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Sem F1, sem Indy, sem NASCAR, mas não faltou emoção PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 09 September 2018 15:00

Olá leitores!

 

Um final de semana com diversas opções para o fã do esporte a motor, e fazendo um balanço geral acho que posso afirmar sem grandes chances de errar: esse domingo alguém deixou a porta do zoológico aberta e os quadrúpedes foram para as pistas... sei que acidentes acontecem, mas vamos "pegar leve", né? Teve coisa inaceitável acontecendo...

 

Comecemos com o DTM e a rodada dupla de Nürburgring, onde no sábado o atual campeão René Rast teve um dia perfeito: pole position, volta mais rápida da prova e vitória, simplesmente absoluto na pista com seu Audi. No final da corrida o Bruno Spengler (BMW) tentou atacar o Rast, mas não conseguiu chegar perto o suficiente para ensaiar uma tentativa de ultrapassagem. Não deixou de ser um bom resultado, afinal foi a primeira vez que ele chegou ao pódio este ano, que está sendo uma temporada bem difícil para o competente canadense. Completando o pódio, chegou Gary Paffett (Mercedes), que largou em 2º e não estava exatamente feliz em terminar numa posição pior que a que largou, mas... definitivamente gostou de terminar o dia na liderança da pontuação do campeonato, já que o líder Paul di Resta não marcou ponto algum no sábado. Augusto Farfus voltou a pontuar, chegando em 9º lugar após uma acirrada disputa com Nico Müller, que teve que se contentar com o 10º lugar. Já no domingo... nova vitória de René Rast! E nova vitória partindo da pole position, pelo que o alemão conseguiu a pontuação máxima prevista no final de semana (pontos da vitória mais os da pole position). Em 2º lugar chegou Paul di Resta (Mercedes), que fez uma excelente corrida após largar em 11º lugar, e completando o pódio Marco Wittmann (BMW), a menos de um segundo do di Resta. Farfus fez outra corrida positiva, terminando em um bom 7º lugar. O final de semana foi tão positivo pro Rast que antes das duas corridas de Nürburgring ele estava em 7º na pontuação e terminou o final de semana em 3º, um belíssimo avanço. E faltando duas rodadas duplas pro fim do campeonato, a diferença entre o líder Paffett e o 2º colocado di Resta é de apenas 2 pontos... promessa de corridas interessantes em Spielberg e Hockenheim!

 

Em Cascavel tivemos mais uma rodada dupla da Stock Car, onde ficou provado que a visibilidade que os pilotos têm de dentro para fora no carro da categoria definitivamente NÃO foi levada em consideração no projeto. Até entenderia isso se fosse uma categoria de ovais, onde se corre sob instruções dos "spotters"... para a realidade brasileira, um clamoroso fracasso. Logo na largada da primeira corrida do domingo, os pilotos da equipe Blau Allam Khodair e César Ramos não se enxergaram, bateram um no outro, e no enrosco ainda levaram para fora da prova Néstor Girolami e Bia Figueiredo, que não conseguiram desviar dos dois pilotos acidentados. Ao final, a vitória ficou nas mãos de Lucas di Grassi, que neste ano conseguiu 3 vitórias... e as três em solo paranaense. Pode-se dizer que foi o campeão do Campeonato Paranaense da Stock Car... além de ter acelerado muito durante a corrida, foi ajudado por um trabalho de box excelente da sua equipe na parada de troca de pneu, que permitiu que ele ultrapassasse o pole position Felipe Fraga, que teve que se contentar com o 2º lugar. Completando o pódio, chegou Marcos Gomes em 3º, completando a dobradinha da equipe Cimed no pódio. A 2ª corrida do dia foi uma prova bem acidentada: no começo da 2ª volta, Gabriel Casagrande e Denis Navarro se tocaram na entrada do Bacião e acertaram com força o guard-rail. Gabriel teve que ser removido ao hospital na maca, por se queixar de dores nas costas resultantes da forte pancada. Após a relargada, foi a vez do senhor Antônio Pizzonia jogar o Diego Nunes de frente no muro dos boxes. Aparentemente para o ex piloto de Fórmula 1 é muito complicado segurar um carro da Stock Car quando se aciona o push-to-pass... pois é, e a gente reclamando do Ericsson e do Sirotkin na F-1, se até o Pizzonia chegou lá, por que o Sirotkin não poderia? Enfim... sem trazer um patrocínio muito, mas muito bom, ele não correria em equipe comandada por mim. Ao final da prova, que teve mais uma bandeira amarela por conta da Bia Figueiredo, que acertou sozinha o muro dos boxes, a vitória ficou com Átila Abreu, que entrou para sua parada obrigatória pouco antes do acionamento da última bandeira amarela e com isso assumiu a ponta da corrida, com Júlio Campos em 2º lugar e Rafael Suzuki (que fez uma bela corrida, liderando mais da metade da segunda prova) fechando o pódio em 3º lugar.

 

Durante a semana chegaram atualizações sobre o estado de saúde de Robert Wickens após o seríssimo acidente de Pocono, e confesso que algumas coisas eram esperadas, mas... uma preocupou-me bastante. Digamos assim, após um acidente daquela gravidade, estava mais ou menos no script as fraturas nas pernas, mãos, antebraço, cotovelo, costelas, até mesmo as contusões no pulmão... a fratura no pescoço é um pouco mais séria, afinal Emerson Fittipaldi e Dario Franchitti tiveram que abandonar a Indy após esse tipo de fratura, mas ainda assim levaram vidas normais após a recuperação. O problema maior, a meu ver, é a lesão de medula. Mesmo não sendo médico, é o tipo de coisa que sabemos que tem chances grandes de causar problemas irreversíveis, como paralisia – aliás, o chefe de equipe do Wickens, Sam Schmidt, é tetraplégico por conta de uma lesão dessas. A torcida para a completa recuperação dele continua, mas... a luz de alerta acendeu.

 

E o Mundial de Motovelocidade foi para a pista de Misano para a etapa de San Marino, a pista "de casa" de Valentino Rossi, que nasceu a menos de 100 km dali, e o evento começou com uma tentativa de reconciliar Valentino e Marc Márquez... que foi um mico ao vivo, afinal toda a comunidade politicamente correta que presenciava a coletiva de imprensa na quinta feira encontro esperava que eles se reconciliassem e apertassem as mãos, porém Rossi mostrou que errar é humano, perdoar é divino... e ele é um dos 5 melhores pilotos da história do motociclismo, mas não é Deus. Márquez deu uma entrevista para um canal de TV italiano dizendo que gostaria de fazer as pazes com Rossi, e na entrevista coletiva até colocaram os dois um ao lado do outro, porém Rossi afirmou que não tinha nenhum problema com o espanhol, e que portanto não precisavam fazer as pazes, e além disso não precisava apertar a mão estendida do Márquez, que ficou "no vácuo" com a mão estendida enquanto o italiano permanecia de braços cruzados. Sinceramente, cada vez fico mais fã do Valentino Rossi...

 

No tocante à corrida propriamente dita, para alegria dos italianos a vitória ficou "em casa", com Andrea Dovizioso vencendo a corrida com sua Ducati após largar da segunda fila e pilotar de maneira espetacular a corrida toda. Uma das melhores atuações do italiano, que definitivamente levantou a arquibancada vermelha com os torcedores da Ducati. Em 2º chegou Marc Márquez, que travou uma batalha intensa com seu futuro companheiro de equipe Jorge Lorenzo, com ultrapassagens espetaculares de lado a lado, mas que quando já estava conformado com o 3º lugar herdou a posição de bandeja com a queda de Lorenzo a 2 voltas do final. Completando o pódio chegou Cal Crutchlow, outro que fez uma excelente corrida e levou mais uma vez sua Honda privada ao pódio. Lorenzo conseguiu voltar à pista, mas não passou do 17º lugar. Mais uma corrida abaixo da crítica para a Yamaha, que terminou em 5º com Viñales e 7º com Rossi. Com essa, já são 22 corridas sem vitória da marca dos 3 diapasões... que fase...

 

Agora, um parágrafo inteiro dedicado ao cidadão mais sem noção que já vi nas pistas: na Moto2 a vitória relativamente sossegada de Francesco Bagnaia em seu próprio país foi obscurecida pela "atitude antidesportiva" (eu prefiro chamar de burrice mesmo, mas fiquemos com a classificação oficial...) do Romano Fenati, o elemento pernicioso à comunidade motociclística que, no meio da reta, teve a "jenial" ideia de acionar o freio (sim, isso mesmo, ACIONAR O FREIO) da moto do piloto Stefano Manzi, que o ultrapassava naquele momento. Vamos deixar claro uma coisa: não importa que antes eles tenham trocado tinta de suas carenagens... algumas coisas não se fazem, e tentar derrubar o adversário de propósito a mais de 200 km/h é uma delas. Não existe desculpa para a atitude do "iluminado" (no melhor sentido Stephen King da expressão) Fenati. Consta que o elemento já tem um certo histórico de atitudes impensadas na pista, tendo recebido punição em 2015 (quando estava na Moto3) por atitude antidesportiva contra Niklas Ajo, pelo que sou obrigado a concordar com Cal Crutchlow, que na entrevista após a corrida disse textualmente que o Fenati deveria ser banido do esporte. Em minha opinião, a desclassificação na corrida e um "gancho" de duas corridas ficou barato, muito barato mesmo pela insanidade do ato do serzinho de luz...

 

Era para ter sido disputada neste domingo a Brickyard 400, mas a forte chuva não deu a menor chance da corrida se realizar. Vamos ver se na segunda feira o tempo melhora...

 

Em Laguna Seca foi disputada mais uma etapa do IMSA Weathertech, e foi difícil da prova começar; sabem como é, corrida de 2h 40m de duração, é claro que o pessoal tem que tentar resolver as coisas na largada... aí entrou o pace car, que mal tinha saído da pista, para que pudessem limpar os pedaços de carenagens espalhados pela pista, dada a relargada... e novo acidente. Finalmente os pilotos conseguiram perceber que não adiantaria resolver nada na largada e tivemos enfim uma corrida em bandeira verde, já que estava difícil sair da bandeira amarela... ao final, vitória na Geral e nos Protótipos para Pipo Derani, que em dupla com Johannes van Overbeek levou o Nissan DPi à vitória depois que o Mazda DPi que liderava nas mãos de Harry Tincknell ter rodado após uma fechada de piloto de kart feita pelo Gustavo Yacaman... e que surpreendentemente foi considerada "incidente de corrida" pelos comissários desportivos... enfim, cada categoria com seus regulamentos. Foi acompanhado no pódio por Colin Braun e Jonathan Bennett, que terminaram em 2º com um Oreca LMP2 e por Dane Cameron e Juan Pablo Montoya, que levaram o Acura DPi ao 3º posto. Felipe Nasr e Eric Curran terminaram em 5º com seu Cadillac DPi, e a dupla Hélio Castroneves/Ricky Taylor não passou de um 15º na Geral (10º na Protótipos) com seu Acura DPi. Na categoria GTD, onde a dupla Oswaldo Negri/Francesco Piovanetti terminou em 6º lugar (21º na Geral), a vitória ficou com o Acura NSX GT3 de Álvaro Parente e Katherine Legge.

 

Até a próxima!

 

 

Alexandre Bianchini


 

 

 

 

 

 

Last Updated ( Monday, 10 September 2018 07:32 )