Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC 2017: A Temporada Dos Sonhos Chegou! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 13 December 2016 21:15

Ao findar o último estágio da temporada de 2016 na Austrália, nem o mais fanático torcedor do WRC poderia imaginar que 2017 poderia se apresentar com tantas possibilidades  e indefinições.

 

Há todo tipo de dúvida sobre quem poderá se destacar após uma intensa dança das cadeiras provocadas pela inesperada saída da VW, e também pela dúvida em relação ao desempenho dos novos bólidos, desenvolvidos de acordo com às novas determinações da FIA.

 

O regulamento do WRC 2017 estabelecido pela FIA deixou os carros mais leves, largos e potentes em relação aos da temporada passada, além de permitir o uso de spoilers e asas traseiras maiores, o que deverá ajudar bastante na questão aerodinâmica.

 

Essas modificações deixaram os novos WRC bem parecidos com os lendários carros do Grupo B, logicamente, com todas às evoluções técnicas e de segurança.

 

 

Apesar de nenhuma  equipe divulgar oficialmente a potência de seus motores, fontes seguras garantem que devem passar facilmente dos 400 CV, e pesando 25 kg a menos que os modelos de 2016.  

 

Outra mudança realizada pela FIA permite a inscrição de até 3 carros por equipe, sendo que somente os dois melhores colocados terão sua pontuação contabilizada para o campeonato.

 

E restando poucos dias para o a prova de abertura da temporada, dia 20 de Janeiro em Monte Carlo, algumas equipes ainda terão muito trabalho pela frente. 

 

 

Com a definição de que Ogier irá mesmo realizar o sonho de trabalhar com Malcolm Wilson, resta agora a  M-Sport,  trabalhar no desenvolvimento do novo Fiesta WRC, e tentar colocar a equipe sediada em Dovenby Hall,  Cumbria, Inglaterra, de novo no caminho das vitórias, visto que seu ultimo trunfo na competição foi na temporada de 2012. E o escolhido para formar dupla com Ogier foi o estoniano Ott Tanak, que por duas vezes viu a vitória escapar por entre seus dedos na última temporada.

 

Ao contrário da Ford, a Citroen testou exaustivamente o C3 WRC, já que participou de poucas etapas na temporada anterior. Além disso, manteve seus pilotos, o a credencia como uma das equipes favoritas para a conquista do  título. Sua esquadra  é composta pelo rápido e experiente Kris Meeke,  Stéphane Lefebvre e Craig Breen.

 

 

Quem também promete surpreender é a Hyundai, pois a exemplo da Citroen, manteve os mesmos pilotos de 2016; Thierry Neuville, Dani Sordo e Hayden Paddon, e realizou milhares de quilômetros em testes de desempenho e confiabilidade com o seu novo i20 WRC.

 

Já a grande incógnita da temporada fica por conta do retorno da Toyota com seu Yaris, visto que Sébastien Ogier testou o carro e não gostou nada do que viu. A principal reclamação do francês ficou por conta  da suspensão, a  qual não se comportou da maneira esperada.

 

 

O carro pelo visto ainda tem muito a ser desenvolvido, pois Ogier recusou uma proposta de 10 milhões de Euros da marca japonesa, preferindo assinar com a Ford.

 

Com isso, restou a Toyota fechar com Jari Matti Latvala, outro piloto que ficou a pé após a saída da VW. Ele irá formar dupla com o finlandês Juho Hanninen, além da possibilidade de contar com um terceiro carro a partir da metade da temporada, com Esapekka Lappi no comando.

 

 

Enfim, o sonho de todos os amantes do WRC se realizou, pois o tetracampeão Sébastien Ogier estará a bordo de um carro que, até que se prove ao contrário, é a terceira força do campeonato, além de ter que lidar com a pressão de buscar um titulo de pilotos que a equipe conquistou pela última vez em 1981, com Ari Vatanen.

 

Com todos esses ingredientes, o WRC 2017 será, sem nenhuma sombra de dúvida, o melhor campeonato de todos os tempos, visto que pouco ou quase nada restou da temporada passada.

 

Ogier que o diga!

 

E que venha 2017, até a próxima pessoal!

 

Marcos Tokarski