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WRC Argentina: O show de Tanak PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 29 April 2018 19:38

Chegamos!

 

Com base em sua casa tradicional em Villa Carlos Paz, perto de Córdoba, as etapas deste ano estão focadas nas estradas de cascalho macio do vale de Santa Rosa de Calamuchita e nas trilhas rochosas e estreitas nas montanhas de Traslasierra, além do Vale Punilla.

 

A maior mudança para os fãs do WRC é o estágio de alta altitude de El Condor. Correr em sentido inverso, as equipes vão enfrentar o estágio indo para cima e poderão ver este ao vivo pela TV na tarde de domingo.

 

Antes disso, há um novo visual para a noite de quinta-feira com uma nova super especial de 1,9 km no coração de Villa Carlos Paz. O palco da rua apresenta seções de cascalho e asfalto com rotatórias e saltos para dar aos fãs um começo repleto de ação para o rally.

 

Foram estabelecidas sete etapas na sexta-feira com outra Super Especial em Fernet Branca dividindo os dois circuitos formados pelos 16.65km de Las Bajadas / Villa Del Dique, 33.58km de teste Amboy / Yacanto e 23.85km de Santa Rosa / San Agustin para terminar dia.

 

 

O estágio de 6.4 km de Fernet Branca - duas voltas em uma pista de cascalho que fará com que os pilotos fiquem cara a cara - reaparecerá na hora do almoço de sábado como SS12.

 

A ação de sábado apresenta uma combinação de etapas novas e pesadamente revisadas para equipes começarem com o novíssimo estágio Tanti-Mataderos (13,92 km) - com uma rota sinuosa e rápida em uma estrada de cascalho lisa. A segunda etapa do circuito é um Los Gigantes - Cuchilla Nevada encurtado antes que os loops terminem com o teste de 41,49 km Cuchilla Nevada - Rio Pintos.

 

 

A SS16 no domingo de manhã é uma corrida de 16,43 km no estádio Copina-El Condor, com Giulio Cesare-Mina Clavero chegando a 22,41 km para a SS17. O rally termina com o lendário estágio El Condor.

 

Principais destaques

• Esta é a primeira vez que o estágio El Condor será disputado em subida.

• A previsão pede chuva durante a subida, o que tornará as travessias dos rios nos palcos ainda mais espetaculares do que o habitual.

• Os fãs! Os fãs de rally argentinos acamparão durante dias antes do rally para obter os melhores pontos de visualização assim que a ação passar.

 

No Shakedown, o piloto da Toyota Gazoo Racing, Jari-Matti Latvala liderou os tempos no teste de velocidade de estrada de cascalho no seu Yaris impondo 0,3s sobre o Citroën C3 de Craig Breen. Kris Meeke foi mais um décimo mais lento que o outro C3. Meeke marcou o ritmo inicial nas duas primeiras passagens pelo estágio de 4,25 km de Villa Carlos Paz até Cabalango, antes de Latvala conquistar a primeira posição em sua terceira e última passagem, à medida que a superfície se tornava cada vez mais limpa. Breen está competindo na Argentina pela segunda vez e sua aparência de novato do ano passado durou apenas quatro etapas antes de se retirar. Ele aproveitou a oportunidade para aumentar sua experiência com cinco passagens pelo estagio.

 

No Shakedown, foi Jari-Matti Latvala que voou e pareceu mostrar que a Toyota era o carro a ser batido.

 

Andreas Mikkelsen também estava ocupado, o norueguês completando cinco passagens em seu Hyundai i20. Ele ficou em quarto, 0,7s no ritmo de Latvala, com Ott Tänak em Yaris e Thierry Neuville completando os seis primeiros em outro i20. A Hyundai instalou novos radiadores em todos os seus três i20s na noite anterior ao início do primeiro estágio para oferecer um melhor resfriamento, já que as temperaturas estavam previstas para subir até 29°C na perna de abertura na quinta-feira.

 

Após o shakedown em Villa Carlos Paz, onde o mais rápido foi Latvala no Toyota Yaris WRC, o Rally da Argentina oficialmente deixou esta noite com o pequeno estágio de Ciudad de Cordoba. Um “piesse” de 1,90km com uma primeira parte todo asfalto, uma seção central curta em terra e um final ainda em asfalto até a rampa de chegada.

 

Na noite do espetáculo, Thierry Neuville venceu a abertura na quinta-feira.

 

Thierry Neuville abriu as ações com o Hyundai i20 WRC. Perfeito, o belga que não se deixou enganar pelo enorme escorregadio deste primeiro estágio. Atrás de Neuville fechou um bom Ott Tanak que parecia se mostrar muito satisfeito com o Yaris e prometia batalha. Terceiro lugar para Sébastien Ogier, que cometeu alguns pequenos erros que não permitiram que ele fosse o mais rápido. Mikkelsen conseguiu terminar em 4º na frente de Kris Meeke; o Citroen parecia ter seus carros um pouco mais nervosos na quinta-feira, vamos ver se essa impressão se seguiria para a sexta-feira. Lappi, Suninen, Sordo e Latvala fecham-se acima de um segundo de desvantagem. Fechando o top 10, Elfyn Evans, enquanto é para relatar que Craig Breen recebeu uma penalidade de 10s por um atraso para um controle de tempo.

 

Las Bajadas - Villa del Dique (16.65km)

No primeiro estágio da sexta-feira não houve surpresas. Sébastien Ogier marcou o melhor tempo aproveitando sua posição inicial com uma visão limpa. A poeira de fato criou muitos problemas para aqueles que seguiram e, portanto, não surpreenderam as diferenças para os outros: 3.9s em Mikkelsen, 5.6s em Latvala, 8s em Neuville. Uma furo de pneu atrapalhou a vida de Kris Meeke, mas ele perdeu pouco tempo. Quem se deu mal foi Ott Tanak, que perdeu 23s comparado a Ogier.

 

PS3 Amboy - Yacanto (33,58 km)

No segundo estagio do dia, tudo está invertido. Foi Ott Tanak que arrancou aplausos com uma grande performance, recuperando em parte os segundos perdidos no Estágio 2. Consistente, Mikkelsen pula para o topo com 3,6s à frente de Ogier e 9,5s em Tanak. Ogier e Neuville estavam lutando duro. O prejuízo ficom para Latvala, que foi forçado a abandonar a disputa da manhã por ter quebrado algo em seu Yaris após um pouso abrupto.

 

Sinais de recuperação para Sordo, que acusou fortemente a falta de visibilidade nos trechos anteriores, mas nisso ele conseguiu imprimir um excelente segundo tempo. Tempos competitivos para Craig Breen, que é praticamente estreante na Argentina. Suninen e Evans permaneceram na sombra, as decepções deste rally até agora.

 

Na manhã da sexta-feira, Ott Tanak assumiu a liderança ainda pela manhã.

 

SS4 Santa Rosa - San Agustin (23.85km)

Ainda protagonista antes dos últimos estágios da tarde. Ott Tanak parecia bem à vontade, apesar de ter danificado um pouco seu Yaris no Estágio 2. Meeke “acordou” e fechou pela segunda vez a menos de três segundos do tempo de Tanak. Excelente desempenho de Neuville que deixou o “adversário a ser batido”, Ogier. No entanto, é Mikkelsen quem mantinha a liderança no rally após o estágio 4, mas a vantagem do noruegues é quase nula, apenas um segundo entre ele e o Toyota de Tanak. O estoniano Ott Tanak, que hoje venceu sua centésima especial, completou um incrível retorno, e depois de perder mais de 20s na especial 2, ele conseguiu, à direita no estágio 5 para assumir a liderança do Rally.

 

PS5 FERNET BRANCA SS (km 6)

Apesar da comprovação dessas performances e de uma duração relativa, houve mudanças importantes na classificação geral. O espanhol Dani Sordo (Hyundai i10 WRC) venceu o estágio ao ultrapassar o seu companheiro de equipa Neuville no geral, sendo atualmente 5º e 6º. Tanak (Toyota Yaris) diminuiu1.8s para Mikkelsen (Hyundai i20), assumindo a liderança por apenas 8 décimos. Meeke (Citroën C3) e Ogier (Ford Fiesta), permaneciam muito próximos em 3º e 4º lugares.

 

Neste estágio também vimos Lappi (Toyota Yaris) ultrapassar Breen (Citroën C3) passando pata o 7º lugar. Classificação muito justaa com os 8 primeiros separados por apenas 16,8s, os dez primeiros fecharam com Evans e Suninen. A Tocada de Ott Tanak na segunda parte do Rally da Argentina, parecia imparável e nos três estágios da tarde ele ampliou a vantagem ante seus rivais mais próximos (muito próximos uns dos outros).

 

PS6 Las Bajadas - Villa del Dique 2 (km 16,65)

Tanak dominou a sexta especial à frente de Meeke, Ogier, Neuville e Sordo. O estágio teve furos de pneus para Mikkelsen e Lappi, que caíram para a 8ª e 9ª posições, respectivamente.

 

PS7 Amboy - Yacanto 2 (km 33,58)

Ainda Tanak, que em 33 km abriu mais de 4s para o espanhol Sordo e mais de 5s para o britânico Meeke. Dani Sordo em um único estágio conseguiu superar no cronômetro o companheiro Neuville e o campeão mundial francês Ogier, ficando em terceiro. Meeke em 2º lugar atrás 16,8s de Tanak. Enquanto isso, Mikkelsen (Hyundai) recuperava uma posição sobre Evans (Ford).

 

PS8 Santa Rosa - San Agustin 2 (km 23,85)

O dia de Ott Tanak termina com mais uma vitória. Na classificação geral coloca-se à frente de Meeke (+22,7s), Neuville (+28,6s), Sordo (+29,5s), Ogier (+36,4s), Breen (+41,2s, mais uma penalidade de 10s). Em seguida, Mikkelsen (+58,5s), Lappi (+1m'07s), Evans (+1m10s) e Suninen (+1m33s) fecham o Top 10. A má notícia ficou para Latvala (Toyota) que não teria como retornar à competição no sábado por conta dos danos na suspensão.

 

Emquanto Tanak liderava, Latvala quebrava a suspensão e dava adeus à disputa.

 

A manhã do sábado começou como terminou a sexta-feira, com Ott Tanak vencendo estágios e ampliando a diferença para seus adversários. O estágio 9 (Tanti / Mataderos 1, 13.92km) integrava seções de vários estágios diferentes em um novo formato. Começando no meio do Tanti no asfalto antes de sair da cidade e se juntar à estrada da montanha Los Gigantes. Faixas largas e duros hairpins em contraste com a deslumbrante paisagem montanhosa, levando através de El Durazno até ao final em Mataderos. Em 2017, este trecho fez parte de uma seção de ligação entre os estágios.

 

Tanak “quebrou os relógios”, sendo 3.8s mais rápido que o segundo, Kris Meeke, no estágio especial Tanti até Mataderos. Em seguida, ele derrotou o piloto da Irlanda do Norte por 7.5s no estágio com alguma névoa de Los Gigantes para Cuchilla Nevada para liderar por 34.0s.

 

As condições variaram de carro para carro quando o nevoeiro se fez presente em torno das montanhas e Thierry Neuville fez o melhor de melhores condições para conseguir o segundo melhor tempo em Los Gigantes para rebaixar o companheiro de equipe da Hyundai i20, Dani Sordo, de terceiro.

 

O estágio 10 (Los Gigantes / Cuchilla Nevada 1, 16.02km) já sediou o Rally Dakar e abrange territórios áridos e remotos, com seu pico de 1912 metros após 12,40 km de escalada desde o início em estradas esburacadas, arenosas e sinuosas. Ele mistura trechos largos e rápidos com partes sinuosas e cobre o segmento de abertura de um estágio muito mais longo, usado no ano passado.

 

 

Andreas Mikkelsen também andou muito bem na sexta-feira, mostrando ser um adversário forte.

 

O espanhol chegou ao top quatro vezes em ambos os estágios, ampliando sua vantagem sobre o Ford Fiesta de campeão de Sébastien Ogier para 15,2 segundos. Craig Breen, da Irlanda, completou os seis primeiros lugares em um Citroën C3. O irlandês estava descontente com seu ritmo e mudando seu diferencial na tentativa de ganhar confiança. Ele seguiu Ogier por 11,0 segundos. Andreas Mikkelsen completou o Los Gigantes com o pneu traseiro esquerdo do seu i20 fora do aro depois de atingir uma pedra em uma curva fechada no meio do nevoeiro. A TV mostrou seu carro sobre duas rodas.

 

O estágio 11 (Cuchilla Nevada / Rio Pintos 1, 40,48 km) é mais longo do rally e também é o mais difícil, pois os pilotos encontram calhas de concreto do outro lado da estrada, travessias de rios e salpicos de água ressecada. É incrivelmente rápido no início e uma das principais características é um salto diretamente em frente à capela Nuestra Señora del Rosario de Characato. É uma combinação da última parte e da primeira parte de dois estágios a partir de 2017, e a seção da estrada os vincula.

 

O piloto do Toyota Yaris venceu todas as três etapas nas colinas a noroeste de Villa Carlos Paz, antes da terceira prova de um pequeno parque temático na periferia da cidade permitir que ele voltasse ao serviço cheio de confiança. Thierry Neuville assumiu o papel de desafiante mais próximo em seu Hyundai i20. O segundo no longo e nebuloso estágio de Cuchilla Nevada até o Rio Pintos fez o belga ultrapassar Kris Meeke e o melhor tempo no super especial ampliou sua vantagem para 10.1s.

 

A tarde da sexta-feira foi como a manhã, com Ott Tanak vencendo os estágios e abrindo vantagem.

 

Dani Sordo permaneceu em quarto lugar em mais um i20, mas o espanhol estava respirando mais facilmente depois de aumentar a diferença para Sébastien Ogier de 15 segundos para 41,4 segundos. Ogier estava quase a um minuto atrás de Tänak em Cuchilla Nevada, o francês insistindo que era simplesmente cauteloso no nevoeiro, em vez de sofrer outros problemas com seu Ford Fiesta. Sua abordagem cautelosa permitiu a aproximação de Andreas Mikkelsen, que terminou a apenas  7.6s em sexto.

 

O estágio de Craig Breen chegou a um final violento em Cuchilla Nevada, quando ele rolou seu C3 antes do ponto médio. Ele terminou o estágio com o co-piloto Scott Martin segurando a porta fechada e o pára-brisa e a asa traseira faltando.

 

Craig Breen também teve problemas e danificando seriamente seu Citroen C3.

 

O popular palco da super especial 12 (Fernet Branca 1, 6,04 km) com seu piso de cascalho no parque temático à beira de Villa Carlos Paz é usado no mesmo formato do ano passado. Dois carros de cada vez dirigem o circuito sinuoso que mistura curvas rápidas com outras mais lentas e também tem um salto e uma ponte de cruzamento. É sempre um grande sucesso com os fãs.

 

Elfyn Evans encontrou sua forma em Cuchilla Nevada. Depois de um evento sem brilho, o galês foi o terceiro mais rápido em seu Ford Fiesta e subiu para o sétimo. Esapekka Lappi perdeu quase 20 segundos depois de sair depois de um erro raro de nota do co-piloto Janne Ferm. O finlandês caiu atrás de Evans, enquanto Teemu Suninen e o líder do WRC 2 Kalle Rovanperä completaram o placar.

 

Literalmente voando, Ott Tanak continuou vencendo no sábado.

 

O líder Tanak desmoralizou a oposição e venceu cinco dos sete estágios do dia na região montanhosa de Los Gigantes para ampliar sua vantagem para 46,5 segundos sobre o segundo colocado.

 

Depois de vencer os três últimos estágios especiais de ontem, o estoniano conseguiu mais três vitórias nesta manhã, já que a névoa espessa representou uma prova de bravura e comprometimento. Apenas um último susto no estágio o impediu de repetir o hat-trick. Um amortecedor dianteiro danificado e problemas de direção hidráulica em seu Toyota Yaris o forçaram a se acalmar.

 

Thierry Neuville tinha duas lutas: ser o mais rápido possível e andar à frente de Ogier.

 

Thierry Neuville liderou os adversários. O piloto da Hyundai i20 rebaixou Kris Meeke de segundo para terceiro e não correu riscos nas trilhas rochosas e esburacadas de cascalho para se consolidar na parte da tarde, abrindo uma vantagem para o companheiro de equipe Dani Sordo por 21,7 segundos. Neuville e Sordo foram os únicos dois pilotos a parar o rolo compressor Tänak, garantindo uma vitória em cada estágio. Sordo ganhou um lugar no pódio na fase final, quando Meeke teve problemas e perdeu mais de dois minutos com seu Citroën C3 caiu para o oitavo lugar.

 

Diferente das últimas etapas, o líder do mundial e penta campeão vinha com um rendimento discreto.

 

O líder do campeonato Sébastien Ogier foi o quarto em um Ford Fiesta. O francês foi extremamente cauteloso no nevoeiro matinal, cedendo quase um minuto a Tänak no duro teste de 40 km de Chuchilla Nevada. Andreas Mikkelsen fechou o sábado como quinto e parecia estar feliz com o manuseio do seu i20 após as mudanças de configuração e fechou o Top 5.

 

O final de domingo é um dos dias clássicos da temporada, com duas passagens pelas estradas ladeadas de rochas de El Condor, a paisagem lunar de Giulio Cesare, ambas no alto das montanhas de Traslasierra. Eles somam apenas 55,27 quilômetros, mas são algumas das estradas mais difíceis do ano. Só um problema mecânico ou um erro grave poderia tirar a vitória de Ott Tanak na Argentina.

 

Cauteloso, Ott Tanak correu para chegar nos estágios do domingo e venceu o Rally da Argentina.

 

O domingo reservou os últimos três estágios. Últimos esforços para os pilotos envolvidos na Argentina. O dia começou com uma subida de 16 km até "El Condor". Curvas desafiadoras em hairpin enfrentadas para cima, onde o menor erro pode custar segundos preciosos ou mesmo um abandono. A tração tem um papel fundamental nestes últimos desafios. Ogier se defendeu dos ataques de Mikkelsen, na verdade o gaulês perdeu apenas cinco décimos do nórdico a bordo do Hyundai i20.

 

O líder Tanak colocou uma dúvida por conta da sua performance, não se assegurando no Power Stage. Meeke tentava alcançar seu compatriota Evans, que o precedia em 27 segundos no geral. Desastre para o Lappi, que devido a mais um furo de pneu, perdeu mais de um minuto e com ele a chance de ultrapassar Mikkelsen. Na penúltima especial nenhuma grande mudança. No entanto, Mikkelsen foi capaz de recuperar segundos valiosos no Ogier, reduzindo a diferença para apenas 3,8s. Tanak manteve a corrida sob controle, perdendo apenas 6 segundos de Neuville e fechando a etapa em 4º lugar.

 

Thierry Neuville conseguiu uns pontos extras no Power Stage e reduziu pra 10 pontos a diferença pra Ogier.

 

No Power stage, Ogier consegue acompanhar Mikkelsen, sendo dois décimos mais rápido que o norueguês. Neuville acelerou duro para ganhar pontos extras; conseguindo superar Ogier em cinco décimos, ganhando assim o especial. Tanak também administrou esta última rodada, terminando em 4º atrás de Mikkelsen e precedendo Meeke. Com isso, Ott Tanak foi o grande vencedor deste Rally da Argentina de 2018. Em segundo lugar ficou Thierry, Neuville, seguido por um excelente desempenho de Dani Sordo. Sebastien Ogier fechou em 4º lugar com Andreas Mikkelsen atrás dele por apenas 4 segundos.

 

O campeonato ainda tem a liderança de Sebastien Ogier com 100 pontos, seguido de Thierry Neuville com 90, Ott Tanak com 72, Andreas Mikkelsen com 54 e fechando o Top 5 Dani Sordo, com 45. A próxima etapa será em Portugal, nos dias de 17 a 20 de maio.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it


Last Updated ( Sunday, 29 April 2018 20:31 )