Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Brasileiros pelos pódios mundo a fora PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 27 July 2016 19:16

A Formula 4 italiana realizou em Mugello a quarta etapa da temporada. E os brasileiros tiveram momentos bem distintos no final de semana. Ambos mandaram bem na primeira corrida, mas na segunda João Vieira sofreu um grave acidente enquanto Giuliano Raucci venceu. Na terceira os dois passaram longe da zona de pontuação. Foi a primeira vitória de Raucci na categoria, que se beneficiou de um acidente entre Mick Schumacher e Juan Manuel Correa para assumir a ponta e partir para a quadriculada em primeiro.

 

Na corrida 1, Juan Manuel Correa manteve a ponta na largada seguido de Mick Schumacher, que pulou bem de terceiro para segundo deixando Raul Guzman para trás. Os dois brasileiros, que largaram juntos na terceira fila, inverteram as posições. João Vieira deixou Giuliano Raucci para trás e pulou para quinto. Atrás dos dois estava Juri Vips, que passou Diego Bertonelli na largada e nos giros seguintes deixou Simone Cunati para trás para assumir a sétima colocação. Na volta cinco Raucci passou por Vieira, recuperando a quinta colocação. Marcos Siebert estava pressionando Guzman pela terceira colocação, mas o argentino acabou travando os pneus e perdeu o momento. Raucci, que estava logo atrás, passou e pulou para quarto. Na 11 Raucci chegou a terceira posição ao passar por Guzman. As posições se mantiveram as mesmas até o fim e Correa confirmou a vitória com Schumacher em segundo e Raucci em terceiro. Vieira terminou em quinto.

 

Na largada da corrida 2, um forte acidente acabou causando uma bandeira vermelha. João Vieira ficou parado no grid e foi acertado por Jaden Conwright e Mariano Lavigna que largaram do fim do pelotão. A corrida foi adiada em duas horas e quando largou Juan Manuel Correa sustentou a posição com Schumacher colado nele. Atrás deles Raucci era fortemente pressionado por Vips, que acabou perdendo tempo e foi superado por Bertonelli.

 


João Vieira e o baita susto que levou na corrida 2 em Mugello. Foto: Divulgação

 

Na segunda volta Schumacher forçou para cima de Correa, os dois acabaram se tocando e com isto Raucci assumiu a ponta. O safety-car foi acionado. A prova recomeçou na cinco e Raucci manteve a ponta com Bertonelli em segundo. Com três minutos para o fim Gonzalez perdeu o carro e ficou parado na brita. O safety-car foi para a pista e a prova não recomeçou e Giuliano Raucci confirmou a vitória com Bertonelli em segundo e Vips em terceiro.

 

“É muito emocionante ouvir o hino brasileiro no pódio e posso dizer que essa é a vitória mais importante da minha carreira aqui na Europa, onde já corri de kart, disputei o Mundial e agora estou em uma fase importante competindo nos monopostos. Tem sido um final de semana especial e quero muito agradecer o apoio de meus patrocinadores e de toda a minha família”, diz Raucci. Com os resultados em Mugello, Vieira está em 6° e logo atrás aparece Giuliano Raucci, em 7°.

 


Giuliano Raucci em sua primeira vitória na Formula 4 Italiana. Foto: Divulgação

 

Na Formula 3 britânica, Matheus Leist segue sendo um dos principais nomes da temporada. Com três vitórias até aqui, a mesma quantidade computada para o líder Ricky Collard, Matheus reduziu drasticamente a desvantagem na briga pelo título, caindo para apenas 4 pontos de diferença, após a rodada tripla em Spa-Francorchamps.

 

Na etapa belga do campeonato, o brasileiro somou mais dois pódios, ambos na segunda colocação, além de um quinto lugar. “Encontramos um bom acerto do carro para Spa, na verdade basicamente o mesmo acerto da rodada anterior em Silverstone. Mudamos algumas coisas, especialmente na parte aerodinâmica, já que aqui em Spa tínhamos mais retas. O carro está muito bom e minha equipe, a Double R Racing, está coesa em busca do título”, disse Matheus Leist, referindo-se ao time fundado por Kimi Raikkonen, campeão da Fórmula 1 em 2007.

