Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A nova geração de promessas brasileiras PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 23 February 2018 23:57

Mesmo com o automobilismo Brasileiro tendo mais categorias de turismo, que fórmulas, o nosso kartismo continua revelando pilotos, que alguns deles neste ano começarão a correr na Europa de Monopostos, no passado os kartistas no Brasil saiam direto do kart para a antigas Fórmulas Ford, Chevrolet ou Renault ou para a F3 Sul Americana, hoje F3 Brasil, e depois de lá iam para a Europa correr, mas hoje em dia nossos kartistas depois de correrem de kart, temos uma safra boa de  pilotos, vão direto do kart correr na Europa de fórmula. Vamos abaixo citar alguns desses excelentes kartistas  do Brasil no momento, alguns ainda estão no Kart, mas além de correrem no Brasil correm fora do nosso país de kart e saem vitoriosos lá também.

 

Um dos kartistas mais vencedores do Brasil nos últimos anos que estará na Academia de Jovens Pilotos da Ferrari e estreará em carros de fórmula na Europa, é  Gianluca Petecof, de apenas 15 anos, esse ano estreará e correrá de F4 Italiana e Alemã. Mesmo correndo pouco de kart, teve uma carreira vitoriosa. No Mundial de Kart de 2016, no Bahrein, ele terminou em 5° lugar na categoria júnior e por pouco não conquistou o título. No ano passado ele correu o Europeu de kart pela equipe oficial da Tony Kart na categoria OK ele conseguiu uma vitória e 2 poles positions entre os 70 pilotos que correram esse campeonato. Ao final da temporada Petecof terminou em 21° lugar, no seu primeiro ano correndo na Europa, ao lado de pilotos experientes.

 

Petecof correu de novo o mundial de kart em 2017, na Inglaterra e novamente ele teve um ótimo desempenho, terminando em sexto lugar na categoria OK. No Brasil ele corria de kart com o patrocínio da Shell, fazia parte da Academia Shell de Kart, e pela pouca idade, já competiu além da Europa nos Estados Unidos de kart. Em 2014 disputou o campeonato SKUSA, onde teve vitórias naquele ano. No mesmo ano sagrou-se campeão do Super Kart Brasil, terminando como vice campeão do mesmo torneio no ano seguinte. Petecof correu as 500 milhas da Granja Viana de kart em 2016 e novamente no ano passado, na equipe de Cristian Fittipaldi.

 

Gianluca Pettecof

 

O convite para participar da Academia de Jovens Pilotos da Ferrari,veio após seus resultados no Europeu de Kart. No ano passado foi convidado pela Ferrari para acompanhar o GP Brasil de F1 nos boxes da Equipe e conheceu Sebastian Vettel que o elogiou e disse que ele terá futuro no automobilismo, sendo um excelente kartista. 

 

Outro Kartista brasileiro de sucesso, que esse ano estreará nos monopostos (ele já correu em Janeiro uma prova, foi no francês de F4 (Hoje a categoria de entrada para monopostos em diversos países em vários continentes) é Caio Collet, que este ano disputará todo o campeonato da categoria na França.

 

Sua carreira no kart foi de bastante vitórias e conquistas. Ele começou muito novo a correr de kart, em 2010, com apenas 7 anos. Em 2013 foi Campeão Brasileiro na categoria Mini Rotax. Em 2014 foi campeão na categoria Júnior Menor. Em 2015 foi campeão Brasileiro de novo na categoria Júnior e em 2016 foi novamente Campeão Brasileiro na categoria Rotax. Fora do país, em 2015 foi terceiro colocado no mundial de kart na categoria KF Júnior e foi eleito o melhor estreante. Em 2016 foi sexto colocado no Europeu de Kart na categoria KF Júnior e no final do ano passado fez sua estreia nos Estados Unidos de Kart, na última etapa do Skusa. Nas 2 provas que correu na categoria X30 Sênior (no Brasil essa categoria seria o equivalente a Graduados) terminou em 14° lugar numa e 20° na segunda.

 

Caio Collet

 

Há alguns anos nossos kartistas iam correr de monopostos a partir dos 16 anos, como era exigência da FIA. Com a mudança do regulamento internacional, hoje com 15 anos, a idade de Collet e Petecof, eles já podem sair do kart e seguir para os monopostos. Se por um lado é bom eles começam cedo nessas categorias base, por outro lado, dependendo da idade em que começaram no kart, podem ter pouco tempo disputando esta categoria que é de tudo. Hoje em dia ainda existem casos de pilotos que correm até os 17 ou 18 anos de kart para depois irem tentar uma carreira em monopostos ou carros, seja na Europa, Estados Unidos ou no Brasil.

 

Com uma formação como kartista desde o início fora do país, Enzo Fittipaldi, neto do bicampeão do mundo de F1, Emerson Fittipaldi, fez todo o seu processo de formação como kartista nos Estados Unidos antes de assumir um lugar na F4 no México e este ano irá para sua segunda temporada na F4 Italiana e também faz parte da Academia de Jovens Pilotos da Ferrari, que funciona como uma escola, onde a Ferrari investe nesses pilotos nas categorias que eles correm, treinando e se preparando nos simuladores da própria Ferrari e com acompanhamento de toda uma equipe de profissionais da equipe italiana.

 

Enzo Fittipaldi

 

Quem também vem competindo nos Estados Unidos, onde mora, é Fernando Barrichello, filho mais novo de Rubens Barrichello, que compete no Skusa, o campeonato de kart dos Estados Unidos. Ele está andando bem lá, conseguiu vitórias ano passado e esse ano correrá novamente no mesmo campeonato. Fernando não corre no Brasil de Kart e este ano ele deverá correr o Mundial de Kart.

 

Thiago Giaffone, sobrinho  do piloto Felipe Giaffone, compete no campeonato de kart da Granja Viana e esse ano correrá seu primeiro Brasileiro de kart. O menino já tem duas participações nas 500 milhas de kart da Granja Viana.

 

Fernando Barrichello

 

Felipe Baptista, irmão do piloto Bruno Baptista, que esse ano correrá de Stock Car depois de um ano correndo na Europa de GP3, é outro Kartista que vem obtendo várias conquistas no kart e com apenas 14 anos já faz parte da Academia Shell de Kart no Brasil, onde Gianluca Petecof estava até ano passado. Em 2017 ele foi campeão Paulista da Copa São Paulo Light de Kart na categoria júnior e vice campeão Brasileiro de kart nessa mesma categoria. Baptista foi campeão Brasileiro na categoria Sudam Júnior.

 

Ele competiu também nas 500 milhas da Granja Viana de kart ano passado, na mesma equipe de Petecoff, e subiu no pódio! A equipe deles chegou em 3° lugar e esse ano ele competirá na categoria Graduados no Brasileiro de Kart, na Copa São Paulo Light de Kart e vai estrear no mundial de kart.

 

Felipe Baptista

 

Diego Ramos já conquistou muitos títulos no kart e também faz parte da Academia de Pilotos da Shell. Foi campeão Brasileiro de Kart na categoria Junior em 2017 e ele  tem mais dois títulos Brasileiros  de kart, em 2013 na Super Cadete foi e em 2015 na  Júnior Menor. Este ano correrá no Skusa, onde já participou de duas etapas, correndo na equipe de Nelsinho Piquet e tendo como companheiro de equipe Fernando Barrichello. No Brasil ele correrá o Paulista de kart, o Brasileiro e a Copa São Paulo Light.

 

O Brasil esse ano não terá um piloto competindo na F1 Infelizmente, mas no nosso kartismo temos excelentes pilotos e vencedores. Tendo apoios poderão nos dar muitas  alegrias e chegar na F1 ou F. Indy. O que parece ter mais chances é Gianluca Petecof, não apenas por fazer parte da Academia da Ferrari, como disse no começo da coluna, mas pela trajetória que teve.

 

Os outros kartistas que citei, são ótimos kartistas e tendo apoio evoluirão na carreira. Temos que olhar para nosso kart, pois nele tem vários pilotos bons e novos, que eles posam continuar e conquistem títulos pata que no futuro os vejamos numa categoria importante do automobilismo Mundial dando orgulho a nós, Brasileiros.

 

Rodrigo Botana