Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A revolução Tesla PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 21 November 2017 12:31

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

Em algumas das minhas colunas eu abordei os avanços da indústria automotiva em relação ao uso de formas alternativas para fazer nossos veículos se movimentarem sem depender dos motores de combustão interna, os “grandes vilões do século XXI” como parecem estar sendo rotulados.

 

Entre as empresas da nossa indústria, é inegável que os feitos da Tesla tem se mostrado impressionantes, conquistado aplausos por parte do público mais atento a estes avanços e incomodado a concorrência, que estão tendo que “correr atrás do prejuízo”.

 

Em um mundo onde os avanços ocorrem de forma cada vez mais veloz, ainda há espaço para o ceticismo, especialmente quando alguém faz uma afirmação tão estranha como a afirmação de Elon Musk de que o novo Tesla Roadster irá atingir a velocidade de 60 mph em 1,9 segundos e ter uma autonomia 620 milhas. Em nossos termos, o Roadster elétrico vai acelerar de 0-100 Km/h em 1,9 segundos e ter uma autonomia de mais de 1000 Km, algo que nenhum carro da indústria americana faz com um tanque de combustível e nenhum carro elétrico fez metade disso. Contudo, o CEO e proprietário da montadora tem ao seu lado os pesquisadores de bateria da Carnegie Mellon para quebrar este paradigma e ver como isto é realmente viável.

 

Ao introduzir o novo Tesla Roadster, o próprio Musk disse: “esses números soam irreais, mas não são”. E enquanto um tempo de aceleração de zero a 60 mph em menos de dois segundos e um alcance de 1.000 km são impressionantes, eles realmente não devem “soar como irreal”. De acordo com alguns pesquisadores e desenvolvedores de bateria, os números realmente parecem razoáveis.

 

 

Contudo, este Roadster revolucionário só estará disponível no mercado em 2020, mas seguindo a filosofia de negócios dos Estados Unidos, a montadora – que hoje anda enfrentando algumas dificuldades financeiras e que também passa por um problema de ordem jurídica devida àquele acidente fatal com um proprietário de um carro com piloto automático – está lançando antecipadamente o carro para venda e assim financiar parte do projeto.

 

Aceleração

Hoje não há um carro de produção que consiga ir de 0 a 100 Km/h em menos de dois segundos. O Modelo Tesla S ficou conhecido, entre outras coisas, por atingir essa marca em cerca de 2,4 segundos, e embora isso não pareça longe da reivindicação de 1,9 segundo no Roadster, meio segundo é muito tempo para ser superado em uma fração de variação de velocidade ou na saída de um carro da inércia.

 

Mas há automóveis que não são produzidos em série que são capazes de vencer esta marca dos 2 segundos para ir de 0 a 100 Km/h. São carros de competição, alguns nem mesmo equipados por motores. O construtor Jason Fenske da Engineering explicou que neste caso, os principais ingredientes que um carro necessita para superar a marca dos 100 Km/h em 1,9 segundos além de um motor com cerca de 600 cavalos de potência, uma relação peso/potência extremamente benéfica e ter diferenciais de deslizamento limitado para o sistema de tração nas rodas além de pneus especiais.

 

O Tesla Roadster provavelmente usará alguns desses mesmos facilitadores para alcançar esta marca surpreendente, mas o projeto possui motores elétricos que alimentam os quatro motores de rodas que podem ser controlados com precisão para maximizar a tração. Esses motores também provavelmente colocam números de poder absurdos (eu acho muito mais poder do que os 600 cv que rondam os motores turbo de 2.0 litros).

 

Para saber mais sobre como o Roadster poderia alcançar estes valores de aceleração de carros semelhantes aos carros de competição, Venkat Viswanathan, professor de engenharia mecânica, assistente de engenharia mecânica, que trabalha no Instituto Wilton E. Scott para Inovação Energética, da Carnegie Mellon e se concentra na tecnologia de baterias da próxima geração. Ele também publicou estudos sobre tecnologia de bateria. Ele me disse que ele acha que o número de 1,9 segundos realmente parece algo possível de ser alcançado.

 

 

A coisa mais interessante que ele disse é que a capacidade de bateria de Tesla de 200 kWh não é apenas para contribuir com uma maior autonomia, mas também é um facilitador para tempos de aceleração rápidos.

 

Viswanathan explica que, quando se trata de saída do motor e, assim, aceleração do veículo, você está realmente limitado pelo poder extraído de cada célula. Mas o fato de que o pacote do Roadster é o dobro do tamanho do modelo Tesla S P100D (que não é slouch, fazendo uma potência combinada de 760hp) significa que o poder tirado de cada célula não será algo tão louco como pensamos. Viswanathan afirma que o poder não pode ser muito mais do que [as células] um ridículo [Modelo S].

 

Então, essa grande bateria com todas as suas células pode ser um elemento chave para obter mais energia para esses motores, o que significa uma melhor aceleração e uma maior velocidade máxima. Claro, o peso também é um fator, e nessa frente, Viswanathan e sua equipe na Carnegie Mellon usa 240 watts-hora por quilograma como a suposição de energia específica nas células de bateria mais modernas. Considerando a capacidade da nova bateria do Roadster de 200 kWh, isso se traduz em um peso de bateria de 833 kg, ou aproximadamente 1.800 libras.

 

Isso não é leve, mas em uma base por Watt-hora, é um grande avanço em relação à sua antecessora. Até o momento Viswanathan confessa não terem conseguido encontrar sua energia específica de uma fonte respeitável, embora vários sites digam que é um número muito baixo de 117 Wh/kg.

 

 

Portanto, sendo o novo Roadster não tão pesado quanto os carros competição e com o uso inteligente de materiais leves, deixará o carro da Tesla abaixo do peso de quase duas toneladas do Nissan GT-R, que continua sendo uma referência de aceleração entre os carros esportivos. Outra referência - o preço - o valor é incrivelmente mais baixo se comparado com os carros top do mercado como o Bugatti Chiron. Ao contrário do GT-R ou outro modelo de carro esporte, a Tesla não terá nenhuma câmbio com sistema de engrenagem para mudar, e é provável que ele produza significativamente mais torque em uma faixa de revoluções mais baixa.

 

Então, realmente, 1,9 segundos para ir de 0 a 100 Km/h parece factível, assim como a velocidade máxima, no entanto, como o Viswanathan disse, a viabilidade dessas alegações realmente depende dos pneus. Se eles conseguirem a aderência e eficiência suficiente para trabalhar em altas velocidades e cargas, Tesla poderia se lançar como um foguete até uma alta velocidade impressionante.

 

Autonomia

O que mais chamou minha atenção não foi a velocidade (Afinal, em quantos lugares poderemos acelerar até o limite ou mesmo perto dele), mas sim a autonomia de 620 milhas (997,58 Km) era viável. Para a equipe da Carnegie Mellon, com uma bateria de 200kWh pode ir facilmente 600 milhas. Contudo, eles reconheceram que existem outros fatores, além do tamanho da bateria que afetam a autonomia, especialmente a aerodinâmica. Mas se se levarmos este avanço para o uso em veículos de passageiros, essa é a contribuição mais importante.

 

 

Se Tesla conseguir manter o coeficiente de arrasto baixo para os baixos 0.2s, como ele tem com o Modelo S (que tem um pacote de 100 kWh e uma faixa de 315 milhas), o pequeno roadster poderia muito bem atingir essa autonomia de 620 milhas, uma faixa que, Vale a pena notar, quase certamente se aplica apenas a condições de condução estacionárias, onde o peso não é um fator tão grande.

 

Então, sim, os números podem, à primeira vista, parecerem astronômicos. Mas, com base na minha discussão com um pesquisador de bateria, o pequeno carro que está sendo lançado a um valor de 250.000 dólares com uma bateria de 200 kWh proveniente de uma empresa com uma história de EVs de alto desempenho pode realmente ser um salto tecnológico.

 

Dificuldades

Até 2020 (na verdade antes disso), a Tesla tem diversos problemas para resolver. O principal deles é entregar o que promete. O maior exemplo é o Model 3, um projeto de carro popular e que seria o melhor vetor de conquista de mercado, a grande esperança para levar a companhia ao grupo das grandes montadoras do mundo. Apresentado no início deste, o Model 3 teve como valor de lançamento 35.000 dólares, metade do preço da versão mais barata do Model S. O carro elétrico popular (se é que podemos chamar assim) teve meio milhão de reservas de consumidores que concordaram em pagar mil dólares para ficar na fila.

 

Mas os gargalos de produção são tantos que para resolver o problema a Tesla chegou a adiar o lançamento do carro em três semanas. A Tesla fabricou apenas 260 unidades do Model 3 no terceiro trimestre, ante um objetivo de 1.500 unidades. Em outubro, o próprio Musk escreveu, em sua conta no Twitter, que a empresa estava enfrentando problemas. A sorte da empresa é que as primeiras unidades são destinadas a seus funcionários, que, na teoria, formam uma audiência mais paciente com erros.

 

 

A grande dúvida de analistas e investidores é até quando vai o dinheiro da Tesla. O natural seria uma empresa com problemas na linha de produção concentrar os investimentos e os esforços para resolvê-los, em vez de perder foco e dinheiro com mais lançamentos. Musk não deu detalhes de como pretende financiar os novos projetos. A companhia tem cerca de 3,5 bilhões dólares em caixa, mas vem torrando 1 bilhão por trimestre para fabricar os Model 3. Desde 2010 com ações na bolsa de valores, a Tesla tem um valor de mercado de 53 bilhões de dólares.

 

Enquanto Musk mira o futuro, a concorrência avança. A chinesa BYD, que tem como sócio o megainvestidor americano Warren Buffett, já vendeu 115.000 carros elétricos na China e tem como meta faturar 22 bilhões de dólares em 2017, 50% a mais que em 2016. Com 220.000 funcionários, a BYD é a maior fabricante de carros elétricos do planeta. Assim como ela, outras empresas estão trabalhando em seus projetos e o futuro nos reserva um avanço tecnológico bastante rápido e interessante.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça