Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Viva os meninos do Brasil PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 24 October 2018 22:48

Alô galera que lê os Nobres do Grid... salve Jorge!

 

Outubro é o mês do dia das crianças, mas nossos pilotos no exterior estão pilotando com gente grande e mostrando que os brasileiros ainda estão entre os melhores pilotos do mundo.

 

Apesar de eu não cobrir todas as temporadas de todas as categorias, apenas aquelas que seriam categorias de base e que tem pilotos que estão começando a crescer no automobilismo, buscando seu lugar ao sol e alimentando o sonho de ser um piloto top, não posso deixar de dar os parabéns para o Felipe Nasr pelo título no IMSA, logo em sua estreia, mostrando que ele é um piloto espetacular (e é melhor do que metade do grid da Fórmula 1 atual).

 

Mas vamos falar do que andou acontecendo nas pistas pelo mundo, porque teve muito hino nacional tocando por aí.

 

Depois de grandes conquistas no kart, onde iniciou sua carreira aos sete anos, o brasileiro Caio Collet comemorou no primeiro final de semana do mês mais um importante título em sua carreira, o primeiro nos monopostos em seu ano de estreia. O talentoso piloto de 16 anos é o novo campeão do Campeonato Francês de Fórmula 4 FIA.

 

 

A conquista veio com uma etapa de antecipação na rodada tripla em Jerez de la Frontera, na Espanha. Mesmo nunca tendo andado na pista de 4,428 km, Collet acelerou forte o tempo todo, liderou a maioria dos treinos livres, conquistou duas poles e venceu a corrida 1 no sábado e a corrida 3 de ponta a ponta, registrando as melhores voltas nas disputas. Na corrida 2, com os 10 primeiros invertidos no grid (resultado da corrida 1), o piloto largou em décimo e terminou na sexta colocação.

 

No domingo, a vitória na corrida 3, com mais de 13 segundos de vantagem para o segundo colocado, coroou uma temporada que já soma agora sete poles, sete vitórias, um segundo e dois terceiros lugares. Domingo que vem (14), Collet disputa a rodada tripla final em Paul Ricard (Fra). Com 270,5 pontos, o brasileiro não pode mais ser superado. O piloto tem 74,5 pontos de vantagem para o segundo colocado (em Paul Ricard a pontuação máxima que um piloto pode alcançar é 65 pontos).

 

 

Collet conquistou a oportunidade de participar do Campeonato Francês de Fórmula 4 FIA este ano, após vencer a seletiva “Volante Winfield”, que já revelou alguns campeões do automobilismo mundial, entre eles o tetracampeão de F1 Alain Prost e o campeão da F1 de 1996 Damon Hill. A vitória deu a ele a temporada completa na categoria como prêmio. Antes, o brasileiro – que tem a carreira gerenciada pela empresa All Road Management de Nicolas Todt – também correu algumas etapas da F-4 dos Emirados Árabes, onde venceu uma prova e foi ao pódio em outras cinco corridas.

 

Faltando ainda uma rodada tripla para o fim do campeonato, a ser disputada em Paul Ricard entre 13 e 15 de outubro, Caio Collet tem 270,5 pontos, e na luta pelo vice campeonato temos Ulysse de Pauw com 196, Arthur Leclerc 194, Ugo de Wilde 181 e fechando o Top 5 Adam Eteki com 167.

 

 

No encerramento do campeonato em Paul Ricard, Caio Collet correu para “cumprir tabela”. Andou entre os primeiros, mas não entrou em disputas duras, concluindo as provas entre os 6 primeiros, subindo ao pódio em 3º na corrida 1, e deixando os demais competidores buscar melhores colocações. Melhor para Ugo de Wilde, que venceu duas das 3 corridas e garantiu o vice campeonato.