 


Matheus Leist segue firme na luta pelo título da F3 Britânica. Pódios na Bélgica. Foto: Divulgação

 

Matheus Leist, que nas últimas cinco baterias – duas etapas – diminuiu de 48 para 4 pontos sua desvantagem em relação ao líder, mostra-se cada vez mais animado. “Fui o piloto que mais somou pontos nesta rodada, cheguei em Spa 22 pontos atrás do líder e saio daqui muito bem posicionado e totalmente na briga pelo campeonato. Temos duas etapas e seis baterias ainda, além da bateria cancelada em Silverstone por causa da chuva, quando largarei na pole. A próxima etapa é daqui a um mês em Snetterton e esperamos repetir as duas últimas para chegar em Donington, na última rodada em setembro, na liderança”, aposta Leist. Enquanto isso, outro brasileiro na disputa da F3 britânica obteve resultados razoáveis. Enzo Bortoleto terminou as corridas 1 e 2 na décima posição e em 12° na terceira prova, e hoje está em oitavo na tabela de classificação.

 

Atravessando o Atlântico, a Indy Lights realizou 3 provas em julho, até o fechamento desta coluna (Mid-Ohio será na virada do mês). A primeira, em rodada única, foi para André Negrão esquecer. A bateria inicial em Toronto também não deve ter sobrado muito para ser lembrada, porém na corrida de fechamento da etapa canadense, Negrão mais uma vez foi ao pódio, em segundo lugar. Após perder a segunda colocação para Félix Serrallés na largada, o brasileiro retomou o posto e soube segurar muito bem os ataques de Kyle Kaiser para repetir o melhor resultado da temporada.

 


André Negrão no pódio de toronto, com Felix Rosenqvist e Kyle Kaiser. Foto: Divulgação

 

Na largada da segunda prova, décima terceira de 18, André fora superado por Felix Serrales, porém o porto-riquenho passou reto em uma curva logo em seguida, perdendo posições para todo o pelotão. Enquanto o sueco Rosenqvist abria vantagem para o brasileiro, o piloto da Schmidt Petterson segurava como podia Kaiser e Urrutia.

 

Após voltas de embate, Negrão conseguiu respirar e deixar Kaiser e Urrutia se disputando o terceiro lugar, permanecendo assim as posições até o final da prova. com os resultados até o momento, André Negrão aparece em oitava na classificação do campeonato, em seu ano de estreia na categoria.

 

Victor Franzoni comemorando sua vitória em Toronto. Foto: Divulgação

 

Ainda em Toronto, o final de semana fora quase perfeito para outro brasileiro. Victor Franzoni marcou a segunda posição para as largadas nas duas provas do final de semana. Na corrida 1, Franzoni mergulhou logo na primeira curva para assumir a primeira colocação, relegando o australiano Anthony Martin ao segundo posto. Enquanto isso, outro brasileiro na disputa, Lucas Kohl, largara em 14° e conquistou posições para alcançar o 10°, sendo este seu quarto top10 da temporada de estreia.

 

Franzoni, que liderava a prova, soube manter-se na dianteira até bandeirada, mas não sem antes suportar a pressão dos australianos (Martin e Jordan Lloyd) e do canadense Parker Thompson. Passadas as relargadas, Victor pode comemorar sua primeira vitória na temporada, após muita luta para estar dentro do cockpit. Na prova de domingo, a corrida 2 contou mais uma vez com Franzoni no pódio, desta vez no terceiro lugar, somando seu sétimo top3 em 11 provas realizadas, colocando o brazuca no terceiro lugar da classificação. Lucas Khol, que terminou em 12° no domingo, figura em 13° no campeonato.

 

Saudações, agora em São Paulo,

 

Fabiano Esteves