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WRC Itália: Ottimo Tanak voa na Sardegna PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 11 June 2017 22:54

Não somos. Este ano, o Rally Itália Sardenha estava pronto para nos dar o show exclusivo que so as estradas no norte da ilha pode dar e tem dado nos últimos 13 anos.

 

O discurso dos pilotos é sempre o mesmo: as estradas e ruas das especiais são malditamente estreitas, há pedras muito escorregadias espalhadas nos trechos e são potenciais armadilhas e os pneus não demoraram a se desgastar. O desafio é um dos mais difíceis de todo o mundo.

 

O detalhe que decorre entre um ritmo que garante o controle de tempo no final do teste e garante que a competitividade é imperceptível, improvável às vezes, e quando se quebra o preço a pagar é sempre muito alto. É por isso que o Rally da Sardenha sempre fez tantas vítimas, não poupando sequer o mais ilustres.

 

Quantas vezes, antes de cada corrida ouvimos os pilotos dizer “aqui não há margens para erro” É assim para todos, mas, falando sobre o Rally, aqui para a Sardenha isso vale mais. Basta olhar para a classificação final, o vencedor do WRC2 é décimo ou décimo primeiro no geral como acontece regularmente, na Sardenha, muitas vezes, sétimo ou oitavo.

 

Muitas vezes, ir ver o Rally da Sardenha não requer necessariamente a preparação de um itinerário. Onde quer que você vá, há lugares bonitos. Esta suposição, se este ano é um pouco forçado a prática de sexta-feira, é certamente é regra se considerarmos as os trechos do sábado e domingo as últimas provas, com a característica do Power Stage All’Argentiera.

 

 

Sejam bem vindo ao Rally da Itália na Sardenha, O Rally da Poeira do Inferno!

 

A abertura aconteceu na quinta feira, com a especial 1, feita no Ittiri Arena Show. Apenas dois quilômetros para lidar com esta noite, em conjunto, desafiando uns aos outros, perto da famosa pista de MotoCross. Mas antes desta especial, já aconteceram alguns acidentes no shakedown, como o de Martin Prokop, que cravou seu Ford Fiesta em um bloco de granito.

 

A especial de abertura foi vencida por Thierry Neuville com seu Hyundai i20, deixando para trás Ott Tanak a bordo do Ford Fiesta. Em terceiro lugar encontramos outro Hyundai i20, que o espanhol, Daniel Sordo. O O Ford Fiesta de Elfyn Evans ficou com o quarto lugar enquanto o Campeão Sebastién Ogier ficou com a 5ª posição, com o mesmo tempo Hayden Paddon.

 

Na primeira especial do Rally da Sardegna, Thierry Neuville saiu na frente dos concorrentes.

 

Na Na manhã da sexta-feira foram corridos os 4 primeiros estágios especiais e foram algumas reviravoltas e surpresas. No Ps 2 Terranova, O vencedor foi Kris Meeke (Citroen C3 WRC), já em em Monte Olia ganhou o Toyota Yaris Jüho Hanninen superando Meeke por dois décimos e assumindo surpreendentemente a liderança, ainda que parcial e temporária. A surpresa negativa foi Andreas Mikkelsen, ficando em último, mais de 30s de Hanninen.

 

A etapa cronometrada de "Tula" foi da Hyundai, com dobradinha à frente de Daniel Sordo. A Citroen passou a ter problemas e Craig Breen teve quebrada a caixa de velocidades, devido a um pouso forçado após um salto na terceira tentativa. Na última especial da manhã, foi Kris Meeke, que deixou a pista depois de cerca de 4,5 km do final do trecho cronometrado com uma quebra de semieixo.

 

Depois do almoço e dos reparos, às 15:25 os carros foram alocados para abordar outras quatro, passagens empoeirados pelos estágios. Vimos algumas voltas e reviravoltas.  Surpreendentemente, a bandeira neozelandesa surgiu no comando com Hayden Paddon, que depois de um mau começo pela manhã andou muito bem à tarde. No caminho oposto, Sebastién Ogier sofria para tentar ficar colado ao grupo da frente sem muito sucesso.

 

O Duo Thyerry Neuville e Hayden Paddon fizeram a concorrência "comer poeira"... literalmente!

 

No início PS 6 vem a notícia de que Kris Meeke teve que abandonar em definitivo devido ao incidente danificou o semieixo de seu Citroen. O mesmo pode acontecer com Craig Breen, que teve problemas de câmbio, o que deixaria Andreas Mikkelsen como único sobrevivente da marca francesa.

 

Quem vem surpreendendo é o novato Esapekka Lappi, que colocou o seu Toyota Yaris entre os cinco primeiros lugares nas especiais da tarde, fechando o dia na 8ª posição. A Ford começou a fazer progressos e Ott Tanak, que foi o primeiro depois da dupla da Hyundai. Já seu companheiro de equipe, Sebastién Ogier, era o oposto do ânimo de Tanak.

 

A sexta-feira terminou assim: 1. Paddon / Kennard (Hyundai i20 WRC) 1:31:02.6; 2. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +8.2; 3. Tanak / Jarveoja (Ford Fiesta WRC) +9.5; 4. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +9.8; 5. Østberg / Floene (Ford Fiesta WRC) +14.7; 6. Hänninen / Lindstrom (Toyota Yaris WRC) +38.0; 7. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +41.0; 8. Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) +1:05.3; 9. Mikkelsen / Jaeger (Citroën C3 WRC) +1:57.9; 10. Camilli / Veillas (Ford Fiesta R5) +4:08.0.

 

O sábado foi um dia de grandes reviravoltas. A especial de Coiluna Coelle, uma especial de 15 Km com um pequeno circuito intermediário, com um daqueles saltos espetaculares que todos gostam de ver levou Ott Tanak para a liderança por conta do acidente com Hayden Paddon, que destruiu o eixo traseiro de seu Hyundai com o salto. Mas dentre todas as mudanças, o trabalho de Jari-Matti Latvala foi a mais impressionante.

 

Dia de festa, véspera de nada. Hayden Paddon erra o salto e destroi o eixo traseiro do seu I20. Estava fora!

 

Craig Breen teve seu carro recuperado pelo pessoal da Citroen e conseguiu voltar para prova e fez o 2º melhor tempo nesta especial e Thierry Neuville ficou com o terceiro tempo. Sebastién Ogier continuou brigando com o carro sem encontrar o melhor acerto. Com as avarias sofridas no carro, dificilmente a equipe conseguirá recuperar o carro de Hayden Paddon para o domingo.

 

Na especial seguinte Thierry Neuville, usou as configurações de pneus do shakedown para ganhar alguns segundos sobre Jari-Matti Latvala. Sebastién Ogier tentava manter a confiança com a Ford, que, infelizmente, não conseguia encontrar a configuração ideal, incapaz de satisfazê-lo.

 

Líder do Campeonato, Sebastién Ogier não conseguiu se entender com o cascalho da Sardegna no final de semana.

 

A última especial do dia, Monte Lerno 2, com cerca de 28 Km de estrada de terra e calor sufocante para os pilotos não foi de todo decepcionante para Ott Tanak, que parecia não estar indo no seu limite pensando nos pneus, ainda assim conseguiu marcar o terceiro melhor tempo e manteve o primeiro lugar geral. O surpreendente Esapekka Lappi registrou o tempo mais rápido da especial, talvez por estar com problema de falta de freios!

 

Não bastassem os problemas para encontrar o acerto de seu Ford Fiesta, Sebastien Ogier ainda teve o azar de encontrar no meio do caminho o pára-choque de Jüho Hanninen, que vinha nun ritmo mais lento e é forçado abrandar a tocada por não ter como ultrapassar o adversário. Andreas Mikkelsen deve "domar" o seu Citroen por conta da quebra do diferencial dianteiro o que o deixou apenas com a tração traseira.

 

A Citroen também sofreu e Adreas Mikkelsen era o único piloto a percorrer as especiais sem problemas.

 

No final do dia os 5 primeiros eram: 1. Tanak / Jarveoja (Ford Fiesta WRC) 2:56:37.3; 2. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +24.3; 3. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +1m02.2; 3. Tanak / Jarveoja (Ford Fiesta WRC) +9.5; 4. Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) +2m10.8; 5. Hänninen / Lindstrom (Toyota Yaris WRC) +2m42.1.

 

Mais forte do que tudo e todos, incluindo a poeira da Sardenha, que na última fase do Rally da Sardenha turvou a vista do cockpit do Ford Fiesta de Ott Tanak por causa de um buraco, criando muitos problemas para o piloto M-Sport (a propósito, nesta terceira vitória para Wilson temporada, não acontecia desde 2012).

 

Depois que assumiu a liderança no sábado, Ott Tanak mostrou força e concentração para seguir até a vitória.

 

O estoniano soube bem explorar os erros dos adversários e controlar a contra-ofensiva de Jari-Matti Latvala, que conquistou o terceiro pódio para a Toyota terminando 12,3 segundos atrás do vencedor. Completando o pódio Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul, ficeram o terceiro lugar necessário para, pelo menos parcialmente, reduzir a distância para o líder Sebastién Ogier, infeliz e impreciso nas estradas de cascalho e que apenas com a última especial, “salvou” um 5º lugar última especial, atrás da surpresa do Rally, Esapekka Lappi.

 

Ott Tanak e seu navegador,Martin Jarveoja comemoraram muito a vitória e a subida na pontuação.

 

Entre as alegrias e tristezas deste final de semana, Daniel Sordo fechou um “pacote de problemas” ao longo dos 3 dias, relegando-o com seu Hyundai I20 a um décimo segundo lugar. Pior ainda ficou para seu companheiro de equipe Hayden Paddon. Protagonista na primeira metade da corrida, O "kiwi" depois de uma sexta-feira e absolutamente perfeita manhã de sábado foi autor de um "amador-engano", como ele mesmo chamou, tirando-o da prova.

 

Situação pior só mesmo a da Citroen. A 8ª posição de Andreas Mikkelsen, muito cauteloso ou talvez muito acostumados com os tipos de carros diametralmente diferentes com relação a este C3 da marca francesa, nascido à imagem e semelhança de um piloto, Kris Meeke, com estilo de condução diferente em comparação com Andreas, fechar a campanha como fechou foi muito pouco comparado com as expectativas da temporada.

 

Em mais um Rally a Citroen tem um desempenho desastroso e o líder do time, Kris Meeke ficou fora dos pontos.

 

Craig Breen, azarado por quebrar o câmbio nos estágios iniciais na sexta-feira e consistentemente o melhor dos três pilotos da equipe também vem devendo em desempenho e as previsões para o futuro parecem embaraçosas. Mais uma retirada e teremos uma forte sensação de que vão mudar muitas coisas dentro da equipe para 2018.

 

Em três semanas teremos o Rally da Polônia e apesar do mal resultado, Sebastién Ogier lidera com alguma folga, com 141 pontos. Thierry Neuville vem em 2º com 123 e Ott Tanak pula para 3º, com 108, um a mais que Jari-Matti Latvala.

 

Nos vemos novamente na Polônia. Arivederci!

 

Redação do rally.it