etapas no final de domingo, com as duas passagens sobre o Likenäs, sendo a segunda corrida a definida para ser o TV Wolf Power Stage ao vivo.

 

Desafio.

• A única verdadeira rodada de inverno - um clássico do Rally da Suécia é caracterizada por estradas congeladas ladeadas de bancos de neve. Os motoristas inclinam os carros contra os bancos para guiá-los pelas curvas.

• Mas em temperaturas mais quentes, os bancos se desintegram com o impacto e os carros podem ficar presos na neve.

• Os pneus com pregos são essenciais e proporcionam uma aderência notável, mas os motoristas devem se acostumar com a sensação de ‘flutuação’ e com diferentes pontos de frenagem.

• Quando as temperaturas oscilam em torno de zero, os pregos rasgam a superfície da estrada e o cascalho exposto os arranca dos pneus para deixar pouca tração.

• A manutenção externa em temperaturas tão baixas quanto -25°C torna os trabalhos de rotina normalmente mais lentos e complicados para mecânicos com luvas.

 

 

 

Configuração do carro.

• Especificações de superfície soltas, mas soluções de engenharia necessárias para fazer com que os motores funcionem com desempenho máximo em frio incansável

• Os pneus magros da Michelin estão cheios de 384 pinos de aço com ponta de tungstênio para “morder” as estradas congeladas. Cada pino tem 20 mm de comprimento e pesa 4g. No entanto, apenas 7 mm são expostos, com o restante inserido na borracha para fornecer firmeza e efetiva atuação.

• Pás são obrigatórias no “kit de bordo” caso os competidores tenham que cavar seus carros na neve.

 

O que há de novo em 2020.

• Dois novos estágios para o primeiro dia inteiro de sexta-feira. O Nyckelvattnet de 18,94 km da Suécia nunca foi usado no rally, enquanto o Finnskogen de 20,89 km da Noruega retorna pela primeira vez desde 2012.

 

 

 

Fique ligado.

• A cerimônia de abertura da noite de quinta-feira na pista de trote de Karlstad. Conheça os pilotos e navegadores, pegue autógrafos, faça selfies e assista a esta a etapa especial com duas passagens de cada vez.

• Sexta e sábado à tarde em Torsby serão mágicas. Assista à seção final do estágio de sprint de 2,80 km antes de passear no parque de serviços para assistir as equipes trabalhando em seus carros.

• Domingo em Torsby é tão bom. O Power Stage final termina nas mesmas estradas do estágio de sábado à noite antes do pódio minutos depois no parque de serviços. Você pode ter que correr para pegar os dois!

 

SHAKEDOWN

 

Kalle Rovanperä lançou as bases para o seu ataque ao Rally da Suécia, marcando o melhor tempo no estágio de aquecimento da manhã de quinta-feira em Skalla. O jovem finlandês registrou um tempo de 3m57.7s em sua quarta e última passagem pelo trecho cronometrado com seu Toyota Yaris, 3.5s mais rápido que o seu companheiro de equipe, Sébastien Ogier, em condições incomumente amenas. Elfyn Evans ficou apenas um décimo mais atrás, tornando-o um Toyota 1-2-3.

 

   Piloto mais jovem entre os competidores, Kalle Rovanperä foi o mais rápido no Shakedown, mostrando a força da Toyota.

 

Sébastien Ogier, especialista em Rally da Suécia, explicou a dificuldade que os pilotos enfrentam, já que os níveis de neve e gelo cobrindo os estágios estavam mais baixos do que o esperado e isso criou uma condição de aderência incomum. Craig Breen, que acabou atendedo um convite de última hora, conseguiu o quarto lugar no shakedown em seu Hyundai i20. O irlandês foi 1.6s mais rápido que o companheiro de equipe Ott Tänak, que retorna à ação após aquele acidente dramático no Rallye Monte-Carlo.

 

Takamoto Katsuta foi o sexto em seu Yaris, seguido de perto por Teemu Suninen, que quase caiu em desgraça com as condições do trajeto. O homem do M-Sport Ford sofreu deu uma saída do traçado e uma rodada em alta velocidade de 4,8 km na passagem de abertura, mas conseguiu escapar com apenas danos superficiais. Seu companheiro de equipe, Esapekka Lappi, também teve um momento semelhante.

 

O líder do campeonato, Thierry Neuville, adotou uma postura mais conservadora e terminou como o oitavo mais rápido, à frente de Jari-Matti Latvala, em um Yaris de uma equipe particular, enquanto Lappi ficou entre os dez primeiros.

 

   Depois de escapar ileso ao espetacular acidente em Monte Carlo, o campeão Ott Tänak andou forte no Shakedown.

 

Como falamos no início da cobertura, esse Rally da Suécia está sendo incomum por um motivo inesperado: está faltando neve e gelo! Com isso, a super-especial de Karlstad, abertura oficial do Rally da Suécia foi cancelada, pois as preocupações continuam com as temperaturas incomumente altas, afetando o único evento de neve (oficialmente) do Campeonato Mundial de Rally. Os termômetros marcavam “escaldantes” 4°C!

 

A etapa de abertura usaria a pista de trote da cidade, com pilotos que competem normalmente em pares no percurso de 1,88 km estava agendada para as 20:00 horas locais da quinta-feira, mas após uma reunião entre os promotores do Rally da Suécia, a FIA, o Promotor do WRC e os representantes das equipes, a decisão foi tomada para correr como a segunda parte do shakedown. A mudança exigiu a concessão de uma renúncia da FIA e uma declaração dos organizadores do Rally da Suécia.  

 

   Temperaturas muito acima do normal na época e a falta de neve e gelo criaram um problema para os organizadores do rally.

 

O CEO do evento, Glenn Olsson, acrescentou que essa foi a melhor maneira de lidar com a situação em torno da exigente situação dos pneus, por isso estou feliz que veremos algumas boas ações como sempre em Karlstad. Assim, a abertura da competição passou para a sexta-feira em Skalla, perto do parque de serviços de Torsby, ocorrendo conforme o planejado às 09:01hrs, hora local. Após mudanças no cronograma, as equipes enfrentarão um segundo shakedown de passagem única no Trotting Track de Karlstad em respeito ao público.

 

Devido a falta de neve o Rally da Suécia sofreu drásticas alterações, com o número de estágios sendo reduzido, inicialmente de 18 para 11 estágios e, posteriormente para 10. No total, a distância cronometrada foi encolhida para 180 km, usando trechos com condições mais próximas do que seria um “Rally da Suécia normal”, com muito gelo, neve, temperaturas negativas, aquilo que era esperado. Para a sexta-feira, as disputas ficaram com 63,68 km em quatro especiais a se disputar.

 

   Devido a falta de neve e gelo o planejamento precisou ser refeito de última hora para ainda termos a etapa sueca do WRC.

 

Com um Rally mais curto, errar se tornou algo quase proibido. Afinal, o tempo para se recuperar de um erro ficou dramaticamente menor e neste primeiro dia, que melhor andou na região fronteiriça entre Suécia e Noruega foi a Toyota, de uma forma geral, mantendo a força do ano passado. Elfyn Evans mostrou velocidade e consistência para se impor sobre o campeão mundial Ott Tänak após a etapa de sexta-feira do Rally da Suécia.

 

Ao volante de seu Toyota Yaris pela segunda vez na vida, o galês venceu dois dos quatro estágios de velocidade nas estradas florestais na Suécia e na Noruega. Ele terminou em segundo nos outros dois e com isso estabeleceu uma vantagem de 8.5s. A queda da temperatura durante a noite significou que as estradas eram uma mistura mutável de gelo e cascalho, com um pouco de neve fazendo uma aparição tardia, mas bem-vinda, para esta segunda rodada do Campeonato Mundial de Rallly da FIA.

 

   Repetindo o que fez em Monte Carlo, Elfyn Evans terminou o primeiro dia de competição à frente de seus adversários.

 

Evans venceu a etapa especial de abertura, mas Tänak reduziu sua vantagem para apenas dois décimos de segundo no próximo. Outro tempo mais rápido permitiu ao piloto de Yaris aumentar sua vantagem em um dia que foi encurtado antes do início devido ao clima fora de estação. Tänak, retornando após seu acidente no início da rodada de abertura do mês passado, ficou contente após pouco tempo ao volante de seu Hyundai i20 em sua primeira temporada com a equipe coreana.

 

A sensação adolescente Kalle Rovanperä ficou 5.8s atrás em terceiro em outro Yaris. O finlandês, fazendo apenas sua segunda aparição no mais alto nível, caiu de segundo após conceder segundos vitais quando parou o motor no início da etapa final.

 

   Sébastien Ogier mostrou que a ida para a Toyota pode ser a chance de uma possível despedida com um título.

 

Sébastien Ogier colocou o terceiro Yaris da equipe oficial da Toyota entre os quatro primeiros. O francês estava a 17.8s da liderança e planejava mudanças na configuração da noite para tentar igualar a velocidade de seus companheiros de equipe.

 

Esapekka Lappi foi o quinto em um Ford Fiesta e também estava tentando modificar suas configurações. O finlandês tinha 2.7s de vantagem sobre o vencedor da primeira rodada, Thierry Neuville, o piloto do i20 foi incapaz de extrair mais ritmo de sua posição como abridor de estradas, especialmente com as condições atípicas apresentadas.

 

   Recuperado do acidente em Monte Carlo, Ott Tänak foi o homem da Hyundai a se meter entre os carros da sua antiga equipe.

 

Craig Breen ficou apenas 0.6s atrás em sétimo em seu i20, com o Fiesta de Teemu Suninen, Yaris de Takamoto Katsuta e Emil Lindholm, líder do WRC 3, completando a tabela de classificação. Jari-Matti Latvala foi a principal aposentadoria. O finlandês, dirigindo um Yaris, perdeu tempo com um giro antes de cair mais tempo quando seu motor parou várias vezes. Ele se retirou antes da fase final.

 

A segunda etapa de sábado segue um cronograma idêntico. Três testes matinais, dois nas florestas da Noruega e um na fronteira com a Suécia, são seguidos de um pequeno estágio no meio da tarde para fechar a perna, comando novamente 63,68 km de ação, praticamente repetindo o que aconteceu na sexta-feira por absoluta falta de neve em praticamente metade dos estágios selecionados para este ano.

 

   Com um carro muito equilibrado e uma pilotagem segura e agressiva, Elfyn Evans vem se impondo no Rally da Suécia.

 

Este em grande parte frustrante Rally da Suécia, onde o frio, a neve e o gelo foram os grandes ausentes, partiu para o sábado com a vantagem para quem estava na frente. Afinal, quem estava atrás tinha menos tempo e especiais para buscar quem estava a sua frente e, de “cabeça fria”, O galês Elfyn Evans que foi dormir líder na sexta-feira, terminou o sábado ainda melhor.

 

Depois de vencer três dos quatro estágios cronometrados o piloto da Toyota praticamente dobrou a vantagem sobre o segundo colocado, o campeão do mundo Ott Tänak, chegando aos 17.2s ante ao piloto do i20 da Hyundai. E para complicar a vida dele e dos demais, a programação do domingo foi resumida a um estágio apenas por conta das condições de “calor” neste atípico inverno nórdico.

 

   Ot Tänak parece que está se entendendo melhor com seu novo carro, mas não conseguiu fazer frente a Elfyn Evans.

 

As temperaturas subiram acima de zero durante a noite e as estradas estavam mais suaves que ontem. As seções de cascalho aumentaram o estresse nos pneus de inverno com pregos, mas as mudanças nas condições não tiveram efeito sobre Evans, que terminou em primeiro ou segundo em todos, exceto um estágio especial até agora. O galês sobreviveu a um susto quando uma compressão no trajeto quase o lançou fora da estrada no penúltimo estágio de Nyckelvattnet.

 

Tänak teve um dia sem problemas, sem nunca se sentir completamente confortável com seu Hyundai i20. O estoniano terminou 11.6s à frente de Sébastien Ogier, que ultrapassou o companheiro de equipe de Yaris, Kalle Rovanperä, em terceiro, depois de uma batalha de ding-dong de um dia.

 

   Sébastien Ogier além de não estar conseguindo acompanhar Elfyn Evans, tem tomado uma canseira do jovem Rovanperä.

 

O bicampeão mundial Ogier superou Rovanperä, ganhando tempo nos dois primeiros estágios. O adolescente finlandês, pilotando apenas seu segundo rally no nível mais alto, voltou à frente com o segundo tempo mais rápido em Nyckelvattnet.

 

Ogier reagiu no estágio final de Torsby para derrotar Rovanperä novamente e a dupla começará a última etapa de amanhã com apenas meio segundo de diferença. Esapekka Lappi defendeu o líder do campeonato Thierry Neuville na luta pelo quinto. A vantagem do piloto finlandês Ford Fiesta foi reduzida para menos de um segundo por Neuville antes de se afastar para fechar o dia com uma margem de 5.4s sobre o piloto i20.

 

   Esapekka Lappi vem fazendo um rally muito consistente com o seu Fiesta, deixando para trás os carros da Hyundai.

 

Craig Breen foi um sétimo solitário em outro i20. Ele seguiu Neuville, o único piloto a quebrar o domínio de Evans ao vencer a etapa final, por 10.5s. Breen tinha quase 30 segundos na mão sobre Teemu Suninen, cuja posição inicial na ordem de largada provou ser uma desvantagem. Takamoto Katsuta, do Japão, ficou em nono lugar em um Yaris, à frente do Skoda Fabia do líder JRC Huttunen do WRC 3.

 

Devido às mudanças nas condições climáticas e à proteção da estrada para o Wolf Power Stage, que encerrou a competição, o itinerário de domingo foi alterado. O Likenäs 1 de 21,19 km não ocorrerá, mas os competidores enfrentarão o Likenäs 2 conforme programado antes do encerramento em Torsby.

 

A gente costuma falar quando começa o domingo que o líder, quando esse tem uma boa vantagem sobre seus perseguidores, sai do hotel para o parque de serviços com o regulamento embaixo do braço e coloca o livro no porta luvas antes de sair para a competição. Desta vez, mais do que nunca Elfyn Evans vai fazer isso com a vantagem que tem e tão pouca distância a percorrer.

 

   De forma brilhante Elfyn Evans liderou de "ponta a ponta", do primeiro ao último estágio no curto rally da Suécia.

 

Elfyn Evans liderou do início ao fim para garantir uma vitória dominante no Rally da Suécia na tarde de domingo e liderar o Campeonato Mundial de Rally da FIA pela primeira vez em sua carreira. Ele se tornou o primeiro piloto britânico a vencer a única rodada de inverno do WRC depois de poupar seu Toyota Yaris em condições traiçoeiras no Wolf Power Stage de encerramento, terminando 12.7s à frente do campeão mundial Ott Tänak. O galês foi simplesmente magistral!

 

A chuva forte que caiu nas estradas geladas trouxe um risco extra para o estágio único de domingo. Com uma vantagem de 17.2s da noite para o dia, Evans conseguiu encontrar um bom ritmo e selar sua segunda vitória na carreira, e a primeira para o navegador Scott Martin após o início do 133º evento do WRC neste modelo.

 

   Mostrando-se recuperado do acidente em Monte Carlo, Ott Tänak intrometeu-se entre os carros da Toyota para ser o segundo.

 

O segundo lugar de Ott Tänak foi um impulso, depois de seu grande acidente na rodada de abertura, que deixou o estoniano comprometido em sua forma, onde ele queixou-se de dores na primeira semana e não estava realmente confiante de que estaria apto para a Suécia, mas o campeão mostrou o contrário.

 

Tänak, dirigindo um Hyundai i20, terminou 7.5s à frente de Rovanperä, que conseguiu ser mais rápido para superar o experiente companheiro de equipe, Sébastien Ogier, depois de começar o domingo com meio segundo de desvantagem para terminar 3.4s à frente.

 

   O jovem Kalle Rovanperä está prometendo dar trabalho na Toyota e conquistou o 3° lugar, superando o hexacampeão, Ogier.

 

A sensação adolescente, Kalle Rovanperä, surpreendeu (na verdade, não) o seis vezes campeão e companheiro de equipe Sébastien Ogier ao conquistar o terceiro lugar. Aos 19 anos, ele se tornou o piloto mais jovem a conquistar um pódio no WRC. O clima temperado moderado fez com que o cronograma do rallly de quatro dias, na segunda rodada da temporada, fosse encurtado devido à falta de neve e gelo... mas faltou para todo os competidores. As condições inesperadas não impediram Evans, que assumiu a liderança no teste de velocidade de abertura e nunca foi liderado.

 

No Wolf Power Stage um surpreendente Esapekka Lappi em seu Ford Fiesta arrematou os 5 pontos extras e, novamente, Ott Tänak foi o segundo, conquistando mais 4 pontos além dos 18 pelo segundo lugar geral. O vencedor da etapa, Elfyn Evans não marcou pontos, mas com o somatório dos resultados das duas etapas disputadas até agora assumiu a liderança do WRC, empatado com Thierry Neuville, que teve um desempenho muito discreto, sendo apenas o sexto colocado.

 

   No alto do pódio e agora líder do campeonato, este pode ser o grande ano de Elfyn Evans no mundial de rallies da FIA.

 

Os dois tem 42 pontos, cinco a mais do que Sébastien Ogier, com 37. Kalle Rovanperä com 30 e Esapekka Lappi com 24 fecham o top 5 antes dos pilotos, navegadores e equipes seguirem para o México, onde enfrentarão um piso de cascalho solto e traiçoeiro, além de prováveis temperaturas realmente elevadas.

 

Arrivederci,

 

Redação Rally.it 

 

  
Last Updated ( Sunday, 16 February 2020 16:31 )