Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Córsega: a sorte grande de Neuville PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 31 March 2019 14:42

Chegamos!

 

Depois de uma incursão na América do Norte, pra o quente e empoeirado Rally do México, o WRC está de volta à Europa para encarar um clima, inicialmente tranquilo, sem neve e sem temperaturas escaldantes, com um piso que permitirá uma maior constância de desempenho, sem que os pilotos que partem na frente tenham a dura tarefa de “varrer a trilha” e acabarem penalizados por isso, como aconteceu com Sébastien Ogier na Suécia e Ott Tänak no México.

 

Desvantagem para o estoniano que lidera o campeonato e que não vai poder colher os frutos de um prejuízo técnico de Ogier, que será o primeiro a largar nos estágios da sexta-feira. Em todo caso, o desafio de serpentear as milhares de curvas na ilha rochosa do Mediterrâneo pode provocar surpresas e os pneus serão muito exigidos. Emoção não deve faltar.

 

Visão Geral

• A etapa em piso de asfalto circundando a ilha francesa é um clássico, com estradas estreitas e sinuosas que serpenteiam pelas montanhas escarpadas. Mais suave do que costumava ser, mas a superfície da estrada está desgastada em muitos lugares. Resistência desempenharia um papel importante. Um formato muito mudado que começa no sudeste em Porto-Vecchio e termina no noroeste em Calvi.

 

Estágios

• A especial de abertura não é na quinta-feira à noite, como acontece em quase todas as etapas do campeonato. Acontecendo na manhã da sexta-feira, é baseada na região sul de Alta-Rocca. Duas voltas de três estágios, sem oportunidade de serviço, são seguidas por uma longa jornada ao norte até a noite em Bastia.

• O sábado, que cobre mais da metade da distância competitiva do rally. Inclui dois estágios que passaram a ser disputados a partir de 2018, estendendo-se até a ponta mais ao norte da ilha.

• O último dia cruza a “espinha” da ilha de leste a oeste para dois estágios na região de Balagne, perto de Calvi.

 

 As imagens deste rally que serpenteia as escarpas desta ilha encravada no mar mediterrâneo são impressionantes.

 

Estágio icônico

• Castagniccia – a etapa mais longa do rally – com 47,18 km. Ele sobe uma série de trechos sinuosos e a passagem dos carros em frente à igreja Campile será um dos destaques do evento. Como estágio final de uma seção de quase 90 km, o gerenciamento de pneus será crucial para garantir que a borracha desgastada dure até o final.

 

Desafio

• Estradas de montanha apertadas e sinuosas são muitas vezes cercadas de um lado por uma face de rocha e do outro por uma queda acentuada no mar.

• Asfalto áspero e abrasivo exige alta demanda de pneus.

• Estradas estreitas significam que os erros podem ser severamente punidos.

• Voltas e reviravoltas colocam grande ênfase na produção e na entrega precisa de notas por parte dos navegadores.

 

Configuração do carro

• Suspensão de asfalto - configurações baixas que proporcionam estabilidade e melhor equilíbrio.

• Diferentes características da estrada no mesmo grupo de estágios significa que a configuração é muitas vezes um compromisso.

 

 

 

História do Evento

• A etapa do WRC da França realizou-se na deslumbrante ilha da Córsega de 1973 a 2008.

• Sequências intermináveis ​​de curvas deram ao evento o apelido de “The Rally of 10,000 Curvas”.

• O rally mudou-se para a região da Alsácia do continente francês em 2010, antes de retornar à Córsega em 2015.

 

O que há de novo para 2019

• A grande maioria do trajeto! A rota foi significativamente remodelada e apenas dois estágios foram realizados no ano passado.

• Apenas 20% da distância cronometrada permanece em relação a edição de 2018.

• Novos locais de início e término. Começa em Porto-Vecchio, que hospeda a cerimônia de início da noite de quinta-feira, e termina em Calvi pela primeira vez.

 

 Mudaram praticamente tudo para a edição deste ano como o mapa do site motorsport.com nos mostra.

 

Principais destaques

• A batalha dos dois franceses Sébastiens. Os fãs vão adorar ver Ogier e Loeb se enfrentando.

• O início (festivo) na noite de quinta-feira leva o WRC para a pequena cidade portuária de Porto-Vecchio. Uma sessão de autógrafos, a chance de pegar uma selfie com os melhores pilotos, exposições e outros entretenimentos prometem diversão para todos.

• A etapa de abertura na sexta-feira termina no desfiladeiro de Bavella, 1.218 metros acima do nível do mar, onde uma série de grampos proporcionam uma visão espetacular.

• O parque de serviço é no aeroporto de Bastia. Os visitantes podem mergulhar no mundo do WRC enquanto desfrutam de concertos, feiras de diversões, uma vila de expositores e restaurantes.

• O cenário com suas paisagens montanhosas proporcionam vistas de tirar o fôlego.

• Estágios que muitas vezes passam por aldeias estreitas que oferecem excelentes oportunidades de visualização.

 

Shakedown

Kris Meeke reconheceu que sua terceira vitória de Shakedown na temporada foi impressionante e motivadora para esse Rally da Córsega. O britânico foi mais rápido no teste Sorbo Ocagnano de 5,39 km impondo 0.9s ao Citroën C3 de Sébastien Ogier. O companheiro de equipe e líder do campeonato de Toyota Yaris, Ott Tänak, ficou ainda mais 0.5s atrás, em terceiro.

 

 Pela terceira vez este ano, Kris Meeke marcou o melhor tempo no shakedown. Mas ainda está faltando algo nas disputas.

 

Meeke cravou os três melhores tempos da manhã no asfalto seco. Sua primeira passagem foi o ponto de referência, até que ele quase a igualou, ficando a 0.1s dela em sua terceira e última tentativa. Dani Sordo foi o piloto mais rápido entre os Hyundai i20 em quarto, 2.2s do líder. Jari-Matti Latvala garantiu um terceiro Yaris entre os cinco primeiros, enquanto Elfyn Evans completou os seis primeiros em um Ford Fiesta.

 

O maior problema que poderia acontecer para pilotos e navegadores na Córsega seria a chuva, para tornar o asfalto menos aderente e encobrir buracos que poderiam furar pneus. Sem isso, com pista seca, seria velocidade pura... e foi! Depos de muita disputa e alguns percalços, Elfyn Evans terminou a sexta-feira na liderança do Rally da Córsega depois de um controverso episódio onde o galês envolveuse em uma colisão com outro concorrente.

 

 Mostrando que a M-Sport Ford está forte, Elfyn Evans andou quebrando cronômetros na sexta-feira.

 

Ele começou o estágio de velocidade final com uma vantagem de 4.5s sobre Ott Tänak. Contudo, foi inadvertidamente atrasado por quase um minuto depois de pegar um Kris Meeke arrastando-se lentamente perto do final. Evans terminou quase 11s mais lento que Tänak, provisoriamente caindo para a terceira posição e promovendo o estoniano da Toyota para o primeiro lugar. No entanto, os comissários computaram para Evans mesmo tempo que o Tänak obteve, restaurando-o na liderança com a vantagem inalterada.

 

Os dois lutaram com unhas e dentes todo o dia no asfalto sinuoso das montanhas ao sul da ilha. Evans liderou inicialmente, antes de Tänak sair na frente depois do loop da manhã. O galês conseguiu recuperar sua vantagem no loop da tarde, com Tänak sofrendo um problema de amortecedores.

 

 Depois de encarar problemas sem fim no México, Thierry Neuville mostrou porque é um dos fortes candidatos ao título.

 

Thierry Neuville ficou em terceiro, com 5.3s de desvantagem para Tänak. Ele lutou com a condução do seu Hyundai i20, mas ficou cada vez mais confortável com o passar do dia e terminou com o tempo mais rápido no estágio final. Ele ficou à frente do companheiro de equipe, Dani Sordo, por 16.3s. O espanhol ficou em terceiro lugar durante a maior parte da manhã, mas não conseguiu manter o ritmo quando os estágios se repetiram, caindo para quarto.

 

Teemu Suninen foi quinto, com cuidado para evitar erros em seu Fiesta após sua saída antecipada na etapa anterior no México. Ele tinha 5.4s em mão sobre um frustrado Sébastien Ogier, que não conseguiu encontrar a velocidade esperada, que levou muitos a torná-lo favorito antes do rally começar.

