Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Rosberg com a mão na taça? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 10 October 2016 00:10

Olá leitores!

 

Devo confessar que gostei do GP do Japão. Se formos analisar friamente, não houve nada exatamente de extraordinário, nem a tradição da corrida é cheia de eventos pouco ortodoxos, mas dentro do que se esperava da corrida, foi o que a corrida entregou.

 

Acho que vou passar a escrever que desconfio publicamente do Rosberguinho, quem sabe mesmo sem ler minha coluna ele acaba fazendo com que eu queime a língua... semana passada eu duvidei da capacidade do filho do grande Keke em se afirmar sobre o companheiro de equipe, historicamente muito mais aguerrido do que ele, e eis que no Japão a vez de entregar a rapadura foi do Hamilton, que para não deixar barato terminou a corrida com uma tromba de elefante no pódio, parecia criança mimada que você escondeu o videogame e o tablet por uma semana de castigo... Aqui no Brasil o caso seria de “falta de apanhar de chinelo de dedo”, não sei qual seria o equivalente inglês para a situação, enfim é isso.

 

Vitória fácil do Nico Rosberg, que largou na frente e dominou de maneira absoluta a corrida. Simples assim. Para utilizar a imortal frase do Edgard Mello Filho, pilotou de pijamas e pantufas, só para trazer o carro no colo até a bandeirada. Apesar da cara de menino dele, corrida de gente grande. Seu companheiro Hamilton (3º) teve uma largada das piores da carreira dele. Evidentemente na hora começaram as brincadeiras nas redes sociais, “estava no Snapchat”, “estava no Instagram e perdeu o apagar das luzes”, entre outras. Depois tentou se recuperar, e teria chegado em segundo se não encontrasse pela frente um adversário que sabe defender a posição da mesma maneira que ele mesmo se defende. O erro na freada da última chicane foi o desespero de ver o colega de equipe ficando longe e a briga pelo título não depender apenas e tão somente dele mesmo... consta que ele sairia do Japão no mesmo avião com Niki Lauda, é uma longa viagem para o Niki tentar arrumar a cabeça do inglês. Vamos ver se consegue.

 

Em um ótimo 2º lugar chegou Max Verstappen, talvez o segundo melhor piloto descoberto pela Red Bull (acho que ele ainda precisa provar algo para ser considerado melhor que o Vettel), que largou muito bem e administrou a sua posição, ciente que alcançar Rosberg dependeria de variáveis externas (que não aconteceram), e de quebra defendeu magistralmente sua posição dos ataques do Hamilton. Li comentários que ele teria mudado de trajetória durante a freada em que o Lewis errou. Assisti o VT do ocorrido, e sinceramente não vi nada demais. Defesa de posição absolutamente normal, tanto que a Mercedes foi reclamar da manobra dele e depois desistiu. O garoto simplesmente não aceita passivamente ser ultrapassado, ao contrário de uma série de outros pilotos da categoria. Eu bati palmas para a manobra, e as sustento. Seu companheiro Daniel Ricciardo (6º) largou do lado da pista em que estava úmido, e ainda teve que se desviar do Hamilton, perdendo mais tempo ainda. Para completar a “sessão desgraça”, sua parada na volta 33 não foi exatamente um primor, pelo que a posição é justa. Quando a coisa não dá certo, o jeito é pensar na próxima corrida.

 

A dupla da Ferrari chegou em 4º e 5º lugares, respectivamente Vettel e Räikkönen. Kimi já começou mais atrás, pois antes da corrida a equipe precisou trocar a caixa de câmbio dele e do 3º lugar ele caiu para 8º na largada... o que convenhamos que não auxilia muito em uma pista na qual as ultrapassagens não são exatamente fáceis. E Vettel, para não perder o hábito recém adquirido, reclamou muito dos retardatários durante a corrida, mas jogou panos quentes após a prova. Eu diria que o resultado do Kimi foi melhor que o do Sebastian, em que pese ter chegado atrás, e isso pode indiretamente estar contribuindo para o mau humor do alemão.

 

Em 7º e 8º lugares chegaram os pilotos da Force India, respectivamente Sérgio Pérez e Nico Hülkemberg, ambos felizes e satisfeitos com seus carros e com o resultado final da prova. Sabem que o que o carro consegue oferecer é aquilo, não adianta ficar sonhando com pole, melhor volta e vitória... um belo resultado, que ajudou na disputa contra a Williams.

 

Encerrando a zona de pontuação chegaram os pilotos da Williams, respectivamente Massa (9º) e Bottas (10º). Para um carro que na atualidade é pior que o dos indianos, resultado previsível e esperado. Outra equipe que está torcendo para que 2016 acabe o quanto antes.

 

Próxima etapa em 2 semanas, GP dos EUA na bela pista de Austin, TX. Vamos ver se o Rosberg consegue manter essa curva ascendente...

 

Para encerrar, nesse domingo tivemos um show aéreo no Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, e presenciei lá uma interessante ação de propaganda dos criadores da Fórmula Inter, expondo os carros de corrida para o público que foi assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Todos os momentos que passei perto, havia filas para chegar mais perto dos carros e tirar fotos. Tive a oportunidade de entrar em um dos carros, e o cockpit é espetacular, coube sem aperto até esse vosso escriba com porte físico de Paul Tracy ou de Alan Jones pós aposentadoria. Grande mesmo, permitindo que pilotos que por conta do porte físico antes pensariam apenas em carros de Turismo possam ter a oportunidade de correr de monoposto.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini