Oi pessoal, tudo bom? A primeira semana após o término do campeonato foi muito movimentada, inclusive dentro das pistas. Sobre isso eu vou falar proximamente, pois tem a ver com o que vou fazer no ano que vem. Mas uma coisa eu posso adiantar e deixar muito claro para todos os meus queridos Leitores do Site dos Nobres do Grid: Vou continuar acelerando pela equipe Penske. Dito isso, gostaria de começar a responder algumas perguntas que me foram feitas durante o ano, mas acabei adiando porque nunca dava tempo. A ideia agora é colocar a correspondência em ordem. O primeiro assunto é a tal da estratégia. É tanta gente me perguntando como isso que espero dar uma resposta coletiva aqui. Estratégia é aquilo que a gente combina, por antecipação, para fazer na corrida. Para chegar a essa espécie de receita, a gente leva em consideração vários fatores. O primeiro deles é analisar o que foi colhido de dados na última vez em que estivemos naquela pista. Essas informações permitem que o carro entre na pista, ainda na fase de treinos livres, tendo uma ideia de consumo de combustível, desgaste de pneus, nível de aderência, direção do vento, etc. Como não se trata de uma ciência exata, esses dados vão sendo atualizados. O piloto e os engenheiros passam o tempo todo conversando e, antes da largada, juntando tudo isso que citei, é traçada a estratégia considerada a definitiva. No papel sempre é uma maravilha, mas nem sempre dá certo. Essa estratégia estabelece o tipo de pneu, quantidade de combustível, número de paradas, quando acelerar ou economizar e por aí vai. Acontece que tudo pode acontecer durante uma corrida e muitos desses fatores estão totalmente fora do controle. Imaginem vocês, por exemplo, uma sexta-feira com temperatura amena, um sábado de chuva e frio, antecipando um domingo de sol e calor. Isso exige jogo de cintura muito grande para mudar tudo na última hora. O mesmo acontece com uma bandeira amarela fora de hora, trafego muito intenso ou algum problema no carro. Tudo tem de ser mudado e é por isso que vocês ouvem nas transmissões aquela conversa toda entre piloto e o pessoal do pit. Nessa ocasião o piloto está falando com o estrategista, o engenheiro, o spotter e tudo isso sem perder o ritmo da corrida. É nesse ambiente de tensão que as decisões precisam ser tomadas em fração de segundos. Acertar ou errar, então, faz parte do jogo. Espero ter respondido, forte abraço a todos e quem quiser mandar perguntas é só escrever para
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
. Valeu! Helio Castroneves Esta Coluna é uma reprodução autorizada da coluna publicada no Jornal Metro. O website NOBRES DO GRID integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados. Contatos:
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
|