Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Portugal: Neuville assume a ponta PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 20 May 2018 12:57

Chegamos!

 

A sexta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA, será o Vodafone Rally of Portugal. Organizado pelo Automóvel Club de Portugal terá a beleza de 89 carros no início com todos os protagonistas do mundo para lutar por um evento imperdível. Nós do Rally.it e Nobres do Grid também estivemos lá pela primeira vez e vamos experimentar a emoção deste final de semana fantástico junto com nossos leitores.

 

A edição 2018 vinha com uma expectativa: Será que Sébastien Ogier bateria o recorde de cinco vitórias obtidas há 30 anos pelo lendário Markku Alen em Portugal? Não é um desafio fácil, mas para o campeão mundial a sensação com esta corrida é realmente especial, certamente uma batalha estaria por vir.

 

A Exponor, em Matosinhos, continua a ser a sede do rally e do local de realização de exames técnicos e desportivos, assistência ao parque e partidas e chegadas diárias. Com entrada gratuita de quarta a domingo, sendo um local perfeito para o público poder ver o WRC mais de perto e ter contato com todas as equipes.

 

O início foi programado para a quinta-feira 17 de maio. Pela manhã o shakedown em Paredes, seguido pela cerimônia oficial de partida em Guimarães, Campo de São Mamede, na parte da tarde. De lá, as equipes vão se dirigir para o Circuito de Lousada para disputar a primeiro super especial.

 

 

Sexta-feira, 18, o rally  começa com o Power stage a ser disputado principalmente no Alto Minho, com duas passagens nos estágios especiais de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima, com rotas tudo idêntico ao do ano anterior .

 

No final da tarde a caravana vai se deslocar para o centro do Porto com a disputa de 2 power stages chamados Porto Street Stage, disputados inteiramente em asfalto terão descolamentos mínimos mas alto risco de se  atirar tudo ao vento. A partida será da Catedral do Porto para a estação de São Bento e a Brasileira para levar as emoções do Campeonato Mundial de Rally da FIA para a Avenida dos Aliados. De lá, os carros seguem para a Torre dos Clerigos para terminar a especial de 1,95 km em frente ao Tribunal de Recurso.

 

O sábado começará com o power stage de  "Vieira do Minho", "Cabeceiras de Basto" na Serra da Cabreira. Como de costume, o Power stage de "Amarante" será a especial mais longa e mais exigente com seus 37,6 km. Tudo isso é repetido duas vezes, surpresas aqui não vão faltar.

 

 

O último dia da prova é uma homenagem do Rally de Portugal e do Automóvel Clube de Portugal ao município de Fafe. A etapa inteira terá lugar nesta área no domingo (20 de maio). Para além da tradicional dupla passagem pela etapa de Fafe-Lameirinha, a última das quais será a fase final do power Stage do evento, onde serão duas passagens através de Montim e uma única passagem pelo palco de Luílhas. A cerimônia do pódio terá lugar em Matosinhos.

 

O desafio em terras lusitanas são as estradas de areia garantem que a aderência é um prêmio para os iniciantes durante a primeira passagem pelas etapas.

 

Pedras e sulcos profundos apresentam um perigo totalmente diferente para a segunda passagem, exigindo muitas vezes que as equipes aumentem a altura de seus carros para evitar danos mecânicos.

 

Configuração do carro

Suspensão de cascalho. Duro ou macio? Essa é a grande questão dos pneus para os pilotos que buscam a melhor aderência nas pistas flexíveis, ao mesmo tempo em que tentam gerenciar o desgaste em um grupo de etapas. Ou é uma mistura de ambos.

 

 

História do Evento

Realizado pela primeira vez em 1967 e um dos eventos fundadores do primeiro WRC de 1973. Inicialmente um rally de superfície mista, mudou para um formato de cascalho puro, mas perdeu o seu lugar no calendário após o mau tempo ter estragado o evento de 2001. Os organizadores deslocaram-se do norte para a região de férias do Algarve, no sul, e recuperaram o seu lugar em 2007. Mudou-se para o norte em 2015. Foi considerado "Melhor Rally do Mundo" em cinco ocasiões.

 

A 52ª edição do Rally de Portugal começou com o show do Power stage de Lousada. Um pequeno percurso de apenas 3, 36 km que viu o Toyota Yaris WRC da Ott Tanak se destacar nos dois Ford Fiesta WRc do campeão mundial Ogier e o jovem Suninen, ambos emparelhados em segundo lugar por apenas 4 décimos de diferença.

 

Ott Tanak começou o Rally de Portugal como terminou a etapa na Argentina, luderando os trabalhos.

 

Quarto e quinto lugar partilhado por Meeke (Citroën C3 WRC) e Mikkelsen (Hyundai i20 WRC) com uma diferença de 1s4d. O top 10 foi completado por Neuville (Hyundai) +1s5, Sordo (Hyundai) e Evans (Ford) +1s6, Ostberg (Citroen) 1s7 e Lappi (Toyota) a 1s8. Mais persistente, Paddon (Hyundai) para 2s4, Breen (Citroen) 2s5 e Latvala (Toyota) a 3s9.

 

A sexta-feira nos reservaria 8 especiais cronometradas, com sol, piso seco, muita poeira. A especial 2 (Viana do Castelo 1: 26.73km) é o trecho mais rápido do dia e de piso com bastante cascalho solto para dificultar os primeiros competidores a partir. Começa em uma superfície arenosa antes de uma curta seção de paralelepípedos a 4,6 km. Existem várias outras mudanças de superfície e muitas subidas antes que a estrada se estreite na segunda metade, com seções sinuosas entre as árvores.

 

Tänak estava a 6,7 ​​km do estádio de Viana do Castelo, perto da fronteira espanhola, quando puxou o seu Toyota Yaris para a beira da estrada. A câmera on board mostrou o estoniano relatando altas temperaturas do óleo do motor para a sua equipa no parque de serviço de Matosinhos.

 

Hayden Paddon definiu o ritmo em seu retorno depois de perder as últimas três etapas. Ele foi mais rápido de 2.3s que Elfyn Evans para liderar por 1.5s a classificação, mas o Kiwi ficou surpreso com seu ritmo. Evans sofreu um começo decepcionante para o ano, mas isso foi empurrado para o fundo de sua mente. Um exultante Kris Meeke ficou em terceiro.

 

Daniel Sordo mostrou na sexta-feira que os Hyundai estavam fortes para a etapa.

 

Mads Ostberg acertou uma pedra no meio do caminho e acreditou que o impacto afetou a pressão em um dos diferenciais de seu C3. O norueguês foi o sétimo mais rápido, atrás de Craig Breen e Teemu Suninen. As estradas de areia foram ficando limpas com o passar de cada carro e os líderes do campeonato, Sébastien Ogier e Thierry Neuville, lutaram com as condições difíceis. Ogier foi oitavo e Neuville nono.

 

A tercera especial (Caminha 1: 18,11 km) acontece com vistas espetaculares sobre o Oceano Atlântico perto do início. Grande parte da floresta foi destruída pelo fogo no verão passado e isso melhora a visibilidade dos pilotos. É uma mistura de estradas sinuosas apertadas e secções de fluxo mais rápidas com algumas pequenas cristas. A superfície é irregular, mas é rápida em locais com várias retas longas.

 

Logo em seguida se corre a especial de Ponte de Lima 1, com 27,54 km, que ficou conhecida por ter sido onde Hayden Paddon e Ott Tänak caíram há dois anos, quando o Hyundai i20 da Kiwi se incendiou. As estradas são largas e lisas, mas extremamente sinuosas, dificilmente uma linha reta para falar. Há uma abundância de mudanças de superfície, pois inclui cascalho arenoso, paralelepípedos, concreto e asfalto. Um monte de árvores derrubadas significa que o estágio é mais aberto do que nos anos anteriores.

 

Hayden Paddon, que ficou fora de três etapas, voltou voando - literalmente - na etapa portuguesa.

 

Dani Sordo venceu a especial etapa de Ponte de Lima, sobrepondo-se a Kris Meeke e Hayden Paddon e regressar ao parque de atendimento de Matosinhos com uma vantagem de 4.6s no seu Hyundai i20.Sordo conservou seus pneus de composto macios através dos dois estágios anteriores e foi com tudo nesta especial.

 

Apesar de não ter intercomunicador funcionando dentro do seu Citroën C3, Kris Meeke foi o mais rápido em Caminha a assumir a liderança, mas perdeu o ritmo nas sinuosas curvas de Ponte de Lima terminou o duo como o sexto mais rápido, a mais de 8 segundos de Sordo, o que o jogou para o segundo lugar geral.

 

Hayden Paddon assumiu a liderança no primeiro estágio da manhã, mas como as estradas de areia ofereceram menos aderência às partidas iniciais, o Kiwi não conseguiu igualar seu ritmo anterior. Ele estava 0,2s atrás de Meeke em outro i20.Foi uma manhã de turbulência para a Toyota. O abandono de Ott Tänak com um sistema de resfriamento danificado foi rapidamente seguida pela do companheiro de equipe Jari-Matti Latvala, que estacionou seus Yaris em Caminha com a suspensão dianteira quebrada.

 

Tänak disse que o seu rally terminou quando o motor estava muito danificado para continuar, mas o diretor esportivo da Toyota Gazoo, Kaj Lindström, disse que a decisão seria tomada depois que o carro do estoniano voltasse ao parque de serviço e fosse examinado.

 

Sébastien Ogier foi o primeiro na ordem de largada e temeu o pior ao limpar as pistas de areia no seu Ford Fiesta. Mas ele chegou ao top três vezes em Caminha e em Ponte de Lima, quando as condições voltaram a seu favor para ficar em quarto, a apenas 7,3s da liderança. O rival do Campeonato, Thierry Neuville, estava em seus calcanhares e a 2,1s em quinto. O belga lutou para transformar seu i20 em curvas e impôs uma vantagem de 1,1s sobre seu companheiro de equipe, Andreas Mikkelsen.

 

Craig Breen comparou as condições a uma praia e caiu do quarto para o sétimo lugar em seu C3, à frente de um trio de Elfyn Evans, Teemu Suninen e Mads Østberg. Evans perdeu um punhado de segundos depois de rodar seu Fiesta em Caminha.

 

Líder do campeonato e em busca da quinta vitória consecutiva em Portugal, Ogier saiu da pista e da competição na SS5.

 

Na parte da tarde, de volta ao trecho de Viana do Castelo e seus rápidos 26.73km traíram o líder do campeonato, Sebastien Ogier. O seu Ford Fiesta saiu da estrada para as árvores no canto esquerdo após 17 km da especial. O navegador Julien Ingrassia rapidamente posicionou seu triângulo de alerta na beira da estrada antes da curva, indicando que eles não continuariam. O francês vinha num bom dia para ficar em quarto, limitando sua perda de tempo a 7,3 s do líder Dani Sordo, apesar da desvantagem de começar em primeiro lugar nas pistas de areia.

 

Sordo perdeu a liderança para Kris Meeke, que liderou um Citroën C3 1-2 no palco. Ele foi o mais rápido em 0.8s frente a Mads Ostberg Reduzindo sua perda de 4.6s do espanhol e impor uma vantagem de 1.9s.

 

A escolha do pneu foi o grande ponto de discussão no final. Alguns pilotos optaram pelos compostos macios da Michelin, outros optaram pela versão dura, enquanto uma mistura dos dois era a escolha de outros. Pedras soltas enchiam as estradas, tornando-as mais ásperas do que o previsto, e Sordo lamentou sua opção de compostos macios. Que estavam destruídos, temendo o pior com mais dois estágios de estrada de terra restantes esta tarde.

 

Hayden Paddon vinha mandando bem, mas no final do dia acabou saindo do traçado e avariou fortemente seu carro.

 

Hayden Paddon manteve o terceiro lugar, 1,1s atrás do companheiro de equipe, Dani Sordo, enquanto Andreas Mikkelsen ultrapassou Thierry Neuville para conquistar a quarta posição em mais um i20. O norueguês estava 7,4s a deriva de Paddon. O quarto mais rápido de Craig Breen permitiu ao irlandês relegar o Neuville também. O piloto da C3 abriu uma vantagem de 4,7 segundos sobre o belga, que também estava preocupado com as estradas irregulares e com a escolha de seis pneus macios.

 

Muita coisa sucedeu na derradeira especial ‘normal’ do dia (ficando a faltar apenas as duas Porto Street Stage). O primeiro fato de impacto foi o acidente do líder do rally, Hayden Paddon, que se saiu do traçado e danificou seriamente seu carro. O estágio foi interrompido depois da passagem de Craig Breen e ambulâncias chamadas ao local. Para além disso, Craig Breen teve um furo de pneu, o mesmo tendo acontecido com Kris Meeke. Andreas Mikkelsen desistiu com problemas na direção assistida, que já vinham da especial anterior. Esapekka Lappi fez os dois últimos estágios com um amortecedor do seu Toyota Yaris estourado. Dani Sordo, que reclamou do estado de seus pneus, caiu para o quarto lugar, ficando a 23.8s do seu colega de equipe. Esapekka Lappi fechou em quinto a 33.0s

 

Correndo com a cabeça pela manhã, Thierry Neuville voou na parte da tarde e assumiu a liderança.

 

Tendo em conta o sucedido, Thierry Neuville terminou o período das especiais de estrada da sexta-feira como o novo líder do Rally de Portugal, com 7.3s de avanço para Elfyn Evans. Kris Meeke é terceiro a 11.6s isto depois de ter perdido 18.5s com um furo na especial anterior.

 

O encerramento das atividades da sexta-feira foi na Cidade do Porto, com dois street stage, duas passagens por um trajeto de 1,95 km pelas ruas da cidade, com algumas variações de piso e de elevações, com algumas subidas e descidas. Thierry Neuville, certamente empolgado com a vantagem obtida ao final dos estágios de estrada voou entre os Clérigos e o Jardin da Cordoária, impondo 4 décimos sobre Dani Sordo, o segundo colocado e impressionantes 4s sobre o terceiro, Craig Breen. O trio também foi o mais rápido na segunda passagem, com o Belga sendo 1 décimo mais rápido que o espanhol e 2,9s do irlandês.

 

Durante o Street Stage na cidade do Porto, Kris Meeke avariou seu carro e perdeu muito tempo.

 

No fim do dia, ele estava com 17,7s de vantagem para Elfyn Evans.   Um estágio curto não costuma trazer complicações, mas desta vez não foi o caso para Kris Meeke, que arrancou aplausos da plateia ao levar seu carro em 3 rodas depois de danificar o conjunto traseiro esquerdo em uma das esquinas.

 

O sábado reservou aos pilotos a jornada mais longa do evento, viajando a leste da base de rally em Matosinhos para as estradas exigentes da Serra da Cabreira. Três etapas são conduzidas de manhã e à tarde, cobrindo 154,64 km.

 

Os trabalhos começaram com o estágio 10 (Vieira do Minho 1, 17,50 km) tem um pouco de tudo. Trechos arenosos contrastam com uma superfície de argila. Estradas largas são seguidas por trechos mais estreitos. Algumas partes foram reclassificadas com poeira e sujeira colocadas na parte superior e compactadas. O início acontece entre grandes rochas nos primeiros quilômetros, enquanto a seção de chegada traz curvas desafiadoras que os pilotos vão saborear. Em seguida vem o estágio 11 (Cabeceiras de Basto 1, 22,22 km), em sua de base arenosa, larga e rápida. Como a superfície é macia, para a segunda passagem os pilotos encontrarão sulcos na melhor linha. Os poucos quilômetros iniciais não foram reclassificados desde o ano passado e podem ser difíceis e esburacados. Depois de iniciar em estradas estreitas, ele se alarga na altura do km 8, com mais cascalho solto, e desce a encosta até um gancho no km 11,1, onde se estabiliza. Com 18,8 km, volta a uma estrada estreita e arenosa até o final.

