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Testes e mais Testes. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 02 February 2010 21:51

 

Amigos, começou a disputa. A Fórmula 1, 2010, teve seu início na última segunda-feira, com os testes em Valência na Espanha. O circuito Ricardo Tormo recebeu as equipes que começaram os trabalhos, notadamente a Ferrari, a Mclaren e a Mercedes, entre outras. Preocupações não faltam para a temporada. Antes os carros largavam com 50 quilos de combustível (na F1 se fala em quilos, e não em litros). Agora com a proibição do reabastecimento, o peso pode chegar a 160 quilos de combustível na largada. Sem entrar em mais detalhes, é claro que todos estão testando com tanque cheio, meio tanque, tanque vazio, pneus novos, pneus usados e configurações aerodinâmicas distintas. 

O trabalho é intenso e Felipe Massa sabe disso. Com tempos muito bons, Massa foi o mais rápido na Espanha em algumas sessões de testes. Quem acompanhou imagens via internet dos treinos, viu um aparato em cima da entrada de ar da Ferrari. Uma torre de tamanho maior do que o normal,carregava um tubo de Pitot 

 

O nome é uma homenagem ao engenheiro francês do século XVIII, Henri Pitot, que inventou o tubo para medir a velocidade do ar e outros fluidos. Esse mesmo tubo está próximo ao bico dos carros de F1, e também é usado na aviação. Quem não se lembra do acidente fatal com o Airbus da Air France no meio do ano passado? Constatou-se depois que um dos tubos de Pitot estava congelado devido ao frio intenso em uma tormenta na alta atmosfera, e o avião perdeu sua medição de velocidade em relação ao solo. Ao acelerar mais do que podia, a aeronave acabou se partindo. Pois bem, esse tubo que se usa também na F1, mede a velocidade do ar ao passar pelos mais variados sistemas aerodinâmicos, e nos testes pode muito bem ser colocado sobre a tampa do motor como no caso da Ferrari, para que conclusões valiosas sejam tiradas relativas ao desempenho do carro. 

 

Este é apenas um dos aspectos da Fórmula 1 moderna. Quando falamos das disputas nas pistas, temos que lembrar que um time inteiro trabalha muito. A competição do automóvel movimenta centenas, até mesmo milhares de pessoas com uma só idéia: a vitória.  

 

Sem dúvida é um esporte de equipe. As maiores equipes em número de componentes do esporte mundial. 

 

Um abraço e oremos sempre. 

 

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Last Updated ( Saturday, 06 February 2010 14:06 )