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Tem fundamento a teoria da conspiração? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 10 October 2016 13:02

Todo mundo já ouviu ao menos uma vez a expressão “teoria da conspiração”. Muitos até já repetiram este termo sem seques saber direito o que ele significa, mas diante de certos acontecimentos, é impossível não pensar que alguma coisa estranha está acontecendo em algum lugar ou sobre determinadas circunstâncias.

 

Por definição, a “Teoria da Conspiração” é qualquer linha de raciocínio que tenta explicar um fato, um evento histórico ou atual, como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito geralmente por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como “sociedade secretas” ou “poderes paralelos”, ou “manipuladores de interesses” de modo a algo ter o desfecho por estes planejado, alterando a ordem natural das coisas.

 

Há três anos a Mercedes vem dominando a Fórmula 1 de uma maneira que rara a corrida seus carros são ameaçados pelos demais das equipes adversárias. No retorno como equipe à categoria, depois de tê-la deixado em 1955, eles fizeram a opção por dois pilotos germânicos (Michael Schumacher e Nico Rosberg) que formaram dupla nos três primeiros anos, de 2010 a 2012. Para o lugar de Schumacher, pelas mãos do “diretor não-executivo” (seja lá o que queira dizer isso) Niki Lauda, veio para a equipe o inglês Lewis Hamilton. Coincidência ou não, a performance da equipe melhorou e vieram as primeiras vitórias, tanto dele como de Nico.

 

 

Quando aconteceu a mudança do regulamento que introduziu os motores híbridos, a Mercedes tomou o lugar da antes dominadora Red Bull e passou a vencer praticamente todas as corridas. Logicamente o campeão seria um dos pilotos dos carros prateados e, como equipe alemã, ter um alemão campeão seria algo dentro do meticuloso planejamento do time... e se tem uma coisa que alemão sabe fazer é planejar as coisas meticulosamente.

 

Só que nos dois primeiros anos de domínio, o título ficou com o estrangeiro... Lewis Hamilton. No primeiro ano, até com certo equilíbrio, dadas circunstâncias, mas no segundo, o inglês foi dominador e conquistou o campeonato com quatro corridas de antecedência, correndo o final do campeonato apenas pra cumprir compromisso.

 

 

Neste ano, contudo, uma série de problemas aconteceram com o carro do campeão nas primeiras corridas do campeonato, com isso, em quatro corridas, Nico Rosberg já tinha 43 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe... e veio o ridículo acidente na Espanha, quando o Paquito fechou o Neguin, que forçou passagem pela grama e os dois bateram, indo parar na caixa de brita do outro lado da curva. O tempo fechou na equipe e, logicamente, não ficamos sabendo do real teor da conversa, apenas da versão oficial.

 

Saídos de lá para Mônaco, as coisas “ficaram normais” para o carro do Neguin  Hamilton... que ganhou 6 de 7 corridas, Fez o Paquito Rosberg se descabelar, tentar fazer o que não sabia (jogar sujo sem dar na vista) e o que era uma desvantagem de 43 pontos, virou uma vantagem de 19 ao final do GP da Alemanha e os pilotos foram para as férias com o campeonato nas mãos do Neguin Hamilton.

 

 

Daí – que coisa, não – as coisas começaram a dar errado para o lado do inglês novamente, ao pondo dos 19 pontos virarem fumaça, mas o ápice chegaria com o estouro do motor do carro #44 quando ele liderava tranquilo o GP da Malásia e o Paquito Rosberg, graças a um acidente na primeira curva, estava fora do pódio. Os “problemas” nas corridas anteriores seriam deixados de lado e Neguin Hamilton voltaria a ser líder do campeonato.

 

Motor estourar é algo meio raro de acontecer nos dias de hoje, mas acontece, faz parte do esporte a motor, mas com 43 motores Mercedes em uso apenas o do Neguin Hamilton viver dando problema é no mínimo esquisito. São os motores da equipe principal e hoje em dia, tem mais de mil sensores no motor pra acusar qualquer coisa que não estiver funcionando direito e o motor simplesmente “bum”?

 

 

O Neguin Hamilton rodou a baiana e disse não poder acreditar que havendo oito pilotos com motores Mercedes no grid apenas os seus motores são os únicos a dar problema neste ano. Mais que isso, cobrou respostas, dizendo não ser aceitável esta situação... e foi mais além, dizendo parecer que alguma coisa ou alguém não quer que eu vença este ano. Essa declaração tocou fogo no motorhome da Mercedes e na sede em Stuttgart.

 

A cartolada (executiva ou não) correu para apagar o incêndio provocado pelas declarações do Neguin Hamilton. Niki Lauda foi logo ao ataque com os panos quentes e disse que ele pode convencer Hamilton de que não há nenhum tipo de “armação” para favorecer nenhum dos pilotos da equipe. Também afirmou não saber o que saiu errado, mas vamos descobrir e consertar. Pessoalmente, sinto-me triste e gostaria de pedir desculpas para ele, mas que essas coisas acontecem nas corridas.

 

 

Num tom mais “diretivo”, Toto Wolff – o executivo – classificou as pessoas que acreditam num plano para favorecer o Paquito Rosberg a conquistar seu primeiro título de campeão mundial com a Mercedes após duas conquistas de Lewis Hamilton como “lunáticos” e garantiu que não existe complô contra ele ou a sua busca pelo terceiro título na Mercedes, que seria seu quarto na Fórmula 1, mas no final, o cartola pisou na jaca ao dizer que ele conseguiu completar várias, venceu dois campeonatos, então, acho que este é o saldo está equilibrado... como assim? Então se o Paquito for campeão este ano é para o Neguin ficar feliz? Nesse mundo da F1 isso simplesmente não existe.

 

O Diretor Técnico, Paddy Lowe, foi colocado contra a parede na antevéspera da corrida no Japão e reiterou, de forma veemente, que não existe conspiração na Mercedes e afirmou que os seguidos problemas sofridos pelo piloto são resultado do azar, uma infeliz coincidência do destino. Ele ironizou ao afirmar que se fossem tão bons, poderiam ganhar tudo e controlar todas as situações, mas isso não acontece e às vezes as coisas dão errado.

 

 

O que ninguém explicou até hoje é porque os mecânicos que hoje trabalham no carro do Neguin Hamilton eram os que trabalharam nos dois anos anteriores no carro do Paquito Rosberg. O inglês lembrou que a troca não teve uma “razão aparente” no início do ano, mas evitou colocar sobre os ombros deles a responsabilidade dos problemas.

 

Não bastassem as coisas inexplicáveis, o Neguin Hamilton ainda faz besteira na largada do GP do Japão e ao invés de tomar a ponta na primeira curva, cai para oitavo, só conseguindo recuperar até a terceira posição. Agora, vai ter que ganhar as quatro corridas restantes e esperar que algo dê errado no carro do Paquito Rosberg. Do contrário, o caneco deste ano vai pro vinagre e a Catarina Soares vai passar três meses olhando pra cara dele toda semana lá em San Diego.

 

Abraços,

 

Mauricio Paiva