Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Idas e vindas de um final de semana PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 23 July 2018 00:18

Olá leitores!

 

Além dos fãs do Lewis Hamilton, outro grupo de pessoas ficou muito feliz com o GP da Alemanha este domingo: os integrantes e apoiadores do Partido Verde alemão. Afinal de contas, as árvores do entorno da pista de Hockenheim com certeza crescerão mais viscosas após a gigantesca adubada do Sebastian Vettel na pista alemã. Adubada essa que pode ter jogado o campeonato no colo do Hamilton, e que levando em conta as pistas pelas quais a categoria passa na segunda metade do campeonato eu não enxergo uma real possibilidade de recuperação do time de Maranello. Possivelmente a chance de encerrar o jejum de títulos da Ferrari foi embora junto com a aderência do carro do alemão no Stadium. Posso afirmar que Hamilton só perde o campeonato para ele mesmo agora, afinal – descontando Hungaroring, Marina Bay e talvez Abu Dhabi – as pistas do segundo semestre são nitidamente favoráveis ao conjunto da Mercedes. Gostaria de estar errado, mas Lewis está com uma mão e 3 dedos no título após terminar o GP da Alemanha com 17 pontos de vantagem, nem tanto pela pontuação em si, mas pelo lado psicológico.

 

O pior das vitórias do Lewis Hamilton é o discurso após sair do carro: desculpem, mas aquele falatório motivacional digno de reunião de revendedores da Herbalife não dá pra aguentar. Consegue ser ainda pior que os penteados que ele inventa de corrida para corrida, no melhor (ou pior...) estilo Neymar de marketing pessoal. A “sorte” do Vettel foi que ele não levou para casa nenhum dos troféus entregues no pódio, o mais feio desde aquele com o símbolo de um patrocinador que parecia um toletinho. Nada contra escrever a posição em que o piloto chegou no troféu, mas... se a fonte usada não foi Comic Sans, foi uma extremamente parecida, o que definitivamente NÃO foi uma boa ideia.

 

Vitória consagradora de Hamilton após largar no 14º lugar por conta de um problema hidráulico no final do Q1 quando ele já tinha tempo para passar pro Q2. Escalou com facilidade pelo pelotão até chegar ao 5º lugar, quando a sorte começou a sorrir para ele e as condições meteorológicas tornaram a corrida uma aposta em chuva ou não. E mesmo a equipe tendo esperado o máximo possível a chuva, uma volta após ele trocar por um novo jogo de pneus para pista seca a água veio. Ele conseguiu se manter na pista molhada com os pneus slick (como aliás, a maioria dos pilotos...), foi beneficiado com o acidente do alemão, com o safety-car provocado pela retirada do carro da caixa de brita, por uma ordem de equipe pro lacaio Bottas não o ultrapassar e por comissários de prova condescendentes (Kimi já foi punido em 2016 pelo mesmo procedimento de cortar a linha de entrada dos boxes em Baku). Enfim, era o dia de Hamilton. Seu companheiro Valtteri Bottas foi um obediente 2º colocado, talvez sob efeito da recente renovação de contrato para 2019 com opção para 2020.

 

Em 3º chegou Kimi Räikkönen, que fez uma boa corrida em que pese os números não demonstrarem isso, afinal largou e terminou na mesma posição. Nesse meio tempo, ele obedeceu à estratégia da Ferrari para voltar com pneus novos na frente do Hamilton, obedeceu à determinação da equipe para ceder a liderança da corrida pro Vettel, e no final não teve como segurar os carros da Mercedes com pneus mais novos no momento de ultrapassar retardatários com a pista muito escorregadia. Nada mal para um piloto que muitos têm como acabado na categoria. Seu companheiro Sebastian Vettel (18º) largou muito bem, abriu vantagem quando precisava, mas talvez a equipe tenha demorado muito para o chamar para a troca de pneus, tanto que Kimi com pneus mais novos andou mais rápido e o ultrapassou por ocasião do pit stop. Só que aí veio a chuva, e ele claramente superestimou a aderência dos pneus (após a prova ele chamou o que aconteceu de “pequeno erro”... sei...) acabando com o carro na caixa de brita após bater a baixa velocidade contra a barreira de pneus. Pequenos erros, grandes perdas de campeonato...

 

Em 4º terminou Max Verstappen, que tentou jogar pôquer com o tempo e perdeu: foi o único dos pilotos da frente a entrar para trocar os pneus slick pelos intermediários, aposta que teria dado certo se a chuva fosse mais longa e se o Vettel não tivesse batido, provocando a entrada do safety-car. Enfim, ao contrário do Vettel, não dá para culpar o Max por esse erro, e ele não diminui a bela corrida do jovem holandês. Seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo (20º) largou lá atrás por conta de troca de peças da unidade de força, mas foi feita uma escolha muito equivocada de pneus, fazendo com que ele tivesse enorme dificuldade em ultrapassar carros mais lentos que o dele e culminando em (mais) uma falha mecânica no carro na volta 29.

 

Em 5º chegou Nico Hülkemberg, que ganhou boas posições na segunda metade da corrida com as condições instáveis do tempo e conseguiu o melhor resultado que seria possível com o carro que tem. Seu companheiro Carlos Sainz Jr. (12º) teve um dia para esquecer, que culminou com uma punição de 10 segundos por ultrapassagem durante o safety-car que o retirou da zona de pontuação.

 

Em 6º terminou Romain Grosjean, que reconheceu o erro da aposta em utilizar os pneus intermediários, mas ainda assim fez uma bela corrida, pilotando no limite sem erros e fazendo belas ultrapassagens sobre a dupla da Force India nas voltas finais. Seu companheiro Kevin Magnussen (11º) fez uma boa corrida enquanto o tempo estava seco, e depois se perdeu completamente com as escolhas de pneus, uma pena para ele.

 

Em 7º e 8º chegou a dupla da Force India, respectivamente Sergio Pérez e Esteban Ocon. Possivelmente é a equipe fora do pelotão da frente com a dupla mais equilibrada de pilotos, e mais uma vez os dois carros pontuaram. Imaginem só se a equipe tivesse mais dinheiro para investir no desenvolvimento...

 

Em 9º terminou Marcus Ericsson, que acertou em permanecer na pista com os slicks e voltou a marcar pontos após um intervalo de tempo razoável. Seu companheiro Charles Leclerc (15º) se atrapalhou por conta da troca de pneus para chuva, e basicamente nada deu certo para ele a partir da queda dos primeiros pingos de chuva. Menos mal que ainda teve como presentear o público com uma bela rodada de 360°, demonstrando grande controle do carro em situação adversa.

 

Fechando a zona de pontuação chegou Brendon Hartley, que confessou ter utilizado sua experiência em provas de longa duração para lidar com o tempo instável e permanecer na pista. O ponto acabou sendo um prêmio pela determinação. Seu companheiro Pierre Gasly (14º) foi o único que no começo da chuva parou para trocar pneus e saiu com os compostos para chuva pesada. Claro que os pneus superaqueceram na pista seca, claro que ele perdeu o controle e claro que ele fez o passeio mais veloz na caixa de brita que vi nos últimos anos sem resultar em batida.

 

Próxima semana tem evento de hot lap, digo, corrida no kart... autódromo de Hungaroring, vamos ver se a última corrida antes das férias de verão da categoria consegue ser menos chata que essa da Alemanha – coisa que, pelo retrospecto, sinceramente duvido...

 

Também tivemos NASCAR, corrida em um dos ovais curtos que mais gosto, a pista de Loudon, em New Hampshire. Para quem não lembra, é aquela pista em que na Indy o diretor de prova quis forçar um final em bandeira verde e determinou a relargada mesmo com a pista molhada... e claro, assim que os carros aceleraram quem tinha desligado a regulagem para ritmo de pace car rodou, inclusive o então líder do campeonato Will Power, que – muito nervoso – foi para a frente da torre do diretor de prova e mandou um “duplo comando” para ele que viralizou na internet na época... pois bem, esse domingo a corrida teve Martin Truex Jr. vencendo o 1º segmento, Chase Elliott fazendo um grande trabalho ao vencer o 2º segmento, mas no final a posição de honra ficou com Kevin Harvick, que mesmo tendo o carro mais rápido da pista no final da prova ainda ultrapassou o então líder Kyle Busch na base do “bump-and-run”, dando aquele toquezinho maroto na traseira do Buschinho nas curvas 1 e 2 e o desestabilizando para passar. Precisar não precisava, mas ele achou que era a maneira mais rápida... Kyle Busch teve de se contentar com o 2º lugar, e questionado a respeito da manobra foi evasivo: “a maneira como você corre é como os outros correm contigo”... resumindo, Harvick que se prepare que vai ter troco. Em 3º, aproveitando o ótimo acerto do carro da Stewart-Haas Racing para a pista, chegou Aric Almirola, que para surpresa desse vosso escriba foi o 3º piloto que mais liderou voltas nessa prova... será que o dia da vitória dele na categoria principal está chegando? Em 4º chegou Martin Truex Jr. e em 5º Chase Elliott, com o melhor posicionado dos Chevrolet – marca que largou a carroceria do sedã Chevrolet SS (basicamente uma versão esportiva do último Omega australiano que veio para o Brasil) pela do Camaro e agora está sofrendo com problemas aerodinâmicos... ao menos é a explicação que encontrei para a enorme queda média de rendimento do ano passado para esse.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini