Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
No esporte, uma boa divulgação não pode ser refém de resultados PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 25 June 2017 09:27

Nestes quase 20 anos trabalhando em jornalismo e assessoria de imprensa na área esportiva, uma coisa sempre ficou muito clara pra mim: não dá para esperar o resultado de um jogo, uma corrida, uma luta, etc, para sugerir ou criar uma boa pauta.

 

Se pegarmos o automobilismo como exemplo, normalmente, você tem dezenas de pilotos numa categoria e apenas um vence. O próprio Michael Schumacher, maior campeão da Fórmula 1 e um dos maiores pilotos da história, com certeza perdeu mais corridas na carreira do que venceu.

 

Por isso, o planejamento na divulgação esportiva tem que se basear em outros fatores além do resultado. É preciso criar pautas diferentes, com personalidades, sugerir ações extra pista, quadra, campo.

 

O único problema que vejo na maioria das vezes é que muitos patrocinadores colocam sua marca num carro, num uniforme, numa placa, mas se esquecem ou não valorizam a ativação do patrocínio. E ativar usando também a assessoria de imprensa é primordial. Ela vai ajuda-lo a atingir seu público alvo, passar uma imagem com credibilidade, inovação, entre outros valores que a empresa deseja transmitir ao apoiar o esporte.

 

Se uma parte da verba puder ser usada para ações que rendam boa divulgação, claro que o resultado final da competição importa, mas a exibição da marca na imprensa já terá sido feita, sem ficar presa e refém de fatores que são na maioria das vezes imprevisíveis e o que torna o esporte tão emocionante.

 

 

Na Stock Car, por exemplo, sempre procuramos sugerir ideias que não estejam diretamente ligadas a resultados. Em 2012, fizemos pela primeira vez a ação dos “Pilotos Frentistas”, colocando os nossos pilotos — todos paramentados com macacão e sapatilha — para abordar os clientes de um posto da cidade, abastecer, verificar óleo e assim promover a principal patrocinadora da equipe Hot Car, a Bardahl.

 

Em várias cidades, como Curitiba, Cascavel e Londrina, tivemos sempre cobertura da imprensa, além de trazer movimento/venda para o posto e permitir ao público um acesso raro aos pilotos.

 

 

Atualmente, com as redes sociais, essas ações diferenciadas e que podem render bom retorno ficaram ainda mais viáveis de serem realizadas. Basta um celular e você pode mostrar os bastidores, os preparativos para um evento, algo que os fãs nunca viram…É um jeito menos burocrático, mais dinâmico, rápido, normalmente com um baixo custo e, o melhor, com bons resultados.

 

 

Fernanda Gonçalves

 

Fernanda Gonçalves é a Diretora Executiva da FGCom Assessoria em Comunicação

Quer saber mais? Conheça o site: www.fgcom.com.br

 


Last Updated ( Sunday, 25 June 2017 09:55 )