Olá leitores! Um final de semana do jeito que gostamos, com muita ação nas pistas! Começando com a penúltima prova da Super Temporada do WEC, as 6 Horas de Spa, a corrida em que só faltou fazer calor: durante a prova teve sol, chuva leve, neve, sol de novo, chuva pesada, neve, céu azul… além dos desafios normais de qualquer prova em Spa-Francorchamps, os pilotos e equipes ainda tiveram que lidar com o tempo praticamente em modo randõmico. Ao todo foram 4 entradas do safety-car causadas não por acidentes, mas simplesmente por causa de condições meteorológicas adversas… e nem era corrida em oval. Desconfio que foi com certo alívio que o diretor de prova deu a bandeira vermelha e declarou a corrida encerrada faltando 11 minutos para completar as 6 horas… a vitória na geral ficou com o Toyota #8 do trio Alonso/Buemi/Nakajima, que alcançou a liderança com base na confiabilidade, já que o carro que fez a pole e liderou a primeira metade da corrida, o Toyota #7 de Conway/Kobayashi/López perdeu 4 voltas nos boxes por conta de um sensor no sistema híbrido que necessitou reparo. Uma pena, o carro chegou a ter quase um minuto de vantagem sobre o #8, mas… sobrou se consolarem com o 6º lugar na classificação geral. Alonso/Buemi/Nakajima foram acompanhados no pódio pelo Rebellion #3 de Berthon/Laurent/Menezes em 2º lugar e pelo SMP de Aleishin/Petrov/Vandoorne em 3º. O Rebellion #1 de Bruno Senna/Neel Jani/Andre Lotterer terminou em 5º lugar. Na LMP2, vitória da Dragonspeed #31 de Davidson/Gonzales/Maldonado, seguida pelo carro da G-Drive #26 de Rusinov/Van Uitert/Vergne em 2º e pelo Signatech #36 de André Negrão/Nicolas Lapierre/Pierre Thiriet. Na LMGTE-Pro vitória do lindo Aston Martin #97 de Lynn/Martin, acompanhado no pódio pela Ferrari #51 de Pier Guidi/Callado em 2º e pelo Porsche #92 de Christensen/Estre em 3º. A dupla Augusto Farfus/António Felix da Costa batalhou bastante, mas não passou de um 4º lugar com seu BMW M8 #82. Na LMEGT-Am vitória do Porsche #77 de Ried/Pera/Campbell, seguido pelo Aston Martin #90 de Yoluc/Alers/Eastwood em 2º e pela Ferrari #61 de Pérez-Companc/Cressoni/Griffin em 3º. A próxima corrida da categoria já será a final do campeonato com as 24 Horas de Le Mans. No Brasil a Stock Car foi até o Velo Cittá para mais uma rodada dupla, e na corrida 1 a vitória ficou com Tiago Camilo (A. Mattheis), seguido pela dupla da equipe RC Eurofarma Daniel Serra (2º lugar) e Ricardo Maurício (3º). Na corrida 2 , vitória de Ricardo Zonta (Shell) seguido por Barricello (Full Time) em 2º e Cacá Bueno (3º). A MotoGP foi fazer sua primeira prova espanhola da temporada em Jerez de La Frontera, com mais uma vitória tranquila de Marc Márquez (Honda), seguido pelo Alex Rins com sua Suzuki e pela Yamaha do Maverick Viñalez. Destaque para a corrida de Valentino Rossi, saindo de um horroroso 13º lugar na classificação para um razoável 6º lugar na bandeirada. Começou uma nova era no DTM, com um novo regulamento semelhante ao do Super Turismo japonês, com carros turbo de 2 litros, e a honra e privilégio de vencer pela primeira vez ficou com Marco Wittmann (BMW), que no sábado conquistou o 1º lugar e foi acompanhado no pódio por Mike Rockenfeller (Audi) em 2º lugar e Robin Frijns (Audi) em 3º. O estreante Pietro Fittipaldi (Audi) ficou em 10º lugar e a estreante marca Aston Martin começou a temporada com 4 carros, metade dos quais abandonou e os restantes tiveram como melhor resultado o 9º lugar de Daniel Juncadella. Já na corrida do domingo, domínio Audi, que monopolizou o pódio com René Rast em 1º, Nico Müller em 2º e Robin Frijns novamente em 3º. No domingo Pietro chegou apenas em 15º após ter recebido um drive-through por conta de um toque em Marco Wittmann. A IMSA foi para a travada Mid-Ohio para uma corrida bastante movimentada e que teve a primeira vitória da equipe Penske na temporada, curiosamente na última pista em que eles tinham vencido ano passado… o protótipo Acura DPi #6 de Dane Cameron e Juan Pablo Montoya terminou aas 123 voltas da corrida em 1º lugar, e foram acompanhados no pódio pelo Mazda DPi #77 de Tristan Nunez e Oliver Jarvis em 2º e pelo Mazda DPi #55 de Jonathan Bomarito e Ryan Hunter-Reay em 3º lugar. Felipe Nasr e Pipo Derani terminaram em 4º com o Cadillac DPi #31 e foram seguidos por Ricky Taylor e Hélio Castroneves em 5º com o outro Acura DPi da equipe Penske. Era para termos tido a etapa de Dover da Monster Cup, mas a chuva na Milha Monstro adiou a corrida da NASCAR para essa segunda-feira… Até a próxima! Alexandre Bianchini |