Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Sete vezes Beto Monteiro na Copa Truck PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 03 September 2019 15:19

É complicado demais se afirmar certas coisas no esporte, especialmente no automobilismo, mas me arrisco a dizer que dificilmente alguém tira o título da Copa Truck das mãos de Beto Monteiro. No final de semana em Rivera, cidade uruguaia que faz divisa com Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, Beto levou as duas corridas. Novamente fez, barba, cabelo e bigode. Largou na pole position da prova de abertura, venceu de ponta a ponta, foi o oitavo, na inversão do posicionamento na segunda etapa e também levou. E em ambas fez a melhor volta. Na primeira foi o único a andar abaixo de 1min34s (1min33s968) e na segunda completou sua sétima vitória nas doze corridas do ano. Beto ganhou a metade.

 

Já garantido na Grande Final, marcada para dezembro, mas com local indefinido, segundo o site oficial da categoria, onde ainda consta um asterisco em Interlagos, Beto Monteiro tem tudo para se sagrar três vezes campeão com caminhões, já que os outros dois títulos foram conquistados na extinta Fórmula Truck. Claro que, como dizia o pentacampeão de F1 Juan Fangio, corridas são corridas, mas Beto tem guiado muito e, claro, conta com um caminhão Volkswagen mais do que confiável. Além da natural competência também tem tido o que se convencionou chamar de sorte de campeão, pois enquanto alguns dos seus mais diretos adversários quebram ou batem, ele continua na pista livre, leve e solto e fagueiro.

 

No entanto a vitória na prova final não foi fácil, pois assim que assumiu a liderança ele foi combatido, e muito, pelo aguerrido Roberval Andrade, que já tem três títulos com caminhões e é o atual campeão da categoria. Foi uma briga de dar gosto de ver, pois os dois brutos disputaram, sem toques, centímetros, algo bem difícil num caminhão de cerca de 4,5 toneladas e mais de mil cavalos de potência e ainda com dois dos grandes da história dessas corridas no cockpit.

 

Beto, vencedor da primeira copa, lidera a terceira com 67 pontos contra 61 de Leandro Totti, 55 de Felipe Giaffone e 41de Wellington Cirino. Paulo Salustiano, que estava na frente da tabela na chegada a Rivera, teve problemas na primeira prova e na segunda, quando voltou à pista, vinha bem até se envolver num acidente em que Cirino e Débora Rodrigues se chocaram. Sobrou para o antigo líder que, sem pontuar pela segunda vez no ano, caiu para o sétimo lugar com os mesmos 36 pontos do desembarque. Quem se deu mal num acidente logo na largada na abertura, foi André Marques, que fraturou alguns ossos do braço. Ele deve ficar fora da corrida em Cascavel, mas tudo indica que estará recuperado para a finalíssima para onde já está classificado.

 

 Beto Monteiro fez barba, cabelo e bigode na etapa uruguaia da Copa Truck em Rivera. A 7ª vitória em 12 corridas de 2019.

 

Agora os brutos só voltam à pista no mês que vem: dia 8 de outubro em Cascavel, no Oeste paranaense, e dia 27 no Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

 

Só para falar um pouquinho da Stock Car, que tem a próxima etapa marcada para dia 15 no Velopark. O sempre atento comentarista Tiago Mendonça fez uma excelente observação logo após a Corrida do Milhão: a da colocação, por pelo menos uma equipe, de fechaduras eletrônicas na porta do fundo dos boxes da categoria. Para quem deveria ter a Nascar e o automobilismo norte-americano como base, fica complicado agir como se fosse uma das fechadas e quase secretas escuderias da Fórmula 1. Enquanto os norte-americanos facilitam o acesso dos torcedores aos boxes, para se aproximarem dos pilotos e dos patrocinadores, a F1 restringe mais e mais a cada dia. E foi isso o que acabou acontecendo na Stock Car.

 

Claro que ninguém defende a presença de torcedores nos boxes nos momentos decisivos e de correria, como treinos e corridas e nem a abertura completa, pois muitos materiais das equipes são caros e importantes, mas a Stock Car precisa muito e cada vez da presença do público nos autódromos, que andam meio vazios e, entendo que não pode viver das raríssimas transmissões ao vivo da Rede Globo, que uma vez ou outra leva a corrida, de forma bem enxuta, no canal aberto. A grande maioria das provas é disputada com o SporTV3 mostrando as corridas.

 

Milton Alves 
Last Updated ( Tuesday, 03 September 2019 15:30 )