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Bandeira Azul – Obrigação ou Orientação? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 11 June 2018 14:15

Todos que acompanham corridas de automóveis sabem que a bandeira azul é uma bandeira para indicar a um participante que algum piloto mais rápido esta se aproximando  e que ele deve deixa-lo ultrapassar. Qualquer um de nós, quando lemos o que está escrito acima, de cara já imaginamos a seguinte sena: um retardatário na pista, o líder se aproximando e o bandeirinha apresentando a bandeira azul para este retardatário, este por sua vez saindo do traçado e o líder passando. Muito fácil. Que bom se fosse sempre assim, porém na prática, tantas variáveis podem influenciar numa situação de bandeira azul.

 

Primeiro vamos entender o que é retardatário: entende-se como retardatário um veículo que está pelo menos uma volta atrás do líder ou prestes a ficar logo que for ultrapassado, mas a bandeira azul não pode ser pensada apenas em relação aos retardatários e sim a todos os veículos lentos da pista.

 

Veículos lentos. Na nossa mente já vem imagem de um carro com problemas indo para os boxes. Na verdade, temos que entender que em uma prova, principalmente nas de endurance, é muito comum encontrarmos veículos com potencias diferentes, então, poderemos ter um veículo que esteja andando muito rápido dentro de sua categoria, porém seja mais lento em relação a outra categoria da mesma prova. Nesta situação a bandeira azul será apresentada da mesma forma, orientando a este veículo “mais lento” que ele deverá facilitar a ultrapassagem do veículo mais rápido que se aproxima.

 

Bandeira azul: para nós, no Brasil, o significado é claro. Para os pilotos, "nem tanto" e em outros lugares, é diferente.

 

Tudo que foi citado até agora ainda está muito fácil de ser resolvido na pista, então vamos imaginar a seguinte situação que me foi questionada por uma leitora: Dois pilotos disputando uma posição na pista. Neste exemplo vamos imaginar o penúltimo e o último. De repente o líder, muito mais rápido que eles, se aproxima.... O que o bandeirinha deverá fazer? Apresentar a bandeira azul para os dois?

 

Não apresentar a bandeira e deixar que eles se virem? E os pilotos, como devem agir?  Esta é uma situação recorrente nas pistas e o código de sinalização não contempla esta situação (na verdade nenhum regulamento conseguiria contemplar em texto todas variáveis que podem acontecer em uma prova. Por conta disso é que temos os Comissários Desportivos para decidirem as variáveis que ocorrem nas corridas), então o que fazer? No “melhor dos mundos” o que deveria acontecer numa situação como esta seria:

 

Códigos de bandeiras da FIA (o mesmo adotado no Brasil e praticamente todo o mundo.

 

- o Bandeirinha apresenta a bandeira azul para os dois “retardatários”,

- o último deixa o líder passar,

- em seguida, o penúltimo piloto deixa o líder passar e tudo volta e normalidade da prova.

 

Lembrem-se que eu falei no “melhor dos mundos”, pois imaginem se o Bandeirinha apresenta a bandeira azul,  o ultimo piloto deixa o líder passar e quando o penúltimo piloto vai deixa-lo também, o ultimo pega uma “carona” com o líder e ultrapassa o penúltimo? Do ponto de vista da Direção de Provas, sem nenhum problema, esta manobra é lícita, talvez injusta, porém lícita.

 

Bandeiras e seus significados adotados nas categorias da Indycars Series.

 

Pensando em todas as possibilidades, podemos ter na pista um piloto (penúltimo), que já tenha sofrido uma situação destas e que por conta disso não facilita a ultrapassagem do líder após este já ter ultrapassado o último piloto, ou ainda podemos ter os 2 pilotos retardatários lutando pela posição e o líder preso atrás dos 2, por muitas voltas, enquanto esta disputa perdurar.

 

Bom, como eu disse são muitas variáveis possíveis eu não teria aqui, como exemplificar todas elas.

 

Então o que fazer?

 

Nestas situações devemos ter na Torre de Direção de Provas uma equipe de Comissários Desportivos com experiência e bom senso, para observar, interpretar e decidir se em algum momento os pilotos envolvidos infringiram alguma regra desportiva que mereça uma penalização, mas posso falar com certeza que na maioria das vezes, situações como estas são consideradas como “coisas de corrida” e nenhum piloto será penalizado, pois teoricamente todos estão buscando licitamente sua melhor posição na prova, e afinal é este o principal objetivo de uma corrida.

