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WRC Suécia: Tänak, o inalcançável homem da neve PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 17 February 2019 19:08

Chegamos!

 

Se faltou neve em algumas especiais da etapa de Monte Carlo, abertura do campeonato deste ano, aqui na Suécia tem neve pra todo mundo. Com o termômetro sempre no negativo.

 

Mas não se enganem, os pilotos e navegadores vão botar pra ferver nesta etapa que vai cruzar a fronteira da Noruega em alguns momentos.

 

Olhos no “convidado especial” o finlandês bicampeão Marcus Grönholm, que assumiu o volante de um quarto Toyota Yaris.

 

Visão Geral

• Essa é uma rally clássico de inverno que atravessa dois países à medida que avança profundamente nas florestas congeladas e remotas da Suécia e da Noruega. Os pneus cravejados proporcionam aderência notável à neve e ao gelo. Paradoxalmente, é uma das etapas mais rápidas da temporada.

 

Os estágios

• A ação começa com uma especial de grande emoção no espetacular palco super especial de quinta-feira à noite na pista de trote Karlstad, que é repetida 48 horas depois.

• Todos os últimos sete estágios da sexta-feira estão na Noruega. A Röjden oferece competição transfronteiriça, começando e terminando na Suécia com a seção intermediária em seu país vizinho.

• Sábado apresenta estradas suecas clássicas perto de Hagfors, culminando com um estágio de sprint curto do que termina à beira do parque de serviço de Torsby.

• Apenas dois locais do palco no final de domingo. Duas passagens pelo estágio de Likenäs são seguidas pelo Power Stage da TV ao vivo no Torsby.

 

 

 

Estágio icônico

• Uma passagem dupla no sábado através de Vargåsen. Como sinal de respeito pelo falecido Colin McRae, o prêmio é o maior salto no Colin's Crest. Eyvind Brynildsen detém o recorde de 2016 com um salto de 45 metros. Um desafio para os corajosos!

 

Desafios

• A única verdadeira competição de inverno – um clássico Rally da Suécia – será caracterizado por estradas congeladas com bancos de neve nas margens. Carros onde os pilotos devem estar bem ajustados aos bancos para guiá-los com habilidade nas curvas.

• Mesmo volumosos, os bancos de neve das margens das estradas se desintegram com o impacto e os carros podem ficar presos na neve.

• Os pneus cravejados são essenciais e proporcionam uma aderência notável, mas os pilotos devem adaptar-se à sensação de “flutuação” e a diferentes pontos de travagem.

• Quando as temperaturas pairam em torno do congelamento, os cravos dos pneus rasgam a superfície da estrada e o cascalho exposto os rasga dos pneus para deixar pouca tração.

• A manutenção externa em temperaturas de até -25°C torna os trabalhos de rotina mais lentos e difíceis para mecânicas com luva.

 

Configuração do carro

• Especificações de superfície “frouxa”, mas soluções de engenharia necessárias para fazer com que os motores trabalhem com desempenho máximo em um frio implacável.

• Os pneus magros da Michelin são revestidos com 384 pinos de aço com ponta de tungstênio para penetrar nas estradas congeladas. Cada pino tem 20 mm de comprimento e pesa 4g. No entanto, apenas 7mm é exposto, com o restante inserido na borracha para fornecer uma ancoragem forte.

• Pás são obrigatórias no caso de os competidores terem que tirar seus carros da neve.

 

 

 

História do Evento

• Primeira corrida em 1950, quando foi chamado de Rally to the Midnight Sun, como foi realizado no verão. Tornou-se um evento de inverno em 1965.

• Apresentou-se no campeonato inaugural em 1973 e foi dominada por escandinavos, que venceram todos os anos até 2004, quando Sébastien Loeb quebrou a escrita. Sébastien Ogier e Thierry Neuville, vencedor de 2018, são os únicos entre os pilotos atuais "outsiders" a vencer.

• Stig Blomqvist e Marcus Grönholm estão no topo da lista de honra com cinco vitórias cada.

 

Novidades para 2019

• Muito poucas mudanças foram feitas. Os organizadores permaneceram fiéis ao formato aclamado de 2018.

• O estágio de sexta-feira de Röjden foi cortado por 0,66 km no final para usar o mesmo resultado de 2017.

• A etapa de Rämmen de sábado. Utilizado pela última vez em 2016, mas conduzido na direção oposta desta vez. Substitui o estágio de Torntorp.

 

 

 

Principais destaques

• Cerimônia de abertura da noite de quinta-feira na pista de trenó de Karlstad. Conheça os pilotos, pegue autógrafos, faça selfies e assista a mega-slides nos dois momentos de cada vez.

• O Colin's Crest, em Vargåsen, é um dos excelentes locais de espectáculo do WRC. Atmosfera brilhante e carros voadores - e as estrelas do WRC visitam duas vezes no sábado.

• Sábado à noite em Torsby será mágica. Assista à seção final do estágio de 3,43km antes de passear pelo parque de serviço para observar as equipes trabalhando em seus carros.

• Domingo em Torsby é tão bom. O Power Stage final termina nas mesmas estradas do teste de sábado à noite, antes do pódio, minutos depois, no parque de serviço. Você pode ter que correr para pegar os dois!

• Magníficos carros clássicos do passado competirão no Rally Sweden Historic na sexta e sábado, em conjunto com o WRC.

 

Shakedown.

Therry Neuville em seu Hyundai i20 foi o mais rápido no estágio de velocidade Skalla, 2,2s abaixo do obtido por Ott Tänak em seu Toyota Yaris. Sébastien Ogier, vencedor da etapa de abertura do WRC no mês passado em Monte Carlo, ficou a mais um décimo de desvantagem no seu Citroën C3.

 

Neuville mostrou realizou um par de saltos limpos para seus rivais através da neve de 6,86 quilômetros e estradas cobertas de gelo perto do parque de serviço Torsby. Os cinco pilotos atrás dele ficaram em um intervalo de apenas 0.6s.

 

 No Shakedown, Thierry Neuville andou mais rápido que seus concorrentes nas preliminares do Rally da Suécia.

 

Jari-Matti Latvala definiu o ritmo após a corrida de abertura em seu Yaris antes de Teemu Suninen subiu para o topo da classificação em um Ford Fiesta após a segunda passagem. Neuville deixou claro em sua terceira e última corrida e, apesar de vários pilotos terem completado uma quarta passagem, ninguém chegou perto de derrubá-lo.

 

Kris Meeke foi o quarto, levando de Ogier 0.2s na sua tentativa final. Na corrida anterior, o britânico foi ajudado a voltar para a estrada por espectadores depois de enterrar seu Yaris em um banco de neve em uma curva direita complicada, após um salto, a 500 metros do final.

 

Os companheiros de equipe da M-Sport, Elfyn Evans e Temmu Suninen, completaram os seis primeiros lugares, com o Fiesta separado por apenas um décimo.

 

E foi dada a partida na noite da quinta-feira.

Mantendo o alto nível imposto no shakedown, Thierry Neuville derrotou o campeão mundial Sébastien Ogier no momento mais rápido da noite em torno das curvas arrebatadoras da pista dentro da cidade. O belga venceu por 0.8s em seu Hyundai i20 como consistentes tempos mais rápidos da noite na neve e pista coberta de gelo.

 

 Repetindo o feito do Shakedown, Thierry Neuville também foi o mais rápido na primeira especial na noite da quinta-feira.

 

Neuville, não tinha boas lembranças do estágio de 1,90 km. Há dois anos ele caiu da liderança, enquanto na temporada passada ele evitou erros a caminho da vitória. Andreas Mikkelsen terminou a 0.3s do Citroën C3 da Ogier em outro i20. O norueguês bateu Ott Tänak por 0.8s, o quarto em seu Toyota Yaris.

 

Jari-Matti Latvala, que se tornou o piloto mais experiente da história do WRC com um recorde no 197º etapas disputadas no WRC, ficou em quinto no seu Yaris. Ele derrotou seu colega finlandês Teemu Suninen por 0.7s e admitiu que completar o estágio sem incidentes foi um alívio.

 

 Equipes e pilotos fizeram a festa do público que nem lembrava quanto estava marcando no termômetro.

 

A última bateria contou com as lendas do WRC Sébastien Loeb e Marcus Grönholm, este último fazendo uma aparição em seu rally favorito nove anos depois de sua última participação. Grönholm reivindicou os espólios, o oitavo mais rápido em um Yaris.

 

O rally teria programado para a sexta-feira a perna mais longa dos quatro dias. Os sete estágios de estradas florestais cobrem 137,41 km, com todos, exceto a etapa final, ocorrendo do outro lado da fronteira, na Noruega.

 

A sexta-feira foi agitadíssima, com quatro pilotos se revezando na liderança. O finlandês Temmu Suninen tornou-se o quarto líder após um estágio extremamente difícil, segurando uma vantagem de 2.0s depois de um final dramático quando a escuridão desceu sobre as estradas congeladas próximas ao centro de Torsby.

 

 Um surpreendente Temmu Suninen mostrou velocidade e havilidade para andar na frente na sexta-feira no WRC da Suécia.

 

O piloto de 25 anos negociou o último estágio de velocidade, de 8,93 km, com a lanterna dianteira do Ford Fiesta batendo no capô e obscurecendo sua visão. Com a iluminação reduzida, Suninen bateu vários bancos de neve, mas manteve a calma enquanto o Ott Tänak sofria um déficit de 13,0 segundos.

 

Tänak, que liderou antes de voltar de uma escapada da estrada, recuperou-se para o segundo lugar, quando o companheiro de equipe de Toyota Yaris, Jari-Matti Latvala, enterrou seu carro em um banco de neve.

 

 Jari-Matti Latvalla vinha bem até enterrar o carro em um banco de neve e perder muito tempo.

 

O finlandês precisou de quase 25 minutos para desenterrá-lo e viu que suas esperanças de vitória na quebra do recorde de 197 participações no WRC já haviam terminado. Latvala, que também liderou a classificação, começou o estágio final apenas a 5.0 segundos atrás de Suninen.

 

Neve perfeita e estradas cobertas de gelo pela manhã deram lugar a lama e cascalho quando os estágios de velocidade, a maioria dos quais foram realizados em toda a fronteira norueguesa, foram repetidos na parte da tarde. As condições difíceis cobraram seu pedágio a vários dos primeiros a percorrê-las.

 

 Pior ainda para Sébastien Ogier, que foi obrigado a abandonar depois de ficar com o carro empoleirado no barranco.

 

O vencedor da primeira rodada, Sébastien Ogier, abandonou a disputa com seu Citroën C3 depois de girar na neve e ficar parado apoiado no barranco, enquanto Thierry Neuville terminou em sétimo, depois de girar duas vezes seu Hyundai i20 e danificar a aerodinâmica do carro. Andreas Mikkelsen, da Noruega, encantou os seus adeptos ao terminar em terceiro, com 17.8s de vantagem num i20. Ele tinha quase 11s na mão sobre Elfyn Evans, que ganhou duas etapas da tarde em um Fiesta para compensar o tempo perdido por uma rodada.

 

Esapekka Lappi foi quinto, o piloto C3 teve a sorte de sair de um rodada de alta velocidade sem capotar com Sébastien Loeb subindo para o sexto lugar depois de ganhar lentamente confiança. Kris Meeke caiu para o oitavo quando ele parou o motor de seu Yaris no início do penúltimo teste. Pontus Tidemand foi nono após perder tempo com um problema no sensor do pedal do acelerador e o líder do WRC 2 Ole Christian Veiby completou o top 10.

 

 Andreas Mikkelsen foi o piloto com melhor performance entre os carros da Hyundai e encheu de esperanças a torcida nórdica.

 

Foi um dia tórrido para Marcus Grönholm, fazendo uma aparição nove anos depois de sua última apresentação no WRC. O cinco vezes vencedor da Suécia sobreviveu duas rodadas antes de mergulhar seu Yaris em um banco de neve e ter que abandonar. A etapa do sábado apresentaria estradas clássicas perto de Hagfors, incluindo uma passagem dupla sobre o famoso Colin's Crest.

 

Dois loops idênticos de três estágios são seguidos por uma repetição do show de quinta-feira em Karlstad e um sprint ao lado do parque de serviço da Torsby. Os oito estágios do sábado somariam 126,18 km.

 

A disputa do sábado teve um momento capital e que poderia definir o destino do lugar mais alto do pódio na Suécia. Essa luta não incluiria mais o líder da sexta-feira, Temmu Suninen, que liderou uma rodada do WRC pela primeira vez durante a noite. Ele viu sua liderança escapar entre os dedos depois de enterrar seu Ford Fiesta em um banco de neve pela manhã, antes de abandonar depois de colidir com uma árvore e danificar a gaiola de segurança do seu carro.

 

 O sábado não foi fácil para Temmu Suninen. Primeiro ele perdeu a liderança para Ott Tänak, depois, bateu e abandonou.

 

Ott Tänak que estava atrás de Suninen por apenas 2.0s na noite passada. Assumiu a ponta sobre o finlandês no estágio de velocidade de abertura e o erro de Suninen na especial seguinte deu ao estoniano uma vantagem de mais de meio minuto. Três vitórias nos estágios da tarde elevaram a margem a um nível confortável.

 

Andreas Mikkelsen liderou um pelotão monstro de quatro pilotos por segundo durante a maior parte do dia em seu Hyundai i20. O quarteto trocou de lugar em todas as etapas, mas, apesar de um giro, o norueguês repeliu seus perseguidores até o teste final, quando Esapekka Lappi mudou de nível na hora certa.

 

 Esapekka Lappi foi tentando tudo, literalmente voando, para manter-se na briga pelo pódio no Rally da Suécia.

 

Lappi fez um bom progresso ao longo do dia em um Citroën C3. Ele tinha 2.3s na mão sobre um iluminado Thierry Neuville, que teve a sorte de escapar de um giro de 360º no estágio Vargåsen com a perda de apenas alguns segundos. O quinto foi Elfyn Evans, que saiu da luta entre os três primeiros, enquanto lutava pela velocidade em seu Ford Fiesta. Ele ficou firme na luta, 11.9s atrás de Neuville.

 

Os estágios da estrada da floresta em torno de Hagfors estavam em perfeitas condições esta manhã. Uma sólida base de gelo assegurava uma ótima aderência, mas à medida que as temperaturas aumentavam, as estradas tornaram-se mais macias e lamacentas, e os primeiros participantes se beneficiaram depois que a terra foi limpa por aqueles que estavam à frente.

 

 Andreas Mikkelsen liderou um pelotão na luta pelo pódio, mas com grande desvantagem para o líder, Ott Tänak.

 

Kris Meeke foi incapaz de manter contato com os da frente em seus Yaris. O britânico caiu nas garras de Sébastien Loeb e terminou apenas 1.6s à frente. Loeb recuperou o tempo à medida que o dia progredia depois que as notas de seu ritmo se mostraram lentas demais para as estradas rápidas da manhã. Pontus Tidemand, líder do WRC 2 Ole Christian Veiby e Jari Huttunen completaram o Top 10.

 

Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala recomeçaram depois de se retirar na sexta-feira e ambos estavam bem abaixo da classificação, mas Ogier ganhou três etapas em seu C3 e Latvala um em seu Yaris, antes de perder mais tempo depois de girar na neve e ficar preso.

 

 Com velocidade e tranquilidade, Ott Tänak assumiu a ponta e abriu uma enorme vantagem até o final do sábado.

 

Tänak começaria a etapa final de domingo com uma vantagem de 54.5s em seu Toyota Yaris, à frente de uma enorme batalha por trás dos postulantes as posições restantes do pódio. O domingo apresentaria apenas três etapas, cobrindo 51,31 km. Uma passagem dupla pelo teste de Likenäs é seguida pela TV ao vivo do Wolf Power Stage em Torsby, com pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos. 

 

Quando amanheceu o domingo para os quatro últimos estágios do Rally da Suécia, uma coisa era certa para todos: Ott Tänak tinha tudo a perder caso cometesse um erro e todos os demais iriam torcer contra ele, que era dono de uma vantagem de quase um minuto para os perseguidores mais próximos.

 

 Com calma e sabedoria, Ott Tänak não correu riscos e levou seu Toyota Yaris à primeira vitória do ano.

 

Sabiamente, Tänak aliviou no ritmo imposto em seu Toyota Yaris através da curta perna final disputadas em estradas cobertas de neve e gelo para vencer a segunda rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA com 53.7s. Tänak liderou o evento de quatro dias no início, mas recuou quando as condições se voltaram contra ele na tarde de sexta-feira. Ele recuperou a iniciativa no sábado e quando o rival mais próximo, Teemu Suninen, acidentou-se e abandonou a competição, Tänak herdou uma confortável vantagem de meio minuto.

 

Ele estendeu isso para quase um minuto, garantindo uma condução fácil pelas três etapas de domingo perto da base de rallys de Torsby. Tänak se tornou apenas o quarto piloto não-escandinavo a vencer a única prova de inverno do campeonato e dedicou seu sucesso ao mentor e conterrâneo Markko Märtin.

 

 Esapekka Lappi salvou a honra Nórdica e da Citröen ao conquistar um segundo lugar na neve sueca.

 

Houve uma enorme batalha entre quatro competidores para os restantes lugares do pódio. A liderança de 4.4s de Esapekka Lappi sobre Thierry Neuville, na final do Wolf Power Stage, parecia estar diminuindo, mas um determinado tempo nos últimos quilômetros garantiu o segundo lugar. O finlandês, pilotando um Citroën C3, terminou 3.0s atrás do Hyundai i20, de Thierry Neuville, e agradeceu por ter sobrevivido a uma enorme quinta marcha escapada na sexta-feira, quue quase provocou um acidente.

 

O belga Neuville também venceu várias rodadas na neve durante o fim de semana para terminar com 8.7s de vantagem sobre o companheiro de equipe Andreas Mikkelsen. O norueguês ficou empatado em segundo com o Lappi durante a noite, mas não conseguiu igualar o ritmo hoje.

 

 Thierry Neuville conseguiu se recuerar no sábado e no domingo para alcançar o último dos lugares no pódio.

 

Elfyn Evans estava em 2.8s, de volta terminou em quinto no Ford Fiesta, após um fim de semana inconsistente, com o compatriota Kris Meeke completando os seis primeiros em um Yaris. Ele evitou o nove vezes campeão Sébastien Loeb, que lutou para combinar suas notas e ritmo para as estradas rápidas de inverno. Pontus Tidemand levou o seu Fiesta ao oitavo lugar da sua ronda caseira, com o vencedor do WRC 2 Ole Christian Veiby e Janne Tuohino a completarem a tabela de classificação.

 

Tänak venceu a final da TV ao vivo Wolf Power Stage para reivindicar cinco pontos de bônus. O sucesso do estoniano levou-o a uma vantagem de sete pontos na classificação. Neuville levou quatro pontos por segundo com Elfyn Evans, dirigindo um Ford Fiesta, marcando três em terceiro. Sébastien Ogier, em um Citroën C3, e Lappi levaram dois e um ponto, respectivamente.

 

 A festa no pódio era toda de Tänak e e da Toyouta, que assumiram a liderança do campeonato.

 

A classificação traz Tänak com 47 pontos, Neuville com 40, Ogier com 32, Meeke com 21 e Lappi fechando o top 5 com 19. O campeonato muda para o cascalho no próximo mês pela primeira vez nesta temporada. O Rally Guanajuato Mexico está baseado em León de 7 a 10 de março.

 

Arrivederci,

 

Redação do Rally.it 
Last Updated ( Sunday, 17 February 2019 20:50 )