 

 Uma coisa que raramente acontece foi vista no WRC, com um carro atrapanhando o outro. Meeke atrapalhou o líder, Evans.

 

Uma rodada no estágio de abertura custou 10s e o deixou em oitavo lugar, mas o piloto Citroën C3 lutou com a falta de potência durante todo o dia e subiu para o sexto lugar apenas como resultado dos problemas dos outros. O companheiro de equipe, Esapekka Lappi, foi o sétimo. O finlandês foi0 igualmente infeliz a perder tempo com uma rodada.

 

Sébastien Loeb, quatro vezes vencedor na Córsega, lutou de volta para o oitavo lugar depois de perder dois minutos no estagio de abertura, quando seu i20 caiu em um meio-fio e quebrou um braço de suspensão traseira. O líder do WRC 2, Eric Camilli, e Yoann Bonato completaram top 10.

 

 O furo de pneu não apenas atrapalhou o líder do WRC na Córsega como também tirou Kris Meeke da disputa pela vitória.

 

Jari-Matti Latvala foi um dos muitos a lutar com notas de navegação nos novos estágios. Ele ficou em sexto até cair para o 13º depois de parar para substituir uma roda em seu Yaris. Um furo no estágio de abertura também atrasou Kris Meeke depois que ele bateu em uma pedra. Seus problemas pioraram quando ele cortou um meio-fio e danificou a suspensão traseira direita do Yaris. Ele terminou em 15º, com quase quatro minutos de atraso.

 

O rally se deslocaria para o norte da ilha no sábado para a maior parte do fim de semana, com mais da metade da distância total a ser percorrida. Programados, dois loops idênticos no sentido anti-horário de três estágios perto de Bastia com 174,50 km de ação.

 

 Na sexta-feira, o líder do campeonato, Ott Tänak, chegou a liderar, mas um furo de pneu o fez perder quase dois minutos.

 

O sábado nos reservaria uma montanha russa com a liderança mudando de mãos até terminar, surpreendentemente nas mãos de Thierry Neuville. O belga terminou o dia na liderança do rally da Córsega depois de um final dramático para o dia mais longo da temporada de wrc.

 

Neuville segue para a etapa de encerramento de domingo com uma vantagem de 4.5s depois de atacar à frente do líder Elfyn Evans na maratona de 47 km de velocidade do teste Castagniccia, que terminou o dia. Evans começou o teste com uma vantagem de 11.5s em seu Ford Fiesta, depois de sua disputa frenética pela liderança com Ott Tänak ter terminado na especial anterior. O ucraniano da Toyota perdeu dois minutos depois de parar para trocar um pneu furado.

 

 Ao longo do dia Elfyn Evans continuou andando forte e travou um duelo eletrizante com Therry Neuville.

 

A vantagem de Evans parecia saudável, mas um Neuville cada vez mais confiante superou-o em 16.0s no seu Hyundai i20 para marcar um empate emocionante nos últimos dias. O galês, que liderou após a etapa de abertura de ontem, foi rebaixado por Tänak no teste final desta manhã, mas a margem entre eles foi de apenas 1.6s quando o desastre atingiu o estoniano.

 

Sébastien Ogier estava a 40.8s de Evans em terceiro depois de uma movimentação persistente. Uma série de mudanças durante a noite melhorou o manuseio do seu Citroën C3. Ele ainda não tinha ritmo, mas subiu da sexta posição para substituir Dani Sordo em Castagniccia por um lugar no pódio.

 

 Rapido e consistente, bem diferente do México, Neuville brigou pela ponta e terminou o sábado na liderança.

 

Sordo terminou a 5.1s, em quarto, mas com uma confortável vantagem de 42.2s sobre Teemu Suninen em quinto. O finlandês foi atormentado por vários pequenos problemas em seu Fiesta esta manhã, mas fechou o dia com uma margem de 22.4s sobre um Tänak decepcionado.

 

Esapekka Lappi era a figura mais frustrada ao longo do dia em seu C3 enquanto procurava velocidade. Ele foi o sétimo, à frente de Sébastien Loeb, que lutou com subviragem e perdeu mais tempo depois de deslizar seu i20 em uma vala. Os companheiros de equipe Da Toyota, Kris Meeke e Jari-Matti Latvala completaram a tabela de classificações, com Latvala a perder dois minutos depois de ter parado para trocar de volante na penúltima etapa.

