Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Um novo ciclo de vida para Nelsinho Piquet PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 26 March 2019 01:08

Olá fãs do esporte a motor,

 

A vida da gente é feita de ciclos. Isso é uma das primeiras coisas que são abordadas no curso de psicologia. Nestes ciclos da vida nós temos momentos de cristas e de baixas. O que quantifica o estado psicológico entre variações normais de temperamento é o quanto se tem de diferença entre os extremos destes ciclos.

 

Algumas pessoas tem estes pontos muito distintos, como é o caso que se fala muito nos dias de hoje como “bipolaridade”. Um cenário onde, além de uma variação extrema entre a positividade e a negatividade, o intervalo para se atingir estes pontos pode ser extremamente curto.

 

Todas as pessoas, sem exceção, vivencia estes ciclos de positividade e negatividade. O que se diferencia entre os indivíduos é a suavidade ou não das curvas destes ciclos, que podem ou não ser uniformes. Não é uma função matemática. Por mais “positiva” que uma pessoa seja, ela vai ter seus momentos de “estar pra baixo”. Quanto dura isso e quão “pra baixo” ela fica é que faz a diferença em relação a tudo que a cerca. Seja a vida emocional, profissional e mesmo espiritual.

 

Quando Nelsinho Piquet passou a ser meu cliente, mostrei para ele o que eu havia escrito sobre ele em uma coluna aqui do site em 2013. Ele riu muito quando leu que ele deveria deixar a gente amá-lo. Mas aquele foi um sentimento que a Catarina, torcedora e fã de automobilismo, estava traduzindo de outros tantos fãs, não apenas um sentimento individual. Em nossas conversas, ao longo de quase 5 anos de acompanhamento, este aspecto dele teve um grande progresso.

 

 No primeiro ano da Fórmula E, Nelsinho Piquet recuperou-se de um mal início e sagrou-se o primeiro campeão da categoria.

 

Depois da etapa da Fórmula E na China, antes de viajar para o Brasil e correr a abertura do campeonato brasileiro da Stock Car, Nelsinho veio a San Diego para uma de suas sessões regulares e percebi como ele anda contrariado com ele mesmo em relação as coisas que “não estão acontecendo” como ele gostaria que estivessem dentro da pista, por mais que ele procure fazer com que aconteçam.

 

Nas duas últimas etapas da Fórmula E Nelsinho acabou tendo que abandonar por causa de acidentes. Nenhum piloto gosta de bater e duas batidas seguidas é algo que deixaria qualquer um contrariado, ainda mais um campeão do mundo como ele, que venceu o primeiro campeonato da categoria. Uma das coisas que adoro nele é a forma direta como ele coloca as coisas. Sem rodeio algum.

 

 Na festa do final de ano da FIA, onde todos os campeões mundiais são premiados, Nelsinho recebeu o troféu de Alain Prost.

 

Conversas diretas proporcionam aberturas para um profissional de psicologia poder abordar de forma mais profunda aquilo que precisa ser trabalhado para que esta curva positiva do ciclo da vida se alongue, mesmo que ela não atinja uma grande altura de crista, mas que o sentimento positivo para o paciente desencadeie uma reação que leve mais de um aspecto de sua vida para esta mesma curva.

 

Analisando o campo profissional, a perspectiva tradicional de carreira na sociedade capitalista está associada ao sucesso e à ascensão social. Usualmente a trajetória profissional pressupõe a diferentes fases, no formato de um ciclo similar ao desenvolvimento humano, dentro de um modelo tradicional de carreira estava em conformidade com um contexto estável, em que o emprego era entendido como sinônimo de trabalho. Nem sempre isso se aplica em um cenário como o do automobilismo.

 

A heterogeneidade visível nesse campo, sendo que em um extremo estão as organizações que têm um sistema elaborado para articular a trajetória dos profissionais, em outro, aquelas organizações nas quais predominam as escolhas subjetivas de pessoas para a ascensão, como um alinhamento de patrocínios, interesses corporativos e mesmo a imagem do profissional em questão.

 

 Nos Estados Unidos, Nelsinho Piquet conseguiu algumas boas vitórias na Truck Series e na Xfinity Series.

 

Durante alguns anos Nelsinho carregou a “cruz” por conta da má decisão tomada naquele final de semana em Singapura para o favorecimento de Fernando Alonso. Ele viu praticamente todas as portas serem fechadas no seu meio e foi encontrar um reinicio de carreira nos Estados Unidos, num ambiente bem distante do automobilismo europeu para onde ele projetou toda sua carreira.

 

Depois de um período que foi de sucesso, com disputa direta pelo campeonato na Truck Series e vitórias na Xfinity Series, além de excelentes desempenhos nas competições de Rally Cross, Nelsinho se mostrou um piloto extremamente versátil para se dizer o mínimo. Ele teve a chance – e a aproveitou muito bem – de se reinventar nos Estados Unidos e retomar uma carreira no automobilismo mundial, disputando competições como o mundial de endurance e a Fórmula E.

 

 Mostrando ser versátil como piloto, até vencendo corridas no Rally Cross Nelsinho Piquet conseguiu.

 

Ninguém pode questionar a competência, a capacidade e a dedicação dele, que está acompanhando e trabalhando em todos os estágios do desenvolvimento da tecnologia para carros elétricos feita pela Jaguar, uma das maiores e mais renomadas fabricantes de veículos no mundo. Nestes últimos anos Nelsinho mostrou-se um profissional pleno. Totalmente envolvido e aberto as mudanças de mercado que o mundo corporativo e competitivo vem se mostrando em todos os seguimentos, até mesmo um rompimento com a equipe inglesa, algo que me deixou (internamente) impressionada. Especialmente porque de San Diego ele foi para a Inglaterra e, dois dias depois, ligou-me dizendo que "estava com a alma leve", que estava deixando a Jaguar F-E.

 

Mas o melhor de todos os aspectos que temos tratado tem sido sua vida pessoal. Depois de muito tempo “por aí”, “solto no mundo”, Nelsinho está levando a sério um relacionamento a dois. Ele ainda não gosta de falar muito sobre isso comigo, mas vejo que, em alguns momentos quando falamos da vida pessoal, ele se solta um pouco e sorri mais facilmente. Até hoje apenas vi algumas postagens dele em redes sociais e tenho gostado do que tenho visto.

 

 Ao lado da namorada, Nelsinho Piquet tem se mostrado bem ativo nas redes sociais, um lado bem diferente dos Piquet.

 

A questão das redes sociais tem melhorado em muito um aspecto que citei no início da minha coluna: a relação com os fãs. Esta tem sido mais informal, mais aberta, mostrando um Nelsinho como uma pessoa que, claro – com uma condição financeira invejável – vive a vida, que faz refeições, que vai para a praia, que faz piadas, que se diverte com os amigos e que partilha um pouco de sua vida a dois com a namorada.

  

O caminho das vitórias nas pistas será retomado, não tenho dúvidas. Precisamos trabalhar alguns aspectos neste sentido e com a dedicação profissional e a capacidade técnica que ele tem, não tenho dúvidas que a curva voltará a ser positiva. Mas o melhor aspecto que tenho visto é que Nelsinho descobriu, com o passar do tempo, como é bom se deixar ser amado.

 

Beijos do meu Divã,

 

Catarina Soares

  
Last Updated ( Thursday, 28 March 2019 15:19 )