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WRC Turquia: Ogier vence em dobradinha da Citroën PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 15 September 2019 16:15

 

 

Chegamos!

 

Saímos dos do desafio em asfalto entre campos de treinamentos militares e bucólicas passagens entre bosques e vinícolas na Alemanha para a etapa de cascalho mais difícil da temporada.

 

O Rally da Turquia, além de ser em um piso que judia do equipamento, mesmo sendo disputado no final do verão europeu impõe aos competidores um período de desgaste pelas altas temperaturas que vai torturar quem tem que pilotar em alta velocidade e com máxima concentração.

 

A única coisa que tínhamos como certeza para este final de semana é que Ott Tänak era o homem a ser batido. Mais uma vitória do estoniano será um balde de água fria nada refrescante para seus opositores.

 

visão global

• Um dos desafios mais difíceis da temporada. O calor abrasador e as estradas de cascalho rochoso nas montanhas do sudoeste da Turquia impõem grandes exigências ao homem e à máquina. Um desafio em que uma estratégia inteligente e evitar problemas é tão importante, se não mais, que a velocidade total.

 

Estágios

• Multidões lotam a cidade-resort de Marmaris para a curta apresentação

 de quinta-feira pelas ruas da área da marina.

• Uma etapa difícil de abertura na sexta-feira contém mais da metade da distância competitiva do rally, com quase 161 km.

• Inicia com um estágio de Içmeler renovado ao lado do parque de serviços antes de seguir para nordeste em direção a Mugla por mais duas etapas. Todos os três são repetidos à tarde.

• É um formato semelhante no sábado, mas desta vez a rota segue para oeste de Marmaris. O novo estágio de Kizlan fecha cada ciclo de um dia compacto, que reúne quase 118 km de etapas em um itinerário de 346 km.

• O final de domingo tem o mesmo “tamanho de bolso”. Os quatro testes culminam no Marmaris Power Stage, que termina na entrada do parque de serviço de Asparan.

 

 

 

Estágio icônico

• O estágio de Datça de sábado é um espetáculo à parte. São apenas 8,75 km, mas o que falta à distância é mais do que compensado por cenários incríveis. Ela serpenteia ao redor de uma montanha com os poucos quilômetros finais ao longo da costa, oferecendo cenários deslumbrantes de cartões postais para o mar.

 

Desafio

• A etapa de cascalho mais lenta da série reduz o fluxo de ar e exige muito dos motores, transmissões e freios quentes.

• Estradas abrasivas e altas temperaturas garantem um período difícil para os pneus trabalhados da Michelin.

• As temperaturas do ar bem acima de 30°C fornecem condições desconfortáveis ​​para os pilotos e navegadores.

 

Configuração do carro

• Suspensão de cascalho.

• Nas estradas rochosas das montanhas, os pilotos podem aumentar a altura de condução do carro para lidar com condições adversas durante a segunda passagem.

• Pneus duros são a opção preferida, mas compostos médios também participam da estratégia dos pilotos.

 

 

 

Histórico de Eventos

• O Rally da Turquia foi realizado pela primeira vez em 2000 e três anos depois estreou no WRC.

• Carlos Sainz venceu o evento inaugural em Kemer, perto de Antalya.

• Em 2010, o rally mudou-se para o norte, para estradas próximas a Istambul, na parte asiática do país.

• Sébastien Loeb lidera o hall da fama dos vencedores com três vitórias. A Citroën tem quatro vitórias em seu nome.

 

Novidades para 2019

• O estágio de Kizlan, com 17,00 km de sábado, que promete paisagens deslumbrantes ao abraçar a costa.

• O estágio incrivelmente torcido de Çiçekli se move de sexta a domingo e segue na direção oposta ao ano passado.

 

 

 

Principais Destaques

• O estágio de quinta à noite na pitoresca marina de Marmaris. Passagens completas por rotatórias, um salto e curvas fechadas - bem como grandes multidões!

• O parque de serviço de Asparan é o centro de rally. Fica a poucos quilômetros de Marmaris e oferece fácil (e queremos dizer fácil!) Acesso a vários estágios.

• Wolf Power Stage de domingo. O estágio de Marmaris começa na cidade de Içmeler e termina no parque de serviços. Perfeito para assistir à ação e participar das celebrações da vitória.

• Vários estágios correm ao longo do mar, garantindo imagens de cair o queixo nas transmissões ao vivo do litoral. A menos, é claro, que você esteja lá e então possa ver por si mesmo!

• Marmaris é uma cidade portuária mediterrânea e um resort de férias na Riviera Turca. Em setembro, as temperaturas chegam fácil aos 30°C; portanto, para aqueles fãs que pretendem ir assistir, por que não adicionar alguns dias para relaxar na praia e na piscina?

 

Kris Meeke mostrou uma grande performance aos seus rivais para definir o tempo mais rápido no shakedown de quinta-feira de manhã no Rally da Turquia. O Ulsterman, que fez sua primeira aparição no evento de Marmaris, foi o mais rápido no rochoso teste de velocidade Asparan de 4,70 km em seu Toyota Yaris por um segundo de Andreas Mikkelsen.

 

O companheiro de equipe do norueguês Hyundai i20, Thierry Neuville, ficou mais 0.2s depois que todos os pilotos principais completaram três passagens do estágio em temperaturas apenas uma fração abaixo de 30°C. Teemu Suninen optou pelos pneus compostos da Michelin em seu Ford Fiesta e estabeleceu o ritmo na primeira passagem. Meeke estabeleceu o tempo de referência em sua segunda tentativa, cortando mais de quatro segundos em relação ao tempo anterior e igualando-o em sua última passagem.

 

  No Shakedown, Kris Meeke mostrou a força da Toyota e o potencial de se tomar a frente no mundial de construtores.

 

Ott Tänak, líder do campeonato, ficou em quarto lugar em outro Yaris, 1.4s atrás do companheiro de equipe, com o tempo original de Suninen bom o suficiente para o quinto. O campeão mundial Sébastien Ogier completou os seis primeiros no Citroën C3. Esapekka Lappi furou um pneu traseiro em seu C3 em sua primeira tentativa, enquanto Pontus Tidemand voltou ao serviço para permitir que sua equipe M-Sport Ford verificasse um problema de intercomunicação em seu Fiesta.

 

Na festa de abertura nas ruas de Marmaris, Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen, da Hyundai Motorsport, compartilharam a liderança no Rally da Turquia na noite de quinta-feira, empatando o tempo mais rápido no teste de velocidade. Mikkelsen estabeleceu o tempo de referência em seu i20, depois de superar o líder Pontus Tidemand. O norueguês permaneceu no caminho para a vitória no estágio até Neuville parar os relógios no mesmo décimo. Apesar do ritmo, Mikkelsen não estava totalmente satisfeito. Seu colega belga estava relaxado e sorrindo no final do estágio.

 

  O balneário de Marmaris recebeu a abertura da competição que se estenderia até o domingo e foi a noite da Hyundai.

 

Milhares de fãs assistiram a uma espetacular queima de fogos antes dos levantadores de cortinas de 2,00 km para a 11ª rodada do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, ao lado da marina de Marmaris. Tidemand terminou em terceiro no Ford Fiesta, a 1.6s de distância dos Hyundais voadores. Sébastien Ogier ficou um décimo atrás na quarta posição no seu Citroën C3, a 0.3s de distância do vencedor do shakedown desta manhã Kris Meeke com seu Toyota Yaris. Esapekka Lappi completou os seis primeiros.

 

A ação continuaria na sexta-feira com uma perna cansativa que contém mais da metade da distância competitiva do evento. As equipes enfrentariam duas voltas idênticas em três estágios, incluindo o Çetibeli de 38,15 km, o mais longo do fim de semana. Eles somam 159,14 km e o serviço em Asparan divide os dois grupos.

