Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A nova safra já colhe resultados PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 25 June 2017 21:41

Matheus Leist com certeza se tornou o nome brasileiro para renovação na Indy. Após o sucesso na passagem em Indianápolis, seu primeiro contato com circuitos ovais, o brasileiro fora convidado para testar com a Andretti no carro de Alexander Rossi, assim como outros novatos. E impressionou, afinal marcou o melhor tempo entre os calouros. Não bastasse isso, conquistou a pole para corrida 1 em Road America, se absteve das complicações da largada e faturou mais uma vitória, entrando de vez na briga pelo título, logo em sua primeira temporada em solo do Tio Sam. “O carro está perfeito. Estou muito feliz pelo time, que trabalhou forte por isso”, relatou o piloto após a vitória. “Temos que manter isso, pois sei que podemos lutar pelo campeonato.”

 

No domingo, largando em segundo para a corrida 2 do final de semana, Matheus não teve vida fácil. Após muitas lutas com Kyle Kaiser e Colton Herta, o gaúcho recebeu a bandeirada em quarto. Apesar de não estar presente no pódio, Matheus sai de Elkhart Lake com pontos importantes para agora focar no título. E, claro, seguir enchendo os olhos das equipes da classe rainha e em breve poder ocupar um dos cockpits da tão almejada Formula Indy. Neste mês de julho, veremos uma prova da Indy Lights no oval e Iowa (9), duas provas na canadense Toronto (15 e 16), e fechando outras duas corridas em Mid-Ohio (29 e 30).

 


Matheus Leist comemorando sua vitória em Elkhart Lake. Foto: Divulgação

 

Enquanto na Indy Lights muitas disputas foram vistas na pista, o mesmo pode se dizer da Pro Mazda. Após uns contratempos, na classificação Carlos Cunha conseguiu se recuperar rapidamente e antes dos dez minutos de treino já havia feito uma volta quase dois segundos mais rápida que seus companheiros de equipe, assumindo o primeiro lugar temporário. Pouco tempo depois, Victor Franzoni conseguiu recuperar seu ritmo rápido e pulverizou os tempos anteriores, sendo mais de dois segundos mais rápido que Cunha e assumindo a pole da corrida 1. Anthony Martin em sua última volta conseguiu assumir o segundo lugar do grid, relegando Cunha e TJ Fisher a segunda fila.

 

A largada da corrida 1 aconteceu sem incidentes, mas não foi tranquila. Logo na entrada da curva um, Martin consegue colocar por dentro de Franzoni e assume a ponta da prova. Carlos Cunha conseguiu manter o terceiro lugar, seguido por Nikita Lastochkin e TJ Fisher. Franzoni pressionou Martin e conseguiu se colocar ao lado do australiano nas curvas quatro e sete, mas na curva doze Martin não conseguiu segurar o brasileiro da Juncos e Franzoni assumiu a ponta da prova e de lá não saiu até receber a bandeira quadriculada. Carlos Cunha começou a ter problemas, após sair para a área de escape na curva dois, e em seguida indo aos pits com um pedaço de sua carenagem faltando. Cunha conseguiu voltar à prova, mas perdeu mais de meia volta no processo e, apesar de ter ritmo de corrida, conseguiu completar a prova apenas no nono lugar.

 

Victor Franzoni em mais uma vitória. Liderança na Pro Mazda. Foto: Divulgação

 

Na segunda prova em Elkhart Lake, o público viu Victor Franzoni passar muito perto de conseguir um milagre e vencer largando em último, mas Anthony Martin não permitiu que o brasileiro conseguisse realizar al feito, se defendendo muito bem de todas as investidas de Franzoni, embolando a luta pelo título. O Russo Nikita Lastochkin manteve o bom momento e foi o melhor piloto da Pelfrey, garantindo o terceiro lugar no pódio. Carlos Cunha parecia com a terceira posição nas mãos, mas perdeu o pódio para o companheiro nos metros finais e fechou em quarto. Com os resultados em Road America, Franzoni mantém a liderança, com 174 pontos, contra 167 de Martin. Cunha figura em quinto, com 103. A próxima parada será em Lexington, a tradicional Mid-Ohio, para 3 provas, entre 29 e 31 de julho.

 

Mostrando boa evolução na temporada, Lucas Kohl conquistou seu primeiro pódio na USF2000. O gaúcho fez valer o ótimo ritmo que vem tendo em Road America e cruzou a linha final da corrida 1 da categoria em terceiro, 7s3 atrás do vencedor Rinus VeeKay, holandês companheiro de Kohl na Pabst. Assim como VeeKay, outro novato da categoria fez bonito na prova. David Malukas, americano da BN, chegou no segundo posto, segurando investidas finais de Kohl. “Fiquei muito feliz com esse resultado. Venho buscando isso e me dedicando desde o início da temporada e hoje deu tudo certo. Amanhã espero poder buscar mais um bom resultado”, disse Kohl.

 

Lucas Khol em seu primeiro pódio, na direita. Foto: Divulgação

 

Na segunda prova, muita movimentação e brigas por posições, no qual Lucas não chegou novamente ao pódio, mas terminou em boa sexta colocação, seu terceiro top10 no ano. Bruna Tomaselli se recuperou após abandonar na primeira prova, e fechou o final de semana em 12°, seu melhor resultado até aqui em sua temporada de estreia na categoria. Lucas atualmente está em 8° e Bruna em 20°. Assim como a Indy Lights, a USF2000 será bem movimentada, correndo nas mesmas datas em julho, logo ao final deste mês já teremos prognóstico para o desfecho da temporada, afinal faltará apenas uma prova na tradicional The Glen, a ser realizada em setembro.

 

Atravessando o Atlântico, vamos até a Espanha, circuito de Aragão, onde mais uma etapa da World Series by ... opa, só ano que vem reassumem o nome, este ainda é a Formula V8 3.5. No sábado (24/06) o russo Egor Orudzhev venceu a primeira prova. O compatriota Matevos Isaakyan completou a dobradinha da SMP by AVF. O mexicano Alfonso Celis (reserva da Force India na F1) foi o terceiro. Segundo no grid, Orudzhev aproveitou a péssima largada do pole Fittipaldi e assumiu a ponta. Na curva 4 Fittipaldi rodou, depois de uma disputa com o russo Konstantin Tereschenko. O Safety-Car Foi acionado para a retirada do carro do brasileiro.

 

Pietro Fittipaldi em ação com a Lotus. Pole e vitória em Aragão. Foto: Divulgação

 

Após um dia para se esquecer, o domingo (25/06) foi de alegria para Fittipaldi.  Alinhou na pole pela oitava vez no ano. E venceu de ponta a ponta! Com a quarta vitória no ano, Fittipaldi reassumiu a liderança do campeonato. Celis e Orudzhev completaram o pódio. Então líder do campeonato, Binder se envolveu em um toque com Kanamuru (não confundir com o Caramuru) na primeira volta, e abandonou. Fittipaldi lidera com 144 pontos, 14 mais do que Binder. A próxima etapa acontece nos dias 15 e 16 de julho, em Nurburgring, na Alemanha.

 

Na Itália, Vallelunga foi palco de mais uma etapa da Fórmula 4 Italiana. E quem se deu bem por lá foi Felipe Drugovich, vencedor da terceira prova, após ser quarto e terceiro nas duas anteriores. Mas ele corre nesta como convidado. Mas nem por isso é para se sentir triste. Felipe voltou na Formula 4 Alemã (ADAC F4), correndo a terceira etapa do ano, com rodadas triplas, no Red Bull Ring, e venceu a segunda prova do final de semana, se mantendo nas cabeças da classificação, com 102 pontos contra 119 do estoniano Juri Vips.

 

Felipe Drugovich, P1 no Red Bull Ring e segundo na classificação. Foto: Divulgação

 

Esta foi a sua segunda vitória na temporada, a primeira fora em Lausitz. A próxima etapa da F4 teutônica será em Oschersleben, nos dias 8 e 9 de Julho. Obs: Sim, copiei e colei esse nome e não me peçam para falar, é de enrolar a língua.

 

Saudações, agora em São Paulo,

 

Fabiano Esteves


Last Updated ( Friday, 07 July 2017 21:11 )