 

 Meio que na base do "sem querer, querendo", brigando com o carro Sébastien Ogier foi se mantendo na briga pelo pódio.

 

As transferências dos estágios do domingo para a costa oeste, perto de Calvi, configurariam as mais curtas do rally. Os pilotos enfrentariam apenas duas etapas, cobrindo 51,19 km, culminando com o Wolf Power Stage, no qual os pontos de bônus serão concedidos aos cinco pilotos mais rápidos.

 

Com apenas pouco mais de 51 Km a serem percorridos no domingo, tendo como palco a costa leste da Córsega. Apenas algo “fora do script” mudaria dramaticamente a classificação, mas a vantagem de 4.5s com a qual o belga foi dormir não era garantia de absolutamente nada.

 

 Thierry Neuville começou o domingo como líder, mas foi engolido por Elfyn Evans no penúltimo estágio do dia.

 

Na verdade, as esperanças de vitória de Neuville foram praticamente destroçadas quando Evans o “atropelou” no estágio de abertura, marcando um tempo 16.0s mais rápido para transformar a desvantagem inicial em uma frente de 11.5s, algo  aparentemente confortável restando apenas o Wolf Power Stage.

 

Thierry Neuville estava a caminho da cerimônia no pódio em Calvi, acreditando que ele havia terminado em segundo lugar quando descobriu que o líder Elfyn Evans havia sofrido um furo de pneu no estágio final de velocidade. O galês perdeu um minuto e meio, entregndo a liderança e a vitória de mãos beijadas para o agora novo líder do campeonato, Neuville. Que comemorou muito sair da Córsega com uma vantagem de dois pontos no campeonato.

 

 Com a vitória na mão, no último estágio, a infelicidade: um furo de pneu tirou Elfyn Evans do alto do pódio. Mas ainda foi 3º.

 

O prejuízo foi grande. Sébastien Ogier ficou aliviado ao reclamar para si o segundo lugar, 40s atrás de Neuville, depois de um rally sofrido em seu Citroën C3. Os problemas com o manuseio atrasaram o francês e, apesar de muitas mudanças de configuração, ele nunca encontrou o ritmo que esperava. Ele estava 26.3s à frente de Evans no final do Power Stage.

 

Evans foi para o pódio abatido, mas de cabeça erguida depois de terminar em terceiro no seu Ford Fiesta. Três vezes ele lutou para recuperar a liderança durante um fim de semana confuso no asfalto, mas não havia oportunidade de fazê-lo pela quarta vez.

 

 Todo campeão tem que ter sorte e Ogier, mesmo sem ter um grande carro todo o final de semana, o 2º lugar foi excelente.

 

Dani Sordo ficou em quarto em mais um i20, apesar dos problemas no final do dia. O espanhol garantiu uma vantagem de 6.2s ante o Fiesta de Teemu Suninen, que fechou o Top 5. Ott Tänak completou os seis primeiros em seu Toyota Yaris. O estoniano foi incapaz de se recuperar do furo da tarde do sábado, que custou a liderança e uma potencial segunda vitória da temporada, mesmo ele tendo conquistado 4 pontos no Power Stage pra diminuir o prejuízo.

 

Esapekka Lappi e Sébastien Loeb ficaram em sétimo e oitavo lugares, com os companheiros de Yaris Kris Meeke e Jari-Matti Latvala a completarem a tabela de classificação da categoria principal. Meeke forneceu algum consolo para a Toyota, ganhando o máximo de pontos de bônus ao vencer o Wolf Power Stage.

 

 A festa foi toda da Hyundai na Córsega. Thierry Neuville não só venceu o rally como também assumiu a liderança do campeonato.

 

A quinta rodada leva os competidores para a América do Sul para o primeiro de duas etapas em três semanas. A estrada de cascalho Xion do Rally da Argentina está localizada em Villa Carlos Paz de 25 a 28 de abril. O campeonato tem Nuville com 82 pontos, Ogier com 80 e Tänak com 77. Prendam a respiração porque vem aí mais emoção.

 

Arrivederci,

 

Redação do Rally.it 
Last Updated ( Sunday, 31 March 2019 17:01 )