Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A reconstrução de Felipe Massa PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 05 May 2017 01:17

Olá fãs do automobilismo,

 

Fazendo um balanço deste primeiro quadrimestre onde passei a ser a Editora Adjunta do site dos Nobres do Grid, alem de colunista e do meu bem movimentado consultório, tenho também que ler e responder parte dos emails que recebemos, que as vezes passam de 100 por dia!

 

Alguns tem sido direcionados diretamente para mim e a maioria perguntando de eu tenho pacientes brasileiros, pilotos, entre meus clientes e cobrando por que eu escrevo pouco sobre eles. Respondendo, sim, tenho alguns pilotos brasileiros como pacientes. Deixei de ter alguns quando vim para San Diego, mas os que seguem carreira no exterior, além de alguns da Stock Car, continuam comigo.

 

Nesta quinzena, inclusive, a consulta do Felipe Massa foi bastante interessante e, para atender a todos estes pedidos e perguntas, vai ser o tema da nossa coluna. Tenho uma grande admiração pelo Felipe, adoro a Rafaela e o Felipinho é um fofo. Felipe está num momento muito positivo pessoal e profissionalmente e suas consultas quinzenais tem sido momentos bem tranquilos, de fortalecimento, não de reconstrução.

 

 

Felipe vem ao meu consultório nas sextas-feiras. Assim, como ele diz, pode aproveitar para passear com a família no final de semana que não tem corrida. Pontual como sempre, Felipe chegou cedo pela manhã e com um cativante sorriso cumprimentou-nos. Eu ainda estava conversando com minha secretária sobre a agenda do dia. Logicamente não podia deixá-lo esperando.

 

Começamos mais uma conversa falando sobre como andam as coisas no trabalho. Afinal, foi por causa dele que Felipe me procurou após o acidente em Hungaroring e que ele reconhece: mudou a sua vida! Mudou de uma forma, mas a vida seguiu, houve altos, baixos, temores, dúvidas, mas a grande mudança provocada pela precoce aposentadoria de Nico Rosberg abriu uma nova perspectiva.

 

 

O trabalho com Felipe está se pautando por uma reconstrução e fortalecimento profissional, tanto como indivíduo, o piloto, bem como o integrante de uma equipe, no caso, a Williams. Dentro dessa perspectiva, a ação humana, em nível do indivíduo e do grupo, mediada pelos processos cognitivos, e interdependente do contexto, varia conforme a inserção ambiental e o tipo de organização, tanto quanto também varia internamente em suas subunidades. É importante salientar que o universo simbólico integra um conjunto de significados, atribuindo-lhes consistência, justificativa e legitimidade. Em outras palavras, o universo simbólico possibilita aos membros integrantes de um grupo uma forma consensual de apreender a realidade, integrando os significados e viabilizando a comunicação.

 

Depois de uma “despedida com todas as honras”, Claire Williams trouxe a melhor mão de obra possível para trabalhar o desenvolvimento dos seus carros para a temporada de 2017 e ser a referência para o novo piloto da equipe, Lance Stroll, que aos 18 anos, nenhuma experiência de Fórmula 1 a não ser treinos privados e vindo diretamente da Fórmula 3, ainda que com o título.

 

 

Felipe começou o ano mais tranquilo. Depois de sofrer com carros mal construídos nos dois anos anteriores e com as restrições de orçamento para trabalhar o desenvolvimento, este ano não apenas os projetistas conseguiram fazer um carro melhor, mas também o volume de dinheiro trazido por Lance Stroll tem podido propiciar a equipe não ficar para trás em relação às concorrentes diretas, mas o fato de ter um piloto “verde” deixou sobre os ombros de Felipe a total responsabilidade do desenvolvimento.

 

Como diz o nosso hino nacional, Felipe não é do tipo de fugir da luta e mais do que nunca assumiu o papel e a responsabilidade de ser o “homem da Williams”. A ponto de ver um “contrato de um ano” estar se mostrando com sérias perspectivas de se estender por pelo menos mais um, até quem sabe dois anos. Nada mal para quem, nesta época do ano, apenas via portas se fechando.

 

 

Um apaixonado pelo que faz, motivado como sempre, e sentindo-se importante como um piloto com sua experiência deve ser visto, Felipe mostra que, nesta nova Fórmula 1, de carros novos, que exigem mais dos pilotos e que tem exposto pilotos mais jovens e com menos quilometragem a diferenças grandes para seus companheiros de equipe mais experientes está fazendo valer a diferença entre homens e meninos. Aquilo que diferencia um verdadeiro piloto de Fórmula 1.

 

Beijos do meu Divã,

 

Catarina Soares