 

Esapekka Lappi liderou uma duríssima sexta-feira sob intenso calor e liderou o 1-2 da Citroën no Rally da Turquia, quando a etapa de abertura da sexta-feira deu novo impulso aos desafiantes do título da WRC, Sébastien Ogier e Thierry Neuville. O finlandês terminou um dia longo e difícil, em que os elementos jogaram tudo o que podiam nos concorrentes, com uma vantagem de 17.7s sobre o companheiro de equipe do Citroën C3 e campeão mundial Ogier. Neuville foi 0.7s mais lento em seu Hyundai i20.

 

  Esapekka Lappi mostrou uma Citroën forte na sexta-feira do Rally da Turquia e terminou o dia na liderança.

 

Ott Tänak, líder do campeonato, ficou em oitavo lugar depois de um dia conturbado a bordo do seu Toyota Yaris, oferecendo nova esperança aos seus rivais. Neuville chegou na Turquia atrás do estoniano por 33 pontos no campeonato, com Ogier 40 atrás na 11ª rodada de 14.

 

O calor intenso e as estradas montanhosas cobertas de rochas acima da Costa Turquesa da Turquia constituíram um desafio matinal feroz. A tarde foi ainda mais exigente, pois estradas mais ásperas e chuvas fortes significavam que a aderência estava era um prêmio para quem a conseguisse.

 

  Andreas Mikkelsem foi rápido e eficiente, mantendo o líder na alça de mira sob o calor de mais de 30°C na Turquia.

 

Jari-Matti Latvala assumiu a liderança na etapa especial de abertura de Neuville e Andreas Mikkelsen, que estavam empatados após o curto período de quinta-feira à noite. Lappi avançou no estágio seguinte e ampliou sua vantagem em cada um dos quatro estágios de velocidade restantes.

 

O penúltimo estágio de 38,15 km Çetibeli virou a tabela de classificação de cabeça para baixo. A chuva tornou as condições traiçoeiras para aqueles que optaram pelos pneus compostos da Michelin, a escolha lógica para o clima quente e seco. Aqueles que usam compostos médios saíram-se melhor.

 

  O dia não começou nada bom para Thierry Neuville, mas o postulante ao título recuperou-se na parte da tarde.

 

O tempo mais rápido para Neuville promoveu o belga do sétimo para o terceiro, depois de uma manhã frustrante em que ele lutou contra o comportamento do i20. No teste final, ele se aproximou ainda mais de Ogier, que sobreviveu apenas com um furo de pneu para atrasá-lo.

 

Teemu Suninen levou o Ford Fiesta para o quarto lugar, apesar da rotação inicial. O finlandês terminou 25.0s atrás de Neuville e 19.7s à frente de Mikkelsen, que ficou em segundo o dia inteiro antes de perder quase um minuto com os pneus errados em Çetibeli.

 

O tempo mais rápido na fase final levou Dani Sordo à sexta posição no i20, depois de uma punção precoce. O espanhol tinha 6,9 segundos na mão sobre Kris Meeke, que também teve problemas com pneus e dirigiu com cuidado depois de danificar o ponto de suspensão do volante em seu Yaris.

 

   O líder folgado do campeonato enfrentou problemas e ficou distante dos ponteiros ao final da sexta-feira na Turquia.

 

Tänak estava 5.3s atrás de seu companheiro de equipe, depois de perder tempo cortando uma linha clara no cascalho solto nesta manhã e perdendo quase 80 segundos com um furo de pneu. Latvala caiu para o nono lugar em um dia decepcionante para a Toyota Gazoo Racing após um furo de pneu na parte da tarde, enquanto Pontus Tidemand completou a tabela de líderes em um Fiesta.

 

O sábado segue um formato similar de dois grupos de três etapas, mas desta vez a rota segue para oeste de Marmaris. Mais de 110 km de competição são embalados em seis testes, com vistas impressionantes de cartão postal da costa do Mediterrâneo.

 

Aquela famosa máxima da “sorte de campeão” apareceu no sábado nas estradas empeiradas e quentes de cascalho na Turquia. Sébastien Ogier assumiu a liderança por uma vantagem mínima, de 0.2s, ante seu companheiro de equipe da Citroën, Esapekka Lappi. após um dia desastroso para os rivais do WRC Ott Tänak e Thierry Neuville.

 

  Em uma jornada quase perfeita, Sébastien Ogier superou os concorrentes e assumiu a ponta no final do sábado ma Turquia.

 

Ogier e Lappi venceram dois dos seis estágios de velocidade nas proximidades de Marmaris sob temperaturas próximas a 35°C. O francês reverteu a ordem da perna de abertura, relegando seu colega do Citroën C3 na penúltima etapa especial, quando Lappi parou o motor em um hairpin.

 

Foi um dia terrível para o líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA, Ott Tänak, que foi forçado a abandonar na seção de contato para a segunda etapa quando a unidade de controle eletrônico de sua Toyota Yaris falhou. De certa forma, isso foi “bom para o campeonato”, ao menos para nós, espectadores, que não queremos uma decisão antecipada do campeonato.

 

  Se a sexta-feira foi difícil, o sábado foi ainda pior para Ott Tänak, forçado a abandonar por um problema eletrônico.

 

O dia se mostrou um pouco melhor para Neuville, o segundo na classificação do campeonato e o terceiro da noite de sexta-feira para o sábado. Ele saiu da estrada em uma seção empoeirada da etapa de abertura e perdeu mais de quatro minutos para recolocar seu Hyundai i20 em movimento, terminando o sábado em oitavo lugar.

 

Ogier, atrás de Lappi por quase 18 segundos, apostou pela manhã em um pacote misto de dois pneus Michelin duros e dois compostos médios. Sua aposta rendeu bons dividendos quando ele venceu o estágio de abertura de 33,00 km, sendo 16.7s mais rápido que Lappi.

 

  Thierry Neuville também voltou a sofrer com problemas em seu Hyundai i20, afastando-se da luta pelos primeiros lugares.

 

O francês usou seus pneus de forma soberba nas duas etapas matinais restantes, antes de repetir sua investida quando o longo estágio foi realizado novamente na parte da tarde, sob um desgaste dos pneus era extremo. Ele estava na posição perfeita para capitalizar quando Lappi cometeu um pequeno erro.

 

Andreas Mikkelsen rebaixou Teemu Suninen para o quarto, mas Suninen lutou muito e levou seu Ford Fiesta cheio de problemas até o final da perna, apenas a 9.8s do i20 do norueguês. Dani Sordo foi o quinto solitário em seu i20, quase um minuto atrás da Suninen e quase 50s à frente de Yaris, de Jari-Matti Latvala.

 

  Esapekka Lappi, que liderou a sexta-feira e praticamente todo o sábado teve uma pane de motor e perdeu a liderança.

 

Latvala passou à frente do companheiro de equipe Kris Meeke quando o britânico deu uma rodada pela manhã. Meeke voltou à frente no penúltimo estágio, apenas para sair da estrada no estágio final com pneus muito gastos e terminar 15.1s atrás do finlandês. Atrás de Neuville, Pontus Tidemand e o líder do WRC 2, Kajetan Kajetanowicz, completaram o placar.

 

O final da disputa, node domingo, com apenas 38,62 km cronometrados abrangendo quatro testes. Duas corridas pelos 7,05 km de Marmaris marcam a perna, com a segunda passagem sendo o Wolf Power Stage com pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos.

 

O domingo foi a confirmação do domínio da Citroën no Rally da Turquia e, com uma decisão que deve ter sido tomada na noite anterior para que Sébastien Ogier fizesse o maior número de pontos possível. O hexacampeão liderou uma corrida de dois pontos na Citroën no Rally da Turquia na tarde de domingo para reacender suas esperanças de um sétimo título consecutivo no campeonato mundial de rali da FIA.

 

  Com tranquilidade, muita vantagem e sem ser ameaçado pelo segundo colocado, Ogier seguiu tranquilo para a vitória.

 

Ele terminou 34.7s à frente do antigo líder Esapekka Lappi para reivindicar sua primeira vitória desde março e subir para o segundo lugar na classificação, diminuindo a diferença para o líder da série Ott Tänak para 17 pontos, com um máximo de 90 disponíveis nas três últimas rodadas.

 

Ogier deixou claro antes do início que nada menos que uma vitória manteria suas esperanças de título vivas. Enquanto Tänak e seu rival, Thierry Neuville, caíram em suas infelicidades e problemas técnicos no intenso calor nas trilhas de montanhas, Ogier e Citroën foram magistrais.

 

  Esapekka Lappi confirmou a dobradinha da Citroën e não ameaçou Ogier que está na luta pelo título, trabalhando pela equipe.

 

Lappi assumiu a liderança no terceiro dos 17 estágios de velocidade na manhã de sexta-feira e permaneceu no topo quando Ogier subiu para o segundo. O francês tomou a liderança no sábado, quando Lappi parou o motor do C3 com força e passou pelo final de domingo para sua terceira vitória do ano.

 

Tänak, que abandonou o rally no sábado com um problema elétrico, voltou no domingo para tentar buscar o máximo de pontos de bônus no Power Stage, na base do tudo ou nada durante, mas conseguiu conquistar apenas 1 ponto. Neuville definhava em oitavo depois de um acidente no sábado e foi com a mesma tática de Tänak para o Power Stage, mas conseguiu apenas dois pontos.

 

  Andreas Mikkelsen foi o melhor entre os Hyundai e conquistou valorosos pontos na disputa do título de construtores.

 

Lappi sobreviveu a um giro e um furo nos dois últimos estágios para ficar em segundo depois de uma temporada tórrida. O finlandês terminou 29.8s à frente de Andreas Mikkelsen, que conseguiu pontos vitais para estender a liderança da Hyundai Motorsport no campeonato de construtores para 19 pontos.

 

Teemu Suninen não conseguiu lutar com Mikkelsen pelo último pódio no domingo, mas o quarto lugar no seu Ford Fiesta foi um forte resultado para o finlandês, após uma exibição sem brilho na estrada de terra anterior em seu país de origem. Dani Sordo foi o quinto em outro Hyundai i20, à frente da dupla Toyota Jari-Matti Latvala e Kris Meeke. O primeiro líder Latvala perdeu tempo no início do rali com um furo, enquanto Meeke também recuou com problemas de pneus durante a partida de abertura de sexta-feira.

 

  Campeonato só termina quando acaba e na luta pelo campeonato, Ogier mostrou que continua vivo nessa reta final.

 

Atrás de Neuville, Pontus Tidemand levou o seu Fiesta para o nono e Gus Greensmith venceu um rolo tardio para terminar em 10º e vencer a categoria de suporte do WRC 2 Pro. Os Brasileiros Paulo Nobre e Gabriel Morales foram o 19° na geral e 6° colocados no WRC2.

 

O WRC retornará no Rally da Grã Bretanha, que é disputado no Pais de Gales. Com os resultados, a classificação apertou com Ott Tänak ainda líder com 210 pontos, seguido de Sébastien Ogier com 193 e Thierry Neuville com 180. A 11ª rodada da série de 14 rodadas será baseada em Llandudno.

 

Arrivederci,

 

Redação do Rally.it  

 

Last Updated ( Sunday, 15 September 2019 21:21 )