 

 

O foco do brasileiro, que tem a carreira gerenciada por Nicholas Todt, é para onde dar o passo seguinte: se para a GP3, que passará a ser o campeonato mundial de Fórmula 3, ou para a F3 regional, que deve ter como promotores o Automóvel Clube da Itália. A pontuação final foi Caio Collet com 303,5 pontos, Ugo de Wilde com 237, Ulysse de Pauw com 224, Adam Eketi com 2013 e Arthur Leclerc com 199 fechou o Top 5.

 

Jerez de La Frontera também sediou no mesmo final de semana mais uma rodada dupla da Euroformula e o público presente teve que ouvir mais hino nacional brasileiro. O já campeão Felipe Drugovich largou na pole position na corrida do sábado, fez a melhor volta e venceu com mais de 15 segundos de vantagem para o holandês Bent Viscaal, segundo colocado.

 

 

Num circuito que exige muito dos carros e pilotos pela sequência de curvas, calor e ventos, Drugovich fez uma corrida consistente, sendo sempre o mais rápido e responsável pelas melhores marcas da prova, inclusive da volta mais rápida, com 1min38s006 – média de 162,651 km/h. em busca d a 12ª vitória na temporada. Felipe Drugovich alcançou 327 pontos após a 11ª vitória em 13 corridas.

 

A corrida do domingo (7) da rodada dupla do Euroformula F3 Open, em Jerez de La Frontera, Espanha, foi como a reprise do desempenho de Felipe Drugovich na prova do sábado. O brasileiro que largou outra vez na pole position, pela décima vez no ano, venceu de ponta a ponta e fez a volta mais rápida da prova. Ele completou o percurso de 19 voltas em 35min55s118, com vantagem de 7s100 para Bent Viscaal, segundo lugar. E também estabeleceu a volta mais rápida da corrida, cravando 1min37s888, média de 162,847 km/h, confirmando o domínio absoluto na prova, no fim de semana e na temporada. Com a vitória deste domingo, o piloto de 18 anos chegou aos 354 pontos na temporada.

 

Os demais brasileiros não foram bem. Matheus Iorio foi apenas o 6° colocado. Guilherme Samaia o 7° e Christian Hahn o 11°. O campeonato tem Felipe Drugovich com 354 pontos, Bent Viscaal com 211, Matheus Iorio, 166, Marcos Siebert, 161 e fechando o Top 5 Cameron Das com 137. Guilherme Samaia é o 7° com 76 e Christian Hahn o 9° com 29. A próxima etapa será dias 19 a 21 de outubro em Barcelona.

 

 

Encerrando a temporada, a rodada dupla da Euroformula foi para Barcelona. Nova pista e mesmo vencedor: Felipe Drugovich! Mesmo não tendo feito a pole position para a corrida número 1, apagadas as luzes vermelhas o espanhol Marcos Siebert não teve como segurar o piloto brasileiro, que tomou a ponta e foi abrindo distância para receber a bandeira quadriculada com quase 5 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.

 

Entre os demais brasileiros, Matheus Iorio, que largou em terceiro perdeu duas posições e cruzou a linha de chegada em quinto lugar. Guilherme Samaia, largou e terminou a corrida na sétima colocação. Christian Hahn não disputou a prova.

 

 

No domingo (21) a corrida que encerrou a oitava e última etapa da temporada de 2018 no circuito espanhol de Barcelona. Foi a 15ª vitória do representante da RP Motorsport – a marca constitui o novo recorde absoluto na história da categoria.

 

Segundo colocado no grid, Drugovich superou o pole position holandês Bent Viscaal ainda na reta de largada para liderar a corrida de ponta a ponta. A vantagem aumentou gradativamente até a intervenção do safety car na terceira volta, motivada pelo incidente que tirou da prova o também brasileiro Matheus Iorio, e oscilou entre meio segundo e um segundo depois da relargada, que foi determinada na quinta das 17 voltas.

