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WRC Chile: O show de Tänak com lama e cascalho PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 12 May 2019 21:12

Chegamos!

 

Esta é a primeira visita do WRC Chile, país ao sul da América do Sul, banhado pelo oceano pacífico, de relevo particular e cenários distintos, indo desde montanhas nevadas na cordilheira dos Andes, ao deserto de Atacama, passando por vinhedos em terras produtivas a outros tantos cenários.

 

O WRC Copec Rally Chile (de 9 a 12 de maio) representa uma folha de papel em branco para todos, desde os navegadores, que enchem suas planilhas com as novas notas de andamento até os pilotos que lidam com as estradas anteriormente não percorridas.

 

A sexta rodada é realizada próximo a cidade portuária de Concepción, a quase 500 km ao sul da capital Santiago. A maior parte da rota é imprensada entre o Oceano Pacífico e o Rio Biobío, a segunda maior hidrovia do país.

 

A instalação rodoviária de cascalho se aventura profundamente nas florestas do interior em trilhas de velocidade média, usadas ​​por caminhões de madeira, mas também há mais estágios abertos com paisagens impressionantes do Pacífico.

 

A competição começaria com uma colorida cerimônia de abertura na noite de quinta-feira no centro de Concepción. Festa sem velocidade. Não temos nenhum estágio na quinta-feira.

 

 O Chille foi palco pela primeira vez do WRC com a promessa de proporcionar uma grande competição.

 

A perna de abertura de sexta-feira é a mais longa, com 125,27 km, e viaja para o sul, para dois estágios árduos em trechos de floresta, divididos pelo serviço em Talcahuano. El Pinar (17,11 km) é conduzido uma vez com El Puma (30,72 km) e Espigado (22,26 km) abordados duas vezes. O dia termina com o excitante início da noite na rua Bicentenario, no centro de Concepción. O estágio de 2,20 km passa pelo teatro da cidade e o monumento lembra o terremoto e o tsunami que atingiram a região em 2010.

 

El Puma é o estagio mais longo do evento e é descrito como o “Ouninpohja do Chile”, em referência ao palco clássico da Finlândia. As estradas tecnicamente complicadas, mas rápidas e sinuosas, serão um desafio difícil.

 

O sábado traz um compacto segundo trecho mais próximo da cidade embala 121 km de etapas em menos de 400 km. Rio Lia (20,90 km), Maria Las Cruces (23,09 km) e Pelun (16,59 km) são conduzidas de manhã e à tarde com o serviço no meio.

 

 Para quem se acostumou com as imagens do Dakar, com desertos e montanhas, o WRC terá um palco bem diferente.

 

O final de quatro etapas de domingo cobre quase 59 km e possui vias mais abertas. O teste Bio Bio de 12,52 km, que começa no rio e termina na costa, abre a ação e a fecha como o Wolf Power Stage. Sanduía Lircay (18,06 km) e San Nicolàs (15,28 km).

 

Top 5 Desafios

• Nenhuma experiência anterior para competidores ou equipes de back-up.

• Os pilotos e os navegadores devem preparar novas notas de navegação.

• Nenhuma oportunidade de aperfeiçoar a configuração do carro antes do rally, já que testes no Chile não foram permitidos.

• Falta de conhecimento sobre desempenho e desgaste dos pneus.

• Escolher quando cortar as curvas. Há muitas oportunidades para ganhar décimos vitais, mas as margens da estrada escondem troncos de árvores e pedras, portanto as notas de ritmo não devem ser muito otimistas.

 

Shaledown

O norueguês Andreas Mikkelsen, que conquistou um segundo melhor momento na Argentina há duas semanas, após um início de temporada problemático, foi o mais rápido no teste de 6,45 km em San Pedro de la Paz por 1.0s.

 

A chuva fez a abertura correr com trimhas molhadas e enlameadas, mas como as condições secaram o ritmo aumentou e Mikkelsen, dirigindo um Hyundai i20, postou seu tempo de referência na última de suas três passagens.

 

 No Shake down, Andreas Mikkelsem parecia estar ainda na mesma sintonia do bom resultado na Argentina.

 

O Shakedown proporcionou a primeira oportunidade para os grandes nomes do WRC experimentarem as estradas do Chile com velocidade, enquanto o país sul-americano se tornaria o 32º a sediar uma rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA e o primeiro recém-chegado desde a Bulgária em 2010.

 

O campeão mundial Sébastien Ogier estabeleceu o ritmo inicial em seu Citroën C3. O francês foi o mais rápido na primeira passagem antes de Kris Meeke ser o mais rápido na segunda passagem. Ele foi eclipsado pela performance final de Mikkelsen depois que um atraso significou que o shakedown foi prolongado.

 

Os pilotos da Toyota Yaris, Ott Tänak e Jari-Matti Latvala, preencheram os três primeiros lugares. O estoniano derrotou o Latvala por 0.2s. Thierry Neuville, que lidera a tabela de pontos no WRC depois de vitórias na Córsega e na Argentina, ficou em quarto no i20, 1.4s atrás. Elfyn Evans e Meeke completaram os seis primeiros.

 

A ministra do esporte do Chile, Paulina Kantor Pupkin, e a senadora da região de Biobió, Jacqueline van Rysselberg, desfrutaram de uma corrida em alta velocidade durante o teste com o piloto da WRC 2 Pro, Gus Greensmith e Lorenzo Bertelli, respectivamente.

 

A abertura dos trabalhos aconteceu na sexta-feira, onde o primeiro desafio era o complicado estágio de velocidade de 17,11 km El Pinar, 2.1s mais rápido que Elfyn Evans, mas ambos tiveram uma passagem fácil pelas estradas da floresta que permaneceram úmidas e enlameadas depois da chuva recente.

 

 Sem competição na quinta-feira, na sexta-feira começaram os trabalhos. Jari-Mati Latvala começou na frente.

 

Latvala, cujo tempo foi um pouco mais rápido do que Meeke quando levado a centésimos de segundo, disse ter encontrado algumas diferenças entre a realidade e as anotações de seu navegador. Já o Britânico ficou aliviado ao completar o teste ileso, falando do quanto o trecho estava escorregadio.

 

Elfyn Evans admitiu que não teve uma corrida perfeita no seu Ford Fiesta, mas o galês ficou a 0.5s de Sébastien Ogier e mais 0.3s à frente de Ott Tänak. Ambos foram pegos em uma ponte escorregadia no início do teste saíram da trilha em uma curva. Tänak foi o mais rápido na abertura, mas o estoniano cometeu o mesmo erro. O motor de seu Yaris parou e levou vários segundos para conseguir dar novamente a partida.

 

 Embalado pela vitória na Argentina e a liderança no campeonato, Thierry Neuville acelerou forte no cascalho chileno.

 

O líder do campeonato e abertura de estrada, Thierry Neuville, completou o top seis em seu Hyundai i20, o belga não confiava em suas notas de ritmo nas difíceis condições. Andreas Mikkelsen aliviou depois de bater em uma pedra enquanto Esapekka Lappi, em seu Citroën C3 novo, depois do acidente na Argentina duas semanas atrás, era mais lento dos pioneiros depois de perder quase 20s.

 

Ott Tänak deixou de lado um erro inicial para manter uma vantagem confortável no final da fascinante primeira etapa de sexta-feira do Chile. O piloto do Toyota Yaris venceu três dos seis estágios de velocidade em estradas escorregadias ao sul de Concepción para deixar para trás Sébastien Ogier por 22.4s. O companheiro de equipeda Toyota, Jari-Matti Latvala, ficou em terceiro com uma desvantagem de 6.4s para Ogier.

 

 Correndo atrás do prejuízo na Argentina, Ott Tänak acelerou tudo para alcançar a liderança ainda na manhã da sexta-feira.

 

A aderência inconsistente da manhã e a fraca visibilidade causada pela luz do sol penetrando na densa copa das árvores garantiram uma percepção exigente para os pilotos na primeira visita do Campeonato do Mundo de Ralis FIA ao Chile. Eles também lutaram com novas notas de navegação, que se mostraram longe de serem precisas em muitos casos depois de terem sido feitas em névoa espessa.

 

Tänak saiu da trilha em uma curva e seu motor parou em uma ponte enlameada no estágio de velocidade de abertura, mas ganhou o estágio seguinte, conseguiu tomar a liderança. Ele dominou a tarde para vencer ambos os estágios de estrada de terra em um carro que lidou melhor com as mudanças no meio da perna, ampliando sua liderança de alguns segundos para quase meio minuto.

 

 Sébastien Ogier teve uma performance melhor do que há suas semanas, mas não conseguiu atacar o líder Tänak.

 

Ogier cometeu um erro idêntico na primeira especial, mas o francês rapidamente ficou em segundo. Ele avançou ainda mais esta tarde em estradas mais secas, desfrutando de um melhor desempenho de seu Citroën C3 do que na Argentina há duas semanas.

