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Written by Administrator   
Sunday, 13 August 2017 23:04

Faltando sério, vou jogar tudo (o original foi censurado) no ventilador. Sou mineiro, tenho um orgulho imenso de ser mineiro, mas o que os entendidos sobre automobilismo aqui em Minas Gerais fizeram é uma vergonha. Esta semana passamos por mais um cancelamento de evento no patético “Circuito dos Pequizais” lá em Curvelo.

 

Já diz o velho ditado, de boas intenções o inferno ta cheio e o que aconteceu em Curvelo foi uma excelente demonstração disso. Um projeto – no papel – espetacular, com gente com dinheiro envolvida, uma proposta de capitalização e retorno imobiliariamente viável, mas na hora de fazer a pista... parece que esse negócio de fazer pista é mais complicado do que mandar uma nave espacial tripulada para o planeta marte.

 

Vai lá, leitor... entra no site do “Circuito dos Pequizais” e dá uma olhada. É bonito que só vendo. Se não fosse em português dava até pra pensar que se trata de um autódromo em um país desenvolvido e bancado por um endinheirado... mas não é. Não só não é que os que está acontecendo desde aquela vergonhosa corrida da Stock Car no ano passado, num circuito visivelmente inacabado e sem itens indispensáveis de segurança como guard rails, barreiras de pneus, caixas de brita e, não bastando isso, muretas de tijolos ao invés muretas de concreto como a que foi improvisadamente protegida com alguns blocos de concreto trazidos do traçado de rua de Ribeirão Preto.

 

Em meio a um amontoado de pequizeiros, o autódromo mineiro tem uma coletânea de erros em seu projeto.

 

Mas se o leitor seguir minha sugestão e for no site do “Circuito dos Pequizais”, vai ler que “o traçado principal tem 4,4 km de extensão, 18 curvas e desnível de 30 metros, que garantem esportividade adicional às competições. Serão 18 postos de sinalização e infra-estrutura para 30 boxes. Um circuito moderno, de média velocidade, dentro dos mais rigorosos critérios para homologação das Federações Nacionais e Internacionais de Automobilismo e Motociclismo”.

 

Como fala aquela velhinha da propaganda de presunto na televisão, “nem a pau, Juvenal”! O “campeonato nacional de motociclismo”, o Superbike Brasil, vai correr este ano em Londrina, Curitiba e Goiânia, além de Interlagos. E porque não vai correr em Curvelo? Precisa responder? Jura? Não tem louco na Confederação Brasileira de Motociclismo pra concordar em colocar a vida dos pilotos em risco ali? Se tem, na organização do evento não tem. Eles certamente viram a corrida da Stock Car no ano passado e foram lá ver a pista in loco para serem sensatos o suficiente para não colocar Curvelo no calendário.

 

Como puderam homologar um circuito que não estava pronto, era inseguro e fizeram a corrida da Stock Car.

 

No final de 2015 os investidores levaram o italiano Franco Uncini, Comissário de Segurança da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), o espanhol Javier Alonso, Diretor de Eventos da DORNA, empresa proprietária do Campeonato Mundial de MotoGP e Superbike, acompanhados pelo brasileiro e ex-piloto de MotoGP, Alexandre Barros, vistoriaram as instalações do primeiro Autódromo Internacional de Minas Gerais.

 

Segundo ufanísticos artigos publicados na época, atribuindo a Franco Uncini declarações de que o traçado seria fantástico, bastante excitante de pilotar que e será emocionante para os pilotos. Contudo, teria afirmado a necessidade de “trabalhar um pouco na questão de segurança”, mas que o circuito era “homologável”. Passados mais de 20 meses desta visita mais de um ano de atividades de pista, houve a tal homologação internacional? E novamente entra a velhinha do comercial: “nem a pau, Juvenal”!

 

Mico: Levaram a FIM e a DORNA até lá. Até hoje não saiu a homologação da FIM e a Superbike não corre em Curvelo. 

 

A Finada Fórmula Truck pretendia fazer uma de suas etapas em Curvelo no final de 2016. Após uma visita dos promotores da corrida acompanhados do Piloto Paulo Salustiano, a categoria decidiu não correr no traçado por falta de condições de segurança. Para voltar em 2017, a Stock Car também fez exigências para que a pista ficasse mais segura, o que obrigou os donos do projeto a enfiar a mão no bolso e fazer uma “amputação” do trecho que levava praquela curva da mureta de tijolos e também a curva onde o Galid Osman subiu um barranco e virou o carro sob a generosa sombra de um pequizeiro.

 

O remendo pode ter satisfeito a Stock Car, mas não foi suficiente para a pista ser considerada segura para os pilotos da Copa Truck, que correu recentemente nos mal cuidados autódromos de Caruaru e Fortaleza. Segundo a organização da nova categoria dos pesados, a saída de Curvelo do calendário foi consequência da necessidade de “novos trabalhos de readequação”.

 

Fizeram um "remendo" no circuito novinho pra tentar consertar as burradas do projeto original.

 

Apesar de alterações recentes, ficou decidido que o circuito ainda não tem estrutura para receber os caminhões. Assim, optou-se por transferir a etapa mineira para o calendário de 2018, em data ainda a ser definida, numa decisão conjunta entre a Associação Nacional das Equipes de Truck ANET, a Confederação Brasileira de Automobilismo, a Federação Mineira de Automobilismo e os proprietários do Circuito dos Cristais.

 

Agora que apareceram os políticos do esporte, não posso deixar de questionar COMO homologaram um autódromo claramente inacabado, visivelmente inseguro e que nada nem ninguém neste mundo vai mudar minha opinião de que a homologação do “Circuito dos Pequizais” nas condições que estava foi um conchavo político para a Federação Mineira votar no candidato da situação em janeiro passado.

 

Eu não consigo não pensar que a conveniência política fez Curvelo ser homologado. Provem-me o contrário.

 

O que me dá mais raiva nessa coisa toda é que, talvez... talvez tudo pudesse ter sido diferente. Um projeto inteligente, elaborado por gente que sabe fazer autódromos. Tem escritórios especializados nisso em outros países. E junto com a raiva vem o espanto: tinha um piloto experiente na comissão de trabalho, com rodagem na Europa e Estados Unidos. Será que alguém deu ouvido ao eu o Bruno Junqueira falava? Ele falava alguma coisa? Essa seria uma boa entrevista. E um recado para os donos do “Circuito dos Pequizais”: Eu estou de olho em vocês!

 

Abraços,

 

Mauricio Paiva


Last Updated ( Wednesday, 16 August 2017 23:52 )