Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
As 500 Milhas de Kart da Granja Viana 2019 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 28 December 2019 23:11

Dia 21 de dezembro foi realizada a vigésima terceira edição das 500 milhas de kart da Granja Viana, a prova mais tradicional de Endurance do Kartismo Brasileiro. Na prova deste ano houve uma mudança: a largada em vez de ser ao meio dia do sábado, como sempre foi, aconteceu mais cedo, às 10 da manhã, e terminou às 23 horas. Antigamente a prova acabava à meia noite de sábado para domingo.  

 

Esta edição contou com 64 karts divididos em equipes, e contou com a participação alguns pilotos internacionais, entre eles Marco Andretti (piloto da F. Indy e filho de Michael Andretti), o Espanhol Roberto Merhi ex-piloto de F1 que pela terceira vez corre a  prova e o Mexicano Daniel Suarez (piloto da Nascar) que corre pela segunda  vez a prova e como já havia acontecido anteriormente, contou com uma equipe só de mulheres , a equipe Bardhall, cujo a piloto principal era Bia Figueiredo. Este ano a prova foi disputada em 3 categorias a B, a principal e a Thunder Light, E como sempre acontece as 500 milhas tem provas preliminares, este ano por a largada ser mais cedo, elas foram disputadas na sexta feira,um dia antes da prova, participando as categorias cadete, Shifter OK e Shifter KZ2. Vamos abaixo aos resultados dessas provas.

 

A categoria cadete teve 10 karts correndo e neste ano uma prova única foi disputada em 50 milhas, percorrendo ao todo 43 voltas. O vencedor foi Yuri Morelli, em segundo chegou Firas Fahrs, seguido de Gabriel Sarno. Na Shifter OK foram disputadas três corridas na sexta-feira, com 13 karts ao todo em cada uma. Na primeira bateria ganhou Fabiano Apolionio, na segunda Beto Cavaleiro (Cavaleiro correu as 500 milhas na Equipe de Rubens Barrichello) e na terceira bateria ganhou Marcelo Cholf. A Shifter KZ2 contou com 2 baterias, correram 12 karts em cada, na primeira ganhou  Gaetano di Mauro (piloto da Stock Car, que  correu as 500 milhas da granja também). Pedrinho Piquet que correrá na F2 ano que vem, terminou em sétimo nesta primeira corrida. Gaetano di Mauro ganhou também a segunda bateria, Piquet terminou em quinto.

 

   No "estilo Le Mans", as 10 horas da manhã do sábado dia 21 de dezembro foi dada a largada das 500 milhas de kart 2019.

 

Agora, nas 500 Milhas, a pole da prova foi da Equipe Americanet CAR Racing, em segundo largou a equipe Spirit Sports e em terceiro outro kart da equipe Americanet CAR Racing (os karts da equipe da pole e todos da Americanet CAR Racing eram chefiados e a equipe era dos mesmos donos da equipe KTF que corre a Stock car e a Stock Light, comandada por Enzo Bortoletto (dono da equipe) que participou da prova, e pelo engenheiro  Guilherme  Ferro.

 

A largada ocorreu normalmente, com os karts largando estilo Le Mans (onde os karts ficam parados, em diagonal com a pista e os pilotos correm atravessando a pista até os mesmos e de lá sentam e saem para a corrida) logo na primeira volta ocorreu  um toque de um piloto no kart da equipe Karteiras/Bardhall, que estava sendo pilotado por Antonella Bassani, de apenas 13 anos que fez a pole da categoria Light. Ela rodou e houve uma sequencia de batidas que travou a pista toda. Alguns karts bateram ao tentarem se desviar, outros não conseguiram passar, muitos karts pararam atrás dela, ocasionando a bandeira vermelha, a prova foi interrompida, porque mais de 40 karts ficaram parados na curva, levando todos á linha de largada novamente e os que bateram e danificaram as carenagens (os karts que correm as 500 milhas são karts Thunder, carenados) tiveram as mesmas arrumadas.

 

   Logo na primeira volta, uma mega batida fez com que a direção de prova desse bandeira vermelha e reiniciasse a disputa.

 

Reiniciando a prova, a equipe que mais karts teve na prova foi a equipe Americanet CAR Racing, ao todo 8 karts, um número recorde para uma equipe só nas 500 milhas. Entre os destaques dessa equipe estava Sergio Sete Câmara (que correu de F2 neste ano pela equipe Dams e terminou em quarto lugar no campeonato, conquistando a superlicença para correr na F1, mas ele não sabe onde correrá em 2020), Diego Nunes que correu na Stock Car pela KTF neste ano e Guilherme Salas campeão da Stock  Light pela KTF, além de Peterson Nakamura, e José Ricardo Oliveira bicampeões das 500 milhas da Granja, Gabriel  Bortoletto (irmão do dono da equipe, Enzo Bortoletto) e o próprio. Gabriel, que participou do Mundial de kart de 2019 e que deverá correr em 2020 na Europa, estreando em monopostos na F4 Alemã e Italiana, era um dos mais jovens entre os quase 300 pilotos.

 

 

Outras equipes com destaques  era a de Rubens  Barrichello, correndo  num kart com seus 2 filhos, Fernando e Dudu Barrichelo, com Felipe Giaffone e seu filho  Nicolas Giaffone, piloto de kart e primo dos filhos de Barrichello, o filho da irmã de Rubinho, Renata Barrichello, Felipe Bartz, correu as 500 milhas também na equipe do tio no kart número 71, onde correu Marco Andretti, Rafael  Suzuki, Kiko  Porto (piloto de Recife que foi vice campeão na F4 Norte Americana) e Gaetano di Mauro.

 

   As equipes da família Piquet, de Felipe Massa e de Rubens Barrichello também se fizeram presentes mais uma vez...

 

Outra equipe que correu as 500 milhas com um chefe de equipe pilotando nela foi a equipe de Cristian Fittipaldi, que entre os destaques tinha Vitor Meira, que foi piloto da Stock Car e da F. Indy, atualmente dono de uma agência de Publicidade em Brasília, sua cidade Natal, mas participa  todo ano das 500 milhas. Outro destaque é o ex campeão Mundial de Kart Ruben Carrapatoso, hoje em dia é engenheiro chefe da equipe KTF da Stock Car e é coach do piloto Felipe Tozzo na Mercedes Benz Challenge, além de alguns pilotos de kart. Este ano ele participou da equipe Fittipaldi.

 

Também coloco como destaque a equipe Karteiras/Bardhal onde, como já mencionei no inicio desta matéria, só mulheres correram, Bia Figueiredo, Miriam Schivell (Miriam pelo segundo ano corre nas 500 milhas, participou de vários campeonatos de kart indoor pelo Brasil), Gabi Mesa, que corre num campeonato que só mulheres participam, chamado as Karteiras, Antonella  Bassani de apenas  13anos, revelação do kart nacional, ela é apadrinhada por Bia Figueiredo, Fernanda Seabra Jardim (filha do piloto da copa truck Adalberto Jardim e  corre nas karteiras também) além de Janyce Da Cruz, Maíra Andriguetto e Gabriella Morais. Outras equipe de destaque foi a Iveco Usual Racing, cujo dono é o piloto da Copa Truck, Djalma Pivetta (é a primeira vez que ele  corre as 500 milhas) e a Medina Racing, onde Roberto Merhi participou, sem falar nas equipes da família Piquet, sempre presente nas 500 Milhas e da equipe de Felipe Massa, sempre entre as mais rápidas, onde este ano correu Caio Collet e Lucas di Grassi.

 

   Com duas "profissionais" (Bia e Antonella) e um time de amadoras apaixonadas, tivemos um time 100% feminino na disputa.

 

Uma pessoa conhecida, mais fora das pistas do que nelas, que participou da competição foi o humorista Bruno Sutter pela equipe Kiss/vox um, Sutter corre  campeonatos de kart na Granja Viana é um apaixonado por kart e fez sua estreia este ano. Outra equipe que estreou nas 500 milhas foi a Lazy Racing, cuja chefe de equipe é uma moça que há anos se dedica ao kartismo, Gabriela Pedron, ela organiza há anos um campeonato de kart rental chamado Kart For Friends e conseguiu realizar um sonho: correu com uma equipe sua na maior prova de kart endurance do Brasil.

 

Vamos ao resultado da prova, depois de 12 horas de prova sem interrupções, tirando o acidente da largada, que ocasionou uma segunda largada, a vitória ficou, com eles, que lideraram quando era importante, na parte final da prova, mas que estiveram sempre próximo dos líderes e que, no fim, estabeleceram uma boa distância da equipe segunda colocada e após 657 voltas, com o kart número 85 da equipe Americanet CAR Racing, onde se revezaram Enzo Bortoletto, Sergio Sette Câmara, Gabriel Bortoletto, Antonio Junqueira, Guilherme Salas, Antonio Giardelli e João cunha. Quem conduziu o Kart à vitória na parte final foi Enzo Bortoletto. Na segunda colocação chegou a equipe Matrix Racing com o kart 91, pilotado por Felipe Massa, Dudu Massa (irmão de Felipe), Caio Collet, Rafael Câmara, Ricardo Gracia, Lucas di Grassi e Gabriel Dias e em terceiro chegou outro kart da equipe Matrix Racing. Completaram o pódio em quarto um dos karts da equipe Fittipaldi/Shell, em quinto a equipe Spirit Sports e em sexto outro kart da equipe Fittipaldi/Shell.

 

   Depois de ter sido escoltado nas voltas finais, Enzo Bortoleto, de 16 anos, cruzou a linha de chegada em 1° lugar.

 

Um destaque muito interessante no final da prova foi a estratégia dos pilotos da equipe vencedora, o kart vencedor, foi “escoltado”, durante a parte final da prova pelo kart pilotado por José Ricardo Oliveira, que chegou em terceiro na geral. Algo que é normal no kart, um piloto ir empurrando o kart da frente sendo da mesma equipe, para o outro ganhar velocidade também tinha a questão de servir de proteção para o líder.

 

Mais uma vez a prova teve transmissão da largada e dos momentos finais pelo Sportv, sendo a prova inteira transmitida pelo Youtube no canal da KGV e todo o aplauso para a excelente iniciativa de Felipe Giaffone, de baratear os custos de algumas equipes criando outras duas categorias, pois correr as 500 milhas da granja com chances de vitória requer um investimento alto, mas com esta iniciativa a disputa se tornou mais acessível a alguns pilotos e equipes.

 

   A festa no pódio foi grande paratão pouco espaço, Afinal, com times compostos por tantos pilotos, falta lugar mesmo.

 

Um momento de emoção antes da largada foi o minuto de silêncio em memória de Tuka Rocha, piloto que várias vezes participou desta prova, um grande incentivador do kartismo e que morreu vitima de um acidente aéreo em novembro deste ano Caso estivesse vivo, com certeza participaria, como fazia todos os anos.

 

Rodrigo Botana

 

 

    
Last Updated ( Monday, 30 December 2019 21:51 )