 

Latvala teve um dia de montanha-russa. O finlandês dividiu o tempo mais rápido no estágio de abertura com Kris Meeke, mas vários erros, que culminaram em uma parada no motor no estágio final quando estava no caminho certo para o melhor tempo, o mantiveram em terceiro lugar.

 

O líder do campeonato, Thierry Neuville, ficou em quarto no Hyundai i20, apenas 0.7s atrás. Seu estágio matinal foi interrompido quando uma bandeira vermelha, acionada por razões de segurança, interrompeu seu ataque no segundo estágio, mas um tempo atribuído o manteve na disputa.

 

 Kris Meeke igualou o tempo de Latvala na especial de abrtura, mas não conseguiu manter o ritmo e fechou o dia em 5°.

 

O dia de Kris Meeke piorou depois de um forte estágio de abertura. Ele não tinha confiança e caiu para o quinto lugar em seu Yaris, 2.2s a frente do nove vezes campeão mundial Sébastien Loeb, que se debutou com seu i20 em em cascalho e subiu para o sexto depois de uma tarde poderosa.

 

Elfyn Evans caiu para o sétimo lugar em um Ford Fiesta, mais de um minuto à frente de Andreas Mikkelsen. O norueguês não teve segurança nas seções mais rápidas e quase rolou um barranco com seu i20 na penúltima etapa, mas se adiantou ao Teemu Suninen no teste final. A tabela de classificação foi completada por Esapekka Lappi, que perdeu tempo com um overshoot.

 

A ação de sábado é baseada em um território similar ao sul de Concepción, espremido entre o Oceano Pacífico e o rio Biobió. Duas voltas idênticas de três estágios de velocidade, cobrindo uma mistura de trilhas na floresta e trechos em estradas abertas, são percorridas de manhã e à tarde, cobrindo 121,16 km.

 

O sábado reservava mais uma rodada de desafios inéditos e o confrotamento entre as notas preparadas pelo navegador nos deslocamentos e a realidade em ritmos de competição contra o cronômetro. O que acabou por não mudar do início dos trabalhos até o final do dia foi o líder.

 

 Ott Tänak continuou inalcançável no sábado, onde a maior parte das trilhas estava mais seca, o que pra ele foi indiferente.

 

Ott Tänak ficou no caminho para a segunda vitória na temporada do FIA World Rally Championship depois de estender sua liderança no Copec Rally Chile no sábado. Com uma perna a ser cumprida, o estoniano liderou Sébastien Ogier por 30.3s.

 

Um arrojado Sébastien Loeb recuou os anos no tempo para fechar a 5.1s do compatriota Ogier depois de uma movimentação emocionante nas pistas rápidas de cascalho.

 

 Apesar da capotagem espetacular, Thierry Neuville e seu navegador sairam apenas com leves hematomas do acidente. 

 

O líder da série, Thierry Neuville, sofreu um grande golpe após um violento acidente em seu Hyundai i20. Seu carro foi destruído quando rolou sete vezes depois de ter ficado à deriva em uma curva mais rápida, mas o belga e navegador Nicolas Gilsoul escapou com hematomas. Neuville estava em terceiro quando se acidentou.

 

Tänak venceu dois dos seis testes de velocidade, cobrindo 121,16 km, em seu Toyota Yaris, mantendo Ogier distante durante todo o dia. Ogier queria mais ritmo de seu Citroën C3 durante a manhã. Ele apostou com a escolha dos pneus esta tarde e ficou mais feliz com sua velocidade, embora o mau tempo na fase final tenha permitido que o nove vezes campeão mundial, Sébastien Loeb, se aproximasse.

 

 Depois de "entrar numa máquina do tempo", Loeb acelerou tudo e termiou o dia com seu compatriota, Ogier, na alça de mira.

 

Loeb, dirigindo um i20 em cascalho pela primeira vez, foi o piloto mais rápido no sábado. Ele venceu duas etapas e só terminou fora do top três vezes uma vez, ganhando confiança para cobrar de uma colocação melhor no domingo.

 

Ele estava trancado em batalha com Jari-Matti Latvala, mas o impressionante desempenho do finlandês chegou a um triste final quando ele atingiu uma pedra no teste final e quebrou o eixo do Yaris. Ele deve reiniciar amanhã, mas está fora da disputa pelo pódio.

 

 Sébastien Loeb estava andando rápido, melhor que na Argentina, mas não o suficiente para liderar e ainda estava ameaçado.

 

Elfyn Evans terminou a meio minuto atrás de Loeb em quarto no seu Ford Fiesta. Ele não tinha estabilidade nas seções de alta velocidade, mas tinha quase dois minutos de vantagem sobre o jovem companheiro de equipe Teemu Suninen, que passou do nono para o quinto lugar.

 

Esapekka Lappi teve um dia melhorado no seu C3 para chegar ao sexto lugar, à frente de Andreas Mikkelsen, cuja confiança melhorou após alterações no meio da perna para o seu i20.

 

A etapa final de domingo é a mais curta, com quatro etapas cobrindo 58,38 km perto da cidade-sede Concepción. Duas corridas através do teste Bio Bió, o segundo dos quais forma o Wolf Power Stage e oferece pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos, dois testes mais longos.

 

 Depois de começar na frente e perder terreno, Latvala recuperou-se e terminou o Rally do Chile num bom 4° lugar.

 

Com o regulamento no console e um cronômetro na prancheta do seu navegador, Ott Tänak partiu para a disputa dos estágios finais no domingo disposto a recolocar sua candidatura ao título do Campeonato Mundial de Rally da FIA com a vitória no Copec Rally Chile inaugural na tarde de domingo. E o fez com sobras!

 

O estoniano liderou desde o segundo dos 16 testes de velocidade na sexta-feira de manhã em um Toyota Yaris. Ele mediu seu ritmo em pistas de floresta úmidas, escorregadias e enevoadas para conquistar sua segunda vitória da temporada por 23.1s ante Sébastien Ogier.

 

 Sébastien Loeb mostrou seu talento no Chile e por pouco não tomou o segundo lugar de Sébastien Ogier.

 

A vitória o levou ao segundo lugar na classificação dos pilotos depois de resultados decepcionantes nas duas últimas rodadas. Ele está 10 pontos atrás do novo líder Ogier, que substituiu Thierry Neuville no topo do campeonato quando o campeonato se aproxima de seu ponto médio.

 

Neuville está dois pontos atrás depois de seu duro acidente no sábado. Todos os três marcaram duas vitórias cada nesta temporada. Além de um “overshoot” no primeiro teste de velocidade, Tänak estava firmemente no controle, rapidamente se acostumando com as condições complicadas e novas notas de ritmo necessárias para a estreia do WRC no Chile. Uma carga final garantiu o máximo de pontos de bônus do Wolf Power Stage.

 

 Não dá para dizer que foi de todo mal o Rally do Chile para Ogier. Saiu da América do Sul na liderança do campeonato.

 

Ogier conseguiu frear o ímpeto do compatriota multi-campeão mundial Sébastien Loeb em uma luta furiosa pelo segundo lugar. Pilotando um Hyundai i20 pela primeira vez em cascalho, Loeb chegou a reduzir a diperença para 1.1s de Ogier esta manhã antes que o Citroën C3 lutasse de volta para terminar com 7.1s de vantagem. O desempenho no Power Stage de Ogier foi prejudicado quando um extintor de incêndio disparou, deixando o francês tonto no final do teste de 12,52 km.

 

Elfyn Evans diminuiu a diferença para a quarta perna em um Ford Fiesta, mais de um minuto atrás de Loeb. O companheiro de equipe Teemu Suninen defendeu sua posição de Esapekka Lappi para garantir o quinto posto, a sua causa ajudou quando Lappi rodou o seu C3 na fase final.

 

 Ott Tänak vence sua segunda etapa este ano e volta pra briga pelo campeonato, que continuará no cascalho, em Portugal.

 

Andreas Mikkelsen foi um sétimo em outro i20, o líder norueguês Kalle Rovanperä, vencedor da categoria de suporte WRC 2 Pro, e Mads Ostberg. Kris Meeke recuperou-se para o oitavo lugar depois da manhã de sábado na SS7. No entanto, ele recebeu uma penalidade pós-evento de 60 segundos pelos comissários por remover o pára-brisa de seu Toyota Yaris em uma área proibida antes do início do SS8. A decisão relegou-o a 10º.

 

O campeonato retorna à Europa no final deste mês para o primeiro dos dois equipamentos de estrada de cascalho de clima quente. O Vodafone Rally de Portugal está sedeado em Matosinhos, Porto, de 30 de maio a 2 de junho, com Ogier liderando com 122 pontos, Seguido por Tänak 112 e Neuville 110. Os demais competidores parecem mesmo relegados ao papel de coadjuvantes.

 

Arrivederci,

 

Redação do Rally.it