Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
As opções do Biodiesel PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 22 October 2018 18:54

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Depois da coluna da semana passada, sobre o endurecimento da legislação na Europa sobre o uso do óleo Diesel como combustível, especialmente nos veículos de passeio, achei que seria interessante falar sobre as alternativas que estão sendo pesquisadas e que já estão em uso há algum tempo para fazer que os motores de combustão interna construídos para o uso deste tipo de combustível.

 

Apesar de há poucas décadas este termo – a possibilidade do uso de um combustível de origem vegetal e renovável foi vislumbrada por duas das mentes mais brilhantes da indústria: Henry Ford e Rudolf Diesel (sim, ele dá o nome aos motores e ao óleo que os movimenta). Em 1895 eles descobriram nos óleos vegetais um combustível alternativo ao derivado do petróleo e um caminho alternativo para o desenvolvimento industrial.

 

O biodiesel é um combustível biodegradável cuja produção se dá a partir da reação de um óleo vegetal ou gordura animal com um álcool (etanol ou metanol) na presença de um catalisador. Apesar da descoberta das possibilidades do uso de matrizes vegetais para a produção de combustível ser do século XIX, devido aos interesses de mercado, a produção de diesel foi baseada no petróleo, retardando o desenvolvimento de tecnologias de produção de biodiesel, que só se tornaram alvo de estudos muito depois. O interesse no desenvolvimento de diesel a partir de óleos vegetais e gordura animal aumentou consideravelmente após os choques no preço do petróleo, na década de 1970, somada à necessidade de reduzir a poluição e as emissões atmosféricas de gases de efeito estufa que são liberados no processo de combustão de combustíveis fósseis.

 

O Brasil se encontra na terceira posição entre os maiores produtores mundiais de biodiesel, perdendo apenas para a Alemanha e para os Estados Unidos, respectivamente, mas tem potencial para se tornar o líder mundial. Atualmente, a única espécie cultivada no Brasil em escala suficiente para a exploração comercial do biodiesel é a soja, que corresponde a 80% da produção brasileira de biodiesel, sendo os 15% restantes produzidos a partir da gordura animal e os outros 5% a partir das demais oleaginosas, como mamona, dendê (óleo de palma), girassol, algodão e pinhão manso.

 

 

Produção de biodiesel.

 

Geralmente, cada 100 kg de óleo reagem com 10 kg de álcool, gerando aproximadamente 100 kg de biodiesel e 10 kg de glicerina. Os usos do biodiesel variam muito, podendo ser usado desde a geração de energia elétrica em comunidades carentes até processos industriais, e também como combustível em caldeiras e em motores de veículos automotivos. O biodiesel é capaz de substituir total ou parcialmente o óleo diesel produzido a partir do petróleo, podendo ser usado em motores automotivos de caminhões, ônibus, tratores e automóveis, ou em motores estacionários, como geradores. Contudo, também pode ser misturado ao diesel convencional. Quando a mistura equivale a 2% de biodiesel, o combustível é denominado B2, de forma que essa mistura pode variar até que seja atingida a versão pura do biodiesel, o chamado B100.

 

Soja

Apesar da soja ser a principal matéria-prima do biodiesel brasileiro, ela não é cultivada com este intuito. Na realidade, o estímulo ao cultivo de soja é justificado pelo aumento da demanda de farelo proteico, que é incorporado em rações de bovinos, suínos e aves - como o consumo de carne e outros alimentos tende a aumentar junto com a população, essas plantações continuam crescendo. Além disso, outros fatores contribuem para que a soja lidere a produção de biodiesel, como o fato da cadeia produtiva da soja ser bem estruturada, contando com tecnologias de produção bem definidas, oferecendo retorno rápido.

 

Gordura animal

As gorduras animais provenientes de abatedouros são outra alternativa, pois consistem em grandes quantidades de resíduos gordurosos de baixo custo e disponibilidade imediata em regiões agroindustriais. Além disso, a aplicação da gordura animal para a produção de biodiesel implica na redução dos impactos que seriam decorrentes do descarte incorreto desses materiais.

 

O Brasil produz em média 2,5 milhões de toneladas de gordura proveniente de abatedouros - materiais como sebo bovino, banha de porco, óleo de aves e de peixe. Todo esse material, se destinado para a produção do biodiesel, representa uma destinação mais “sustentável” para os resíduos do que o simples descarte.

 

Alternativas à soja

 

Dendê

O óleo de dendê, também conhecido como óleo de palma, é a oleaginosa com maior potencial de produção de óleo por hectare (podendo chegar a até dez vezes mais do que a soja); no entanto, enfrenta alguns entraves como o alto custo de implantação da lavoura e longo período de maturação, o que acarreta em um longo tempo de espera por retorno financeiro (de quatro a seis anos). Além disso, a região ideal para o cultivo é a amazônica, onde ocorrem problemas como a falta de mão-de-obra qualificada.

 

Mamona

A mamona também apresenta maior potencial de produção por hectare em comparação com a soja, mas existem outros aspectos associados à produção de mamona que a tornam uma opção menos vantajosa do que a soja. A cadeia produtiva da mamona ainda está em processo de formação - o custo de produção é elevado e a produtividade das regiões nas quais existe o cultivo tem se mostrado baixa. Além disso, ao contrário do óleo de soja e do óleo de dendê, o óleo de mamona não é comestível.

 

Algodão

O algodão é outra espécie vegetal possível para a produção de óleo vegetal e cujo processo produtivo está bem consolidado. Além disso, o algodão também é fonte de farelo proteico. Por que então o algodão não pode substituir a soja na produção de biodiesel? Porque o algodão também fornece a fibra, que é usada na indústria de tecidos e consiste no principal atrativo para esse cultivo.

 

Transesterificação

No caso do Brasil, o processo mais utilizado para a obtenção do biodiesel é chamado transesterificação. Ele consiste em uma reação química estimulada pela ação de um catalisador, de óleos vegetais ou gorduras animais, com etanol ou metanol. Ocorre então a conversão do óleo ou gordura em esteres (biodiesel) pela mistura das moléculas de ácidos graxos (gordura) com álcool (etanol ou metanol). Assim, o objetivo do processo é alterar a estrutura molecular do óleo vegetal para transformá-lo em uma substância mais próxima do diesel original.

 

Aplicabilidade

Além de ser atrativo do ponto de vista econômico por reduzir a dependência do país em relação aos combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo, o biodiesel também é interessante do ponto de vista ambiental, pois é capaz de emitir 98% menos dióxido de carbono do que o petróleo. Portanto, o biodiesel é considerado um importante aliado no combate à emissão de gases do efeito estufa. Além disso, ele não é considerado tóxico, pois libera menos partículas de enxofre e não produz fumaça preta nem odor, sendo também favorável para garantir melhores condições de qualidade ambiental e saúde pública.

 

 

Vantagens e desvantagens.

 

Vantagens.

A queima do biodiesel gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global.

Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural.

Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleaginosos no campo.

Deixa as economias dos países menos dependentes dos produtores de petróleo.

Produzido em larga escala e com uso de tecnologias, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.

 

Desvantagens.

Se o consumo mundial for em larga escala, serão necessárias plantações em grandes áreas agrícolas. Em países que não fiscalizam adequadamente seus recursos florestais, poderemos ter um alto grau de desmatamento de florestas para dar espaço para a plantação de grãos. Ou seja, diminuição das reservas florestais do nosso planeta.

Com o uso de grãos para a produção do biodiesel, poderemos ter o aumento no preço dos produtos derivados deste tipo de matéria-prima ou que utilizam eles em alguma fase de produção. Exemplos: leite de soja, óleos, carne, rações para animais, ovos entre outros.

 

 

A realidade entre o Brasil e o mundo.

 

Com a ameaça do aquecimento global, hoje um dos assuntos que mais mexe com a opinião pública mundial, a busca de fontes de energia que substituam os combustíveis fósseis tem sido um desafio para diversos países. Alguns, como a Alemanha, França e Itália, já conseguiram amenizar a emissão de dióxido de carbono na atmosfera utilizando até 10% de biocombustível no consumo total. O Brasil, mesmo sendo referência na produção de Etanol e o Biodiesel ainda está longe dessa marca.

 

Os críticos dessa tecnologia argumentam que o uso de terras férteis para cultivos destinados a fabricar biocombustíveis reduz as superfícies destinadas aos alimentos e contribui para o aumento dos preços dos mantimentos. Entendem que a extensão das monoculturas, para produzir bioetanol e biodiesel, provoque a desflorestamento de áreas como a Amazônia. Essa tese tem sido levada a sério por entidades, como o Greenpeace que tem feito manifestações em diversos países contra o desmatamento da Região Amazônica.

 

Além disso, outros estudos indicam que os biocombustíveis contribuem para o efeito estufa na atmosfera através do uso de fertilizantes e pesticidas utilizados nas colheitas, dos utensílios agrícolas, do processamento e refinação, do transporte e da infra-estrutura para distribuição.

 

 

Um estudo do Gabinete Belga de Assuntos Científicos mostra que o biodiesel provoca mais problemas de saúde e ambientais porque cria uma poluição mais pulverizada, libera mais poluentes que promovem a destruição da camada de ozônio. Para esses estudiosos os biocombustíveis ainda ficam aquém das expectativas com relação a fonte ideal de energia limpa, que poderia ser a base de hidrogênio, que emite apenas água quando queimado.

 

Além do Brasil, União Européia e os Estados Unidos, que já utilizam o biodiesel largamente, outros países já começam desenvolver a tecnologia, estimulando a abertura de indústrias para a produção, entre eles: Argentina, Austrália, Canadá, Filipinas, Japão, Índia, Malásia e Taiwan. Com relação ao Etanol, mais de 40 países já produzem.

 

Na Europa a produção está concentrada na Alemanha, França, Itália, Áustria e Suécia. A Alemanha sozinha é responsável por 44% da produção da UE; a Itália aparece em segundo com 14% e a França em terceiro com 13%. A canola (colza) é a matéria prima mais utilizada pelos europeus, seguida pela soja, palma (dendê) e girassol.

 

Os Estados Unidos têm recebido duras criticas por ter decidido aumentar as plantações de milho destinadas a produção de biocombustíveis, em detrimento do mercado de alimentos. Lá a produção de Etanol já consome 20% do milho produzido. Esse crescimento fez com que os preços dos grãos milho subissem 80% causando desequilíbrios na estrutura dos mercados agropecuários. E a área e plantio vai crescer mais 6 milhões de hectares avançando na área da soja, o que beneficiará os produtores brasileiros.

 

 

O governo norte americano concede subsídios internos de US$0,135 por litro e cobram do álcool brasileiro uma tarifa de importação de US$0,143 por litro e um imposto de importação de 2,2%. Já a União Europeia cobra uma tarifa de US$0,241 por litro. Esse protecionismo, no entanto, pode acabar já que tanto os americanos como os europeus sabem que não têm terras suficientes para produzir a quantidade de biocombustíveis que vão precisar. Dessa forma o Brasil será beneficiado, como sempre... até onde nossos políticos não estragarem tudo, como sempre.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça