Quando efetivamente termina uma corrida, na bandeira quadriculada preta e branca ou na linha da cronometragem? Quase todos que assistem uma corrida imaginam que o primeiro piloto a passar pela bandeira quadriculada será o vencedor da prova, mas na verdade, vence a corrida o piloto que primeiro passar pela “linha da cronometragem ou linha de chegada” completando a distância ou o tempo da prova estabelecido pelo regulamento. No Brasil (e no mundo), nem todos os autódromos tem o “psdp” e a linha de cronometragem no mesmo ponto da pista. (psdp é o “posto de sinalização do diretor de prova onde são apresentadas as bandeiras”). O semáforo também fica distante da faixa de largada (se ficasse na mesma linha o pole não o veria). Então, por conta disso tudo nem sempre aquele piloto que passa primeiro pela bandeira quadriculada será declarado vencedor, muitas vezes a posição muda entra a linha de cronometragem e o psdp. O melhor exemplo disso é o próprio autódromo de Interlagos, onde o psdp e o semáforo de largada ficam bem a frente da linha de chegada ou de cronometragem e esta, curiosamente não está à frente da posição 01 do grid de largada, ela passa entre as posições 04 e 05 (vejam na foto abaixo). O psdp e o semáforo estão bem a frente da linha de largada e a linha de cronometragem está atrás do 4º carro. De tudo isso o mais importante é a linha de cronometragem! “E por quê ela não está na frente do 1º carro?” – Ela está alinhada com a “entrada de box” e deve ser sempre antes da primeira garagem dos boxes para que o registro de volta possa ser feito também quando piloto entra no pit lane. Também deve estar alinhada à sala de cronometragem que normalmente fica na torre de direção de prova. Sendo assim, o CDA e os regulamentos são bem claros: “a bandeira quadriculada preta e branca indica o término da prova, porém o registro do vencedor será na passagem do 1º carro pela linha de cronometragem”. “Caso a bandeira não seja apresentada ao final da prova a corrida será considerada encerrada no momento em que o primeiro carro completar as voltas ou tempo de prova estabelecido no regulamento e se por algum motivo ou erro a bandeira quadriculada for apresentada antecipadamente, então a prova será considerada encerrada assim que o primeiro carro passar pela linha de cronometragem após a apresentação da mesma”. O ocorrido na corrida em Ribeirão Preto em 2015, a bandeira quadriculada não foi acenada, mas a prova terminou. Alguns autódromos fazem suas largadas em um ponto da pista e a chegada em outro, como exemplo temos o autódromo de Londrina que larga na Reta Oposta e termina na reta principal, ou Jacarepaguá (que dó!) que largava próximo do final da Reta Principal, antes da Curva 1 e terminava na saída da Curva da Vitória, início da Reta (as vezes também largavam na Reta Oposta). Outros autódromos pelo mundo também tem essas características. É isso!!! Abraços, Sergio Berti
|