Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Uma triste realidade PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 15 June 2017 00:15

Caros Amigos, eu já estava com a coluna desta semana praticamente concluída, tratando de um assunto totalmente diferente do que fui obrigado a abordar diante do email que recebemos hoje, às 17:50 horas, informando o cancelamento da etapa da Fórmula Truck que deveria acontecer neste final de semana em Cascavel.

 

Infelizmente não precisava ser vidente para prever que, cedo ou tarde isto aconteceria. Foi justamente antevendo esta questão de que não tratava-se de “se” mas tratava-se de “quando” ocorreria que designei um dos nossos integrantes para ir até Londrina e verificar a realidade do que estávamos vendo nas etapas que foram transmitidas pela televisão.

 

As fotos que foram feitas naquele final de semana, seis semanas atrás, não deixaram dúvidas de que a Fórmula Truck estava agonizante e que seria preciso um milagre de gestão para fazer com que a categoria que um dia e há não muito tempo era a categoria que mais arrastava público aos autódromos, que contava com o apoio de praticamente todas as montadoras instaladas caminhões do país, que “incomodava” a poderosa dona dos direitos de transmissão da Stock Car, conseguisse se reerguer e sair do buraco onde entrou.

 

Credibilidade é uma conquista das mais difíceis de se obter e das mais fáceis de se perder. Durante os últimos anos, quando as dificuldades começaram a surgir, questionamentos começaram a se insurgir, parceiros começaram a partir e patrocinadores a diminuir, quando não sair, faltou a mudança necessária que um negócio precisa ter. Não existe ciclo de prosperidade infinita. Qualquer negócio tem que se reinventar de tempos em tempos para não “parar no tempo”.

 

O mundo corporativo está repleto de exemplos disso e não apenas no Brasil. O automobilismo é um negócio ligado ao esporte e precisa de decisões de negócios para poder acontecer. Não basta apenas achar que vão gostar, achar que o público é fiel. Não é! As coisas não funcionam assim. É preciso mudar porque o público quer consumir cada vez mais e que coisas novas com mais e mais avidez e velocidade.

 

Três semanas atrás a Assessoria de Imprensa da Fórmula Truck informou que a corrida a se realizar em Cascavel seria adiada do dia 04 para o dia 18 de junho, com a alegação de que as condições meteorológicas impediam a montagem da estrutura que a categoria leva para os autódromos e que não teria como atender o público que compareceria ao evento, que aconteceria junto com o campeonato metropolitano de marcas e pilotos. Este, aconteceu sem adiamento.

 

Na manhã desta última quarta-feira, o Portal da Prefeitura do Município de Cascavel publicou a seguinte nota:

 

Fórmula Truck: Nota de esclarecimento.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer vem esclarecer que a utilização do Autódromo Municipal Zilmar Beux requer tramitação de documentação para que o evento seja devidamente regularizado e atenda todas as exigências legais e normas de segurança, e receba autorização para sua realização. Assim, em relação a prova da Fórmula Truck, em Cascavel, que tem sua realização divulgada como sendo para o dia 18 de junho, ainda não há nenhuma formalização por parte da organização da prova. De acordo com o diretor Leo Mion, que responde pela pasta, apesar da data ter sido pré-agendada, verbalmente, nenhuma ação prática e formal deu andamento ao necessário processo para que a prova efetivamente aconteça até a manhã desta quarta-feira.

 

No final desta tarde, através da sua Assessoria de Imprensa, recebemos um email com o seguinte conteúdo:

 

A organização da Fórmula Truck, em caráter oficial, comunica o cancelamento da etapa no autódromo Zilmar Beux que estava marcada para o dia 18 de junho.

Devido a vários imprevistos que ocorreram desde o adiamento da quarta etapa, que aconteceria no dia 4 de junho, a direção decidiu nesta quarta-feira realizar o cancelamento da corrida em Cascavel-PR.

A organização do evento lamenta profundamente o ocorrido e pede a compreensão de todos que iriam prestigiar a corrida no próximo domingo.  

Reembolso 

Para quem realizou a compra antecipada de ingresso e credencial para o evento, o reembolso está garantido. Pedimos que retornem ao ponto de venda com o boné e ingresso até o dia 24 de junho e o valor do mesmo será devolvido. 
Aos que adquiriram ingressos e/ou credencias pelo site virtual da Fórmula Truck, o valor do ticket será estornado.

Quaisquer dúvidas, os fãs da categoria poderão adquirir informações via chat da loja virtual, inbox do Facebook ou e-mail:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

“Vários imprevistos” é algo demasiadamente vago e que com isso dão margem a todo tipo de especulação, tanto por parte das pessoas que querem ver a categoria se reerguer como também aquelas pessoas que “torcem para o circo pegar fogo”. Entre todos, fica o sentimento de que a desconfiança de que 2017 pode ser o último ano da Fórmula Truck estaria tomando contornos de certeza. Espero, do fundo da alma, poder morder a língua.

 

O calendário da Fórmula Truck, de acordo com seu site, informa que a próxima etapa será no dia 9 de Julho – uma data emblemática – no Autódromo Internacional de Interlagos. Lembrando que este dia celebra-se na cidade a Revolução Constitucionalista de 1932, um movimento no estado de São Paulo contra o governo Vargas.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva