Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
10 anos sem ouvir o tema da vitória PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 22 September 2019 23:00

No último dia 13 de setembro, completamos 10 anos sem ouvir o tema da vitória na Fórmula 1. A famosa música que “cansamos” de ouvir nos domingos pela manhã na TV Globo e que marcou principalmente as vitórias de Ayton Senna.

 

Foi de Rubens Barrichello a 101ª e última vitória verde-amarela na categoria até aqui. Na época, Rubinho corria pela equipe Brawn e faturou o GP de Monza, na Itália, subindo pela segunda vez ao lugar mais alto do pódio na temporada 2009.

 

O tempo voou e pra mim é difícil acreditar que o terceiro país em número de títulos na Fórmula 1 amarga esse recesso. E, pior ainda, não tem desde o ano passado um piloto correndo na principal categoria do mundo.

 

É o jejum mais longo desde Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet/Senna e depois Senna/Barrichello. Entre a última vitória de Fittipaldi e a primeira de Piquet foram quase cinco anos. Depois, um intervalo de quase sete anos desde a última conquista de Senna e a primeira de Barrichello.

 

Acompanhando as entrevistas do Rubinho sobre a data, que caiu no mesmo fim de semana da Stock Car no Velopark, ele sempre deixou claro que este é um marco que ele espera ver quebrado em breve. E todos nós também torcemos para isso.

 

    Em setembro de 2009, 10 anos atrás, o Brasil venceu seu último GP de Fórmula 1 pelas mãos de Rubens Barrichello.

 

Temos pilotos talentosos nesta “luta”: Sérgio Sette Câmara, os irmãos Fittipaldi, Pedro Piquet, Caio Collet e outros jovens que estão trilhando seus caminhos na Europa. Mas eles ainda precisam chegar à Fórmula 1 e depois vencer. Ou seja, ainda teremos alguns anos sem o tema da vitória pela frente.

 

A falta de investimento para que tenhamos uma categoria de base forte no Brasil, que possa formar pilotos e leva-los mais preparados para a Europa. A crise dos últimos anos, a ausência de um patrocinador forte, bancando projetos estruturados e que deem oportunidades para os pilotos seguirem no esporte, com orientação e estrutura. São alguns dos motivos que nos levaram a chegar a esta década no escuro.

 

Eu que amo automobilismo, que trabalho há mais de 20 anos neste meio, torço muito para que isso mude o mais rápido possível e que  possamos nos “cansar” de ouvir o tema da vitória novamente!

 

Fernanda Gonçalves

Fernanda Gonçalves é Diretora Executiva da FGCom Assessoria em Comunicação

Quer saber mais? Conheça o nosso site: www.fgcom.com.br