 

Até agora só falei sobre a bandeira azul dentro do código FIA de sinalização, que é usado no mundo inteiro, exceto nos Estados Unidos. Apesar do pessoal do “Tio Sam”, não utilizar o código FIA, a maioria das bandeiras muito se assemelham em seus significados, excetuando aí a bandeira branca que nada tem a ver, já que na FIA ela significa “veiculo lento à frente” (normalmente apresentada ao veículo que se aproxima de um carro mais lento) e nos Estados Unidos ela é apresentada como última volta.

 

Na Fórmula Indy a bandeira azul tem o mesmo significado que na FIA, já a Nascar praticamente aboliu a bandeira azul, pois ela teria um significado semelhante à nossa bandeira amarela “parada” (não agitada).

 

Comparativo entre as bandeiras das categorias da Indycars Series e NASCAR Series.

 

Vejam abaixo o que diz o CDA-Código Desportivo do Automobilismo nacional e o que diz no CDI-Código Desportivo Internacional, os 2 submetidos à FIA, sobre a bandeira azul, notem que o CDA é um pouco mais abrangente que o CDI e diferencia a bandeira azul apresentada “parada” ou “agitada”, o CDI também diferencia parada de agitada, mas apenas para situação de veículos saindo dos boxes:

 

CDA

VI – Bandeira azul:

a) Indica ao piloto que ele será ultrapassado por um ou por vários veículos mais rápidos;

b) Quando apresentada imóvel, indicará que um veículo mais rápido se aproxima, e ele deverá estar atento para a iminente ultrapassagem;

c) Quando apresentada agitada, indicará que um veículo mais rápido está a ponto de proceder à ultrapassagem e o piloto, para quem a bandeira azul tiver sido mostrada, deverá dar passagem imediatamente, sob pena de ser punido pelos comissários desportivos.

108.3 – Não será necessária a apresentação da bandeira azul quando:

I - No decorrer da primeira volta da prova, quando os veículos ainda estiverem agrupados.

II - Dois ou mais veículos de possibilidades muito semelhantes estiverem muito próximos, disputando posição por várias voltas.

III - Um veículo manifestar para outro o fato de que ele será ultrapassado (seja se afastando para a lateral da pista, seja fazendo gesto com a mão indicando sua intenção, ou por qualquer outro meio).

IV - A bandeira amarela estiver presente (proibição de ultrapassagens).

108.4 - Será imperiosa a apresentação da bandeira azul quando:

I - Ocorrer a obstrução caracterizada da ultrapassagem.

II - Os veículos mais lentos estiverem a ponto de serem ultrapassados pelos veículos dos líderes da corrida.

III - Um veículo rápido, após uma largada ruim ou parada nos boxes, alcançar os competidores mais lentos.

IV - Estando seca a pista, essa bandeira deverá ser usada com moderação.

V - Em contrapartida, quando a pista estiver molhada, e os pilotos, sobretudo os de veículos do tipo monoposto tiverem dificuldades de visualizar os veículos que estiverem seguindo através da nuvem de água levantada, a bandeira azul constituir-se-á na sinalização preventiva por excelência.

120.2 - A penalização imposta aos pilotos que ignorarem a bandeira azul será igualmente aplicada àqueles que obstruírem uma parte da pista, e será mais severa no caso de obstrução sistemática, podendo ser, desde multa, até a exclusão.

*Não obedecer à sinalização por bandeira azul - de 3 a 10 pontos. Aqui no Brasil penalidades geram “pontos punitivos” aos pilotos e os que atingirem 22 pontos em um mesmo campeonato serão suspensos por 90 dias.

 

CDI

d) Bandeira azul clara é normalmente agitada para indicar ao condutor que está prestes a ser ultrapassado. Não tem o mesmo significado durante os treinos e a corrida.

Em qualquer momento: – Uma bandeira, imóvel, deverá ser mostrada a um condutor que saia das boxes, se uma ou duas viaturas se aproximarem na pista.

Durante os treinos: – Ceda a passagem a uma viatura mais rápida que está prestes a ultrapassá-lo.

Durante a corrida: Esta bandeira deverá ser normalmente apresentada a uma viatura que esteja prestes a ser ultrapassada por uma outra, que, através dessa manobra, passará a dispor no mínimo de uma volta de avanço sobre essa viatura se o condutor não fizer pleno uso dos espelhos retrovisores. Quando mostrada, o condutor em questão deverá permitir que a viatura que se encontra atrás de si o ultrapasse, logo que possível.

e) Bandeira branca Esta Bandeira deverá ser agitada. É utilizada para informar um condutor de que existe uma viatura bastante mais lenta na parte da pista controlada por este posto de sinalização.

 

É isso!

 

Abraços,

 

Sergio Berti