 

A diferença entre os dois primeiros era de pouco mais de um segundo na 14ª volta, quando o safety car voltou à pista para que as equipes de resgate removessem o carro de Lukas Dunner – o austríaco perdeu rendimento e ficou parado na curva 12, em posição de risco. A relargada foi dada após duas voltas e, apesar das tentativas de ultrapassagem de Viscaal, Drugovich manteve-se à frente para confirmar mais uma vitória. Guilherme Samaia terminou em 6°, Matheus Iorio não completou e Christian Hahn não participou da etapa.

 

 

O campeonato terminou com Felipe Drugovich campeão, com 369 pontos, Bent Viscaal, 240, Marcos Siebert, 195, Matheus Iorio, 172 e Cameron Das fechando o Top 5 com 159. Guilherme Samaia foi o 6° com 94 e Christian Hahn o 10° com 29.

 

O último dos campeonatos de Fórmula 4 na Europa a decidir seu campeão foi o italiano, com a rodada tripla final sendo disputada em Mugello, no último final de semana do mês... e foi o final dos sonhos! Já nos treinos os pilotos brasileiros da Academia da Ferrari, Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof, mostraram que viriam com tudo e para o tudo ou nada. Enzo buscando o título e Gianluca ser o melhor entre os novatos. Leonardo Lorandi e Petr Ptacek que se cuidassem. Enzo cravou a pole position para as três provas e Gianluca largou a seu lado nas corridas 1 e 3, sendo o 3° do grid na corrida 2.

 

 

Na corrida 1, Gianluca Petecof foi o nome da corrida. Com uma largada espetacular e um início de prova alucinante, superou o companheiro de equipe Enzo Fittipaldi, ganhando imediatamente alguma vantagem. Atrás de Fittipaldi, Leonardo Lorandi (Bhai Tech Racing) mantém a terceira posição, seguida por Olli Caldwell (Prema Theodore Racing).

 

 

Depois de algumas voltas, enquanto Petecof ganhou alguma vantagem, Lorandi diminuiu a diferença de Fittipladi e tenta uma ultrapassagem interna. Os dois carros se chocam nas rodas traseiras e Fittipaldi está fora. Lorandi continua, mas seu F4 é um dano e perde 2 segundos por volta. Um depois do outro piloto que o seguiu, começando com Andreas Estner (Van Amersfoort Racing), William Alatalo (Motorsport Muecke), Giorgio Carrara (Jenzer Motorsport) e Petr Ptacek (Bhai Tech Racing). Lorandi é finalmente obrigado a se aposentar e, portanto, nem Fittipaldi ele ganha pontos. É Olli Caldwell para aproveitar com uma segunda posição e 18 pontos: que o levam a 246. Os líderes do campeonato ficaram zerados.

 

Na corrida 2, sob a chuva, a batalha ficou praticamente restrita a Fittipaldi e Lorandi. A corrida começa sob uma chuva forte e com o safety car levando-a a deixar os jovens pilotos sentirem a pista e a baixa visibilidade. Depois do início, Fittipaldi lidera, enquanto Petecof ultrapassa Caldwell, e Lorandi também, extremamente rápido e agressivo, depois de algumas curvas. Após uma volta, a corrida é interrompida por um acidente envolvendo quatro pilotos (Marinangeli, Deledda, Aznam e Cipriani).

 

 

No recomeço, com apenas cerca de 8 minutos mais uma volta até o final da corrida, Lorandi dá um show, ultrapassando Petecof e Caldwell em algumas voltas. Entretanto, com Enzo Fittipaldi o papo era outro e mesmo tirando a vantagem de 2s para 28 milésimos, a soma dos tempos das duas partes da prova (antes e depois da bandeira vermelha), coloca a diferença em 2.383s, dando a vitória para Fittipaldi, com Petecof em terceiro. O quarto, Olli Caldwell, estava matematicamente fora da batalha pelo título.

 

 

A classificação mudava as condições da batalha. Lorandi ainda era o primeiro com 284 pontos, na frente de Fittipaldi com 282. Considerando apenas os 16 resultados válidos para classificação final, Fittipladi passava a ser o primeiro com seus 282 pontos, descartando 4 resultados com zero pontos, enquanto Lorandi tinha que cancelar 4 pontos de uma 8ª posição, o que o deixava com 280 pontos. Lorandi precisava vencer a corrida 3, ou, dependendo do resultado, ter mais de uma posição de vantagem sobre Fittipaldi... que seria o pole na corrida 3 enquanto o italiano largaria apenas em 9°.

 

 

Se a corrida 2 foi sob chuva, a corrida 3 foi sob um verdadeiro dilúvio! A prova foi bastante tumultuada pela chuva, e os pilotos deram apenas duas voltas sob bandeira verde em 28 minutos. Largada e chegada ocorreram atrás do safety car, devido aos acidentes e às péssimas condições da pista, alagada em alguns pontos. Situação que garantiu o título de Enzo Fittipaldi, uma dobradinha com Gianluca Petecof e mesmo Leonardo Lorandi tendo ganho 4 posições, o 5° lugar de nada adiantava.

 

O campeonato terminou com Enzo Fittipaldi, campeão, com 303 pontos, Leonardo Lorando com 282, Olli Cadwell com 262, Gianluca Petecof com 186 e Petr Placek fechando o Top 5 com 182 pontos.

 

 

 

Na GP3, se em Monza Pedro Piquet teve ótimos resultados, na Russia deu tudo errado! O brasileiro não encontrou em momento algum do final de semana um bom acerto para seu carro e saiu sem marcar nenhum ponto em Sochi.

 

Leonardo Pulcini, da Campos, que partiu da pole-position na manhã deste sábado (29) e venceu a primeira prova do fim de semana em Sóchi. Com a conquista, o piloto italiano chegou a 130 pontos e o quarto lugar do campeonato a três corridas do fim. Richard Verdschoor e David Beckmann vieram na sequência, com Simo Laaksonen colocando o outro carro da Campos no sexto posto. Pedro Piquer terminou num apagado 15° lugar.

 

Na corrida 2 David Beckmann fez uma ultrapassagem sensacional sobre Joey Mawson na última volta para confirmar o lugar mais alto do pódio. Mawson foi o pole-position e largou bem, mas Beckmann logo se aproximou. A dificuldade em fazer a ultrapassagem era notória, ainda que o segundo colocado fosse claramente o mais rápido. Em outra prova onde apenas disputou posições intermediárias, Pedro Piquet terminou em 11° lugar.

 

 

O campeonato tem agora, com a combinação de resultados, Anthonie Hubert com 199 pontos, com 32 pontos de vantagem sobre Nikita Mazepin, com 167, e com 35 pontos em jogo na etapa final em Yas Marina, em novembro. Callum Ilott é o terceiro com 147, Leonardo Pulcini com 131 e David Beckmann com 119. Pedro Piquet é o 6° com 106.

 

Na Fórmula 2, As coisas também não foram nada fáceis para Sérgio Sette Câmara em Sochi. Largando na corrida 1 apenas na oitava posição, durante a primeira parte da prova as coisas pareciam piorar volta a volta, mas uma mudança de estratégia, antecipando a parada para usar os pneus mais duros melhorou o carro e com os problemas nas paradas de Lando Norris e Arten Markelov, o brasileiro conseguiu chegar em 5°. Alex Albon foi o vencedor, com Nicolas Latifi e Nick de Vries completando o pódio.

 

A corrida 2, com o grid invertido, largando na segunda fila, Sergio Sette Câmara partiu bem, mesmo no lado sujo da pista, tomando logo a terceira posição, com a ajuda de Alessio Lorandi e Nicolas Latifi que se tocaram, foram para fora da pista e provocaram um safety car. George Russel saiu de sétimo para segundo e quando veio a bandeira verde, não demorou muito para ele tomar a ponta do japonês Nikei Fukuzumi.

