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WRC Monte Carlo: Um duelo épico entre Ogier e Neuville PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 27 January 2019 14:37

Chegamos!

 

Foram sete semanas de expectativas e ansiedade para que os motores fossem acionados para a temporada 2019. Uma temporada com grandes novidades e uma bela “dança das cadeiras”, a volta de uma super estrela e um desafio para todos: derrotar Sébastien Ogier, que agora é piloto da Citroën.

 

Lembremos que o hexa campeão iniciou sua hegemonia como piloto da Volkswagen e quando foi para a Ford, questionaram se ele continuaria a andar na frente e conquistar títulos. Ele deu a resposta nos anos que se seguiram. Nesta temporada ele foi para a Citroën. Alguém duvida que ele continuará andando na frente?

 

Temos a volta de Sébastien Loeb, ao volante de um I20 Hyundai e o desafio de enfrentar uma geração de pilotos bem mais jovens e ainda os experientes que o viram vencer nove campeonatos.

 

Chequem suas planilhas, testem os fones de ouvido e o rádio, apertem os cintos e vamos acelerar. É começada a temporada 2019 do WRC.

 

 

 

Visão Global

• O Rally mais imprevisível do ano. As estradas de asfalto relativamente simples nos Alpes franceses são complicadas pelo clima de inverno, que enfatiza as astuciosas escolhas de pneus. Pouco é simples nas altas montanhas!

 

Os estágios

• Depois do início da noite de quinta-feira no centro da cidade de Gap, dois novos e duros estágios noturnos no escuro dos Alpes do sul proporcionam a competição de abertura de 2019.

• Duas voltas de três estágios geograficamente afastados a sudoeste da cidade formam uma sexta-feira cansativa e difícil, que teriam mais de 125 km de ação.

• A perna de sábado viaja para o norte em estradas mais familiares. Um loop duplo de dois estágios precede o último serviço do rally em Gap e uma longa viagem para o sul até Mônaco.

• O final de domingo, como é tradicional, corre nas montanhas dos Alpes Maritimes, acima do Principado, e apresenta duas passagens pelo lendário Col de Turini.

 

Estágio icônico

• Col de Turini. Um dos locais emblemáticos do esporte, onde enormes multidões se reúnem para assistir os competidores atravessarem o cume da montanha no estágio La Bollene Vesubie - Peira Cava na etapa final. Uma atmosfera incrível e um “must-do” para os visitantes.

 

 

 

Desafio

• Essencialmente um rally de asfalto, mas o clima de montanha imprevisível traz condições variadas.

• Os competidores devem esperar neve, gelo e asfalto seco - muitas vezes encontrando todos no mesmo estágio.

• Eles devem equilibrar a necessidade de aderência em clima de inverno com o necessário para o asfalto seco.

• Uma seleção de pneus astuta, proporcionando o melhor compromisso para condições que mudam, frequentemente é fundamental.

• A experiência e a capacidade de “ler” as condições é vital.

 

Configuração do carro

• suspensão para asfalto.

• Seleções de pneus pouco convencionais que podem incluir pneus cravejados em cantos opostos do carro, combinados com borracha de clima seco.

• Dois pneus sobressalentes são normais.

• Pods de luz adicionais para as etapas da noite de quinta-feira.

 

História do Evento

• O Rallye Monte-Carlo é a jóia da coroa do WRC e a mais antiga do calendário.

• Primeira corrida em 1911, foi projetada para promover Monte-Carlo como um destino turístico, com concorrentes a partir de diferentes cidades europeias antes de se reunirem em Mônaco.

• O comício de 1966 tornou-se famoso por seu resultado controverso quando a Mini-Coopers, que matou gigantes, reivindicou os três primeiros lugares antes de ser desclassificada por alegadas violações dos regulamentos dos faróis.

 

 Em frente a um dos históricos prédios da vila de Gap, os quatro modelos que irão se enfrentar em 2019.

 

Novidades para 2019

• Quarenta por cento da rota é remodelada em comparação com 2018.

• A cerimônia de início da noite de quinta-feira muda de Mônaco para o centro de Gap.

• Todos os novos loop de abertura de duas etapas perto de Gap na noite de quinta-feira.

• O teste de sexta-feira de Curbans a Piegut foi conduzido pela última vez em 2004 - mas na direção oposta.

• Os estágios finais de domingo se movem do Palácio em Mônaco devido ao Dia de São Dévote, feriado público em homenagem ao santo padroeiro do Principado. As apresentações de troféus deste ano terão lugar no Pier Albert I, com vista para o famoso porto.

 

Principais destaques

• Primeira oportunidade de ver novos pilotos, navegadores e carros alinhados em ação.

• Quinta-feira à noite abrindo duas etapas especiais - uma rara oportunidade de experimentar a atmosfera mágica, vistas e sons da competição do WRC na escuridão.

• Parque de serviços de Gap. Veja as equipes trabalharem contra o relógio para preparar seus carros para a ação do dia seguinte no serviço de 45 minutos de quinta, sexta e sábado do final do dia.

• Bâtie-des-Fonds, uma das menores aldeias do departamento de Drôme, recebe na sexta-feira a ação de alta velocidade do Rally de Monte Carlo. Tem oficialmente seis moradores!

 

Shakedown

O piloto do Toyota Yaris, Kris Meeke, venceu o campeão mundial Sébastien Ogier por um décimo de segundo no teste Gap de 3,35 km. As novas contratações estiveram em evidência quando o parceiro do recém-chegado Ogier, Esapekka Lappi, mo Citroën C3, completou os três primeiros mais 0.4 segundos atrás.

 

Ogier foi o mais rápido na passagem de abertura no asfalto seco nos arredores da cidade de início do rally. Ele permaneceu no topo até Meeke avançar na terceira de suas cinco tentativas.

 

 Estreando na Toyota, Kris Meeke foi o mais rápido no shakedown, o primeiro do campeonato.

 

Foi um bom dia para a Toyota, já que Ott Tänak e Jari-Matti Latvala ficaram em quarto e quinto, com Thierry Neuville completando os seis primeiros em um Hyundai i20.

 

No regresso de Sébastien Loeb ele foi o 10º e admitiu que os seus preparativos estiveram longe do ideal, chegando à sua estreia no Hyundai poucos dias depois de terminar em terceiro no Rally Dakar.

 

 Na primeira especial, no cair da tarde para a noite da quinta-feira, Ott Tänak foi o mais rápido.

 

Na noite da quinta-feira tivemos a disputa da especial número 1 (La Breole - Selonnet 20,76 km)

 

O estoniano, Ott Tänak, ao volante do seu Toyota Yaris, liderou o campeão mundial Sébastien Ogier por 9.1s depois de dois estágios noturnos tipicamente contrastantes perto de Gap. Thierry Neuville tinha 14,3s de desvantagem em terceiro.

 

 Thierry Neuville mostrou que a Hyundai trabalhou muito para a temporada e que ele é candidato ao título.

 

O trio que travou uma batalha tão emocionante pelo título de pilotos de 2018 foi a classe do campo na abertura da nova temporada e ninguém mais terminou dentro de meio minuto. Os pneus cravejados da Michelin foram a escolha da maioria dos pilotos para o teste de velocidade de abertura de 20,76 km de La Bréole para Selonnet, que continha neve e gelo.

 

Tänak foi o mais rápido e manteve a vantagem através do seguinte estágio mais longo de Avançon para Notre Dame du Laus, que ficou seco por quase 20,59 km. Ogier chegou ao topo três vezes em ambos os testes em seu Citroën C3 para segurar Neuville, que foi o grande apostador da noite. O belga optou por uma mistura de borracha cravejada e não cravejada no abridor. Ele sabia que perderia tempo, mas lhe permitiu capitalizar no teste seguinte, quando seus quatro pneus super macios ofereceram uma grande vantagem no seco. Ele foi o mais rápido em 11.0s.

 

 Estreando ao volante de um C3 da Citroën, Sébastien Ogier não ficou satisfeito com seu desempenho.

 

O estreante com o C3, Esapekka Lappi, Jari-Matti Latvala, conduzindo outro Yaris, e Elfyn Evans liderando a Ford M-Sport foram agrupados no quarto quinto e sexto. Eles ficaram separados por 3.0s. Kris Meeke estava no auge da motivação para fazer um 1-2 para a Toyota, mas um furo no pneu dianteiro direito a 9 km do final do segundo teste custou 45 segundos e relegou o britânico para o sétimo. Sébastien Loeb, Andreas Mikkelsen e Pontus Tidemand completaram o ranking. Teemu Suninen foi a maior vítima da noite. O finlandês escapou da estrada 3 km após a abertura do estágio e retirou-se seu Fiesta.

 

A segunda etapa de sexta-feira seria a mais longa, já que os pilotos enfrentariam duas voltas idênticas de três estágios a sudoeste de Gap, cobrindo 125,12 km. Um serviço de “meia-perna” na cidade divide o dia. O campeão mundial, pilotando um Citroën C3 pela primeira vez, terminou a segunda etapa do campeonato da FIA World Rally Championship com uma vantagem de 2.0 segundos sobre o arqui rival Thierry Neuville.

 

 Na sexta-feira, o hexa campeão do mundo partiu para se estabelecer na liderança do Rally de Monte Carlo.

 

Os dois adotaram estratégias de pneus contrastantes durante todo o dia nos estágios de velocidade de condição mista, que variaram de asfalto seco a neve e gelo. Tamanha variação assegurou tantas voltas e mais voltas na tabela de classificação quanto os pilotos encontravam nas estradas de sinuosas como um saca-rolhas.

 

O cancelamento da primeira especial deu um golpe em Ogier, cujos pneus de inverno teriam permitido que ele lucrasse com a neve e o gelo. Neuville capitalizou nos próximos dois estágios seguintes para depor o líder na noite anterior, Ott Tänak, e liderar após o circuito de abertura.

 

 Thierry Neuville cometeu um erro e isso lhe custou a liderança, mas o belga ainda estava no páreo.

 

O belga perdeu 20 segundos depois de passar do ponto em uma das curvas na abertura da tarde, quando as condições lhe eram favoráveis. Com isso Ogier construiu uma vantagem de 14.0 segundos. Mas o piloto da Hyundai i20 recuperou-se para ganhar o teste final e fechar com apenas 2.0s de desvantagem.

 

Andreas Mikkelsen liderou um trio de pilotos batalhando pelo último lugar no pódio. O norueguês, dirigindo outro i20, subiu para terceiro no teste final. Ele segurou uma vantagem de 7.4 segundos sobre o Toyota Yaris, da Jari-Matti Latvala e o regressado Sébastien Loeb a 0.86s.

 

 Depois de um início ruim, Sébastien Loeb conseguiu andar mais rápido, mas ficou longe dos líderes.

 

As não convencionais escolhas de pneus  de Loeb em sua estreia no i20 viram o nove vezes campeão mundial saltando para cima e para baixo na tabela de classificação. Ele ganhou dois estágios, apesar de uma baixa posição inicial, o que significa que ele teve que lidar com lama e cascalho arrastados para as estradas por aqueles que estavam à frente.

 

Elfyn Evans completou os seis primeiros em um Ford Fiesta à frente de um Tänak frustrado. O estoniano, que recomeçou esta manhã na liderança, caiu à deriva de Ogier e Neuville antes de uma roda quebrada custar 2min 20s. O companheiro de equipe Kris Meeke sofreu duas vezes um problema semelhante no seu Toyota Yaris e perdeu quase quatro minutos parando para trocar de volante no penúltimo teste. Ele foi o oitavo com o líder do WRC 2 Pro, Gus Greensmith, e Yoann Bonato, completando o top 10.

 

 Ott Tänak tinha tudo para estar na luta pela liderança, mas uma roda quebrada o relegou às últimas posições.

 

Esapekka Lappi teve que abandonar depois que C3 quebrou o a parte frontal esquerda e o eixo de tração após um impacto, enquanto Pontus Tidemand também ficou pelo caminho devido a danos no seu Ford Fiesta. Os trechos a serem percorridos no sábado, ao norte de Gap, serão disputados em estradas familiares. Um loop duplo de dois estágios precede uma longa jornada ao sul de Mônaco para o final de domingo.

 

Foi um dia épico! A disputa entre Sébastien Ogier e Thierry Neuville monopolizou todas as atenções do sábado e como eles pareciam ser capazes de se superar. O francês, buscando uma sexta vitória consecutiva nos Alpes franceses em sua estreia no Citroën C3, terminou o dia na liderança, por meros 4.3s após a penúltima perna.

 

 Com Thierry Neuville em seu encalço, Sébartien Ogier mostrou força e velocidade para manter a liderança no sábado.

 

Com apenas mais quatro estágios de velocidade, cobrindo 64 km, tudo pode acontecer e nem mesmo o mais entusiástico torcedor esperava por uma abertura tão emocionante na temporada do Campeonato Mundial de Rally da FIA.

 

O campeão mundial Ogier ampliou sua vantagem inicial de 2.0s do dia anterior para 5.6s na abertura especial ao norte de Gap. O belga reduziu o déficit nos dois estágios seguintes, antes de Ogier conseguir mais alguns décimos no último. Neuville reconheceu que tinha uma tarefa difícil contra Ogier, que enfretou desde a saída de Gap, estradas que variavam entre gelo, neve e asfalto seco.

 

 Esapekka Lappi andava forte e estava na briga pelo pódio, até abandonar a competição.

 

Sébastien Loeb e Jari-Matti Latvala travaram uma batalha igualmente emocionante pelo terceiro lugar, quase dois minutos atrás do par à frente. Eles trocaram de posições em três ocasiões antes de o nove vezes campeão, Loeb, pilotando seu i20 pela primeira vez, encerrar o dia com uma vantagem de 2.3s sobre o finlandês.

 

Andreas Mikkelsen, que começou o sábado em terceiro, viu suas esperanças de pódio quebradas quando bateu uma parede na curva final do estágio de abertura. O impacto destruiu a traseira esquerda de seu i20 e ele se teve que abandonar.

 

 Tentando se recuperar da enorme perda na sexta-feira, Ott Tänak voou e aproximou-se da briga pelo pódio.

 

Ott Tänak, que era imbatível até quando ele lutou contra a borda de uma roda quebrada ontem, ajudado por uma escolha de pneus corajosa esta tarde, o estoniano ganhou todos os quatro estágios em seu Toyota Yaris para subir ao quinto lugar. Ele está a apenas 15.0s da disputa pelo pódio entre Loeb e Latvala. Kris Meeke foi um sexto solitário. Mais de três minutos atrás, o britânico que estava fazendo sua estreia no Toyota Yaris, marcou três segundos lugares em quatro etapas.

 

O líder da WRC 2 Pro, Gus Greensmith, e o líder da WRC 2, Yoann Bonato, foram os sétimo e oitavo lugares, com Stéphane Sarrazin e Guillaume de Mevius a completarem a tabela de classificação. Elfyn Evans caiu de sexta posição quando seu Ford Fiesta caiu em um barranco íngreme, enquanto Esapekka Lappi parou seu C3 no meio do estágio de abertura com um problema de motor. As regras do Rally de Monte-Carlo significam que nenhum dos que abandonaram a competição no sábado poderiam retornar no domingo.

 

 Thierry Neuville não deixou Sébastien Ogier respirar no sábado. Foi dormir com a certeza de que a vitória era possível.

 

O último dia de competição permaneceria fiel à tradição. Com base nas montanhas dos Alpes Marítimos, acima do Mônaco, compreendendo um duplo circuito de duas fases, cobrindo 63,98 km e duas passagens sobre o lendário Col de Turini. O Power Stage de fechamento de rally ofereceria, como no ano passado, pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos.

 

Foi um domingo quente como nem o mais otimista esperava para ver a largada da temporada 2019 do WRC em Monte Carlo. Apesar de ter assumido a liderança no segundo das três etapas da tarde de sexta-feira, Sébastien Ogier talvez há tempos não enfrentasse uma disputa tão dura, com o ponteiro do cronômetro apontando como uma adaga contra seu Citroën C3.

 

 Não foi  uma disputa segundo a segundo, mas décimo a décimo e o campeão mostrou porque tem 6 estrelas no currículo.

 

Difícil encontrar palavras para descrever o quão próxima a batalha entre o seis vezes campeão e principal rival, Thierry Neuville foi, com o piloto da Hyundai nunca mais do que 5.8s de desvantagemno sábado ou domingo. Ogier consolidou sua liderança no sábado, mas Neuville começou o último dia de ação com força, cortando 1.1s de um déficit de 4.3s do dia anterior no circuito da manhã.

 

Uma vitória por 2.8s no penúltimo set de estágios de Neuville para um ataque final contra Ogier, que encontrou um problema de aceleração na SS14 e SS15 que teria sido consertado antes do final do campeonato La Cabanette-Col de Braus. Neuville começou o estágio a apenas 0.4s atrás do líder de rally e estava 1.5s acima de Ogier na divisão dois, mas o piloto da Citroën assumiu o controle de lá e cravando o segundo tempo mais rápido do Power Stage para selar a vitória por 2.2s. A vitória é a sétima de Ogier no Rally de Monte Carlo e a sexta consecutiva.

 

 Thierry Neuville fez tudo o que podia, conseguiu reduzir a diferença a 4 décimos, chegou a estar na frente, mas acabou em 2°.

 

O líder inicial do rally, Ott Tänak, recuperou o terceiro lugar com uma corrida excepcional no sábado e domingo depois de ter caído para sétimo após a quebra na roda dianteira direita ainda na tarde da sexta-feira. Com mais de dois minutos e meio atrás de Ogier e Neuville, restava ao estoniano buscar o terceiro lugar e ele venceu todas as quatro etapas no sábado, terminando no quinto dia - depois que Andreas Mikkelsen e Elfyn Evans abandonaram, o foco era alcançar Loeb e Latvala no último dia.

 

Outro triunfo no domingo deixou Tänak a apenas 5.7s de Sebastien Loeb, com o sexto tempo consecutivo na SS14, levando-o ao terceiro lugar, à frente das disputas Loeb e Jari-Matti Latvala. O melhor tempo de Neuville no penúltimo teste acabou com a série de vitórias de Tanak, mas ele ainda se afastou do par perseguidor para selar o terceiro lugar.

 

 Em uma recuperação espetacular, o estoniano Ott Tänak conseguiu alcançar o terceiro lugar, reduzindo o prejuízo,

 

Loeb, que venceu 2 estágios na sexta-feira - ambas no teste Roussieux-Laborel de 14,94 quilômetros - graças a uma escolha inspirada de pneus, e uma corrida consistente no sábado significou que ele terminou o dia entre os três primeiros. Mas não houve pódio histórico na sua primeira largada no WRC para a Hyundai. Teve que se contentar com o quarto lugar, ficando entre os Toyotas de Tänak e Latvala.

 

Kris Meeke terminou em sexto lugar em sua estreia ao volante do Totoya Yaris, mas sua diferença de 5m36.2s para Ogier não foi um reflexo preciso de seu ritmo. Em sua primeira largada para a Toyota, Meeke ficou em segundo depois da primeira etapa da noite de quinta-feira, antes de um furo o deixar em quarto.

 

 Ogier e Ingrassia comemoram a vitória e a sexta conquista consecutiva do rally de Monte Carlo, com 3 carros diferentes.

 

A posição de Meeke no meio do pelotão flutuou na tarde de sexta-feira, mas ele tinha acabado de subir para o sexto lugar quando um problema de jante atingiu, custando-lhe mais de três minutos de uma só vez. Isso acabou com suas esperanças realistas de um bom número de pontos, mas Meeke manteve seu Yaris na estrada pelo resto do evento e ficou em sexto - pegando mais cinco pontos por vencer o powerstage.

 

O rally foi extremamente decepcionante para a equipe M-Sport Ford, com todos os três pilotos enfrentando problemas. Evans estava correndo solidamente nos pontos, mas caiu com seu Ford Fiesta WRC em um banco íngreme e acertou uma árvore na SS10. Teemu Suninen caiu no primeiro estágio, mas se recuperou para o 11º lugar, enquanto Pontus Tidemand foi cauteloso com seu ritmo de retorno à classe WRC, mas isso não evitou o abandono ainda na sexta-feira.

 

 A equipe foi para a comemoração da vitória na abertura do campeonato e pela conquista de número 900 dos franceses.

 

Com o piloto da Hyundai, Andreas Mikkelsen, também abandonando no sábado depois de ter batido uma barreira quando atingiu a última curva da SS9, o que arrancou a sua roda traseira esquerda, permitiu que o corredor WRC2 Pro, Gus Greensmith, ficar em sétimo no R5 M-Sport Ford Fiesta.

 

Se alguém achou que tivemos pouca neve neste Rally de Monte Carlo, a próxima etapa, daqui mais três semanas promete muito mais, na Suécia. Mas com certeza os pilotos do campeonato FIA mais emocionante do mundo vão fazer a temperatura subir.

 

Arrivederci,

 

Redação do Rally.it 
Last Updated ( Sunday, 27 January 2019 18:50 )