Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A Indy 500 chegou! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 23 May 2017 20:01

Pois é, pessoal, a corrida mais importante do calendário do Verizon IndyCar Series, a Indy 500, acontece no próximo domingo, 28, e o fã da Fórmula Indy poderá ver tudo ao vivo pela Band, a partir das 12h30, com os grandes Téo José na narração, Felipe Giaffone nos comentários e Gustavo Berton nas reportagens.

 

Hoje eu estou aqui em Houston, Texas, participando de diversos eventos de média para divulgar esta que é 101ª edição da Indy 500 e a minha participação de número 17. Nesse tempo todo, como vocês sabem, já tive a honra de vencer três vezes e de largar na pole em quatro oportunidades no Indianapolis Motor Speedway.

 

Sobre a corrida desse ano, sinceramente, eu estou bem tranquilo com relação as minhas chances. Conseguimos achar um acerto muito bom, o equilíbrio do meu Shell Fuel Rewards Team Penske Chevrolet #3 está bem legal e tenho certeza que o equipamento que tenho nas mãos é muito consistente. Ou seja, vou com tudo para tentar minha quarta Indy 500. Pena que no Qualifying a coisa não foi como a gente queria.

 

Na verdade, faltou um pouco de velocidade praticamente para todos os carros que usam motor e kit aerodinâmico da Chevrolet, em relação aos equipados com Honda. Mas esse não foi o único motivo para eu estar largando em 19º. No primeiro dia do Qualifying, no sábado 20, choveu demais. Caiu um temporal na sexta e praticamente não parou mais. Isso provocou atraso no início das atividades. Teve uma hora que chovia tanto que dava a impressão que seria tudo transferido para o domingo, mas não foi para tanto.

 

Quando, enfim, a classificação começou no fim de tarde de sábado, a pista estava com a aderência muito prejudicada. É que o emborrachamento foi para o espaço e a temperatura mais baixa do que se esperava exigiram um grau de downforce maior do que se não houvesse chovido. Eu fui obrigado a classificar com essa configuração porque, no sorteio de entrada dos 33 pilotos na pista, eu acabei sendo um dos primeiros.

 

Quem foi sorteado para a parte final acabou sendo beneficiado exatamente pela pista mais emborrachada, o aumento da temperatura e, importante dizer, menos vento (aliás, esse item merece parênteses aqui, pois o que ventou a semana toda não foi brincadeira). Com essas condições mais favoráveis, os caras fizeram o que eu faria se estivesse no lugar deles, ou seja, reduziria ao máximo o downforce.

 

Esse conjunto de fatores acabou com minhas chances de estar entre os nove mais rápidos, que disputariam a pole no domingo. Restou para mim fazer o meu melhor para encontrar um posto entre as posições 10 e 33.

 

Mas isso não é o fim do mundo e nem azar. É do jogo. Importante é que meu conjunto está ótimo para a corrida e vamos que vamos.

 

Helio Castroneves

 

Esta Coluna é uma reprodução autorizada da coluna publicada no Jornal Metro.

O website NOBRES DO GRID integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados.

Contatos:    This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it