Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O papel da imprensa PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 28 November 2018 20:55

Caros amigos, normalmente a minha coluna é uma construção diária, uma análise sobre os fatos ocorridos em um intervalo de tempo que vão tendo um desenrolar e, consequentemente, um caminho para algum determinado desfecho que nem sempre é aquele que esperamos ou desejamos. Afinal, na vida nem tudo acontece como planejamos ou ansiamos.

 

O acesso aos fatos que nos cercam são basicamente fruto das experiências que vivenciamos, das informações às quais temos acesso ou da combinação destes dois fatores. Raramente temos um terceiro caminho que nos desvia desta forma de nos informarmos ou nos alienarmos do que realmente acontece no mundo. Situações que podem ser decididas de forma aleatória ou premeditada, conforme o interesse ou não de quem está envolvido.

 

Contudo, os fatos ocorridos que chegaram à administração do Projeto Nobres do Grid nesta semana, levaram-me a desviar do propósito da coluna que estava em processo de redação para ser devidamente tratado como todo assunto de relevância e seriedade deve ser tratado. No nosso caso, o crescimento do automobilismo, com o crescimento  fortalecimento das categorias nacionais, regionais e do kartismo bem como a melhoria e ampliação dos autódromos do país, além do profissionalismo dos nossos dirigentes esportivos.

 

Uma coisa que em determinados momentos as pessoas não conseguem entender (ou preferem não aceitar) é que a imprensa livre, existente nos estados democráticos de direito, nem sempre irá nos dar as notícias que desejamos. É absolutamente essencial para entender que a multiplicidade de vozes necessárias para garantir e fortalecer a democracia só pode existir numa sociedade em que a sua liberdade é assegurada, em que a entrada é franqueada a quem quiser e puder se habilitar, em que a concorrência em todas as frentes gera a publicidade, que – por sua vez – fecha o círculo virtuoso ao viabilizar a existência de múltiplos meios de comunicação.

 

Quando foi decidido pelos criadores do Projeto Nobres do Grid, do qual eu ainda não fazia parte, dez anos atrás (e a minha coluna desta semana seria uma celebração a esta trajetória vitoriosa), estruturar um site na internet e ter um canal de comunicação próprio, pude perceber em meus primeiros acessos que havia um enorme potencial para se fazer algo diferenciado na imprensa esportiva nacional. Algo que em muito extrapolou minhas expectativas, com o site dos Nobres do Grid tendo se tornado um dos mais importantes veículos de comunicação do país, tendo mais de um milhão de acessos/mês e destes, pouco mais de 300 mil no exterior, onde estamos presentes em seis países entre Europa e América do Norte.

 

Dentre as boas práticas do jornalismo estará sempre o compromisso de não cair na tentação de colocar o bom jornalismo em segundo lugar na busca do lucro a qualquer preço, o que no nosso caso é muito mais fácil, uma vez que todos escrevem de forma voluntária para o site, bem como buscar o equilíbrio permanente entre a excelência e integridade de suas publicações, algo exequível desde que o editorial nunca seja subordinado ou confundido com os interesses outros que não o bem do automobilismo.

 

Tudo isso tem implicações adicionais, e significa que precisamos continuar nos preocupando, assim como toda a mídia, em evitar que os meios de informação em geral não sejam subordinados a interesses políticos e grupos econômicos com interesses particulares e assim não acabe reduzindo excessivamente o leque de fontes de informação e opinião diferentes à disposição do público, e que nunca aceitemos que a regulamentação ou tutela pública ou privada substitua o nosso próprio autocontrole, auto-regulamentação e compromisso com a sociedade.

 

Vivemos em um mundo onde tudo e todos estão cada vez mais interligados, em uma complexa rede com cada vez mais informação disponível em todas as frentes 24 horas por dia, nossa tarefa passa a ser – cada vez mais – separar o relevante do não relevante, o verdadeiro do falso, de selecionar o que mais interessa e mais importa do resto, e – principalmente – de tentar organizar e explicar o que isso tudo significa para um público com cada vez mais alternativas de acesso a leituras, vídeos e áudios com mais ou menos qualidade, embasamento e veracidade, vide a vergonhosa campanha política das “fakenews” (em todas as direções) que tivemos este ano.

 

Nós temos um compromisso sério e relevante com a verdade e todos os nossos colunistas tem o total endosso da parte deste gestor, da parte das principais empresas promotoras de eventos do esporte a motor e suas assessorias de imprensa do país e das principais empresas do mundo (F1, WEC, WTCR, WRC, NASCAR, IMSA e F. Indy). Portanto, temos credibilidade para escrever e, eventualmente, desagradar algumas partes. Parcialidade não faz parte do nosso compromisso com nossos leitores.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva