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Felipe Fraga da Stock Car para o mundo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 30 December 2019 21:59

Ele não é o primeiro e, com certeza, não será o último piloto da história a sair da Stock Car para outras badaladas categorias internacionais. Felipe Fraga, dono de vários recordes na mais tradicional categoria da América do Sul, vai correr na WEC (World Endurance Championship), que tem corridas em vários países do mundo. Fraguinha é o único piloto na história a vencer na estreia - claro que a vitória de Affonso Giaffone Jr. na primeira corrida em 1979 não vale, né? - e se sagrou campeão duas temporadas depois da estreia, que aconteceu em 2014 na tradicional pista de Interlagos. Nesses seis anos ele fez 126 corridas, ganhou 18 vezes, a última na segunda prova de Goiânia em 2019.

 

Esse piloto nascido em Jacundá, o único da história nascido no Pará, e que mora em Palmas, no Tocantins, chegou 28 vezes no pódio. Além das 18 vezes no lugar mais alto, fez seis segundos lugares e quatro terceiros. Foram nove poles, sete conquistadas por ser o mais veloz e duas pelo décimo lugar na primeira corrida das rodadas duplas. Em geral os pilotos não computam em suas contas particulares essa largada na primeira posição, mas vale como pole. Nesse tempo esse veloz piloto que em 2013 conquistou o título da Stock Car Light e teve o pentacampeão Cacá Bueno como mentor, fez 14 vezes a volta mais rápida e foi vice-campeão em 2018. Nas outras participações marcou um 14º lugar na estreia, nono em 2015, sexto em 2017 e quarto agora na recém-encerrada temporada.

 

   DEpois de uma carreira vitoriosa na Stock Car, Felipe Fraga muda seu foco para a carreira internacional (Foto: Vicar).

 

O fato de ter optado pela carreira internacional também se deve a outros fatores. Aos 24 anos ele tem feito boas corridas fora do Brasil e contou com o fato de a Cimed, uma empresa farmacêutica, ter anunciado que deixará de patrocinar vários pilotos na Stock Car. Parece ter sido a gota d'água que faltava para Fraguinha optar pela carreira internacional. Apesar da ausência de brasileiros na Fórmula 1, as categorias de Turismo pelo mundo contam com vários. Para citar os da Stock, entre eles estão o tricampeão Daniel Serra, que é muito respeitado, Cacá Bueno, Allam Khodair, Marcos Gomes entre outros. Com certeza essa atitude de Fraguinha será seguida por outros jovens, pois o céu da Stock Car não está para brigadeiro, me garantem passarinhos falantes.

 

Será uma pena não termos mais as ousadas ultrapassagens de Fraguinha, não podermos mais acompanhar as boas brigas que ele e Gabriel Casagrande promoviam desde os tempos da Light, e ver aquele sorriso cativante nos pódios, além do sotaque, que para mim é indefinido, mas deve ser do Tocantins, onde ele foi criado. Agora o sotaque será outro, de mais um brazuca nos cockpits do mundo. Repito que estamos longe da F1, mas os brasileiros continuam a chegar ao topo do mundo, como mostraram os surfistas nacionais conquistando título nos mares do planeta. O campeão da vez é Italo Ferreira, que superou outro surfista tupiniquim, o bicampeão Gabriel Medina. Quem sabe essas saídas, com vários tipos de motivações, não sejam boas para revitalizar a Stock Car.

 

   Em junho passado, em Le Mans, Felipe foi um dos destaques das 24 horas em 2019 (Foto: Instagram do Piloto).

 

Por falar em pilotos: qual será o destino de Max Wilson, campeão de 2010, que não teve o contrato renovado com a Eurofarma?

 

Milton Alves 
Last Updated ( Thursday, 02 January 2020 21:33 )