Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Felipe Nasr e as incertezas para 2017 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 24 November 2016 23:06

Olá fãs do automobilismo,

 

Quando vocês, queridos leitores, estiverem lendo minha coluna, é possível que uma definição em relação ao meu paciente desta coluna já poderá ter acontecido, mas como tenho um carinho e uma grande admiração por este menino, não podia deixar de partilhar este momento com vocês.

 

Antes de seguir para os Emirados Árabes, Felipe Nasr passou por meu consultório na segunda-feira que antecedeu o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Como sempre pontual e educadíssimo, fez questão de cumprimentar o paciente que fez sessão antes dele, algo que não costumo permitir. Tenho até uma porta para saída, diferente da porta de entrada no meu consultório, mas Felipe pediu para cumprimentar Jimmy Johnson pelo seu sétimo título.

 

Passado o “momento social”, foi a vez de Felipe deitar no meu divã. Ele é um paciente bastante tranquilo, o que inicialmente dificulta a percepção de características e avaliações comportamentais, mas para o profissional experiente, mesmo que o paciente esteja na “defensiva”. Felipe sabe bem “desconversar” quando o assunto o incomoda.

 

Como já conheço um pouco de suas “estratégias”, comecei elogiando a grande corrida que ele fez no Brasil. Eu me emocionei muito quando o vi comemorando e falando em português que era brasileiro e não desistiria nunca. O comentarista da Fox conseguiu traduzir bem o momento e eles falaram da importância daqueles dois pontos.

 

Felipe Nasr deu um verdadeiro show na chuva na corrida em Interlagos.

 

Felipe disse que foi uma vitória conseguir levar aquele carro, sem erros, naquelas condições até o final, com a pista bastante difícil e que, dadas as condições, foi possível mostrar que em termos de “braço”, ele não fica nada a dever para ninguém no atual grid da Fórmula 1. De certa forma, foi uma alfinetada no companheiro de equipe, Marcus Ericsson, que acabou batendo no decorrer da prova e também no seu “desafeto”, Jolyon Palmer, que também bateu sob as difíceis condições da corrida.

 

Apesar do feito e dos frutos deste feito, precisai tentar buscar em Felipe suas angústias sobre a incerteza do futuro com a saída de empresas estatais que patrocinavam tanto ele como Felipe Massa e que, devido às circunstâncias do país, estão deixando de investir na Fórmula 1. Como bem sabemos, sem dinheiro como combustível, não se consegue por nenhum projeto para andar na categoria.

 

Uma das maiores dificuldades é ter que explicar o que não tem muito como se explicar...

 

Felipe tem consciência de que, apesar das dificuldades deste ano, na única oportunidade que surgiu para que a Sauber pudesse marcar pontos, ele conseguiu transformá-la em realidade. Apesar de todos os aparentes conflitos dentro da equipe, segundo ele, estes conflitos nunca existiram. Apenas a vontade de poder tirar o máximo possível do pouco que tinha nas mãos.

 

Nunca podemos esquecer que tudo na vida é um grande aprendizado, seja para fazer coisas melhores e com mais qualidade, ou para evitar de fazer coisas e tomar atitudes erradas, que só venham a prejudicar os negócios, as empresas, os profissionais, os clientes e as pessoas. Felipe tem plena consciência disto e por isso mesmo deixa quem melhor pode fazer por ele, trabalhar em paz. Este, no caso, seu empresário.

 

Este ano foi um ano onde as dores de cabeça tiraram da face o sorriso de Felipe.

 

Para quem está vivendo uma situação de incertezas como Felipe está vivendo no momento faz-se necessário muito preparo, conhecimento, resiliência, dedicação, responsabilidade, ética e senso de urgência. A única coisa que as pessoas não podem levar de você é o conhecimento e esta capacidade de ser útil para a equipe Felipe tem como poucos e isso já faz dele um vencedor.

 

O grande desafio no momento é fazer com que o fato de estar entregando a premiação do décimo lugar no campeonato de construtores, um montante muito maior do que o patrocínio que ele levava e que estava praticamente perdido para a Manor, seja reconhecido e permita que Felipe consiga continuar entre os 22 pilotos do grid que alinharão para o GP da Austrália em março de 2017.

 

A equipe tem muito o que comemorar com este nono lugar em Interlagos. O volume de dinheirodo prêmio é grande.

 

Uma das coisas mais impressionantes na capacidade mental de Felipe e seu poder de concentração. Ele consegue colocar as coisas para si mesmo com extrema clareza e uma frieza que é um traço de grandes campeões no automobilismo. O sentido de realidade e as etapas que ainda precisam ser cumpridas este ano são sua prioridade. Quando a oportunidade de fazer pontos para a equipe surgiu, Felipe estava lá e fez da possibilidade, realidade.

 

Felipe saiu do consultório com a mesma educação e o mesmo sorriso delicado de sempre, transmitindo a confiança que um vencedor precisa transmitir às pessoas que com ele trabalham. Que isso seja reconhecido.

 

Beijos do meu Divã,

 

Catarina Soares