 

O gaulês Elfyn Evans assumiu bem a responsabilidade de levar a Ford ao pódio depois da saída de Ogier.

 

Na primeira especial do dia Elfyn Evans conseguiu tirar uma parte dos 17,7s para o belga no combinado das duas especiais. Se no estágio de Vieira do Minho, perdeu mais um segundo, em Cabeceiras de Basto ele voou e recuperou quase seis segundos em seu Ford Fiesta para reduzir a diferença para 12,7 segundos.

 

Neuville não se deixou perturbar, dizendo ter sido cuidadoso com os pneus em um trecho que considerou bastante abrasivo e que estava cuidando deles para a próxima etapa, com um olhar atento nos 37.60km seguintes de Amarante, a etapa mais longa do evento.

 

Os palcos da serra da Cabreira, a nordeste da base de rally em Matosinhos, trouxeram uma abertura mais silenciosa do que a carnificina que se abateu ontem. Uma manhã ensolarada com temperaturas em torno de 20°C levou todos os principais pilotos a optarem pelos compostos macios da Michelin.

 

Usando da mesma estratégia do dia anteroir, Thierry Neuville veio controlando a vantagem para os adversários.

 

Dani Sordo permaneceu em terceiro, mas a diferença para Evans aumentou para 11,6s. O espanhol achou que o seu i20 era demasiado suave nos primeiros quilômetros do estágio 10 e endureceu a suspensão antes de Cabeceiras de Basto para melhorar o sentimento do carro. Teemu Suninen e Esapekka Lappi trocaram segundos, Lappi estreitou a diferença para seu compatriota Finlandês em 9.3s. Mads Ostberg completou os seis primeiros mais 11,2s atrás em um Citroën C3.

 

Jari-Matti Latvala, que recomeçou depois de abandonar ontem com uma suspensão quebrada no seu Toyota Yaris, foi o mais rápido em Vieira do Minho, mas outro regresso, Andreas Mikkelsen, não estava no mesmo ritmo do seu i20.

 

Hayden Paddon não recomeçou depois do acidente da tarde de ontem. Ele foi levado para o hospital com queixa de dor nas costas e permaneceu durante a noite para observação. E foi liberado apenas no meio da manhã. O estágio 12 (Amarante 1, 37.60km) é mais longo do rally é uma fração menor do que em 2017. É longo, rápido e fluente, mas há muitas curvas entre as árvores próximas à estrada. A superfície é lisa com uma fina camada de cascalho no topo, mas também há trechos curtos de asfalto e paralelepípedos. A seção intermediária percorre um lado de um vale antes de retornar para o outro lado e oferece excelente visualização para os fãs. Os organizadores construíram pequenos bancos em locais para evitar o corte das curvas pelos pilotos.

 

Assim como foi na sexta com Sebartien Ogier, no sábado foi a vez de Kris Meeke ir parar no meio das árvores.

 

Thierry Neuville “quebrou o cronômetro”, sendo 17.2s mais rápido que Elfyn Evans na especial, que terminou os trabalhos da manhã. Depois que o galês fechou sua passagem, a liderança de Neuville subiu para 29,9 s. Evans foi apenas o oitavo mais rápido em seu Ford Fiesta, mas ainda assim, manteve-se em segundo na classificação geral. O quarto mais rápido no trecho foi Dani Sordo, permitindo que ele ficasse a menos de 5,0 s de Evans e o piloto espanhol i20 teve 19,7 s de vantagem sobre o Ford Fiesta de Teemu Suninen em quarto na classificação geral.

 

O finlandês admitiu alguns pequenos erros e sofreu uma pressão crescente do compatriota Esapekka Lappi. O piloto do Toyota Yaris ficou em terceiro no estágio e reduziu a diferença para 4,8s. Mads Ostberg completou os seis primeiros lugares em um Citroën C3.

 

Craig Breen teve uma manhã difícil abrindo as estradas nas condições de poeira, mas o irlandês subiu para o sétimo, após mais decepção para Kris Meeke depois dos problemas de ontem. Em um trecho com muitas árvores ele escorregou numa curva à esquerda e seu C3 rolou pesadamente por um banco. Tanto Meeke quanto o co-piloto Paul Nagle não ficaram feridos, mas o dia estava terminado. Talvez nem largassem no domingo.

 

Depois do intervalo do almoço os pilotos voltaram para percorrer os mesmos três trechos na parte da tarde, na mesma sequência. Foi a vez de Elfyn Evans “quebrar os cronômetros” em Vieira do Minho no seu Ford Fiesta, recuperando mais de seis segundos do Líder. Contudo, em Cabeceiras de Basto foi Neuville a imporse sobre o gaulês em seu Hyundai i20 e aumentar a sua vantagem para 28,0s.

 

Assim como foi pela manhã, na parte da Tarde Thierry Neuville "quebrou os cronômetros" e ampliou a liderança.

 

Chuvas fortes em partes de Cabeceiras de Basto antes do início lançaram uma bola curva no caminho dos pilotos, especialmente aqueles que optaram pelos pneus compostos duros da Michelin. Evans optou por uma mistura de borracha dura e macia e admitiu que as condições eram complicadas.

 

O terceiro classificado Dani Sordo perdeu terreno na disputa entre os dois líderes e a diferença para o segundo colocado foi para 15,3s. Sordo precisoi passar a se preocupar mais com quem vinha atrás. Na luta entre os finlandeses Teemu Suninen e Esapekka Lappi, Suninen foi bem rápido e depois de ter sido o terceiro mais rápido em Vieira do Minho, a diferença para o espanhol caiu para 8,9s.

 

Lappi continuou lutando duro em seu Toyota Yaris para manter Suninen ao alcance, mas perdeu 1,5s nos dois estágios, deixando-o 12.7s atrás do compatriota após Cabeceiras de Basto.Infelizmente para Mads Ostberg as coisas não correram bem. O norueguês perdeu 50s com os fãs que empurraram seu carro de volta para a estrada. Ele permaneceu em sexto.

 

 

 

É preciso tirar o chapéu para Thierry Neuville. As condições foram melhores do que na sexta-feira, quando as estradas de terra foram duras com muitos competidores. O belga concentrou-se na passagem dupla pelo teste de velocidade de 37,60 km, o mais longo da sexta rodada do campeonato. Protegeu os pneus Michelin nas duas etapas anteriores da manhã e da tarde, antes de atacar em Amarante. Ele distanciou-se o rival mais próximo, Elfyn Evans, nas duas ocasiões, para construir uma vantagem confortável valendo-se de uma mistura conservadora de pneus compostos duros e macios era ideal para o teste final molhado.

 

Evans venceu duas das seis etapas do dia em seu Ford Fiesta, uma a mais que Neuville, e o galês parecia cada vez mais seguro em segundo ao longo do dia. Ele lutou pela confiança em ambos os passes através de Amarante e abriu uma vantagem de 17,4s sobre Dani Sordo. O espanhol endureceu a configuração do i20 após o teste de abertura da manhã, mas perdeu terreno para Teemu Suninen com a rodada final, a margem entre eles diminuiu para 4,7 segundos.

 

O jovem Suninen teve um dia incrível em seu Ford Fiesta, segurando o companheiro e compatriota, Esapekka Lappi, em uma luta furiosa. Ambos estavam no limite durante a troca de segundos em todas as etapas e Lappi terminou 11,1s atrás em seu Toyota Yaris. Mads Ostberg era um distante sexto, o norueguês cedendo quase um minuto depois de escorregar em um banco em uma lateral de pista lamacenta. O piloto do Citroën C3 estava quase a 1m40s do seu companheiro de equipe Craig Breen. Breen sofreu um dia difícil abrindo as estradas nas condições de areia, mas ganhou um lugar após o abandono de Kris Meeke no terceiro C3 da seleção francesa.

 

Com pouco mais de 51km para o fim, Thierry Neuville correu no domingo para controlar e chegar.

 

Neuville começou o short final do domingo com uma vantagem de 39,8s em seu Hyundai i20, e a vitória o levará de volta à liderança do Campeonato Mundial de Rally da FIA pela primeira vez desde fevereiro. O domingo reservava mais cinco etapas, cobrindo 51,53 km, incluindo duas passagens pelo clássico estágio de Fafe e seu famoso salto. A segunda passagem forma o Power Stage com pontos de bônus em oferta para os cinco pilotos mais rápidos.

 

O estágio 16 (Montim 1, 8,64 km), o mesmo que tem o estágio 19 é curto "adequado" deve ser popular entre os pilotos. A maior parte é em meio de areia de estradas médias a largas e geralmente está fluindo. Os maiores desafios são o punhado de seções retorcidas, cobertas de pedregulhos e alguns cantos escondidos sobre cristas.

 

A tentativa de salvar alguns pontos no Power Stage feita por Sebastién Ogier não deu resultado e ele saiu zerado.

 

O estágio 17 (Fafe 1, 11,18 km) é o mesmo do Power Stage, 20° e último do Rally de Portugal. Fafe é um dos locais emblemáticos do WRC. Sobretudo os 2 km finais, onde dezenas de milhares de fãs migram para duas seções famosas, instalando-se no alto da encosta para ver os carros indo em direção à curva para esquerda, antes de uma pequena seção de asfalto cair em um ‘hairpin’ no cascalho e pouco antes do final tem aquele salto espetacular. Nos primeiros quilômetros, os fãs pintaram os nomes de seus pilotos favoritos nas pedras que cobrem o palco.

 

O domingo começou mal para Dani Sordo. O espanhol recebeu uma penalidade de 10s dos comissários na noite de sábado por desalojar duas barreiras de fibra colocadas em uma rotatória do estágio de rua do Porto na SS8 na noite de sexta-feira. A decisão jogou o piloto da Hyundai para o quarto lugar atrás de Teemu Suninen. As coisas pioraram quando ele foi mais lento que Esapekka Lappi e caiu pra quinto na primeira passagem em Montim.

 

A disputa pelo pódio continuou no estágio seguinte, de Fafe, com Sordo a recuperar o quarto lugar por 0.7s, mas ele ainda estava atrás de Suninen por 9,5s, com três etapas restantes. A interrupção em Luilhas beneficiou Suninen, que buscava seu melhor resultado de carreira no seu Ford Fiesta. Depois do 2º em Montim e o 4º lugar em Fafe.

 

Correndo com segurança, Thierry Neuville levou seu Hyundai para a vitória e assumiu a liderança do campeonato.

 

A cautela foi a palavra de ordem do líder Thierry Neuville. O belga foi o único homem a optar por dois pneus sobressalentes no seu i20. O 5º em Montim, o 7º em Fafe e o 4º Luilhas enfatizou que não corria riscos. Neuville manteve uma confortável vantagem de 39,3 segundos sobre Elfyn Evans, enquanto a briga ficava pelo terceiro lugar do pódio.

 

O Power Stage, no espectacular cenário de Fafe, viu a vitória de Esapekka Lappi. A maior decepção veio de Ogier, que tentava um último recurso para conseguir alguns pontos extras, mas terminou fora do Top 5, com o atual campeão mundial que fecha a campanha portuguesa em zero pontos. Com isso, Thierry Neuville assumiu  a ponta  do campeonato com 119 pontos, deixando um zerado Sebastien Ogier com 100 em segundo, Ott Tanak em terceiro com 72, Dani Sordo em quarto com 58 e Esapekka Lappi fechando o top 5 com 57. Nosso próximo Rally será em casa, na Sardegna, de 7 a 10 de junho.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 


Last Updated ( Sunday, 20 May 2018 15:32 )