Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O Big Brother da CBA (1ª Parte: Os Pilotos) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 18 December 2018 09:39

Na penúltima etapa da Stock Car em 2018, em Goiânia, as câmeras de TV mostraram uma novidade para o público e que nós apelidamos de “o Big Brother CBA”. A partir desta etapa os comissários técnicos passaram a utilizar câmeras para registrar imagem e vídeo se seu trabalho e de como seriam as relações com chefes de equipe, mecânicos e pilotos das equipes.

 

 

Além disso, os ‘briefings’ da direção de prova com os pilotos também seriam gravadas, bem como todas as imagens da torre de controle, com áudio e vídeo de todos os treinos, corrida e diálogos com pilotos ou chefes de equipe que forem até lá.

 

Não bastasse, pelo regulamento particular da competição ficou estabelecido que, em caso de investigação, as conversas entre piloto e equipe também seriam disponibilizadas.

 

Colocado em prática no final da temporada de 2018, este procedimento será implementado em todas as categorias nacionais a partir de 2019. O que será que os pilotos pensam desta novidade que, pela CBA, chega para ficar?

 

Adriano Rabelo – Piloto no Mercedes Challenge

Eu não estava sabendo disso não, mas eu acho bacana até para o público poder entender os bastidores, de como funciona o automobilismo, de ver o quanto a gente fica concentrado em um final de semana e eu vejo esta novidade como algo bem diferente, mas muito válido e por isso é bacana.

 

E a parte de mostrar tudo, se realmente for mostrar tudo aí é que a gente vai ver o que é confusão porque sempre vai ter discordância, é normal cada um ter uma opinião diferente e achar que a sua opinião é a certa. E quando a gente está disputando um campeonato, quem entra não quer perder e se o piloto acha que outro está sendo favorecido ou ele prejudicado ele vai pra cima mesmo, mas mesmo com as confusões, tem momentos agradáveis também.

 

Bia Figueiredo – Pilota na Stock Car

Eu estou achando muito bom a gente ter mais um meio de alguma comprovação com a câmera mostrando se alguém falou alguma coisa errada, quem falou a coisa certa e a gente sempre teve problemas aqui no Brasil e na própria Stock Car onde mais de uma vez foi colocado que alguém falou a coisa errada e agora vai haver transparência e com isso todos vão ganhar.

 

É algo que eu nunca vi ou ouvi falar que exista em outro país. Nos Estados Unidos onde eu corri não havia isso, mas eu acho que vai ser uma coisa muito boa e que sendo justo e correto para todos, vai deixar claro qualquer ponto de divergência que venha surgir e vai esclarecer se as pessoas souberam agir corretamente.

 

 

 

Cacá Bueno – Piloto na Stock Car e E-Trophy.

Não tenho muito o que achar, não. São procedimentos internos da Confederação e que não diz respeito aos pilotos. É a maneira que eles estão encontrando de controlar melhor e qualificar melhor seus comissários. Alguma coisa tem que ser feita neste sentido, para os comissários estarem melhor preparados e melhores treinados.

 

Muita coisa não é culpa deles, assim, treinamentos, palestras, demonstrações, vídeos, áudios, muita coisa que precisa ser feita para que melhore. Eu acho que mesmo com a explicação de que isso está sendo introduzido para a melhora dos comissários, eu penso que é muito mais para, utilizando som e imagem das equipes, se defender dos erros que acontecem. Não acho que é o melhor caminho, mas é um caminho e eles tem o direito de escolher o caminho que eles quiserem.

 

Eu prefiro que eles se qualifiquem melhor, mas também isso não vai ser um problema, haver registro de áudio e vídeo do que for feito. Mas imaginem se no futebol colocassem microfones no vestiário, gravassem as conversas de técnicos com jogadores... a gente vê nos jogos os juízes e jogadores tapando a boca para não se ver o que eles estão falando porque a gente sabe que na hora, ali, tem cabeça quente, tem palavrão e querer se utilizar disso para se defender eu não concordo muito. Ficar um apontando o dedo na ferida do outro eu não concordo.

 

Danilo Dirani – Piloto na Copa Truck

Sinceramente, eu não estava nem sabendo dessa história toda e de pronto eu não tenho uma opinião formada, mas, a princípio, eu não vejo problema nenhum se o comissário da CBA estiver gravando tudo e se vier falar comigo com uma câmera ligada.

 

Agora, essa coisa do rádio, da conversa entre o piloto e a equipe ficar disponível para a direção de prova, tem que ver se isso vai ser seguro. Muita coisa que é falada não é pra ser divulgada. Se eu peço uma calibragem, por exemplo, isso não pode vazar para outra equipe, entende? Ainda mais na Stock Car onde se pode fazer muitos ajustes. Se for bem fechado, tudo bem. O que eles não podem pegar é uma situação de corrida e penalizar um piloto porque xingou o outro no rádio para a sua equipe. A gente lida com emoções. Corrida não é passeio de domingo. Se um comissário enxerga uma coisa de uma forma totalmente diferente do que aconteceu, o piloto sai prejudicado, a equipe sai prejudicada.

 

Eu sempre tive uma relação muito harmônica com os comissários técnicos em todos os momentos e acho que aqui na minha equipe não vamos ter problema então, sem câmera ou com câmera vai ser a mesma coisa para mim. Mas vamos ver isso funcionando na prática para ver como vai ficar a relação entre equipes e comissários. Por enquanto, não dá pra falar muito. Não sei o que posso dizer.

 

Leandro Totti – Piloto na Copa Truck

Eu acho que tem que valer para os dois lados. Quando a gente for falar com eles, se a gente for cobrar ou reclamar alguma coisa, a câmera tem que estar ligada e o som da conversa também.

 

Eu acho que os comissários estão cometendo muitos erros e eles não aceitam isso, de que estão cometendo erros. Então, a gente tem que estar sempre provando de que a gente está certo e eles estão errados. Do mesmo jeito que as câmeras estarão lá prá defender o que eles disserem ou fizerem, tem que fazer isso para os pilotos e as equipes também. Se a gente puder pedir a imagem e o som que eles gravaram, não tem problema, vai estar tudo certo.

 

Se todo mundo estiver certo, isso não vai dar trabalho nenhum. Só pra eles, que vão carregar as câmeras. Vai ficar ruim pra quem faz a coisa errada. Aí vai complicar. E pensando bem, tem que ter mesmo. Vai acabar com muita discussão e como errar todo mundo erra, agora vai aparecer tudo.

 

Lucas Di Grassi – Piloto na Stock Car e Fórmula E

Eu vi isso lá em Goiânia e achei legal. Eu penso que toda ação para melhorar o esporte é positiva. Quanto mais informação, mais claro ficam os procedimentos, as normas e o seu cumprimento.

 

A Confederação Brasileira de Automobilismo tem o papel de organizar, de estabelecer as regras e fazer com que estas sejam cumpridas. Então, o trabalho das autoridades no autódromo precisam ser transparentes, as regras precisam ser claras e serem iguais para todo mundo. Quanto mais informação chegarem às mãos dos comissários, sejam elas gravadas, melhor para todo mundo.

 

Eu acho que todos os carros deveriam ter câmeras para que as imagens, não só o áudio dos pilotos, possam ser usados em caso de se investigar algum incidente de pista. Quanto mais informação, mais claras serão as decisões e, talvez, menos contestadas.

 

Regis Boessio – Piloto na Copa Truck

Pra mim é novidade, eu não estava sabendo. Acho que vai ser bom e ruim para os dois lados. Os pilotos vão ter que aprender a esfriar a cabeça antes de falar com os comissários e com o diretor de prova, o que está certo, por que isso não pode. E também vai ter aquela situação de que, se numa etapa anterior o piloto tiver uma aresta, em uma etapa posterior o piloto vai falar com ele e ele tratar mal o piloto. Então isso vai expor os dois.

 

Já a gravação do rádio do piloto com a equipe, eu penso que esse áudio não pode vazar e uma equipe ficar sabendo da estratégia da outra. Mas isso vai forçar todo mundo a jogar mais limpo. Tem que ter cuidado porque, imagine, alguém de uma equipe é chamado na torre por algum motivo e nessa hora ele escuta um rádio de outra equipe... isso não pode acontecer.

 

Não vejo essa novidade como uma coisa ruim. É uma maneira de tirar muitas discussões, evitar desavenças e os dois lados serão cobrados. O que eu acho que deve ser feito é que, da mesma maneira que a CBA penaliza o piloto, quando o comissário errar ele também seja penalizado. Não pode ser só pra penalizar o piloto, certo? Pra ser justo tem que valer as coisas para os dois lados.

 

Ricardo Zonta – Piloto na Stock Car

Eu penso que quanto mais recursos a CBA tiver para fazer com que a competição seja mais leal, fai ser importante. É uma solução que tem um investimento pequeno mas que do jeito que está sendo planejado eu penso que pode se colher bons resultados no planejamento que eles tiveram.

 

É que claro que eventualmente surgem problemas em um final de semana de corridas, em parte isso pode ser atribuído à falta de comissários, algo que as vezes eles mesmos reclamam e com isso não tem como fazer o trabalho da forma que gostariam, então as vezes fica difícil se houver limitações financeiras para os comissários fazerem seu trabalho.

 

Em relação ao trabalho eu acho que não muda nada. Todos sempre tiveram que cumprir o regulamento e vão continuar cumprindo. Se tiver menos brechas, melhor para quem sempre fez e faz a coisa da maneira correta.

 

Sergio Jimenez – Piloto no E-Trophy

 Eu acho ótima essa ideia. Vai acabar com o “disse me disse” dos comissários contra os pilotos e vice versa. A gente está num ambiente competitivo, que tem muitos interesses em jogo, valores altos envolvidos e vez por outra surgem as polêmicas. A CBA tem como combater quando houver excessos de um lado ou do outro, usando as próprias imagens das câmeras dos comissários.

 

A gente tem as câmeras on board na maioria dos carros e estas imagens, em sendo usadas, podem dizer quem cometeu alguma quebra de regulamento ou cometeu alguma atitude antidesportiva. Isso tudo tem que servir para que o nosso trabalho, o dos comissários e o da CBA possa melhorar. Acho que na Europa alguns comissários até usam este recurso de gravação de som e imagem

 

As decisões de pista tem evoluído, mas quando a coisa vai para os tribunais é mais complicado, pois muitas vezes quem está julgando nunca pisou num autódromo, não sabe o que é um carro de corrida.

 

Werner Neugebauer – Piloto da Porsche Carrera Cup

Eu nunca vi nada parecido em outro lugar. Na verdade, eu nem estava sabendo que isso tinha acontecido na Stock Car. Eu penso que a tecnologia é uma coisa que está aí, em todos os meios, que vai estar cada vez mais presente . Até no futebol ele fizeram o tal do VAR, o árbitro de vídeo, que no Brasil não funciona muito bem (risos), ter algo a mais, um recurso extra, que vem para ajudar, a gente deve receber bem, é válido. Agora vamos ver como isso vai funcionar.

 

Se o objetivo é ter o registro para uma auditoria de processos vai ser positivo, vai deixar as relações mais transparentes e com isso vai melhorar a qualidade da competição e, por consequência, do espetáculo para o público. Vamos ver como isso vai evoluir no ano que vem. Por enquanto é cedo para se tomar uma posição, mas, se for para o bem, eu acho ótimo.


Last Updated ( Tuesday, 01 January 2019 08:14 )