Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Reminicências do GP do Brasil PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 15 October 2009 21:39

 Amigos, mais um GP do Brasil de F1 será realizado no autódromo mais tradicional da América Latina: Interlagos. Recebi o livro sobre a história do autódromo, de autoria de Paulo Scali. Historiador do automobilismo brasileiro, Scali conta como Interlagos se transformou nesta lenda entre os circuitos do mundo. O autódromo José Carlos Pace (justa homenagem ao popular “Moco”), está preparado para receber já nesta sexta-feira, os primeiros treinos da F1. Estarei acompanhando de perto e me emocionando como sempre. 

 

Quando estive na casa do ex-piloto Bird Clemente, ídolo dos anos 60, ele me mostrou a luva esquerda que Pace usava, quando venceu o GP do Brasil de 1975 com a Brabham, presente do amigo “Moco”. Confesso que me emocionei lembrando daquela tarde. Estava em São Paulo na casa de um primo e a rua estava deserta como em jogo da copa do mundo. Todos assistiam a prova. Quando Pace cruzou a linha em 1º, com Emerson em 2º, a garotada correu para a rua (no caso a  Santo Elias, no Tatuapé) e comemorou aos gritos  como se fosse um título no futebol. Naquela tarde quente de 26 de janeiro de 1975, os carros venceram a bola. Deixamos nossos papéis de Rivelino, Pelé e Leivinha, para entrarmos na pele de Pace, Fittipaldi, Reutemann, Regazzoni e outros. Eramos agora os “ases do volante”. Corridas de bicicleta foram até a noite, com direito inclusive ao pódio (sem  champanhe é claro...).  

 

Hoje me pergunto: Que fascínio ainda existe no automobilismo para a garotada? Eu penso que muito. No dia das crianças a F. Truck levou a São Vicente, com o apoio da prefeitura,o seu projeto Truck Kids. Caminhões com motores de Kart em escala menor. Todos queriam andar nos caminhõezinhos. Eufóricos, meninos e meninas tinham os olhos brilhando ao admirarem os caminhões de verdade, expostos no Itararé. Eis aí a prova de que o esporte a motor sai do lugar comum e entra no imaginário de tal forma que o GP do Brasil não é só mais um evento.  

 

Espero que os carros rápidos da F1, da Stock Car, os caminhões da F. Truck, enfim, a paixão pelas corridas, faça parte da vida destes olhos que brilham. Lembrando que no Brasil, oito títulos mundiais de F1 (por enquanto) estão guardados para mostrar a nossa paixão. 

 

Um abraço e Oremos sempre. 

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Last Updated ( Thursday, 15 October 2009 22:00 )