 

 

Sergio Sette Câmara levou algumas voltas, mas também superou o piloto japonês e se estabeleceu na segunda posição. Mesmo tentando forçar o ritmo, não conseguiu se aproximar do quase campeão da temporada, que além de estar fazendo uma temporada brilhante, tem contado com os azares dos seus adversários diretos, especialmente do compatriota Lando Norris, que era apontado como favorito no início da temporada.

 

O campeonato vão para a última etapa em Yas Marina, em novembro, com 248 pontos, Alexander Albon com 211, Lando Norris com 197, Nick de Vries com 184 e fechando o Top 5, Arten Markelov com 166. Sergio Sette Câmara é o 6° com 164.

 

Nos Estados Unidos a temporada termina neste mês e o primeiro evento foi o IMSA Prototype Challenge, que na etapa de Petit Le Mans disputada no belo traçado de Road Atlanta.

 

O brasileiro Leo Lamelas, correndo ao lado de Andrew Evans não teve como tirar o melhor do seu carro por um toque que seu companheiro de time sofreu no início da corrida e ao invés de andar entre os primeiros como ele veio fazendo desde o início da temporada, desta vez terminaram em 20° lugar na classificação geral, com 4 voltas de defasagem.

 

 

Kris Wright sagrou-se campeão com 194 pontos, Austin McCusker ficom com 174, Max Hanratty vom 163 e Leo Lamelas foi o 4° com 150 pontos. TJ Ficher fechou o Top 5 com 142.

 

O encerramento da F4 nos Estados Unidos aconteceu em grande estilo, com uma rodada dupla fazendo uma das corridas preliminares da Fórmula 1, no Circuito das Américas, em Austin não foi uma das melhores etapas para os brasileiros.

 

Na classificação para a corrida 1, o campeão da temporada, Dakota Dickerson triturou a concorrência, cravando uma pole com mais de 1,6s de vantagem para o segundo colocado. Entre os brasileiros, Kiko Porto manteve sua performance, mancando o 11° tempo, mas Arthur Leist não foi bem, ficando em 16E e pior ainda para Eduardo Barrichello, que ficou com o vigésimo tempo.

 

 

Na Corrida, com pista úmida, Barrichello fez uma ótima prova de recuperação, mas não o suficiente para chegar nos pontos, terminando em 11° lugar. Kiko Porto foi o 13° e Arthur Leist, com problemas durante a prova, foi o 27° colocado.

 

A corrida 2, no domingo, com pista seca, outra pole para Dakota Dickerson, mas sem a enorme vantagem da corrida 1. Entre os brasileiros, Arthur Leist foi o melhor classificado, largando em 12°, uma posição à frente de Eduardo Barrichello, o 13°, e três à frente de Kiko Porto, em 15°.

 

Na corrida, contudo, foi o pernambucano quem ficou melhor colocado entre nossos pilotos e conquistou o único ponto entre os nossos na rodada dupla com o 10° lugar, uma posição à frente de Eduardo Barrichello. Arthue Leist voutou a ter problemas e foi apenas o 27° colocado. Apesar disso, o piloto gaúcho recebeu o prêmio como piloto que mais evoluiu durante a temporada.

 

 

O campeonato terminou com Dalota Dickerson, campeão, com 269 pontos, James Raven com 208, Christian Rasmussen, 196, Joshua Car, 168 e Benjamin Pedersen fechando o Top 5 com 166. Arthur Leist terminou em 9° com 73 pontos, Eduardo Barrichello foi o 20° com 11 e Kiko Porto o 22° com 5.

 

 

É isso aí galera, pé no fundo e muita torcida para cruzarmos a linha de chegada da temporada no próximo mês, mas já de olho no que os nossos grandes garotos vão fazer em 2019.

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

 

 


Last Updated ( Monday, 29 October 2018 15:54 )