Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Carros Elétricos na visão da Ford PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 31 August 2017 08:04

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Já tem um tempo que está o maior “disse-me´disse” sobre carros elétricos como sendo os carros do futuro, que o futuro já chegou, que o mundo já está pensando adiante e que a indústria automobilística dos Estados Unidos tá comendo poeira em relação ao que está sendo feito na Europa e na Ásia.

 

Não é bem assim, não. Primeiro que assim como carros com motor a combustão interna precisa de posto para abastecer, carro movido à energia elétrica (baterias recarregáveis, no caso) precisam de locais para carregamento e hoje, mesmo nos países mais adiantados no seguimento de carros elétricos, não se vê postos de abastecimento em cada esquina como se vê para carros com motores de combustão interna. Não basta criar o carro, tem que dar a ele e a seu proprietário os meios para que este carro possa ser plenamente usado.

 

A Ford vem difundindo em várias partes do mundo sua tecnologia de veículos na área da eletrificação, oferecendo modelos totalmente elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Com o objetivo de mostrar as diferenças dessas propostas de veículos, a empresa preparou um guia com informações sobre a autonomia e sistema de recarga da bateria e as vantagens e condições de uso que cada versão oferece.

 

 

A empresa norte americana anunciou em 2013 um investimento de US$ 4,5 bilhões para o lançamento de 13 novos veículos elétricos até 2020. O primeiro da lista, com lançamento marcado para o mesmo ano nos Estados Unidos e na Europa, foi o novo Focus Electric. O maior atrativo do modelo é um sistema de recarga ultrarrápido em 480 V, corrente contínua, que repõe 80% da energia da bateria em apenas 30 minutos, com uma autonomia estimada de 160 km.

 

Porém, para recarregar o carro em 30 minutos é necessário o conector de carregamento rápido. Na tomada convencional, o tempo de recarga é de até cinco horas. O Focus é equipado com um motor elétrico de 145 cv e possui autonomia de 225 km com a bateria totalmente carregada.

 

 

No Brasil a linha é representada pelo Fusion Hybrid, carro híbrido mais vendido e líder nacional do ranking de eficiência energética do Inmetro. Na cidade de São Paulo, ele conta também com o incentivo do desconto no IPVA e isenção do rodízio municipal, válido para veículos híbridos e elétricos. Tecnologia

 

O híbrido, como o Ford Fusion Hybrid, é um veículo que combina um motor a gasolina e um motor elétrico alimentado a bateria. Ao rodar, o carro muda automaticamente entre os dois, para oferecer a melhor eficiência e desempenho.

 

Já um híbrido plug-in, como o Ford C-Max Energi, é um veículo similar ao híbrido, mas com a opção de ser recarregado na tomada. Em baixa velocidade, ambos podem rodar no modo elétrico, o que significa menos paradas no posto de combustível.

 

 

Um carro totalmente elétrico, como o Ford Focus Electric, é alimentado exclusivamente por uma bateria recarregável. Ou seja, não precisa de uma gota de gasolina e produz zero emissões de CO2.

 

A Ford programou para os próximos anos, incluindo um utilitário esportivo com autonomia estimada de pelo menos 480 quilômetros, dentro deste cronograma até 2020. Outros modelos são a nova van Transit Custom plug-in híbrida, com previsão de produção comercial em 2019, testada atualmente em um projeto em Londres, e uma versão híbrida do Mustang.

 

O novo Focus Elétrico, lançado nos Estados Unidos em 2016, conta com motor elétrico de 145 cv e bateria de 33,5 quilowatts – capacidade quase 50% maior que a do seu antecessor. Tanto a bateria quanto o motor possuem resfriamento e aquecimento líquidos, que aumentam a eficiência energética e prolongam o ciclo de vida da bateria.

 

 

O modelo sai de fábrica com sistema de conectividade SYNC 3, com comandos de voz para áudio, navegação e smartphones, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Ele permite ainda a conexão com relógios inteligentes para verificar o estado da bateria, localizar, travar e destravar o carro remotamente através do aplicativo MyFord Mobile. Nos últimos dias, a montadora anunciou que o sistema SYNC 3 poderá levar internet aos passageiros dos automóveis.

 

A Ford anunciou que mostrará seu primeiro carro 100% elétrico em janeiro, no CES, maior feira de tecnologias do mundo, que acontece todos os anos em Las Vegas, nos Estados Unidos. A montadora já antecipou que o modelo será um crossover.

 

A previsão é que o SUV chegue ao mercado em 2020, para concorrer diretamente com o Model X, primeiro utilitário 100% elétrico do mundo, lançado em 2015 pela Tesla. O preço ainda não foi divulgado, e só deve sair durante o seu lançamento. A única informação a respeito é que terá "preço popular", ao menos é o que informou Raj Nair, Diretor de Tecnologia da Ford. 

 

 

Na visão do executivo, para obter volumes de elétricos onde todos nós gostaríamos, temos que nos certificar de que fazemos metas de preços acessíveis ou de outra forma eles vão ficar como um item de nicho ou de puro luxo.

 

A Ford já chegou a informar que crossover elétrico teria uma autonomia de pelo menos 320 quilômetros. Porém, o executivo colocou uns números a mais em relação a sua autonomia. É preciso ampliar esta autonomia e a montadora acredita já possuir um caminho tecnológico que levará seus carros a uma faixa superior a 480 km e um crossover acessível que será totalmente competitivo.

 

Mais informações devem ser reveladas até a apresentação do SUV, em janeiro de 2018 e é bom lembrar que foi a Ford quem revolucionou a produção de veículos com a criação da linha de produção. Portanto, não são concorrentes a serem subestimados.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça

 

 


Last Updated ( Thursday, 31 August 2017 08:20 )